Autor Tópico: Visualizador de imagens que comporta RAW  (Lida 20071 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #30 Online: 21 de Março de 2018, 21:58:33
Helena, você definiu o Faststone como programa padrão para "Image browser, editor and converter" nas propriedades do Windows?

Sim!
Eu acho que não fui muito clara numa parte. Com o Faststone, eu vejo tudo direitinho. Não vejo é com o visualizador de imagens do windows, que era como eu realmente queria ver. Ou seja, o programinha cumpriu a função dele. E pedi um programinha, vcs indicaram, eu instalei e ele funcionou para ver os raws. Eu é que continuo querendo ver no windows, rs.
Mas acabei de ver aqui que o win lê os raws da 6D sim. Não lê os da Olympus Tough TG-5 (e da Pen F). Mas os da 6D, lê. é que tem foto que eu pensei que tirei com a 6D, fui olhar e tirei com a Pen F mesmo. As antigas que tirei com a 6D, todas aparecem. A encrenca é com a olympus... os ORF atuais da Olympus mais especificamente, pois da EM5, como dito, eram devidamente lidos.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Março de 2018, 00:36:28
Uso e gosto muito do Fast Picture Viewer. Quando o windows não apresentada RAW ele fazia isso. Hoje em dia algumas versões mais recentes do Windows já conseguem visualizar RAW, mas continuo gostando muito do software: http://www.fastpictureviewer.com (desculpa se já sugeriram acima, mas não olhei todo o log de mensagens).
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #32 Online: 27 de Março de 2018, 08:35:28
Pois é, meu windows insiste em não mostrar visualização dos raws das minhas 2 olympus (Pen F e Tough TG-5, me enganei com relação à 6D, ele visualiza os da 6D sim).


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #33 Online: 31 de Março de 2019, 22:49:51
Um ano depois, resolvo ressuscitar o tópico pra saber de alguém se já existem soluções. Vi esse link
https://www.tecmundo.com.br/software/137659-microsoft-suporte-arquivos-raw-windows-10.htm
mas não consegui instalar o que eles recomendam. Aliás, nem sei se o link apontado me leva direto ao que me interessa. Eles falam em acesso ao projeto open source. Baixei o conteúdo do link, mas não vejo qualquer caminho para instalar no computador.
Vi também a dica do Raw Image Extension nesse link
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/imagens-raw-windows-10-microsoft/, mas não consigo baixar o raio do programinha. Diz que "estamos tentando instalar em seu dispositivo", mas não instala e também não aparece msg de erro.
Apesar de ter o FastStone Image Viewer, eu realmente gostaria de ter um suporte via visualizador de imagens do windows pra meus raws...


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2019, 03:12:21
Oi Helena

Pra usar essa extensão é necessário ter a compilação (build) 18323 ou mais recente do Windows 10. Verifique qual é a compilação do seu windows, pois talvez a extensão não seja compatível com a versão que você tem.
Pra ver qual é a compilação do seu windows é só clicar como botão direito do mouse no botão de menu do windows e selecionar "Sistema"... ou pode abrir o menu do windows e digitar "winver" (sem as aspas) e dar Enter que ele roda o comando direto. Na janela que abrir é só procurar por Compilação do Sistema Operacional (SO).

Há uns 2 meses cheguei a ver essa extensão na Microsoft Store mas, pelo que entendi, para ter essa compilação mais recente do Windows 10 é necessário fazer parte do programa Insider da microsoft e acabei desistindo de instalar a extensão.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2019, 10:41:41
Eu acho algo realmente incrível vc não consegue ver o RAW no windows Helena... Eu nunca tive esse problema aqui, vários computadores, vejo em todos, essa coisa há vem nativa no windows.
Conhecimento importa mais que equipamento.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2019, 14:33:55
Eu acho algo realmente incrível vc não consegue ver o RAW no windows Helena... Eu nunca tive esse problema aqui, vários computadores, vejo em todos, essa coisa há vem nativa no windows.

Mas consegue visualizar mesmo raw de Olympus, Lindsay?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 01 de Abril de 2019, 14:36:16
Mas consegue visualizar mesmo raw de Olympus, Lindsay?
kkkkkkkkkkkkkk, putz, achei que era RAW em geral, nunca tive aqui um RAW de olympus...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 01 de Abril de 2019, 14:45:19
Achei um arquivo na web e ele realmente não abriu, e apareceu o seguinte, mas não instalei.

mas provavelmente isso já foi falado aqui no tópico...





Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 01 de Abril de 2019, 18:39:44
kkkkkkkkkkkkkk, putz, achei que era RAW em geral, nunca tive aqui um RAW de olympus...

Eu consigo ver os da 6D. Mas não os da Pen F e da SL2.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #40 Online: 01 de Abril de 2019, 18:41:49
Oi Helena

Pra usar essa extensão é necessário ter a compilação (build) 18323 ou mais recente do Windows 10. Verifique qual é a compilação do seu windows, pois talvez a extensão não seja compatível com a versão que você tem.
Pra ver qual é a compilação do seu windows é só clicar como botão direito do mouse no botão de menu do windows e selecionar "Sistema"... ou pode abrir o menu do windows e digitar "winver" (sem as aspas) e dar Enter que ele roda o comando direto. Na janela que abrir é só procurar por Compilação do Sistema Operacional (SO).

Há uns 2 meses cheguei a ver essa extensão na Microsoft Store mas, pelo que entendi, para ter essa compilação mais recente do Windows 10 é necessário fazer parte do programa Insider da microsoft e acabei desistindo de instalar a extensão.

17134.648.  :no:
Ai gente, que difícil. Não precisava ser difícil assim. Era só permitir abrir todos os raws que existem. Só isso.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #41 Online: 01 de Abril de 2019, 18:42:52
Achei um arquivo na web e ele realmente não abriu, e apareceu o seguinte, mas não instalei.

mas provavelmente isso já foi falado aqui no tópico...




É disso que tô falando, e foi em cima disso a resposta do edstk. O meu Windows não é compatível. É frescura demais nesse windows, credo.
Pelo visto, vai continuar essa chatice.
« Última modificação: 01 de Abril de 2019, 18:44:02 por Helena Bsb »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 01 de Abril de 2019, 18:46:36
17134.648.  :no:
Ai gente, que difícil. Não precisava ser difícil assim. Era só permitir abrir todos os raws que existem. Só isso.

O pior é que não é simples. O visualizador do Windows precisa ter cada codec para abrir cada formato diferente de RAW, e o interesse da Microsoft aparentemente é manter apenas os mais populares.

Mas e aquela mensagem que o Lindsay mostrou que recebe, você chegou a acessar aquele link?
« Última modificação: 01 de Abril de 2019, 18:47:14 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 01 de Abril de 2019, 18:50:02
O pior é que não é simples. O visualizador do Windows precisa ter cada codec para abrir cada formato diferente de RAW, e o interesse da Microsoft aparentemente é manter apenas os mais populares.

Mas e aquela mensagem que o Lindsay mostrou que recebe, você chegou a acessar aquele link?

enfia os raios dos codecs, oras...  >:(
Eu reabri o tópico aqui apontando exatamente esse pacote "Raw Image Extension" (coloquei o link), mas não consigo instalar. Provavelmente por conta do que edstk falou.
« Última modificação: 01 de Abril de 2019, 18:50:17 por Helena Bsb »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 01 de Abril de 2019, 19:02:12
Eu reabri o tópico aqui apontando exatamente esse pacote "Raw Image Extension" (coloquei o link), mas não consigo instalar. Provavelmente por conta do que edstk falou.

Se for só a o problema da compilação, é questão de tempo. As versões que saem antes no Windows Insider são "previews" do que será colocado em um futuro relativamente breve à disposição de todos, via Windows Update. Assim, é razoável supor que em breve você poderá instalar a tal extensão.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!