Assisti e fico com a opinião inicial, o cidadão conseguiu estragar o teste dele no momento em que não passa os parâmetros utilizados para o teste, além disso toda a teoria sobre o ISO no vídeo cai por terra, isso já foi explicado há séculos e me admira uma pessoa que se propõe a fazer um teste assim não saber disso.
Na verdade o que tenho observado muito é exatamente isso, os caras não querem fazer comparativos corretos, usando os editores adequados, mas sim os da Adobe que performam bem nos sensores Sony e Canon, ou seja: Nikon, Sony e Canon.
Até hoje a Adobe faz vista grossa pro pixel shift da Pentax, mas foi só a Sony iniciar sua implementação que a Adobe já vai considerar. E assim vamos sendo enganados por reviewers, sem nos permitirmos a própria experimentação.
O cara explicou os parâmetros utilizados depois, nos comentários, e foram esses que eu disse acima.
O ISO caindo por terra ou não, a questão aqui é que temos sistemas com preços parecidos, porém com performance muito diferente, e isso vale ser comentado.
Já esse negócio da Adobe é simples e puramente comercial: a grande massa de fotógrafos e videógrafos utiliza a suíte Adobe. Logo, de quê adianta fazer um comparativo utilizando um aplicativo para cada câmera, sendo que um deles só é usado por meia dúzia de gatos pingados? Seria um comparativo sem validade para a grande maioria dos usuários, entende?
Além disso, eu não entendo essa crítica toda sobre se usar aplicativos da Adobe para tratar arquivos da Fuji. Claro, eles não são o que há de melhor, mas hoje em dia as coisa já estão bem melhores do que no passado. E outra: a Adobe também está longe de ser a suíte ideal para usuários Sony... Tanto é assim que até hoje se perpetua aquela cultura de que a Sony não tem boas cores para retratos... E isso só existe por conta da forma que a Adobe lida com as cores nos arquivos da Sony. Qualquer um que usa Capture One ou DxO sabe que as coisas podem ser muito diferentes (e pra melhor).
Seguindo o mesmo raciocínio, porém dessa vez só lado da Adobe, é completamente compreensível o porque de ela sempre ter ignorado o pixel shift da Pentax... A resposta é simples: na prática, quem usa Pentax ?? O número de usuários de Pentax, a proporção de mercado, o peso da marca e do marketing, nada disso justifica a Adobe investir em incorporar o pixel shift na sua suíte.
Agora, quando a Sony entrou nessa jogada, a coisa muda de figura, e pelo mesmo motivo: é uma questão econômica. A Sony é muito maior, tem mais mercado, mais usuários e muito, mas MUITO mais marketing... Logo, é um negócio melhor pra Adobe e pode ser que valha a pena pra ela.
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