Autor Tópico: Escolhendo a câmera (preciso de ajudinha)  (Lida 1292 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 20 de Março de 2018, 18:34:12
Saudações a todos,

primeiramente, pesquisei vários posts para saber se não havia algum parecido, e não encontrei algum que fosse exatamente explicando minha dúvida. Então vamos ao que interessa:

Gosto de fotografia, e quero minha primeira DSLR. Vou casar, e contratei fotógrafos, mas queria filmar o casamento, mesmo que a câmera fique fixa. Por isso, desembolsarei $ para os seguintes ítens:
- Tripé (que deve ser portátil pois levarei na viagem de lua de mel);
- Lente Canon 50mm STM (essa lente é a normal obrigatória, principalmente pelo custo benefício, e tirarei vários retratos com ela);
- Gravador digital (dentre vários tipos de microfone, acho que esse é o ideal porque não posso desembolsar fortunas no equipamento, e este me permite captar todos os sons, incluindo dos convidados, quando colocar ela próximo à caixa de som principal lá no evento, que será realizado a céu aberto em uma chácara);
- Corpo da câmera (prioritariamente Canon, devido minhas compactas terem sido da Canon e longas pesquisas na internet).

Sou um cara que gosta de comprar as coisas definitivas, para demorar muito em precisar trocar algo. Por isso, vejam o que decidi até o momento:
- Penso no tripé Benro it 15, pois suporta um peso legal, é bem estável e o orçamento não passa dos 600 (o máximo que posso pagar por ela);
- O gravador que quero é o Zoom H1 ou H1n (praticamente tanto faz, mas li muito que o Zoom é a mais escolhida pela qualidade de gravação);
- O corpo que eu sonhava era uma 80D, pois ela é intermediária e eu sou apenas um amante de fotografia amador, e futuramente com estudo eu poderia estar também intermediário e aproveitando o máximo da qualidade da câmera. Junto com a 80D, sonhava também em comprar um bom cartão de memória e a lente Canon EF-S 24mm (a pancake). Porém, como não tenho cartão com limite muito alto e estou para casar no meio do ano, ficou orçamento alto, de uns 6 mil e 500 reais. Decidi ir para um nível inferior mas não muito, a t6i, e comprar somente os ítens acima. Como a t6i virá com um kit com cartão e bolsa e tripé de mesa, já terei o suficiente. Tudo ficou então uns 4 mil.

Dificilmente penso em comprar algo usado. Penso em comprar tudo novo, cuidar muito bem e passar muito tempo. Mas com este fórum, surgiu a seguinte dúvida:

Se for pra não ter a 80D, não investirei meus 4 mil equipamentos usados, pensando em depois ter que comprar mais coisas, pois não terei tão cedo dinheiro pra upgrade (estarei em vida de casado).
Porém, há possibilidade de gastar bem menos (uns 2 mil e 500) em uma usada de boa qualidade (que seja inegavelmente melhor que a t6i). Eu soube que uma câmera dura aproximadamente 100 mil clicks a 200 mil. E não compraria uma câmera de 70 mil clicks por 2 mil e 500 reais. Isso é um risco grande, de a qualquer momento o aparelho morrer de uso.
O que vocês me aconselham fazer? Manter a t6i e trocá-la daqui uns 4 a 5 anos se precisar, ou comprar uma usada e economizar 1000 reais, sabendo que a câmera provavelmente não durará tanto quanto a t6i?
Para simplificar para você, se você precisasse dos mesmos equipamentos que eu (tripé para viagem, lente 50mm, câmera e microfone para captar da caixa de som) e tivesse 3 mil e 700 reais, o que vocês fariam? Levem em conta também o risco de o aparelho usado vir com problema, já que onde moro não há muitas opções usadas pra venda (teria que ser da internet).
« Última modificação: 20 de Março de 2018, 18:37:19 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2018, 18:57:03
rapaz, com relação aos equipamentos vou deixar pra quem tenha mais experiência. Mas no decorrer da sua narrativa uma câmera foi se desenhando na minha cabeça... cogitou a 6D usada, de repente com a lente 24-105 do kit ? 

Mas foi só um devaneio.
Sobre o evento, você já pensou em fazer um timeLapse? ficaria show hein? Conforme o pessoal da organização vai chegando.. depois os convidados.. os padrinhos, noivos...

Relativo ao som ...capturar direto dos alto-falantes será que fica bom?  :ponder:



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2018, 19:41:42
O fato motivacional de comprar ser vídeo já restringi sua compra à Canon com tecnologia Dual Pixel.

Eu sugiro a SL2 ou T7i que são mais baratas e são mais portáteis.

Sobre lentes acho que o kit 10-18, 24 2.8 e 50 1.8 cobre quase tudo com bom preço e qualidade.

Vá tudo de equipamento usado. Economiza uns 20% aí.

Tripé eu tentaria o BeFree.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2018, 19:58:12
O fato motivacional de comprar ser vídeo já restringi sua compra à Canon com tecnologia Dual Pixel.

Eu sugiro a SL2 ou T7i que são mais baratas e são mais portáteis.

Sobre lentes acho que o kit 10-18, 24 2.8 e 50 1.8 cobre quase tudo com bom preço e qualidade.

Vá tudo de equipamento usado. Economiza uns 20% aí.

Tripé eu tentaria o BeFree.

Concordo com tudo, exceto pelo tripé.

Eu sugeriria um MeFoto Globetrotter, por ter praticamente a mesma qualidade e estabilidade do BeFree, porém é mais barato, mais alto (sem ser muito maior quando dobrado), aguenta mais peso, e você não se compromete com uma baseplate proprietária. O MeFoto usa uma base padrão Arca Swiss, que é mais comum (mais compatível com outros acessórios) e mais barata; já o BeFree usa uma tipo RC2, o que vai obrigar ele a permanecer na linha da Manfrotto (que é relativamente cara), a não ser que ele troque a cabeça do tripé mais pra frente.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2018, 20:56:52
cogitou a 6D usada, de repente com a lente 24-105 do kit ? 
Infelizmente a 6D mesmo usada fica acima do orçamento que tenho. :(
Sobre o evento, você já pensou em fazer um timeLapse? ficaria show hein? Conforme o pessoal da organização vai chegando.. depois os convidados.. os padrinhos, noivos...
Ainda não, porém, gostaria de filmar o casamento com audio normal mesmo. Se tivesse uma segunda câmera para o timelapse, certamente pensaria em realizar sua ideia. Talvez ainda pense em fazer com o celular.
Relativo ao som ...capturar direto dos alto-falantes será que fica bom?  :ponder:
Espero que sim kkk já vi pessoas falando que fica legal, e quando se tem só um microfone é a única opção. As outras custam caro, como por exemplo os de lapela e um microfone para o público.

O fato motivacional de comprar ser vídeo já restringi sua compra à Canon com tecnologia Dual Pixel.
Tripé eu tentaria o BeFree.
Mas a maior motivação é fotografia mesmo. Só que eu iria aproveitar a câmera para fazer a filmagem. A t7i é um pouco cara por ser recente, melhor que a t6i. Mas a slr não li sobre ela ainda, ela fica com preço parecido com a t6i. Mas neste caso, ainda é a melhor opção?

Concordo com tudo, exceto pelo tripé.
Eu sugeriria um MeFoto Globetrotter[...]
Esse tripé é mais que o dobro do que gostaria de pagar. Sei que é para a vida toda, mas já vou deixar de comprar a 80D por questão financeira, e para comprar este tripé, teria que comprar uma câmera ainda mais simples, parecida com a T6. Perderia muitas características boas, principalmente em foco da câmera.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC