Autor Tópico: Fujifilm X-H1 - Review do Dpreview  (Lida 6698 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 20 de Março de 2018, 10:19:17
O review da Fuji X-H1 saiu no Dpreview.

Os resultados mostram uma câmera muito competente para uso geral, com cores realmente muito bonitas.
O que acharam? Deixem seus comentários.

Link do Review: https://www.dpreview.com/reviews/fujifilm-x-h1

Especificações
24MP X-Trans APS-C sensor
5-axis in-body image stabilization (rated at 5EV)*
3.69M-dot OLED viewfinder
Touch sensitive rear LCD with two-axis tilt
DCI and UHD 4K capture at up to 200 Mbps
Slow motion 1080 (from 120 and 100 fps)
Internal F-Log capture
24-bit audio capture
Eterna/Cinema Film Simulation mode
Timecode
Reduced blackout in continuous shooting
Twin UHS-II-compatible card slots
Anti-flicker shooting mode
Wi-Fi with Bluetooth for constant connection
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2018, 11:32:19
O pessoal que conheço é fotografa eventos adorou o estabilizador, ele permite usar as lentes fixas com velocidades de 1/60 ou 1/30 numa boa e com isso diminuir o ISO.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2018, 11:48:36
O pessoal que conheço é fotografa eventos adorou o estabilizador, ele permite usar as lentes fixas com velocidades de 1/60 ou 1/30 numa boa e com isso diminuir o ISO.
Então, me pareceu uma ótima câmera. Fiquei com vontade de investir em uma.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2018, 12:57:18
Então, me pareceu uma ótima câmera. Fiquei com vontade de investir em uma.
Melhor pegada, melhor foco, dois processadores, teve alguma mexida na parte das cores, é uma câmera mais resistente, tem um dos melhores evfs do mercado e um consistente sistema de lentes por trás que não para de crescer, o estabilizador no corpo dá o tom no lançamento de novas lentes mais claras e com selagem de verdade. Eu acredito que estão indo num caminho bem sólido. A Fuji me parece escutar seus consumidores, só falharam em não lançar uma bateria mais parruda.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2018, 12:57:59
Este ano devem sair a xf 200mm f2 e a 8-16 2.8


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2018, 14:34:07
Melhor pegada, melhor foco, dois processadores, teve alguma mexida na parte das cores, é uma câmera mais resistente, tem um dos melhores evfs do mercado e um consistente sistema de lentes por trás que não para de crescer, o estabilizador no corpo dá o tom no lançamento de novas lentes mais claras e com selagem de verdade. Eu acredito que estão indo num caminho bem sólido. A Fuji me parece escutar seus consumidores, só falharam em não lançar uma bateria mais parruda.
Concordo com tudo!

Quanto ao AF, vc conhece algum review que comparou ele com o da X-T2? Pq eu só vi que melhorou, mas não achei nada que quantificasse isso em relação à X-T2, que já tem um ótimo AF.

Um detalhe do IBIS da Fuji é que ele ainda está em evolução. No momento, há uma certa diferença no quanto se consegue estabilizar, pois isso depende tbm da lente. Vi que o IBIS dela ironicamente funciona melhor em lentes que já são estabilizadas, o que é uma pena... Tem gente que encontrou diferença de mais de 2 stops de estabilização, só de mudar as lentes.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2018, 14:59:59
Concordo com tudo!

Quanto ao AF, vc conhece algum review que comparou ele com o da X-T2? Pq eu só vi que melhorou, mas não achei nada que quantificasse isso em relação à X-T2, que já tem um ótimo AF.

Um detalhe do IBIS da Fuji é que ele ainda está em evolução. No momento, há uma certa diferença no quanto se consegue estabilizar, pois isso depende tbm da lente. Vi que o IBIS dela ironicamente funciona melhor em lentes que já são estabilizadas, o que é uma pena... Tem gente que encontrou diferença de mais de 2 stops de estabilização, só de mudar as lentes.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Eu sei que o IBIS dela consegue ser melhor que o da Sony pelo que vi em alguns testes. Em relação a trabalhar melhor com lentes estabilizadas parece estranho pois ele não opera em conjunto com essas lentes, ao menos pelo que sei nesses casos opera o estabilizador da lente, somente a Olympus consegue usar ambos em conjunto pelo que sei.

« Última modificação: 20 de Março de 2018, 19:16:06 por Thales Souto »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Março de 2018, 23:02:23
Eu sei que o IBIS dela consegue ser melhor que o da Sony pelo que vi em alguns testes. Em relação a trabalhar melhor com lentes estabilizadas parece estranho pois ele não opera em conjunto com essas lentes, ao menos pelo que sei nesses casos opera o estabilizador da lente, somente a Olympus consegue usar ambos em conjunto pelo que sei.


Eu acredito que seja melhor mesmo, principalmente para vídeo! Entretanto, esse vídeo comparativo realmente foge de tudo que eu já vi da Sony, nunca vi uma demonstração tão ruim, hahahaha. O pessoal que fez o video depois colocou um update falando que os tremores da Sony podem ter sido exacerbados por terem sido filmados em modo Super 35, mas aí eu não sei.

O que eu sei, por experiência própria, é que a estabilização das lentes da Sony nunca foi boa, e as da Fuji que eu experimentei sempre foram melhores. Então eu não duvidaria de que isso se repita no IBIS, embora para fotos tudo o que eu vi até agora me faz pensar que ambos os sistemas sejam mais ou menos parecidos (já vi vários relatos da a7RIII fazendo fotos nítidas handheld por 0,5 a 1 segundo, e isso num sensor de 42Mp, o que exigiria muito da estabilização).

Agora para vídeos eu tenho quase certeza que a Fuji deve ser melhor, pois é uma condição muito mais extrema. Ainda mais levando-se em consideração que o IBIS da Sony tem que lidar com um sensor bem maior, mas tem muito menos espaço pra fazer isso proporcionalmente, já que o corpo também é menor. Então o projeto já é mais limitado desde o princípio.

Quanto ao IBIS da Fuji, ele funciona em conjunto com a lente sim (e o da Sony também), como é explicado aqui:

https://www.fujirumors.com/fujifilms-new-ibis-made-works-efficient-can-shoot-11-seconds-handheld/

Nesse link dá pra ver que existem algumas poucas lentes em que esse IBIS não entrega todos os  5 stops de estabilização (na 10-24mm f4 ele entrega apenas 2.5 stops, por exemplo). Achei estranho também, mas é algo que talvez se resolva com um update de firmware.
« Última modificação: 20 de Março de 2018, 23:10:55 por davi_ssilva »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 21 de Março de 2018, 10:59:32
Eu não tenho dúvidas que a câmera é boa mas eu não sei se vale todo esse dinheiro. Sinceramente, eu iria para Sony AIII.

Eu sei que no caso da Sony as lentes são um pouco mais caras e pesadas mas se começarmos a fazer uma reflexão iremos ver que todas as mirrorless realmente boas para "fazer abandonar as DSLR" ou "competir com DSLR" tem sempre a mesma tendência: copiar a DSLR porque é justamente a ergonomia da DSLR que faz dela tão especial. Claro que tem outros features como bateria e foco que as Mirrorless já estão chegando próximo.

Eu fiquei com dúvida, o sistema de foco da XH1 é o mesmo da X-T2?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Março de 2018, 11:18:38
Eu não tenho dúvidas que a câmera é boa mas eu não sei se vale todo esse dinheiro. Sinceramente, eu iria para Sony AIII.

Eu sei que no caso da Sony as lentes são um pouco mais caras e pesadas mas se começarmos a fazer uma reflexão iremos ver que todas as mirrorless realmente boas para "fazer abandonar as DSLR" ou "competir com DSLR" tem sempre a mesma tendência: copiar a DSLR porque é justamente a ergonomia da DSLR que faz dela tão especial. Claro que tem outros features como bateria e foco que as Mirrorless já estão chegando próximo.

Eu fiquei com dúvida, o sistema de foco da XH1 é o mesmo da X-T2?
Ela vem com o sistema de foco melhorado, sinceramente a a7 mark III não me enche os olhos justamente pelo peso e preço das lentes conforme já disse.

Agora a Fuji com o APS-C e esse estabilizador já abre caminho pra lentes mais claras e sem estabilização o que pode deixar as lentes ainda menores.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2018, 12:02:13
Eu não tenho dúvidas que a câmera é boa mas eu não sei se vale todo esse dinheiro. Sinceramente, eu iria para Sony AIII.

Eu sei que no caso da Sony as lentes são um pouco mais caras e pesadas mas se começarmos a fazer uma reflexão iremos ver que todas as mirrorless realmente boas para "fazer abandonar as DSLR" ou "competir com DSLR" tem sempre a mesma tendência: copiar a DSLR porque é justamente a ergonomia da DSLR que faz dela tão especial. Claro que tem outros features como bateria e foco que as Mirrorless já estão chegando próximo.

Eu fiquei com dúvida, o sistema de foco da XH1 é o mesmo da X-T2?
Eu tbm vou de Sony nessa. O AF é melhor, o EYE-AF então não tem nem comparação. A bateria tbm não tem comparação. O nível de ruído e o dynamic range da Sony tbm são melhores (mas a Fuji tbm é muito boa, é a melhor aps-c em ruído). O vídeo tem prós e contras para ambos, mas no geral a Sony ganha. O corpo da Sony é menor, mais leve, e pode configurar um conjunto lente corpo tão pequeno quanto o da Fuji, caso se use lentes manuais ou com abertura de 2.8 pra menos.

Além disso, para a X-H1 ficar com atributos mais próximos à A7III, vc teria que obrigatoriamente comprar o grip, que torna o conjunto da Fuji mais caro, além de muito maior e pesado.

O IBIS para fotos é praticamente um empate.

Creio que a Fuji ganha apenas no IBIS para video, bem como no preço (sem o grip) e nas dimensões das lentes, além do weather sealing.

Então eu acho que a X-H1 vale à pena apenas pra quem já está no sistema Fuji, quem faz questão de usar Fuji por gosto pessoal, ou para quem o preço e tamanho das lentes com AF seja a maior  prioridade.

Em todo o resto, acho a Sony mais vantagem no momento.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 12:07:49 por davi_ssilva »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2018, 12:20:35
Eu tbm vou de Sony nessa. O AF é melhor, o EYE-AF então não tem nem comparação. A bateria tbm não tem comparação. O nível de ruído e o dynamic range da Sony tbm são melhores (mas a Fuji tbm é muito boa, é a melhor aps-c em ruído). O vídeo tem prós e contras para ambos, mas no geral a Sony ganha. O corpo da Sony é menor, mais leve, e pode configurar um conjunto lente corpo tão pequeno quanto o da Fuji, caso se use lentes manuais ou com abertura de 2.8 pra menos.

Além disso, para a X-H1 ficar com atributos mais próximos à A7III, vc teria que obrigatoriamente comprar o grip, que torna o conjunto da Fuji mais caro, além de muito maior e pesado.

O IBIS para fotos é praticamente um empate.

Creio que a Fuji ganha apenas no IBIS para video, bem como no preço (sem o grip) e nas dimensões das lentes, além do weather sealing.

Então eu acho que a X-H1 vale à pena apenas pra quem já está no sistema Fuji, quem faz questão de usar Fuji por gosto pessoal, ou para quem o preço e tamanho das lentes com AF seja a maior  prioridade.

Em todo o resto, acho a Sony mais vantagem no momento.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Também concordo com boa parte da sua opinião.

Sabe uma coisa que a X-H1 pisou na bola feio foi não ter um LCD com touch 100% funcional como são nas Canon. Estamos em 2018 e essa é uma funcionalidade praticamente obrigatória pelo valor da câmera e outros recursos que ela já apresenta.
E se ela foi uma câmera pensada em vídeo também, falta a tela articulada como é na Canon e na Panasonic (nesse ponto a Sony também falha).

Sei lá, 2000 dólares eu compro uma D750 (ainda sobra para uma boa lente) se pensar em foto ou vou para 6D II se vídeo também é importante. Eu sei que aí a discussão cai no mirrorless vs DLSR mas fica inevitável essa comparação quando se trata de pagar 2 mil dólares em uma câmera.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2018, 13:33:10
Também concordo com boa parte da sua opinião.

Sabe uma coisa que a X-H1 pisou na bola feio foi não ter um LCD com touch 100% funcional como são nas Canon. Estamos em 2018 e essa é uma funcionalidade praticamente obrigatória pelo valor da câmera e outros recursos que ela já apresenta.
E se ela foi uma câmera pensada em vídeo também, falta a tela articulada como é na Canon e na Panasonic (nesse ponto a Sony também falha).

Sei lá, 2000 dólares eu compro uma D750 (ainda sobra para uma boa lente) se pensar em foto ou vou para 6D II se vídeo também é importante. Eu sei que aí a discussão cai no mirrorless vs DLSR mas fica inevitável essa comparação quando se trata de pagar 2 mil dólares em uma câmera.

Mas a touch screen da a7RIII também é bem limitada. Não dá pra usar nos menus, para dar zoom ao rever as fotos é necessário dar 2 cliques na região de interesse ao invés de usar 2 dedos (pinch to zoom), o touch to focus é limitado ao vídeo (no modo foco, pelo que eu entendi você só consegue selecionar o ponto do foco, mas para que a câmera foque nele de verdade, vc tem que apertar ou o botão do obturador ou o seu botão personalizado de auto-foco).

Então LCD por LCD, nem uma nem outra sequer chega perto da Canon em usabilidade.

Quanto à sua comparação com a D750 e a 6DMk2, a a7RIII supera em quase tudo: AF, dinamic range, ISO, fps e buffer, IBIS, video em 4k com full sensor readout, slow motion a 120 fps, e a vida de bateria praticamente igual. É ainda por cima lembrando que a 6D só tem um slot pra cartão...

Tudo isso é oferecido pelo mesmo preço de lançamento que essas câmeras que você citou.

Não estou dizendo que elas sejam câmeras ruins, mas a a7RIII é melhor que elas, mesmo se ignorarmos a questão de EVF vs OVF. Dá uma olhada nessa comparação do Imaging Resource:

https://www.imaging-resource.com/articles/how-the-new-a7-iii-stacks-up-against-its-closest-competitors

Mas vou parar por aqui, pq o tópico é da X-H1.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 13:46:02 por davi_ssilva »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2018, 16:09:08
Mas a touch screen da a7RIII também é bem limitada. Não dá pra usar nos menus, para dar zoom ao rever as fotos é necessário dar 2 cliques na região de interesse ao invés de usar 2 dedos (pinch to zoom), o touch to focus é limitado ao vídeo (no modo foco, pelo que eu entendi você só consegue selecionar o ponto do foco, mas para que a câmera foque nele de verdade, vc tem que apertar ou o botão do obturador ou o seu botão personalizado de auto-foco).

Então LCD por LCD, nem uma nem outra sequer chega perto da Canon em usabilidade.

Quanto à sua comparação com a D750 e a 6DMk2, a a7RIII supera em quase tudo: AF, dinamic range, ISO, fps e buffer, IBIS, video em 4k com full sensor readout, slow motion a 120 fps, e a vida de bateria praticamente igual. É ainda por cima lembrando que a 6D só tem um slot pra cartão...

Tudo isso é oferecido pelo mesmo preço de lançamento que essas câmeras que você citou.

Não estou dizendo que elas sejam câmeras ruins, mas a a7RIII é melhor que elas, mesmo se ignorarmos a questão de EVF vs OVF. Dá uma olhada nessa comparação do Imaging Resource:

https://www.imaging-resource.com/articles/how-the-new-a7-iii-stacks-up-against-its-closest-competitors

Mas vou parar por aqui, pq o tópico é da X-H1.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Acho que você quis dizer A7III ao invés de A7RIII.
Mas de maneira geral concordo com você. Havia comentado em outro tópico de que a A7III entrega mais que a concorrência.

Sobre fugir do tópico, comparações com outros sistemas serão inevitáveis.

E sobre o preço, vai ser natural o preço cair mas mesmo assim será bem salgado. A E-M1 II agora está a 1.699 mas o preço de lançamento era de 1.999. Já a X-T2 continua 1.599.

De qualquer maneira acho que as câmeras Fuji encontraram seu mercado "premium" (como carros BMW/Audi/Mercedes) e sempre terá gente para pagar por esse valor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2018, 16:24:17
Acho que você quis dizer A7III ao invés de A7RIII.

Sim, isso mesmo! O corretor ortográfico fica louco com esses nomes de modelos tão parecidos

De qualquer maneira acho que as câmeras Fuji encontraram seu mercado "premium" (como carros BMW/Audi/Mercedes) e sempre terá gente para pagar por esse valor.

Sim, mas assim como esses carros premium, a Fuji também faz por merecer esse status. É um modelo melhor que o outro, e as lentes são muito legais.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 16:24:57 por davi_ssilva »