Autor Tópico: O ISO morreu! Será?  (Lida 8085 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #30 Online: 20 de Março de 2018, 20:01:45
Pô, passei aqui de manhã e tava bem curtinho o tópico  :D

Uma opinião de um fotógrafo muito ruim e esporádico

Ta todo mundo mais ou menos certo pq avaliamos de forma instintiva a foto. Numa câmera FF razoável, em ISO 3200 é excelente quando vista na web ou numa telinha de 6" por um publico geral. Mesmos os fotógrafos  profissionais  e correlatos as vezes entregam um trabalho cocô pra caramba e a desculpa foi "cliente aprovou", ou seja não foi criticado (que hoje em dia isto pode ser um problemão), não achando o seu erro e não evoluindo

A única hora que é difícil enganar é numa impressão de tamanho grande, fica tudo superlativo lindão ou cocozão.  :ok:



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #31 Online: 20 de Março de 2018, 21:07:24
Leio muito nesses fóruns gringos, uma galera defendendo que iso não faz parte do dito triângulo de exposição.
Segundo eles, iso não é equivalente a asa dos filmes, sendo uma mera amplificação do sinal já capturado.
Infelizmente não tenho conhecimento para participar, mas são sempre discussões calorosas.

Não vejo problema com auto iso ou nenhum modo automático, basta saber usar.
Auto iso com av num ensaio com luz natural ou evento sai tranquilamente sempre com o iso mais baixo possível, uso assim de boa.
Já com flash não curto, porque na Canon, a depender do flash, o auto iso é iso 800 fixado, uma implementação bem burra.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Março de 2018, 21:15:57
Leio muito nesses fóruns gringos, uma galera defendendo que iso não faz parte do dito triângulo de exposição.
Segundo eles, iso não é equivalente a asa dos filmes, sendo uma mera amplificação do sinal já capturado.

Pra mim, discutir isso é de um preciosismo técnico que nada acrescenta à fotografia em si.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 20 de Março de 2018, 21:40:28
Pra mim, discutir isso é de um preciosismo técnico que nada acrescenta à fotografia em si.
Existem os engenheiros e os motoristas, cada um tem seu jeito de apreciar a paixão por carros. Fotografia não é diferente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 21 de Março de 2018, 04:41:42
Existem os engenheiros e os motoristas, cada um tem seu jeito de apreciar a paixão por carros. Fotografia não é diferente.
....

PERFEITO ...
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 21 de Março de 2018, 04:49:15

A única hora que é difícil enganar é numa impressão de tamanho grande, fica tudo superlativo lindão ou cocozão.


É  ISSO  MESMO , CORRETO
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 21 de Março de 2018, 06:06:09
Deeve ter sido o video de fotografia mais inutil que eu ja vi e tenho em minha memoria. Aos meus ouvidos soa tanta besteira e julgamento vazio juntos que ele fala que tirou o meu tesao de falar a respeito.

Mas algo que me chama atencao eh como eh difundido a deia de que ISO alto = Baixa qualidade e que por isso deve ser evitado, ou "eh brega" como ele diz. O curioso eh que eu chamaria de Brega (se eu usasse tal vocabulario) as fotos que ele diz gostar (imagens macias que seguem tendencias de gosto de apelo populista focado na distracao dos sentidos aos efeitos mecanicos visuais do que a percepcao ao conteudo e contexto da imagem em si).

Mas nao, ISO, nao morreu, os tres pilares da fotografia ainda sao os fundamentos da fotografia, acertar 100% das fotos e obter resultados 100% previsivel nao eh o objetivo de todo fotografo e nao deveria ser insinuado como o melhor ou correta forma de se fotografar, nem todo fotografoconsidera um problema ter que ajustar manualmente a configuracao da camera a cada mudanca de cena mas sim uma qualidade.

Sei la, parece um daqueles conteudos que fazem so para marcar presenca e manter seguidores clicando. Pq no fundo soa que ele nao tem muito o que dizer ou um conteudo a explorar de fato.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 21 de Março de 2018, 06:33:38
Pô, passei aqui de manhã e tava bem curtinho o tópico  :D

Uma opinião de um fotógrafo muito ruim e esporádico

Ta todo mundo mais ou menos certo pq avaliamos de forma instintiva a foto. Numa câmera FF razoável, em ISO 3200 é excelente quando vista na web ou numa telinha de 6" por um publico geral. Mesmos os fotógrafos  profissionais  e correlatos as vezes entregam um trabalho cocô pra caramba e a desculpa foi "cliente aprovou", ou seja não foi criticado (que hoje em dia isto pode ser um problemão), não achando o seu erro e não evoluindo

A única hora que é difícil enganar é numa impressão de tamanho grande, fica tudo superlativo lindão ou cocozão.  :ok:

Impressoes grandes vistas de perto vao em sua grande maioria tenderem a ficarem um "cocozao". Mas isso nao significa necessariamente que a foto ou trabalho esta um cocozao mas sim que a imagem nao foi feita para ser vista deperto. Apesar da moda e difundamento das grandes impressoes que causam mais impacto e justificam maiores precos, eu penso que sao extremamente rarissimas as impressoes grandes que foram de fato feitas para serem vista de perto, apesar de haverem muitas imagens grandes que da para ver de perto sem notar perda de qualidade, mas nao significa que o melhor impacto visual seja visualizando tais fotos de perto.

Em pintura, o pintor sempre da uns passos para tras para poder ver como esta a obra, e em exibicao de fotos com grandes impressoes, vc percebe que aqueles que querem de fato ver e sentir a obra, observam elas a distancia, enquanto aqueles que querem sentir a grandeza da impressao ou da imagem (ou procurar rastros dos efeitos mecanicos na imagem), observam de perto.

Eu penso que o potencial de diferentes imagens sao obtidos em diferentes tanhamhos de exposicao.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 21 de Março de 2018, 08:40:40
Existem os engenheiros e os motoristas, cada um tem seu jeito de apreciar a paixão por carros. Fotografia não é diferente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Nunca vi frase tão precisa como essa. É isso ai. :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Março de 2018, 09:47:48
Existem os engenheiros e os motoristas, cada um tem seu jeito de apreciar a paixão por carros. Fotografia não é diferente.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Concordo  com isso, mas não muda o fato da discussão ser inútil
 :D


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #40 Online: 21 de Março de 2018, 12:01:02
Não. Uma exposição é definida pela combinação de tempo x abertura x iso.
Existem várias combinações que definem uma exposição correta, mas como as aberturas e velocidades podem ser diferentes, o resultado pode variar uma barbaridade.

Acho que ele quis dizer a mesma coisa que vc. Com certeza para cada situação a configuração será específica, e para cada uma existirá a exposição mais adequada, e certamente, dependendo do resultado desejado, o ISO não necessariamente será o mínimo.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #41 Online: 21 de Março de 2018, 13:01:50
Impressoes grandes vistas de perto vao em sua grande maioria tenderem a ficarem um "cocozao". Mas isso nao significa necessariamente que a foto ou trabalho esta um cocozao mas sim que a imagem nao foi feita para ser vista deperto. Apesar da moda e difundamento das grandes impressoes que causam mais impacto e justificam maiores precos, eu penso que sao extremamente rarissimas as impressoes grandes que foram de fato feitas para serem vista de perto, apesar de haverem muitas imagens grandes que da para ver de perto sem notar perda de qualidade, mas nao significa que o melhor impacto visual seja visualizando tais fotos de perto.

Em pintura, o pintor sempre da uns passos para tras para poder ver como esta a obra, e em exibicao de fotos com grandes impressoes, vc percebe que aqueles que querem de fato ver e sentir a obra, observam elas a distancia, enquanto aqueles que querem sentir a grandeza da impressao ou da imagem (ou procurar rastros dos efeitos mecanicos na imagem), observam de perto.

Eu penso que o potencial de diferentes imagens sao obtidos em diferentes tanhamhos de exposicao.

Sim, eu sei :ok: :ok:

Mesmo numa distância de observação normal ela realça as qualidades e defeitos. Com ISO (grão) dá até pra trabalhar, mas tem que ser controlado.

Falo isto pq já montei quadro e passei vergonha na hora de entregar pro fotógrafo, e é sempre um canto, uma sombra mal tratada e normalmente na conta da captação  ruim.



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 21 de Março de 2018, 13:18:21
Deeve ter sido o video de fotografia mais inutil que eu ja vi e tenho em minha memoria....

Mas nao, ISO, nao morreu, os tres pilares da fotografia ainda sao os fundamentos da fotografia , ......

acertar 100% das fotos e obter resultados 100% previsivel nao eh o objetivo de todo fotografo e nao deveria ser insinuado como o melhor ou correta forma de se fotografar , ....

nem todo fotografo considera um problema ter que ajustar manualmente a configuracao da camera a cada mudanca de cena mas sim uma qualidade.....

Pq no fundo soa que ele nao tem muito o que dizer .....
.....

 :worship:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 21 de Março de 2018, 13:34:58
Alguém já disse aqui que ISO é diferente de ASA, pelo menos no contesto que alguns citam por ai.
Por que a rigor, quando o assunto é filme fotográfico, é a mesma coisa criadas por entidades diferente que no frigir dos ovos relaciona-se com a sensibilidade do filme. 
Mas no contexto apresentado, digital x analógico, ele significam a mesma coisa somente em processos diferentes. ISO é eletrônico e ASA (no filme) é químico.

Na câmera fotográfica digital não existe os cristais que existem no filme, que com o tamanho desses sais, aumentam ou diminuem a sensibilidade do filme.
No digital se usa um processo eletrônico que se chama Ganho Automático que é feito por comparador, operacional e/ou microcontrolador.
Quando você aumenta o ganho do sinal que sai do sensor CMOS ou outro tipo que seja, todo esse sinal é amplificado e mesmo usando filtros mecânicos no próprio sensor ou eletrônico na entrada dos componentes eletrônicos, todo o sinal será amplificado.
Assim sendo, se o sensor CMOS não for lá grandes coisa, tudo que passa por ele vai ser amplificado, e isso inclui os ruídos.
Por isso que câmeras FF tem melhor resposta a ISO alto do que as melhores cropadas. Como entra mais informações pelo sensor, o ganho no processamento é bem menos significativo e isso leva a imagens a resultados bem melhores.
Claro que isso se deve ao conjunto sensor + processador.

Então, ISO mais alto, em via de regra altera sim o modo como o processador vai interpretar o sinal que vem do sensor.
As câmeras tops de hoje conseguem compensar bem isso com bons sensores e bons processadores e por isso são tão mais caras que as de entradas.

Espero que tenha contribuído com essa discussão do sujeito do vídeo. kkk
 


« Última modificação: 21 de Março de 2018, 13:37:33 por Claudio Barros »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Março de 2018, 14:18:02
Não mudou muita coisa, o ISO digital continua sendo só mais uma variável, como sempre foi.

O fotografo é escravo operador de sua maquina (câmera). Ele vai fotografar com aquilo que tem nas mãos, aquele equipamento que a tecnologia vender pra ele.

Daqui a 50 anos, qd ninguém mais lembrar de como era fotografar com filme, e o ISO estiver na casa dos 512mil, o que realmente vai continuar interessando é se a foto é realmente boa, seja com ruído digital ou sem ele.
Conhecimento importa mais que equipamento.