Autor Tópico: O ISO morreu! Será?  (Lida 8064 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 20 de Março de 2018, 12:19:16
Galera.. Vi esse vídeo e resolvi compartilhar e trazer a discussão pra enriquecer o fórum.


O que você acham?
Eu discordo dele em parte.. Acho isso muito dependente do equipamento.
Em contrapartida o ISO AUTO com limitação (nas funções personalizadas) bem utilizável.
Pra quem trabalha em ambientes com luz bastante descontrolada, como eu, pode se beneficiar de deixar o ISO no automático.

Quero saber o que vocês acham.  :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2018, 12:41:32
Achei o título do vídeo sensacionalista demais (click bait?). Usar ISO automático não tem nada a ver com dizer que o ISO morreu, rsrs...

Sobre o assunto do vídeo, hoje em dia cada vez mais gente usa de algum automatismo na hora de fotografar. Seja prioridade de abertura, prioridade de velocidade, ISO automático, flash TTL... Se souber usar bem cada um desses recursos, são apenas ferramentas pra facilitar nossa vida. Tem muito profissional excelente por aí usando ISO auto, Av, ou até mesmo P.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2018, 12:43:26
Não vi o vídeo nem pretendo.

Morreu nada... Uso sempre o ISO mais baixo. Se deixar no automático os programas de exposição ficam com dois graus de liberdade, o que pode levar ao uso de um ISO desnecessariamente alto e degradar a qualidade da imagem.

Depende de.... TUDO. Se é foto de esportes, interiores, eventos, paisagens, viagens... A câmera não tem como adivinhar.

« Última modificação: 20 de Março de 2018, 12:44:04 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2018, 13:07:38
...o que pode levar ao uso de um ISO desnecessariamente alto e degradar a qualidade da imagem...
Esse seria o ponto levantado... Como você não viu o vídeo, não pode falar!  :fight: :D
Brincadeira à parte..
A questão é que se a câmera entrega uma qualidade igual em ISO 100 e ISO 3200.. Por que se preocupar em selecionar entre um e outro?
Lógico que isso não é uma realidade hoje.. Mas com a evolução dos sensores, em 20-30 anos todas elas funcionarão perfeitamente em ISO 128000.. Daí isso deixará de ser uma preocupação, entende?


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2018, 13:16:44
Eu vi a maior parte do video, não concordo, acho que deixar o iso se resolver sozinho atrapalha mais do que ajuda, ainda mais em mudanças de cenários com iluminações diferentes, e não é porque veio na câmera que obrigatoriamente preciso usar. Sei que a tecnologia vem melhorando mais e mais e que muitos recursos melhoraram ao ponto de serem úteis, como o caso do wifi por exemplo, mas o iso é um elemento crítico para a qualidade da imagem, em situações onde não pode haver erro, acho que devemos regular nós mesmos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2018, 13:37:14

A questão é que se a câmera entrega uma qualidade igual em ISO 100 e ISO 3200.. Por que se preocupar em selecionar entre um e outro?

Simples:

1) Não existe nenhum a câmera na atualidade que entregue a mesma qualidade em ISO 100 e ISO 3200

2) Se usar 3200 as velocidades e/ou aberturas selecionadas serão completamente diferentes de se usar ISO 100, o que muda profundidade de campo, DR (que varia com o ISO) e outras coisas mais.

Só o item 2 já basta para derrubar essa idiotice. Sério , não preciso ver um video com esse título pra saber que é besteira.
« Última modificação: 20 de Março de 2018, 13:38:57 por AFShalders »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2018, 13:38:20
Morreu nada... Uso sempre o ISO mais baixo. Se deixar no automático os programas de exposição ficam com dois graus de liberdade ....
Depende de.... TUDO. Se é foto de esportes, interiores, eventos, paisagens, viagens...

2x
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Março de 2018, 13:42:37

O automatismo veio para ser uma ferramente de ajuda , mas a cada dia que passa , a cada nova evolução nessas ferramentas , mais elas substituem os pseudos fotografos , transformando - os em meros apertadores de botões e não verdadeiros profissionais .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2018, 13:46:16
A hora que eu não quiser me preocupar com essas coisas uso um celular.

A idéia de ter uma câmera com recursos avançados é justamente ter o controle sobre todos os aspectos que me interessarem e não ter a câmera decidindo totalmente. Quem quiser isso, que fotografe somente no modo "verdinho" e que não venham de churumelas depois.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2018, 14:00:48

Tenho um CUnhado que é um desses pseudos profissionais , se auto intitula cinegrafista.
Ele tem uma filha , agora com 18 anos que é muito amiga da minha filha , ambas tem 18 anos . A minha é fotografa junto comigo e com minha esposa . Junto temos uma pequena empresa no ramo .

Minha sobrinha SE TORNOU fotografa e a exemplo do meu CUnhado se auto converteu à esse mundo , sem nunca sequer ter lido um livro , ter feito um curso , ou lido o manual da camera . Quando vai à minha casa , o assunto proibido é fotografia , porque como ela mesmo diz , para que vou ler , coloco tudo no automatico e vou batendo ate acabar a bateria depois ponho outra e continuo , alguma tem de prestar .

Recentemente este meu CUnhado se casou pela TERCEIRA VEZ .... fomos lá no cartorio ver o enlace matrimonial do doido em questao . Em uma sala de cerca de 5 x 4 m .... tirei exatas 8 fotografias . Minha sobrinha estava lá tambem , e calculei umas 200 , contamos depois por mera curiosidade , 472 chapas .....  :hysterical: ....  alguma realmente prestou de fato :assobi:

Moral da historia ....
Quanto mais automatismo , tambem mais profissionais ou pseudo profissionais na area .
PODE SER que pela minha idade .... eram 67 a ultima vez que contei , mas não sei QUANDO  foi que contei ....  :hysterical: .....  que todo esse automatismo esteja mesmo atrapalhando , e até acho valido para os novos fotografos que dele se utilizem , mas tudo em excesso jamais ajuda , normalmente sempre atrapalha .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2018, 14:02:15
A hora que eu não quiser me preocupar com essas coisas uso um celular.

A idéia de ter uma câmera com recursos avançados é justamente ter o controle sobre todos os aspectos que me interessarem e não ter a câmera decidindo totalmente. Quem quiser isso, que fotografe somente no modo "verdinho" e que não venham de churumelas depois.

EXATAMENTE ... penso da mesma forma ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2018, 14:05:27
A hora que eu não quiser me preocupar com essas coisas uso um celular.
A idéia de ter uma câmera com recursos avançados é justamente ter o controle sobre todos os aspectos que me interessarem e não ter a câmera decidindo totalmente...
Vish.. Desvirtuou o assunto.. Quem falou nisso? O vídeo fala somente sobre "ISO AUTO", mais nada.  ;)


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2018, 14:13:56

Parei de ver com 2:53 ..... e já fiquei com raiva no começo quando ele diz que .....
.... tem uma galera mais velha ai que ainda nao entendeu para que serve o AUTO ISO ....
....  eu NÃO acredito nos tres pilares da fotografia ....

Respeito suas convicções MAS NÃO CONCORDO DE MODO ALGUM , ... então a meu ver , esse jovem deve ser mais um mero apertador de botões e / ou carregador de cameras ... pois sem os tres pilares não existe fotografo , somente um sistema automatizado que reproduz cenas fotograficas baseados num software ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2018, 14:17:18
Vejo isso como um "quebra galho" interessante em casos específicos onde não há tempo pra uma fotometria adequada ou um ambiente muito dinâmico mesmo. Como não faço eventos pra mim é muito raro usar qualquer modo semi-automático, mas vejo isso como uma mão na roda pra quem tem um ritmo mais "intenso" de trabalho.

ps. Não consegui ver o vídeo ainda e dei minha opinião a respeito do auto-iso.
« Última modificação: 20 de Março de 2018, 14:19:59 por Vitaao »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 20 de Março de 2018, 14:21:06
....  eu NÃO acredito nos tres pilares da fotografia ....
Essa afirmação foi f*$@ de ouvir...   :doh:
Na verdade, os três pilares da fotografia são abertura, velocidade do obturador e LUZ.
Então parece que ele não compreende bem o conceito...  :aua: