Autor Tópico: Sua câmera é boa hein?  (Lida 3156 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 22 de Março de 2018, 13:43:01
Modos automáticos ou manuais, ISO, foco, são ajustes da câmera. Somando-se isso ao enquadramento, composição, luz, ainda estamos falando de como fotografar.

Minha preocupação maior é o equilíbrio entre o como, e o que fotografar.

Fotógrafos com mais conhecimento técnico costumam criticar pessoas que não têm conhecimento técnico por se preocuparem exclusivamente com o que e pouco com o como. O termo pejorativo é que essas pessoas seriam apenas "apertadoras de botão". Geralmente as pessoas com pouco conhecimento técnico fazem fotos ruins de assuntos interessantes.

Já o fotógrafo que estuda os ajustes e a operação da câmera, ao tentar se diferenciar, vai para o outro extremo, em que o como se torna quase a única preocupação. E aí se tem um monte de fotos perfeitinhas de assuntos totalmente desinteressantes.

Eu tambem concordo com seu ultimo paragrafo mas em parte, pq existem dois tipos de fotografos que valorizam o conhecimento, experiencia e trabalho tecnico:

O fotografo que busca a tecnica pela apreciacao da tecnica: Esse eh o que vc se refere, do fotografo que so se interessa pela tecnicidade da fotografia. Entao acaba fazendo fotos tecnicamente super elaboradas mas sem nenhuma criatividade expressiva. O objetivo deles nao eh comunicar uma mensagem ou expressar algo, mas sim mostrar o desempenho tecnico na fotografia, que se nao estiver obvia na foto eles ficam insatisfeitos. Muitos desses acabam sendo fotografos comerciais, que em geral nao passam de tecnicos fotograficos que produzem o que o time de criacao pedem para eles fazerem.

O fotografo que valorizaa tecnica para conseguir expressar melhor uma mensagem ou linguagem que deseja transmitir na foto: Esse outro grupo nao sao exatamente tecnicistas, nao procuram fazer fotos tecnicamente perfeitas, nao se importam em deixar o resultado tecnico aparecer ficar evidente na foto como forma de apreciacao. Esse segundo grupo sao fotografos que buscam apenas criar suas expressoes fotograficas, e buscam o conhecimento e experiencia tecnica para ajudarem a conseguirem a expressao que buscam obter. Esses acabam sendo os fotografos conceituais ou mais artisticos. A tecnicidade para esses eh apenas uma ferramenta e nao um objetivo, ao contrario do primeiro grupo que vc descreveu.



De fato, quanto mais conhecimento tecnico (e pratico) de como usar uma camera, a escolha do que fotografar eh menos importante, pq o conhecimento e esperiencias tecnicas permitem que o fotografo consiga ver possibilidades de criacao em mais assuntos e situaoes. a capacidade tecnica abre um leque para mais processos criativos, enquanto aqueles que nao tem tal abrangencia tecnica, acaba sendo limitado a conseguir bons resultados em situacoes e temas mais limitados e especificos. Mas se o fotografo so se interessar pela tecnica para fins tecncos, acaba sendo como vc disse mesmo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 22 de Março de 2018, 14:14:30
Eu penso que não tem nada a ver essa conversa de fotografar no modo manual. Balela, conversa fraca, de quem não pensou a fotografia por inteiro. Somos todos escravos dos produtos pré projetados por outros, somos todos meros operadores de equipamentos.

Fotografar é pegar algum equipamento e operar. Ninguém domina todo o processo do inicio ao fim para que ele seja completamente dominado pelo fotografo, 100% autoral.

Até mesmo aquele cara que compra um filme e coloca na latinha já dependeu das decisões que o fabricante do filme projetou e vendeu para ele. Mesmo aquele cara que emulsiona a placa de vídeo ou de metal para produzir a sua imagem, ja esta se aproveitando de um conhecimento que foi desenvolvido por alguém que projetou, pelo fabricante do químico, etc...

Qual o problema de fotografar no modo automático???   ------> N E N H U M  ! ! !

Ora, ele não conhece HOLGA & lomografia, não conhece Polaroid e a fotografia instantânea... ou se conhece tbm deve achar que não é fotografia. Esse professor ai do vídeo precisa estudar mais, ler livros, ir a frente nos conceitos de fotografia, só depois disso se meter a falar do assunto em suas aulas.

De fato, nao ha problema nenhum em fotografar em modo completamente automatico, se o fotografo esta satisfeito com a operacao e resultado.

E de fato, toda ferramente tem suas limitacoes e capacidades, nao atoa que pintores e desenhistas costumam ter mais do que um pincel, lapis, tinta, etc, pe eles sao limitados pela macies e dencidade do grafite do lapis ou pelo tamanho, largura, espessura, macies do pincel. Mas um bom desenhista se vira com apenas um lapis se necessario, um bom pintor consegue tirar proveito de apenas 1 tinta e 1 espatula se necessario, a falta de mais opcoes nao eh problema nenhum. Mas para o pintor e desenhista limitado, a falta de mais tintas e opcoes de pincel por nao saber usar uma espatula eh um problemao.

Para o fotografo nao eh diferente.

O bom/profissional fotografo nao eh apenas o fotografo que consegue criar boas imagens em condicoes perfeitas em suas zonas de conforto. E essa acaba sendo a grande diferenca do dependente da automacao e do preparado para maiores variedades de situacoes e casualidades. O que nao eh luz insuficiente, o que eh um fotometro nao funcionando, o que eh um foto automatico impreciso e lento, o que eh uma bateria fraca, o que eh um TTL falhando, para o fotografo com conhecimento tecnico e com experiencias manuais mais preparado nao eh problem nenhum, mas eh o fim de um trabalho para o fotografo que depende de tais automaticidades.

Mas como vc disse, nao ha problema nenhum se a pessoa pode e quer usar a camera toda no automatico, desde que esteja satisfeita com o resultado.

Eu mesmo passei meses usando uma camera sem nenhuma opcao manual e limitadissima e nao tive nehum problema.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 22 de Março de 2018, 14:33:00
Vejo o automatismo com vindo para ficar, para ajudar, mas não sendo uma muleta onde o fotógrafo deva se apoiar, simplesmente por dois motivos: 1) mesmo com a tecnologia avançando, ainda não é confiável 2) apesar de ter fotógrafos que curtem mais a parte do olhar fotográfico, ainda tem aqueles que curtem todo o processo, o saber configurar a câmera para chegar a um determinado resultado, o prazer de entender o porquê das coisas acontecerem do jeito que acontecem. E isso é necessário quando envolve trabalho.
Mas mesmo aqueles que não querem se preocupar com as configurações e desfrutam do automatismo, precisam ser conhecedores de todo o processo e da configuração, pois se o automatismo erra, os mesmos precisarão do conhecimento para poder deixar a foto do jeito que querem.
Pode se comparar o fotógrafo com um pintor e a câmera como um pincel, se o pintor não souber usar  seus pincéis adequadamente, umas vezes dando mais pressão no pincel, outras passando de forma mais suave, ou escolhendo o formato do pincel (ou configuração) para determinada situação, dificilmente fará um bom trabalho.

A questao do automatico e manual nao se limita apenas em obter resultados, capacidades ou preferencias.

Para quem esta envolvido com arte, tem muito claro o quanto a maneira de operacao de uma ferramenta influencia a maneira de analise, aproximacao e abordagem de um tema ou representacao. Eis o motivo da fotografia de filme e camera manual ter fortemente sobrevivido no meio artistico (ou na mao de artistas) em sua pior fase. Eis o motivo de haverem cinegrafistas que ainda gravam filmes em pelicula.

O publico em geral acha que camera manual e pelicula se limita as pessoas puristas, hipsters, modismo, saudosistas, etc. Mas se vc ler "Amusing ourselves to Death" escrito por Neil Postman, vc entendera quando ele diz que a midia eh a mensagem. Pq a ferramenta nos molda, molda nossas experiencias, e consequentemente acaba moldando como vemos e abordamos o mundo (ou aquilo que fotografamos no caso).

Uma discussao que tambem faz parte e ajuda a entender os fotografos que dizem que "a fotografia morreu", e o topico que tempos atras abri a respeito e houve gente que nao ficou feliz e obviamente nao pode entender o que isso significa.

Mas esta tudo relacionado a escolha da ferramenta e a escolha de como operamos tais ferramentas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 22 de Março de 2018, 14:40:53
Verdade. Para se fotografar 100% no manual, teria que se começar construindo a própria câmera, o próprio sensor, o próprio filme...

Entao eu posso falar que fotografo 100% manual, ja que eu temho cameras fabricadas por mim e fotografo com elas. E tenho papel emulado por mim e ja fotografei com tais papeis. Eu apenas nao fabriquei os papeis e nem garimpei os componentes quimicos.

Mas ai ja vai muito alem do que o video se refere e acaba sendo apenas uma forma apelativa (para nao dizer desonesta) de discordar completamente do autor do video.

Se a imagem eh registrada em pelicula, digital ou com camera de bambu, isso nao diz nada a respeito se as confuguracoes foi feita manualmente ou automaticamente.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 22 de Março de 2018, 14:45:47
Ahhh, o dia que eu pegar uma foto que esse professor ai editou como o photoshop... acho que ele não usa photoshop não... será??? Se usar tem que se pedir desculpas em publico... Não deveria usar nem o JPG que tem um algoritmo projetado pelo japonês da CaNikon...
Esse cara ai é doidão  :ponder:

O que isso tem a ver em usar camera em modo manual ou automaticidade?

Se ele usa pre settings em pos edicao (que seria a edicao automatica), eu concordo que ele teria que pedir desculpas. Mas se ele usa as ferramentas manuais do photoshop, ele continua sendo coerente.

Como ele mesmo diz, as ferramentas do photoshop eh exatamente igual as ferramentas da manipulacao de fotos ampliada opticamente, a diferenca eh que eh feita no computador com imagem digital e nao na luz com umagem na pelicula para o papel.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 22 de Março de 2018, 15:12:18
Que bobagem... Estamos denovo nessa lenga lenga..
Cara.. Eu entendo que há uma dedicação enorme em produzir conteúdo pra "doar" conhecimento à internet. Valorizo isso.
Mas os vídeos da EPF são um saco. Vídeos bizarros de tão mal feitos. Além de serem uma embromação do caramba.
Esse Sit Kong San consegue transformar qualquer assunto em uma massante discurso teórico...
Ele quis dar uma resposta pra um comentário ruim e acabou falando besteira.
Quando um fotógrafo é bom, a gente tá pouco se lixando que modo ele usou pra fazer a foto. A gente gosta é do resultado. O que importa é o resultado!!!
Menosprezar uma pessoa pela técnica que ela usa é leviandade. Mas no caso dele acho que é mais pra tentar inflar o próprio ego... Um cara que pode saber muito de teoria, mas não sabe passar de forma simples.
E, embora não conheça o trabalho dele a fundo, pelo que ele expõe no Flickr, não sabe nem por em prática toda essa teoria que arrota.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Março de 2018, 15:13:34
O resultado pessoal as pessoas buscam na pos edicao, como compensacao da expressao que nao ha na durante o momento da foto. Motivo que tambem penso de muitas pessoas serem tao apegadas a pos edicao.

Muitos fotografos na verdade sao mais editores de imagem do que fotografos de fato. O ato de fotografar para muitos eh apenas uma forma de coletar imagens para serem pos editadas, tendo a pos edicao o real interesse na questao da fotografia, e nao o momento do ato fotografico em si. Ja que eh na pos edicao que conseguem ou preferem manipular a ferramenta para criar algo com sua propeia expressao e cara (quando nao apenas copiam expressao e cara de outros fotografos que desejam ter, o que tambem eh mais facil na pos edicao).

E não vejo o menor problema nisso.
Todo o processo de da criação da foto, desde a escolha do equipamento, passando pelo momento da captura até a pos produção são igualmente importantes para o resultado final. Nesse sentido, acho o resultado mais importante que o processo.
 


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 23 de Março de 2018, 10:51:36
Lendo essa discussão toda aqui me lembrei de uma frase dita no filme Lagoa Azul:

- Não é a quantidade de peixe que importa, mas sim, como se pesca...

 :doh:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 23 de Março de 2018, 14:49:21
E não vejo o menor problema nisso.
Todo o processo de da criação da foto, desde a escolha do equipamento, passando pelo momento da captura até a pos produção são igualmente importantes para o resultado final. Nesse sentido, acho o resultado mais importante que o processo.

Eu tambem nao vejo problema nenhum nisso. Eu estou apenas apresentando.

Mas para mim o processo eh mais importante do que o resultado em se tratando de expressao, pq o processo eh o resultado.

Mas para imagens comerciais eu nao tenho interesse nenhum no processo, pq costuma ser apenas um processo tecnicista e nao criativa/expressiva. Mas que tambem o resultado eh o processo, motivo de eu nao gostar da linguagem comercial. (E eu tenho certeza que eu acharia as fotos desse cara do video xulas, pq pela maneira que ele descreve ele eh extremamente tecnicista, mas para quem aprecia tecnicidade tal processo tecnico eh o que importa).

Eh como fazer ponto no jogo de futebol. O importante eh fazer o gol, mas o gol eh o processo de como o jogador dibla o adversario e chuta a boa, e nao apenas a bola passando entre as traves, que seria apenas uma apreciacao tecnica e nao uma apreciacao "artistica", criativa ou expressiva do jogador ao fazer o gol.


Mas o cara do video nao esta errado quanto boa parte dos fotografos hoje em dia nao serem mais capazes de fotografarem usando apenas o conhecimento fotografico, por terem a pratica e conhecimento altamente dependente da automacao. Como tambem nao esta errado ao dizer que a camera eh que eh boa quando a maior parte do processo eh automatico e as fotos saem tecnicamente boas.

Ele exagera em muitos pontos, como ao dizer que quem nao usa camera no manual nao eh fotografo. Ai ele esta dizendo bobagem. Mas o ponto principal que ele apresentou no vidio esta essencialmente correto (e mal apresentado).