Autor Tópico: Como fotografar eventos: guia para não errar  (Lida 6015 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Março de 2018, 16:57:04
A literatura que conheço diz que é luz principal quando o ambiente está subexposto.
"Then the simplest approach is to under-expose by a stop or two. Then your flash is the main source of light"
https://neilvn.com/tangents/various-scenarios-balancing-flash-with-ambient-light/

Bom, se falaram, então ta falado.
 :D


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #16 Online: 19 de Março de 2018, 17:35:29
Cara, eu acho que como receita pra quem tá começando poder fazer e ter resultados tá muito bom esse vídeo.

Eu faria (faço) um pouco diferente: uso a prioridade em abertura, com uma velocidade mínima programada e ISO variável caso a velocidade caia. A velocidade mínima vai depender do evento.

Gosto de rebater o flash no teto, mas aí depende do teto, claro. Se não for possível rebater, uso o flash em complementação à iluminação do ambiente, e nesses casos muitas vezes acabo fazendo com a câmera em manual e o flash em TTL com um ponto a menos de exposição pra ele, pois não gosto daquele visual exagerado que dá um flash em 100%.

Não testei a receita do vídeo, mas me pareceu viável.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 19 de Março de 2018, 18:18:21
Cara, eu acho que como receita pra quem tá começando poder fazer e ter resultados tá muito bom esse vídeo.

Eu faria (faço) um pouco diferente: uso a prioridade em abertura, com uma velocidade mínima programada e ISO variável caso a velocidade caia. A velocidade mínima vai depender do evento.

Gosto de rebater o flash no teto, mas aí depende do teto, claro. Se não for possível rebater, uso o flash em complementação à iluminação do ambiente, e nesses casos muitas vezes acabo fazendo com a câmera em manual e o flash em TTL com um ponto a menos de exposição pra ele, pois não gosto daquele visual exagerado que dá um flash em 100%.

Não testei a receita do vídeo, mas me pareceu viável.
O Auto-ISO é outra coisa que pode ajudar bastante mas, eu só fui perceber nesse final de semana, quando fui usar o A (fazia muito tempo que só estava no M) que o Auto-ISO da D610 fica zoado no modo A.
Mas no manual, setando uma velocidade legal (entre 1/80 e 1/125), colocando a abertura no que você deseja, é só deixar no Auto ISO que faz um bom trabalho.

De qualquer maneira, existem inúmeras formas de passar uma receita de bolo. A do Cézar não é a única e nem vou dizer se é o mais fácil ou mais difícil, mas funciona e para quem está começando é o que vale.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 19 de Março de 2018, 18:48:50
O Auto-ISO é outra coisa que pode ajudar bastante mas, eu só fui perceber nesse final de semana, quando fui usar o A (fazia muito tempo que só estava no M) que o Auto-ISO da D610 fica zoado no modo A.
Mas no manual, setando uma velocidade legal (entre 1/80 e 1/125), colocando a abertura no que você deseja, é só deixar no Auto ISO que faz um bom trabalho.

De qualquer maneira, existem inúmeras formas de passar uma receita de bolo. A do Cézar não é a única e nem vou dizer se é o mais fácil ou mais difícil, mas funciona e para quem está começando é o que vale.
O ISO automático do funciona legal se estiver usando luz natural... Se usar flash aí a história muda!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 19 de Março de 2018, 23:30:53
O ISO automático do funciona legal se estiver usando luz natural... Se usar flash aí a história muda!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
Concordo.

Mesmo na época em que eu usava muito a prioridade Abertura, quando colocava o flash em cima da máquina eu já mudava na hora para M.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #20 Online: 20 de Março de 2018, 07:40:05
Também achei que como uma receitinha de bolo foi bem legal a explicação dele.
Não é o que eu teria dito para um iniciante fazer, mas provavelmente por falta de prática minha com modos semi-automáticos.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2018, 11:22:51
ISO alto em ambiente escuro acarreta em ruído em qualquer câmera que seja. Uso a 6D e é uma grande de uma mentira isso de ISO alto e imagem limpa fotografando no escuro.

Se não tiver condição razoável de luz, em ISO 6400 tem ruído pra caramba, sim.

« Última modificação: 21 de Março de 2018, 11:23:18 por BarbaJohn »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2018, 11:27:05
O canal do César é legal. Mas na minha opinião não existe canal perfeito de fotografia em português no Youtube (nem canais gringos).

Saudades do vlogdozack. Puta conteúdo técnico sobre equipamentos e uma produção que deixava qualquer canal brasileiro no chinelo, mas no chinelo mesmo.
Mas, também tinha seus pecados.
Em relação a canais de Youtube, o ideal é pegar o melhor de cada canal, fazer uma análise crítica e formar sua opinião.
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 11:28:08 por BarbaJohn »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2018, 12:49:15
O canal do César é legal. Mas na minha opinião não existe canal perfeito de fotografia em português no Youtube (nem canais gringos).

Saudades do vlogdozack. Puta conteúdo técnico sobre equipamentos e uma produção que deixava qualquer canal brasileiro no chinelo, mas no chinelo mesmo.
Mas, também tinha seus pecados.
Em relação a canais de Youtube, o ideal é pegar o melhor de cada canal, fazer uma análise crítica e formar sua opinião.
O Vlog do Zack eu ainda acompanho no Patreon e é muito bom mesmo mas seu foco é em equipamento.
Para técnica realmente existem outros mas a maioria do que se pode ensinar em fotografia já foi postado por canais em português e em inglês. O que ocorre é que sempre tem alguém trazendo o assunto com uma roupagem diferente ou uma ótica diferente. E isso é bom.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2018, 11:31:44
ISO alto em ambiente escuro acarreta em ruído em qualquer câmera que seja. Uso a 6D e é uma grande de uma mentira isso de ISO alto e imagem limpa fotografando no escuro.

Se não tiver condição razoável de luz, em ISO 6400 tem ruído pra caramba, sim.



Embora eu ache que há momentos que uma foto precisa ser registrada, mesmo que as vezes a gente precise abrir mão um pouco da qualidade. Câmeras Full frame tem ótimo ISO até 5.000 no máximo. Mas se usar abaixo disso, a qualidade da imagem é fantástica, mesmo numa fullframe mais antiga.

Em relação a APSC, o meu limite de uso em eventos é 800. Prefiro super expor a imagem em RAW e depois corrijir no Lightroom a exposição, os tons de branco e de preto na imagem, realces e contrastes. Quando usamos a compensação de exposição, fazendo a foto ficar superexposta, é mais fácil usar ISOs altos - recuperamos as partes claras tornando-as escuras, com mínima perda de nitidez nas áreas escuras da imagem. Essa técnica funciona e dá certo. Mas é claro que há um limite de superexposição (+1 normalmente) e requer treino em ambientes escuros.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2018, 11:52:20
O ISO automático do funciona legal se estiver usando luz natural... Se usar flash aí a história muda!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Cara, eu nunca tive dificuldades com flash e ISO no automático. Tem que tomar cuidado com umas cascas de banana, tipo o sujeito próximo e nada no fundo, que vai enganar o flash e dar sobrexposição, mas pra eventos tipo festa usei muito sem grandes problemas. Estando atento, uma ou outra situação joga no manual e boa. Tava revendo aqui umas fotos que fiz no Carnaval pra referência, o iso automático chegou a 6400 na D810 (em função do ambiente escuro de baile) e o flash preencheu direitinho. Talvez o YongNuo não consiga os mesmos resultados com sua Canon por alguma incompatibilidade pontual com a câmera. Como eu sou chato eu uso a D810 com o SB-5000, aí isso pode acabar fazendo a diferença.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 10 de Abril de 2018, 08:03:07
Já usei ISO 1600 na minha 40D com uma lente 2.8. Não achei as fotos destrutivas, claro sabendo fotometrar, mas antes de saber disso eu errei um bocado no passado, mesmo com minha velha XTi fazia fotos em 800/1600 e tinha ruido sim, mas sempre foi melhor ter a foto do que ficar com medo de ir, se não ocorresse esses erros eu nunca saberia como contornar isso em cameras de entrada nos dias de hoje.

Depois de um tempo vc cria seus próprios métodos, como vc se adapta melhor a cada situação, mas um guia inicial sempre ajuda.

Eu lembro que o rido da camera Sony Alpha e 1600 eh estremamente feio e agressivo.
Depende muito da camera.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 10 de Abril de 2018, 08:06:04
O canal do César é legal. Mas na minha opinião não existe canal perfeito de fotografia em português no Youtube (nem canais gringos).

Saudades do vlogdozack. Puta conteúdo técnico sobre equipamentos e uma produção que deixava qualquer canal brasileiro no chinelo, mas no chinelo mesmo.
Mas, também tinha seus pecados.
Em relação a canais de Youtube, o ideal é pegar o melhor de cada canal, fazer uma análise crítica e formar sua opinião.

Eu sempre achei blogs de strobstas muito melhor do que canais de foografos no YouTube. Mas as pessoas parecem gostar mais de ver videos do que ler e ver fotos.

Entao a epoca dos grandes blogueiros com impressivos conteudos emperrou na decada passada.