Autor Tópico: Fujifilm X-H1 - Review do Dpreview  (Lida 6704 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 25 de Março de 2018, 13:25:08
Todo mundo já sabia que o ISO nas Fuji é meio "peculiar"... Mas isso aqui eu achei extremo demais! É praticamente uma estratégia pra esconder o ruído através de subexposição...

https://youtu.be/xZ34wwnDPh0

PS: Por outro lado, a redução de ruído na Sony nos ISOs mais altos tbm não é legal. Isso deveria ter sido deixado para ser uma escolha, e não algo automático e que, aparentemente, não tem como ser desativado.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Março de 2018, 15:10:23
Todo mundo já sabia que o ISO nas Fuji é meio "peculiar"... Mas isso aqui eu achei extremo demais! É praticamente uma estratégia pra esconder o ruído através de subexposição...

https://youtu.be/xZ34wwnDPh0

PS: Por outro lado, a redução de ruído na Sony nos ISOs mais altos tbm não é legal. Isso deveria ter sido deixado para ser uma escolha, e não algo automático e que, aparentemente, não tem como ser desativado.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Não vi o vídeo todo, mas sempre leio os comentários antes. Pelo que vi é mais um daqueles testes de pixel peeping no sense.

O cidadão nem fala qual lente e quais as configurações, tá cada vez mais complicado acompanhar testes no YouTube.


E sobre o ISO :

Turns out that Fuji has a special tag (0x9650) in its RAW files that highlights the necessary midpoint compensation for RAW files to interpret and make necessary changes. Below are the values for the Fuji X-T1:

ISO 200 / 0.72EV
ISO 400 / 0.72EV
ISO 800 / 0.72EV
ISO 1600 / 0.72EV
ISO 3200 / 1.38EV
ISO 6400 / 2.38EV

So keep the above in mind when looking at Fuji RAW files and comparing them to other cameras. If you are using a RAW converter from Adobe (and potentially other RAW converters), make sure to look at the above table for adjustments needed to make images appear as they should. Big thanks to Iliah Borg and the LibRaw team for discovering the Fuji tags and letting us know!

Simplesmente os conversores atuais não implementam uma nova tag, mas alguns implementam, fora da suíte Adobe é claro.
« Última modificação: 25 de Março de 2018, 15:17:16 por cfcsosa »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 25 de Março de 2018, 17:34:47
Todo mundo já sabia que o ISO nas Fuji é meio "peculiar"... Mas isso aqui eu achei extremo demais! É praticamente uma estratégia pra esconder o ruído através de subexposição...

https://youtu.be/xZ34wwnDPh0

PS: Por outro lado, a redução de ruído na Sony nos ISOs mais altos tbm não é legal. Isso deveria ter sido deixado para ser uma escolha, e não algo automático e que, aparentemente, não tem como ser desativado.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Talvez então você devesse assistir ao vídeo...

Aí você veria que não há nada de pixel peeping (os vídeos de ambos os equipamentos são mostrados na proporção habitual, ele nem entra no mérito de dar um zoom em 1:1). E também veria que ambas as câmeras estão em 50mm equivalentes, em f/4.0, com a mesma velocidade de obturador e com a exposição corrigida.

E não é necessário fazer pixel peeping para ver a diferença de ruído. Dá pra ver na tela do celular...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 25 de Março de 2018, 18:41:25
Talvez então você devesse assistir ao vídeo...

Aí você veria que não há nada de pixel peeping (os vídeos de ambos os equipamentos são mostrados na proporção habitual, ele nem entra no mérito de dar um zoom em 1:1). E também veria que ambas as câmeras estão em 50mm equivalentes, em f/4.0, com a mesma velocidade de obturador e com a exposição corrigida.

E não é necessário fazer pixel peeping para ver a diferença de ruído. Dá pra ver na tela do celular...

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Assisti e fico com a opinião inicial, o cidadão conseguiu estragar o teste dele no momento em que não passa os parâmetros utilizados para o teste, além disso toda a teoria sobre o ISO no vídeo cai por terra, isso já foi explicado há séculos e me admira uma pessoa que se propõe a fazer um teste assim não saber disso.

Na verdade o que tenho observado muito é exatamente isso, os caras não querem fazer comparativos corretos, usando os editores adequados, mas sim os da Adobe que performam bem nos sensores Sony e Canon, ou seja: Nikon, Sony e Canon.

Até hoje a Adobe faz vista grossa pro pixel shift da Pentax, mas foi só a Sony iniciar sua implementação que a Adobe já vai considerar. E assim vamos sendo enganados por reviewers, sem nos permitirmos a própria experimentação.



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 25 de Março de 2018, 19:43:29
Assisti e fico com a opinião inicial, o cidadão conseguiu estragar o teste dele no momento em que não passa os parâmetros utilizados para o teste, além disso toda a teoria sobre o ISO no vídeo cai por terra, isso já foi explicado há séculos e me admira uma pessoa que se propõe a fazer um teste assim não saber disso.

Na verdade o que tenho observado muito é exatamente isso, os caras não querem fazer comparativos corretos, usando os editores adequados, mas sim os da Adobe que performam bem nos sensores Sony e Canon, ou seja: Nikon, Sony e Canon.

Até hoje a Adobe faz vista grossa pro pixel shift da Pentax, mas foi só a Sony iniciar sua implementação que a Adobe já vai considerar. E assim vamos sendo enganados por reviewers, sem nos permitirmos a própria experimentação.

O cara explicou os parâmetros utilizados depois, nos comentários, e foram esses que eu disse acima.

O ISO caindo por terra ou não, a questão aqui é que temos sistemas com preços parecidos, porém com performance muito diferente, e isso vale ser comentado.

Já esse negócio da Adobe é simples e puramente comercial: a grande massa de fotógrafos e videógrafos utiliza a suíte Adobe. Logo, de quê adianta fazer um comparativo utilizando um aplicativo para cada câmera, sendo que um deles só é usado por meia dúzia de gatos pingados? Seria um comparativo sem validade para a grande maioria dos usuários, entende?

Além disso, eu não entendo essa crítica toda sobre se usar aplicativos da Adobe para tratar arquivos da Fuji. Claro, eles não são o que há de melhor, mas hoje em dia as coisa já estão bem melhores do que no passado. E outra: a Adobe também está longe de ser a suíte ideal para usuários Sony... Tanto é assim que até hoje se perpetua aquela cultura de que a Sony não tem boas cores para retratos... E isso só existe por conta da forma que a Adobe lida com as cores nos arquivos da Sony. Qualquer um que usa Capture One ou DxO sabe que as coisas podem ser muito diferentes (e pra melhor).

Seguindo o mesmo raciocínio, porém dessa vez só lado da Adobe, é completamente compreensível o porque de ela sempre ter ignorado o pixel shift da Pentax... A resposta é simples: na prática, quem usa Pentax ?? O número de usuários de Pentax, a proporção de mercado, o peso da marca e do marketing, nada disso justifica a Adobe investir em incorporar o pixel shift na sua suíte.
Agora, quando a Sony entrou nessa jogada, a coisa muda de figura, e pelo mesmo motivo: é uma questão econômica. A Sony é muito maior, tem mais mercado, mais usuários e muito, mas MUITO mais marketing... Logo, é um negócio melhor pra Adobe e pode ser que valha a pena pra ela.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 25 de Março de 2018, 19:58:44 por davi_ssilva »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Março de 2018, 10:19:32
Me desculpe mas esta ideia de produto bom e o que vende bastante e algo meio equivocado.





davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 06 de Abril de 2018, 09:04:18


Me desculpe mas esta ideia de produto bom e o que vende bastante e algo meio equivocado.

Não entendi. Foi uma resposta pra mim isso?

Se foi, acho que você não entendeu o que eu disse acima. Não acho que produto bom é o que vende mais.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Abril de 2018, 11:27:15

Não entendi. Foi uma resposta pra mim isso?

Se foi, acho que você não entendeu o que eu disse acima. Não acho que produto bom é o que vende mais.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Sim. Me desculpe, Esqueci de por o seu nome.
Novamente me desculpe, mas a logica que vc defende nao e boa nem para a Adobe.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 06 de Abril de 2018, 11:42:19
Sim. Me desculpe, Esqueci de por o seu nome.
Novamente me desculpe, mas a logica que vc defende nao e boa nem para a Adobe.

Mas eu não estou defendendo lógica nenhuma. O ideal seria que a Adobe adicionasse recursos para todos os fabricantes.

O que eu fiz foi pensar como dono de empresa. Pense comigo... Você é dono de uma empresa que produz um software líder de mercado por ampla margem, sendo que de todos os seus clientes, 75% usam Canon, Nikon, Fuji, Panasonic e Olympus. Cerca de 20% usa Sony e só 5% usa Pentax.

Aí a Pentax introduz o Tilt Shift, de uma forma que você já tem o resultado diretamente na câmera, sem precisar de editor externo ou conversor nenhum.
Dois anos depois, a Sony introduz o Tilt Shift dela, de uma forma que ele só é viável utilizando-se de conversores / editores externos.

Então, considerando que você teria que montar uma equipe de programação para inserir o demosaicing e a fusão dos arquivos de Tilt Shift de forma eficaz, com o mínimo de artefatos, e de forma a promover o seu próprio produto, eu te pergunto: Para qual caso você acha mais rentável investir seu tempo, dinheiro e equipe?

1) Para a Pentax, que só corresponde a 5% do seu público, e que já obtém o arquivo de Tilt Shift processado direto da câmera (ou seja, usar seu software seria algo meramente opcional)?

2) Para a Sony, que corresponde a 20% do seu público, e que obrigatoriamente precisa de um programa como o que você produz pra fazer o Tilt Shift dar certo?

Não sei para você, mas para mim o investimento mais rentável me parece ser a alternativa 2.
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 11:44:26 por davi_ssilva »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Abril de 2018, 12:34:57
Entendi David.  :ok:   














Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2018, 00:08:44
O review da Fuji X-H1 saiu no Dpreview.

Os resultados mostram uma câmera muito competente para uso geral, com cores realmente muito bonitas.



Steve Huff, em seu review da X-H1 (http://www.stevehuffphoto.com/2018/04/10/the-fuji-xh1-review-fuji-takes-it-to-the-next-level/) também elogiou as cores entregues pela câmera. 

Ele também gostou bastante da qualidade construtiva e do tamanho do corpo da X-H1. Transcrevo abaixo alguns dos comentários:

"...The XH1 body has a more “photographers” feel to it. The controls, mostly external, are a joy. With its ISO dial, shutter speed dial and all of the external controls it feels more like an old school camera than a modern-day camera. For me, this is a positive 100%. I love not only having these controls at hand, but also the style and design. When you pick up the XH1 the 1st thing you will notice is the solid feeling body. I mean, I have never felt a Fuji like this which is why I used to say other models, like the X-Pro bodies felt hollow to me. Which led to a cheap feel. Fuji used to use cheap buttons that did not inspire confidence but with the XH1 you can tell they were paying much more attention to the details...".

A X-H1 lembra (especialmente o novo grip, "herdado" da GFX-50S) algumas câmeras Nikon.  Particularmente, me lembra os modelos F100 e D700 (tive ambas) no aspecto.  Parece ser uma câmera construída para ser usada por anos a fio (como as Nikon acima citadas). Pessoalmente, sinto falta desta característica - um corpo resistente, feito para durar - nas câmeras que comprei nos últimos anos.  Confesso que fiquei com vontade de comprar uma (pelo corpo bem construído e pela ergonomia) porém não vejo justificativa financeira para fazer isto agora :no:  Fotografo por hobby apenas; não tenho necessidade de ter uma câmera feita para uso profissional, apesar de reconhecer que são bastante resistentes e, no caso das Nikon, muito confortáveis para usar (ergonomia perfeita!).  Quanto à qualidade da imagem e a beleza das cores da nova Fuji, faço uma boa ideia de ambas, pois tenho atualmente a X-T20 (que usa os mesmos sensor e processador). 

Porém, daqui a um ou dois anos, os preços da X-H1 deverão cair bastante, ai ficará interessante adquiri-la :ponder:   Até lá, também já terão sido lançadas duas ou três atualizações do firmware, corrigindo eventuais falhas e trazendo novas funcionalidades para a câmera :snack:

Boa semana a todos :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 16 de Abril de 2018, 12:34:18
O que acho legal é que a Fuji segue escutando seu consumidor.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 25 de Abril de 2018, 23:02:27
O que acho legal é que a Fuji segue escutando seu consumidor.
Esse é um ponto que a Fuji sempre levou a sério. Acho que até a Nikon tá ouvindo mais os clientes que Sony e Canon mas estão todos muito longe do que a Fuji faz.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2018, 10:28:41
Fujifilm X-H1 Review by Chris & Jordan at DPReview (former TCSTV)

https://www.youtube.com/watch?v=0CFQQVkJLP4&feature=em-uploademail

Here are some highlights (From FujiRumors - https://www.fujirumors.com/fujifilm-x-h1-review-by-chris-jordan-at-dpreview-former-tcstv-did-you-know-you-can-adjust-the-shutter-button-to-3-different-streghts-levels/#disqus_thread):

STILLS

. large professional looking body, but lighter than DSLR’s
. Fujifilm gives us lots of different body choices (X-Pro2, X-T20, X-T2, X-E3 etc…)
. very weather sealed
. one of the best EVF’s they have ever used. Blows away the X-T2 viewfinder
. not great battery life
. in very low light with critical conditions, AF is doable, but not perfect (50% shots in focus)
. touch AF is laggy, better use the joystick
. eye AF not as good as Sony
. it is important to set the right AF custom mode to make the best out of the AF system
. Handles flare better than older cameras
. Chris loves the quite mechanical shutter

VIDEO

. Great hybrid camera
. Eterna is great for video, Jordan’s favorite profile for videos
. fantastic EVF, no need to punch in to check focus
. touch silent interface for video recording. All operates from touch screen and keeps settings separated from stills. Great idea. But touch screen control can be cumbersome and laggy
. linear focussing with focus by wire lenses is an enormously important feature
. camera never overheats. But 15 minutes recording limit without battery grip
. exposure changes in 1/3 stop… should be smoother
. IBIS quite affective

DID YOU KNOW?

Chris got used to the new shutter button and likes it. But if it is too soft for your taste, Chris says you can send it in to Fujifilm and they will adjust it one of the three different strengths levels you prefer. Here on FujiRumors we have already reported about this possibility, but it’s a good reminder in case you have missed it.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2018, 10:50:57
Esse é um ponto que a Fuji sempre levou a sério. Acho que até a Nikon tá ouvindo mais os clientes que Sony e Canon mas estão todos muito longe do que a Fuji faz.

Exatamente, foi ouvindo o Rombauer aqui, o único que entrou em contato com a Fuji reclamando do furo do tripé desalinhado na XT1, eles corrigiram na XT2. É muito gratificante participar do desenvolvimento das câmeras.