Autor Tópico: Fotos em Preto e Branco  (Lida 1679 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 10 de Junho de 2020, 11:19:04
Olá,
O que acham das fotos em P&B e se costumam utilizar esse recurso? Pelo que tenho notado essa opção tem diminuído na escolha dos fotógrafos.
 


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2020, 11:26:44
Rapaz, eu não consigo fazer PB, vejo cada PB maravilhoso de outros fotógrafos, mas quando tento fazer fica ruim, muito ruim. Acho que não aprendi a ver o PB através da minha lente. Mas quando é bem feito acho maravilhoso.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2020, 11:31:32
Rapaz, eu não consigo fazer PB, vejo cada PB maravilhoso de outros fotógrafos, mas quando tento fazer fica ruim, muito ruim. Acho que não aprendi a ver o PB através da minha lente. Mas quando é bem feito acho maravilhoso.

também acontece comigo. diria que de 1000 fotos, talvez eu converta 1 ou duas... Ainda assim com aquele sentimento de "Vamos ver o que sai" e não, um olhar artístico que diga "essa foto ficaria melhor em PB"... E muito menos, capturar a foto já pensando no PB.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2020, 15:04:03
Eu adoro!
Fotografo praticamente só pessoas e uso bastante, muitas vezes em versões só para mim mesmo, não para o cliente.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2020, 16:10:42

PB é uma arte à parte dentro da arte da fotografia ...
Ver e conseguir transmitir tudo que viu ou sentiu , em PB , não é para todos , infelizmente .
Nem sempre converter uma foto em COR para PB trás resultados sequer satisfatorios .
Saber manipular na revelação e ampliação era ou ainda é o grande pulo do gato nas PB
Na MINHA OPINIÃO  ( que vale apenas para mim ) aquele colega profissional , que consegue transmitir sentimentos nas suas PBs , é um profissional por excelência  , anos luz à frente dos demais  ( sem menosprezar ninguem , estamos falando de PB e não da fotografia como um todo ) e não necessariamente , um excepcional colega de profissão , em PB , tambem o será em trabalhos a cores ...

Nosso Sebastiao Salgado  é excepcionalmente competente nos PB e sem duvida , ficou como sua marca registrada   
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2020, 16:13:38

Procurem por Michael Massaia .... suas noturnas em PB são fenomenais
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2020, 16:29:03

Os trabalhos de Elizabeth Moon em PB tambem são fenomenais
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2020, 11:53:43
PB é uma arte à parte dentro da arte da fotografia ...
Ver e conseguir transmitir tudo que viu ou sentiu , em PB , não é para todos , infelizmente .
Nem sempre converter uma foto em COR para PB trás resultados sequer satisfatorios .
Saber manipular na revelação e ampliação era ou ainda é o grande pulo do gato nas PB
Na MINHA OPINIÃO  ( que vale apenas para mim ) aquele colega profissional , que consegue transmitir sentimentos nas suas PBs , é um profissional por excelência  , anos luz à frente dos demais  ( sem menosprezar ninguem , estamos falando de PB e não da fotografia como um todo ) e não necessariamente , um excepcional colega de profissão , em PB , tambem o será em trabalhos a cores ...

Nosso Sebastiao Salgado  é excepcionalmente competente nos PB e sem duvida , ficou como sua marca registrada   

Concordo, mas acho que isto é uma versão mais "romântica" do P&B.

Tenho muita foto do meu velho em P&B e o motivo era $$. Ele comprava rolo de filme numa vaquinha com os amigos, rebobinavam e o mesmo com o ampliador, vaquinha.

Fazia a revelação num banheiro e tinha uma mesa de luz para fazer o copião.

Filtro colorido na captação para realce de alguma cor, assim clarear ou escurecer um tom e o cartão furado pra "pós"

Hoje leio alguns colegas falando sobre P&B, do planejamento da foto antes do click, mas acho que não chega perto da velha guarda.

Ah sim, o tópico. Gosto muito de P&B e não me importo muito se está em alta ou não



bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2020, 18:51:24

Com certeza o seu velho e eu somos contemporâneos ...

Nunca revelei na banheira , mas o quartinho dos fundos da casa sempre foi meu laboratorio e embora nunca tenha feito vaquinha para comprar filme em rolo , rebobinei filme durante muitos anos , comprando a lata e reaproveitando o cartucho vazio dos laboratorios .... eu conseguia colocar ate 45 chapas sem arranhar a película... já ajudava bastante ao invez dos 36 corriqueiros ...

Concordo plenamente contigo , o PB sempre será um gosto à parte .

Um abraço
Björn 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2020, 18:54:35

De uma procurada no google , acha facil ...

     Michael Massaia  .... central park

Vale a pena , são fenomenais
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


batman2001

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 843
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2020, 19:59:44
De uma procurada no google , acha facil ...

     Michael Massaia  .... central park

Vale a pena , são fenomenais

Vale a pena mesmo bjorn.... :ok:......no site direto tem vários trabalhos:
http://www.michaelmassaia.com/
"Dê a um homem um peixe e Ele o alimentará por um dia. Compre uma câmera para Ele e você o manterá ocupado por anos." Michael Connor 1965