Autor Tópico: Fechar as lentes para f4 em eventos a noite... e ai?  (Lida 15479 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 23 de Abril de 2018, 08:56:02
Opa, já tava começando a procurar mais informações sobre isso, obrigado por ter sanado minhas dúvidas  :D

Peguei uma 5d3 e estava fazendo uns testes em casa com o AUTO-ISO mas sem Flash. Notei que ele tende a expor ligeiramente sub (acredito que deva ser no cinza médio...

Mas mesmo no automático vc pode fazer a câmera compensar pra mais ou pra menos...independente de ISO auto ou não. Só mexer na compensação da exposição, assim o automático entende que vc quer mais ou menos do que ele está "lendo".

E no modo auto a forma de medição que se usa influencia e muito no resultado. Quase nunca vai ser "uniforme" como conseguimos usando o modo completamente manual numa cena onde a iluminação não mude tanto. Sempre vai alterar um pouquinho de uma foto pra outra.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 23 de Abril de 2018, 09:35:09
Opa, já tava começando a procurar mais informações sobre isso, obrigado por ter sanado minhas dúvidas  :D

Peguei uma 5d3 e estava fazendo uns testes em casa com o AUTO-ISO mas sem Flash. Notei que ele tende a expor ligeiramente sub (acredito que deva ser no cinza médio, mas fiz poucos testes). Por causa disso fiquei com receio do comportamento do ISO automático junto com flash TTL, pensei que havia a possibilidade da câmera sempre priorizar o ISO mais baixo e o flash precisar tacar uma paulada de luz pra expor corretamente a cena, exigindo mais pilhas e mais tempo pra reciclar :ponder:

Canon tende a fixa o iso quando está auto iso com flash.
Você pode apontar para o sol que vai está sempre iso 800, dependendo do modelo.
« Última modificação: 23 de Abril de 2018, 09:35:45 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #77 Online: 23 de Abril de 2018, 09:37:25
Mas mesmo no automático vc pode fazer a câmera compensar pra mais ou pra menos...
Eu não uso ISO automático... Acho mais prático ficar alterando conforme a necessidade.. Até por que, quando a gente tem a câmera "na mão" leva 1 segundo pra fazer isso.

câmera sempre priorizar o ISO mais baixo e o flash precisar tacar uma paulada de luz pra expor corretamente a cena...
Mas é que quem define a exposição nesse caso é a câmera.. E, no meu ponto de vista, uma exposição correta é feita SEM CONTAR COM O FLASH.. Se precisa do flash pra ajudar na exposição é por que já não tá tão correta (levando em conta a fotografia de eventos sociais, ok?).. Claro que pode-se usar o flash pra fazer alguma longa exposição, ou fotos à noite valorizando alguma iluminação.. Isso são casos à parte. Onde sem o flash, não tem foto.. Mas no geral prefiro usá-lo só pra preenchimento mesmo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 23 de Abril de 2018, 09:52:00
ISO no automático é interessante em ocasiões em que há constante mudança de luz, por exemplo, Um casamento durante o dia, onde um único fotógrafo vai fazer a cobertura. Haverão fotos no sol a pico e fotos dentro de tendas ou salão... ISO de 100 para 800 a cada 5 minutos.
Neste caso é muito conveniente utilizar um Auto ISO moderado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 23 de Abril de 2018, 12:49:56
ISO no automático é interessante em ocasiões em que há constante mudança de luz, por exemplo, Um casamento durante o dia, onde um único fotógrafo vai fazer a cobertura. Haverão fotos no sol a pico e fotos dentro de tendas ou salão... ISO de 100 para 800 a cada 5 minutos.
Neste caso é muito conveniente utilizar um Auto ISO moderado.
Uma situação parecida (com até duas mudanças bruscas de luz) eu uso o modo Custom. Gravo uma confiruação meio universal pro interno e na externa vou no manual, sempre que mudar de ambiente só girar o dial e ajustar mínima coisa...claro mais que isso de variação estou aprendendo a usar prioridade de abertura, mas é raro eu fotografar em lugares assim. Fiz semana passada um infantil que era externo, mas a decoração estava dentro do salão, então foram duas configurações, bem fácil de mudar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 23 de Abril de 2018, 17:11:07
Uma situação parecida (com até duas mudanças bruscas de luz) eu uso o modo Custom. Gravo uma confiruação meio universal pro interno e na externa vou no manual, sempre que mudar de ambiente só girar o dial e ajustar mínima coisa...claro mais que isso de variação estou aprendendo a usar prioridade de abertura, mas é raro eu fotografar em lugares assim. Fiz semana passada um infantil que era externo, mas a decoração estava dentro do salão, então foram duas configurações, bem fácil de mudar.

Então, até já usei isso mas sempre precisa fazer o ajuste fino e pesa no pós tratamento este tempo caso não seja feito. num range pequeno o Auto ISO ajuda bem. Se deixar ele no automático do mínimo ao máximo a maioria das fotos não vão prestar...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #81 Online: 25 de Abril de 2018, 11:22:47
Surpresa: as velhinhas que comemorava a aposentadoria da coleguinha ADORARAM as fotos e ELOGIARAM a capacidade da câmera... Mais ou menos assim: "câmera profissional é OUTRA COISA...".

Vá lá entender, depois me explica!

Isso acontece porque as velhinhas não entendem de fotografia e pra elas o que importa é o momento registrado e que você fez o que dava pra fazer. Cliente geralmente reconhece isso - a questão de "mais ruído" ou "menos ruído" é algo que incomoda mais os fotógrafos do que os clientes em geral. (Há excessões claro).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #82 Online: 26 de Abril de 2018, 10:06:23
[...] - a questão de "mais ruído" ou "menos ruído" é algo que incomoda mais os fotógrafos do que os clientes em geral. (Há excessões claro).

Isso eh fato.

Sabe aquelas discussoes conhecidas, em que o fotografo aparece falando de cliente que na primeira vez disse ter gostado das fotos e ate elogiado, so que mais tarde aparece reclamando, pedindo dinheiro de volta, apontando defeitos, etc? Eu lembro de inumeros relatos como esse, e tenho certeza que isso acontece pq alguem que se diz fotografo (primo, amigo, vizinho que se dizem fotografos) ou concorrente no facebook, ficou apontando mil e um defeitos nas fotos, mudando a opiniao do cliente.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 26 de Abril de 2018, 16:23:45
...ou concorrente no facebook, ficou apontando mil e um defeitos nas fotos, mudando a opinião do cliente.
exatamente.
isso é o que mais acontece...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #84 Online: 13 de Junho de 2020, 23:11:42
Recentemente troquei uma sigma art 18-35mm art pela 24-105mm art e nas buscas me deparei com essa tópico. Mano, eu ganhei nitidez, contraste, textura. Mano do céu.. totalmente diferente do que o povo ensina pra gente de abrir a lente pra não subir o iso.

Eu uso crop e mano do céu.. mesmo subindo o iso pra 6400 as minha fotos tem mais nitidez que com a 18-35mm em 1.8 ou 2.8.. pelamordedeus mano rsrsrs

Parece que vale mais apena usar a melhor abertura da sua lente e subir o iso que usar ela aberta pra usar um iso mais baixo.
« Última modificação: 13 de Junho de 2020, 23:13:04 por lindoerle »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #85 Online: 14 de Junho de 2020, 15:14:46
Recentemente troquei uma sigma art 18-35mm art pela 24-105mm art e nas buscas me deparei com essa tópico. Mano, eu ganhei nitidez, contraste, textura. Mano do céu.. totalmente diferente do que o povo ensina pra gente de abrir a lente pra não subir o iso.

Eu uso crop e mano do céu.. mesmo subindo o iso pra 6400 as minha fotos tem mais nitidez que com a 18-35mm em 1.8 ou 2.8.. pelamordedeus mano rsrsrs

Parece que vale mais apena usar a melhor abertura da sua lente e subir o iso que usar ela aberta pra usar um iso mais baixo.

Isso é verdade; e a melhor nitidez geralmente é +2 stops fechado. Ex: lente 2.8; usa em 5.6 entende. Digamos que você usaria ISO 400, pra acertar fotometria, usa ISO 1600. As câmeras de 2012 pra cá, todas elas, tem um desempenho de ISO bem legal em 1600.

Hoje uma boa iluminação ou bom flash compensa a abertura mais fechada. Só uso abertura máxima quando quero algum efeito característico com na minha Helios 44M2 .


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 16 de Junho de 2020, 15:10:33
Fiz um casamento 0800 e aproveitei pra por prova de algumas coisas que falamos.

Oportunidade pra usar a lente 18-55 rsrs  :D Sim usei a lente 18-55 porque quis  :)  :snack:

Vale ressaltar que uso ff e outras lentes mais caras.. só pra ninguém falar nada.. mas como era gratuito.. aproveitei.

Só me arrependo de ter jogado muita luz. Preconceito porque eu estava com a lente do kit. Pensei em jogar muita, muita luz e estourei o vestido em alguns momentos.
Fotografei em JPG mesmo e tem um pouco de cada momento pra vocês verem.


[/url]IMG_9970[/img]
[/url]IMG_9965[/img]
[/url]IMG_9901[/img]
[/url]IMG_9887[/img]
[/url]IMG_0031[/img]
[/url]IMG_0028[/img]

Aqui nenhuma foto abriu.  :(
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva