Autor Tópico: Fechar as lentes para f4 em eventos a noite... e ai?  (Lida 15581 vezes)

Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2018, 11:02:32
Nem ia entrar neste tópico mas aqui vão meus dois tostões:

1) Flash TTL funciona, mas nem sempre. Tem várias situações que a câmera é completamente enganada. O conhecimento da técnica de uso de flash é absolutamente fundamental e nada supera o uso do flash em modo manual quando usado adequadamente. Aquela aparelhinho obscuro chamado flashmeter é fundamental nesses casos.

2) Saber usar flash rebatido e flash direto com difusor é absolutamente obrigatório. Quem não dominar a técnica, que estude muito antes de se meter a fazer um evento.

3) Usar uma objetiva de grande abertura somente na máxima é prova de falta de conhecimento técnico e de experiencia, salvo se usada em situações muito especificas. Todo fotografo que se mete a fazer esportes ou eventos tem a obrigação de saber que há perda de nitidez na abertura máxima e que também a profundidade de campo é incrivelmente menor, principalmente para objetos próximos. É totalmente óbvio e razoável que o plano focal real não seja o desejado.

Isso me lembra o caso de um fotografo conhecido que metia o malho na 85/1.8, falando que a lente era uma m... e tal. Ele fotografava eventos esportivos de skate. Depois ele me disse que só fotografava em 1.8. Para bom entendedor meia palavra basta. Disse para ele usar pelo menos 5.6, e magicamente o problema sumiu. É um erro recorrente cometido por fotógrafos inexperientes de esportes, eventos e casamentos.

Não é porque uma lente tem abertura 1.8 que esta abertura deva ser usada. Depende 100% do contexto e do momento.

A dica é praticar MUITO antes.

Concordo e assino embaixo. Especialmente quanto a praticar ANTES. Não dá pra deixar pra ver como vai ficar na hora do evento: sempre dá xabu.

Nesse final de semana que passou fui a um jantar em homenagem a uma colega de minha esposa, que me pediu (na realidade, mandou...) pra levar a câmera pra tirar umas fotos. Como era em restaurante, eu achei que a luz seria boa, e deixei o flash em casa. Ao adentrar o ambiente um calafrio percorreu minha espinha: Luzes coloridas, muito quentes, escuras. Nada daquela iluminação maravilhosa de pizzaria. O flash embutido da câmera ia deixar as fotos com cara de foto de celular. Premido pelas circunstâncias joguei o ISO lá em cima (25.600) e fiz as fotos. Quando abri no computador, em casa, aquele show de horror: todas carregadas de ruído, acentuado pelo sensor cropado (a preguiça foi grande, então levei uma D3400 com a lente 18-55 do kit, que é levinha e não enche o saco). Na falta de alternativa, botei a redução de ruídos lá em cima e deixei todo munto com cara de boneca de borracha.

Surpresa: as velhinhas que comemorava a aposentadoria da coleguinha ADORARAM as fotos e ELOGIARAM a capacidade da câmera... Mais ou menos assim: "câmera profissional é OUTRA COISA...".

Vá lá entender, depois me explica!
« Última modificação: 26 de Março de 2018, 11:04:04 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 26 de Março de 2018, 11:24:16
Concordo e assino embaixo. Especialmente quanto a praticar ANTES. Não dá pra deixar pra ver como vai ficar na hora do evento: sempre dá xabu.

Nesse final de semana que passou fui a um jantar em homenagem a uma colega de minha esposa, que me pediu (na realidade, mandou...) pra levar a câmera pra tirar umas fotos. Como era em restaurante, eu achei que a luz seria boa, e deixei o flash em casa. Ao adentrar o ambiente um calafrio percorreu minha espinha: Luzes coloridas, muito quentes, escuras. Nada daquela iluminação maravilhosa de pizzaria. O flash embutido da câmera ia deixar as fotos com cara de foto de celular. Premido pelas circunstâncias joguei o ISO lá em cima (25.600) e fiz as fotos. Quando abri no computador, em casa, aquele show de horror: todas carregadas de ruído, acentuado pelo sensor cropado (a preguiça foi grande, então levei uma D3400 com a lente 18-55 do kit, que é levinha e não enche o saco). Na falta de alternativa, botei a redução de ruídos lá em cima e deixei todo munto com cara de boneca de borracha.

Surpresa: as velhinhas que comemorava a aposentadoria da coleguinha ADORARAM as fotos e ELOGIARAM a capacidade da câmera... Mais ou menos assim: "câmera profissional é OUTRA COISA...".

Vá lá entender, depois me explica!


Sei bem como é esse tipo de situação.

Quanto ao flash, só uso TTL quando as condições são muito, mas muito favoráveis. Na maioria das vezes que preciso de flash a sério, levo meu Metz nuclear (GN45) de 30 anos e uso em modo manual, mesmo porque nem TTL ele é. Tendo um mínimo de experiencia com um flash potente manual e sabendo estimar distâncias razoavelmente, o erro é zero.

« Última modificação: 26 de Março de 2018, 11:24:48 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 26 de Março de 2018, 11:24:34
Entendi sua opinião mas o que a maioria dos fotógrafos de casamento buscam hoje com flash é justamente o oposto disso.
No seu exemplo de iso baixo as fotos vão sair "com cara de flash" porque não tem luz ambiente suficiente sendo registrada, assunto claro e fundo escuro.
Sacar o flash e subir o iso não resolve se a luz ambiente for feia, tipo de cima para baixo deixando todo mundo com olho de panda.
Iso alto + flash rebatido é uma combinação difícil de ser batida, pensando na qualidade da luz só perde para flash fora da camera.

Discordo completamente que flash usado na camera da fotos com cara de flash nessa situacao. Principalmente pq usar o flash na camera nao significa necessariamente usar o flash direto nas pessoas fotografadas, mas sim usando rebatedor na cabeca do flash. Fotos com cara de flash eh uso impreciso da luz na foto. Usar o flash com precisao eh outra historia. E o controle da luz do fash pela lente ajuda muito.

Essas fotos foi feita com flash na camera, sem ser rebatido no teto mas sim sendo rebatido em um rebatedor acoplado ao flash. As vezes tambem semi-direto e semi rebatido.



A luz ambiente ate era mais forte, mas eu deixei mais escura para destacar a luz do flash como luz principal, e nao como mera luz de preenchimento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2018, 11:27:28
Discordo completamente que flash usado na camera da fotos com cara de flash nessa situacao. Principalmente pq usar o flash na camera nao significa necessariamente usar o flash direto nas pessoas fotografadas, mas sim usando rebatedor na cabeca do flash. Fotos com cara de flash eh uso impreciso da luz na foto. Usar o flash com precisao eh outra historia. E o controle da luz do fash pela lente ajuda muito.

Essas fotos foi feita com flash na camera, sem ser rebatido no teto mas sim sendo rebatido em um rebatedor acoplado ao flash. As vezes tambem semi-direto e semi rebatido.

A luz ambiente ate era mais forte, mas eu deixei mais escura para destacar a luz do flash como luz principal, e nao como mera luz de preenchimento.

Ou seja, não adianta ficarem reclamando de uma coisa a qual não dominam. O bom uso do flash só se aprende com muita prática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2018, 11:48:31
Ou seja, não adianta ficarem reclamando de uma coisa a qual não dominam. O bom uso do flash só se aprende com muita prática.

De fato eh isso.
Eu gostei de ver que a isadoraferreira ja comecou o topico dizendo que fez uns testes. Pq tem muita gente que aparece com duvidas e quer saber tudo na teoria, passam mais tempo vendo videos e lendo blogs, ou fazendo cursos e workshops, do que fotografando de fato. Entao eh comum que pessoas aparecem com duvidas que elas descobririam se testassem, se brincasse mais os mecanismos da ferramenta, se explorasse mais alternativas de resultados do que ficar apenas indo atras de formulas teoricas prontas para copiar resultados que viram por ai e querem para si, tendo como objetivo apenas isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 26 de Março de 2018, 11:53:38
Duas belas fotos, cada uma em seu estilo.

Temos uma ma compania aqui no topico...  :D


Deixa eu tirar as criancas daqui, para nao ficarem expostas a ma influencias...



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2018, 12:13:10
Temos uma ma compania aqui no topico...  :D


Deixa eu tirar as criancas daqui, para nao ficarem expostas a ma influencias...



Poxa cara, sou gente boa.
 :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2018, 12:20:57
Ou seja, não adianta ficarem reclamando de uma coisa a qual não dominam. O bom uso do flash só se aprende com muita prática.

É o que sempre digo, rsrs...


Principalmente pq usar o flash na camera nao significa necessariamente usar o flash direto nas pessoas fotografadas

É que quando falamos de flash na câmera, todo mundo já pensa no flash apontado direto pra frente. Mas tem diversas maneiras de usar o flash na câmera rebatido de modo que a luz fique suave e direcional.

E daí surgiu toda uma corrente de fotógrafos que dizem que não gostam de flash...


No fim das contas, tudo é questão de saber usar e quando usar. Cada técnica tem seu espaço.


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2018, 13:12:51
Bom dia amigos.

O que eu gosto desse fórum é que a gente consegue respostas reais, sem a "fantasia" que muitos youtubers passam pra gente. Iso fotografar em 1.8 com iso 3200 pra ter desfoque. Qualidade de imagem e foco... hum.. não tem

Fiz uns testes e senti o seguinte. Posso usar iso baixo com luz rebatida que fica legal no teto, paredes, nas pessoas. Fica bem legal principalmente em teleobjetivas.
Agora flash fora da câmera, a 45m 90º senti dificuldade pois algumas fotos ficam muito boas. As que quero um ar dramático ficam show. Porém os problemas com luz também são grandes. Como perder a suavidade da foto e "aumentar" o tamanho dos defeitos de pele.

Pelo que vi. Flash direto, fora da câmera, ficaria melhor com modificador. Mas colocar modificador no flash em eventos... alguém tem uma dica?

O que eu mais gostei de flash direto é o estilo dramático que ele oferece. Quando falo flash direto me refiro ao flash fora da câmera com luz pontual. Que não se espalhe no ambiente. Porém no momento estou achando isso um desafio.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2018, 13:29:04
Bom dia amigos.

O que eu gosto desse fórum é que a gente consegue respostas reais, sem a "fantasia" que muitos youtubers passam pra gente. Iso fotografar em 1.8 com iso 3200 pra ter desfoque. Qualidade de imagem e foco... hum.. não tem

Fiz uns testes e senti o seguinte. Posso usar iso baixo com luz rebatida que fica legal no teto, paredes, nas pessoas. Fica bem legal principalmente em teleobjetivas.
Agora flash fora da câmera, a 45m 90º senti dificuldade pois algumas fotos ficam muito boas. As que quero um ar dramático ficam show. Porém os problemas com luz também são grandes. Como perder a suavidade da foto e "aumentar" o tamanho dos defeitos de pele.

Pelo que vi. Flash direto, fora da câmera, ficaria melhor com modificador. Mas colocar modificador no flash em eventos... alguém tem uma dica?

O que eu mais gostei de flash direto é o estilo dramático que ele oferece. Quando falo flash direto me refiro ao flash fora da câmera com luz pontual. Que não se espalhe no ambiente. Porém no momento estou achando isso um desafio.

Existem modificadores desenvolvidos para usar em flash ambulante (segurando na mao ou na camera e nao no tripe). O que eu usei no exemplo da foto que postei, eh como se fosse um desses cartoes brancos que vem acoplados no flash, mas bem mais largo e maior, e curvado para frente, criando entao uma fonte de luz maior rebatida. E como eh grande, vc nao precisa tirar o flash da camera, pq mesmo com o flash na camera a luz rebatido nao sai da mesma direcao da lente mas uns 40cm de distancia da lente (luz meio de frente e um pouco lateral), veja que na foto do exemplo tem ate um inicio de sombra do outro lado do rosto. Mas se quiser tambem pode segurar o flash na mao tambem.

Existem tambem difusores que sao parecidos com sacos de pano branco, que vc coloca na cabeca do flash. Entre outros.

Mas o que vc pode tambem fazer eh acoplar o flash em um monope, e nesse monope usar o mesmo sistema que vc usa os modificadores para flash em stands. Podendo entao usar aquela softboxs para estudio de 40cm no seu flash, e segurando o monope na mao. Eu fiz muitas fotos asim mas nao em eventos.

So cuidado com certos difusores de plastico que bloqueiam muita luz do flash, fazendo com que vc tenha que usar o flash em maiores potencias e queimar baterias mais rapido. Eu acho que nao vale tanto a pena. Difusores que usam tecido costumam ser melhores, ou rebatedores.


Fotografos no YouTube so querem saber de receber like e seguidores. Ja nos aqui no forum queremos ovos de pascoa. Nao esqueca.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2018, 13:36:14
Iso fotografar em 1.8 com iso 3200 pra ter desfoque. Qualidade de imagem e foco... hum.. não tem

Rsrs, tem sim, dá pra se usar, muita gente usa e os resultados ficam bons. Mas como tudo, tem que aprender a usar e, principalmente, tem que saber a hora que usar.


Agora flash fora da câmera, a 45m 90º senti dificuldade pois algumas fotos ficam muito boas. As que quero um ar dramático ficam show. Porém os problemas com luz também são grandes. Como perder a suavidade da foto e "aumentar" o tamanho dos defeitos de pele.

O flash direto sem modificador sempre cria uma luz dura, devido ao pequeno tamanho relativo da fonte de luz. Além disso, quanto mais lateral o flash ficar, mais vai ressaltar os "defeitos" da pele. Então tem que sempre balancear as duas coisas.


Pelo que vi. Flash direto, fora da câmera, ficaria melhor com modificador. Mas colocar modificador no flash em eventos... alguém tem uma dica?

Muito complicado. Pra ser um modificador que faça diferença em distâncias um pouco maiores, tem que ser algo grande, e aí fica complicado usar em eventos. Chama muita atenção e atrapalha a circulação dos convidados. Mais difícil ainda é se você usa o flash num tripé, sem algum assistente. Eu uso sem nada mesmo, e daí dou uma suavizada na pós se precisar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2018, 13:57:28
Existem modificadores desenvolvidos para usar em flash ambulante ...
Eu uso um mini rebatedor desse, Marcio.. Gosto bastante..
Tem um lado prateado e outro branco. Acopla em qualquer flash, com um velcro... Uso na maioria das vezes com flash em cima da câmera em 45º com ele acoplado... Só flash de preenchimento.. Tento fotometrar com perda de no máximo em 1 ponto.
Sei que existem até softbox pra acoplar nos speedlights, mas nunca testei esse. Não sei se ele não atrapalha pelo volume..  :ponder:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2018, 14:12:15
Eu uso um mini rebatedor desse, Marcio.. Gosto bastante..
Tem um lado prateado e outro branco. Acopla em qualquer flash, com um velcro... Uso na maioria das vezes com flash em cima da câmera em 45º com ele acoplado... Só flash de preenchimento.. Tento fotometrar com perda de no máximo em 1 ponto.
Sei que existem até softbox pra acoplar nos speedlights, mas nunca testei esse. Não sei se ele não atrapalha pelo volume..  :ponder:

Eu nunca usei essas mini-sofitbox mas eu sei que tem de varios tamanhos tambem.

O rebatedor que eu uso eh esse:



isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2018, 14:28:17
bom.. cheguei a conclusão que em eventos.. é rebater mesmo.. rsrs kkkk

se não tiver onde rebater iso alto, usar uma lente com angulo mais fechado e jogar flash no vento rsrs


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2018, 15:14:37


Fotografos no YouTube so querem saber de receber like e seguidores. Ja nos aqui no forum queremos ovos de pascoa. Nao esqueca.

Sugiro cuidado com esses ovos de Páscoa que o pessoal tá mandando pelo correio:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2018/03/22/interna_brasil,746070/grupo-e-preso-por-vender-ovos-de-pascoa-com-maconha.shtml
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com