Autor Tópico: Fechar as lentes para f4 em eventos a noite... e ai?  (Lida 15499 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2018, 15:59:23
bom.. cheguei a conclusão que em eventos.. é rebater mesmo.. rsrs kkkk

se não tiver onde rebater iso alto, usar uma lente com angulo mais fechado e jogar flash no vento rsrs

Ou usa assistente com flash remoto, fica beeeem legal :D
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2018, 16:23:38
Sugiro cuidado com esses ovos de Páscoa que o pessoal tá mandando pelo correio:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2018/03/22/interna_brasil,746070/grupo-e-preso-por-vender-ovos-de-pascoa-com-maconha.shtml


Obrigado por avisar...


isadoraferreira, Para mim sem maconha.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 26 de Março de 2018, 20:15:27
Ou usa assistente com flash remoto, fica beeeem legal :D

Gosto dessa luz com assistente, mas uso Led


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 28 de Março de 2018, 20:45:08
Discordo completamente que flash usado na camera da fotos com cara de flash nessa situacao. Principalmente pq usar o flash na camera nao significa necessariamente usar o flash direto nas pessoas fotografadas, mas sim usando rebatedor na cabeca do flash. Fotos com cara de flash eh uso impreciso da luz na foto. Usar o flash com precisao eh outra historia. E o controle da luz do fash pela lente ajuda muito.

Essas fotos foi feita com flash na camera, sem ser rebatido no teto mas sim sendo rebatido em um rebatedor acoplado ao flash. As vezes tambem semi-direto e semi rebatido.



A luz ambiente ate era mais forte, mas eu deixei mais escura para destacar a luz do flash como luz principal, e nao como mera luz de preenchimento.

Você discorda e posta uma foto com iso1600 e abertura em 1.8, não entendi nada agora....

Você fez nessa foto exatamente o que eu disse, não matou a luz ambiente.

Agora tira essa mesma foto em iso 100 e f/8 e me mostra que não tem cara de flash.
« Última modificação: 28 de Março de 2018, 20:46:06 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #34 Online: 28 de Março de 2018, 20:53:47
Você discorda e posta uma foto com iso1600 e abertura em 1.8, não entendi nada agora....

Você fez nessa foto exatamente o que eu disse, não matou a luz ambiente.

Agora tira essa mesma foto em iso 100 e f/8 e me mostra que não tem cara de flash.

Boa noite meu amigo.

Encontrei alguns problemas no uso do flash em eventos.

Se eu uso flash com isso baixo, aberturas otimizadas e flash rebatido terei uma interferência muito grande do flash na luz ambiente.

Sr eu uso flash dedicado, pontual, fora da câmera, sem ser rebatido, crio um luz dura e problemas de pele e sombras que às vezes prejudica a foto.

Se uso uso alto e aberturas grandes terei uma queda na qualidade da foto e problemas de foco. Ficando mais fácil errar o foco.

Certo?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 28 de Março de 2018, 20:59:53
Gosto de fazer completamente diferente, flash no modo manual, rebatido e um teste no ambiente antes, com um flashmeter. Anote a abertura que o flashmeter informou e use esta abertura para a distância na qual o teste foi feito.
Normalmente uso ISO 400-800 mas meu flash é beeeem potente. Flash em modo TTL quebra o galho mas é fácil dar errado tembém.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 28 de Março de 2018, 21:05:55
Boa noite meu amigo.

Encontrei alguns problemas no uso do flash em eventos.

Se eu uso flash com isso baixo, aberturas otimizadas e flash rebatido terei uma interferência muito grande do flash na luz ambiente.

Sr eu uso flash dedicado, pontual, fora da câmera, sem ser rebatido, crio um luz dura e problemas de pele e sombras que às vezes prejudica a foto.

Se uso uso alto e aberturas grandes terei uma queda na qualidade da foto e problemas de foco. Ficando mais fácil errar o foco.

Certo?

O que você chama de interferência?

Luz dura fora da câmera não é problema nenhum, recomendo olhar o trabalho de Frankie Costa.

Desapegue que iso alto é sinônimo de qualidade ruim. Foto bem exposta não tem muito ruido aparente.


Minha primeira tentativa de flash fora da camera em casamento.
AD200 numa sombrinha no altar, apontada 45 graus para o corredor.
Iso 1600, abertura 2.8 numa 50mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #37 Online: 29 de Março de 2018, 05:19:13
Você discorda e posta uma foto com iso1600 e abertura em 1.8, não entendi nada agora....

Você fez nessa foto exatamente o que eu disse, não matou a luz ambiente.

Agora tira essa mesma foto em iso 100 e f/8 e me mostra que não tem cara de flash.

Ta no EXIF? Eu jurava que a foto foi em ISO entre 400 e 600 e abertura maior. Qual camera esta dizendo no EXIF? Se foi a D70s ela nunca sairia tao limpa em ISO 1600. E eu nao costumo usar ISO alto flash. Estou estranhando.

ISO 1600 com a camera que fez essa foto da esse ruido:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 29 de Março de 2018, 06:16:45
Boa noite meu amigo.

Encontrei alguns problemas no uso do flash em eventos.

Se eu uso flash com isso baixo, aberturas otimizadas e flash rebatido terei uma interferência muito grande do flash na luz ambiente.

Sr eu uso flash dedicado, pontual, fora da câmera, sem ser rebatido, crio um luz dura e problemas de pele e sombras que às vezes prejudica a foto.

Se uso uso alto e aberturas grandes terei uma queda na qualidade da foto e problemas de foco. Ficando mais fácil errar o foco.

Certo?

O que seria uma abertura otimizada?
Se o flash esta interferiando muit na luz ambiente vc diminui a potencia do flash e diminui a velocidade do obturador (para ter mais luz ambiente na foto).

Uma regra basica para quando se vai fazer fotos que mistura luz ambiente com luz artificial, eh primeiro fazer a leitura da luz ambiente e ajustar a velocidade do obturador para a intensidade de luz ambiente desejada na foto. Tendo essa primeira leitura pronta, vc entao faz a leitura do flash ajustando a potencia do flash e abertura da lente de acordo com a intencidade de luz de flash desejada na foto.

O AFShalders falou que antes do enento comecar ele faz a leitura da luz e testes. Isso que ele faz eh a licao de casa que todo fotografo de evento deve (ou pelo menos deveria) fazer antes de comecar a fotografar o evento em questao. E essa regra basica eh a que costuma ser aplicada normalmente.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 02 de Abril de 2018, 11:39:55
Ou usa assistente com flash remoto, fica beeeem legal :D

É a forma que eu mais gosto de fotografar. Desde que a luz não fique muito de lado, não vejo esse problema todo de sombras.
Sobre a luz ser dura, é algo que eu pessoalmente gosto.
Mas necessita de um bom dialogo com o assistente, e principalmente que seja esperto. Um assistente sonso vai matar suas fotos.



augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #40 Online: 02 de Abril de 2018, 14:04:46
Não é meu principal nicho de mercado, adiantando aqui. Por algum tempo trabalhei com um grande site de eventos da minha região e tive a oportunidade de experimentar algumas coisas e aprender com o dono. E digo que apesar do receio que até eu mesmo tenho hoje em dia na fotografia de eventos primeira coisa é velocidades baixas , claro que há ressalvas, mas geralmente trabalho abaixo de 1/60. Quanto a abertura acredito que vai um pouco da composição e elementos que podem vir a atrapalhar no fundo, aberturas máximas geralmente tende a uma perca de considerável que não é possível recuperar depois, principalmente com mais de um elemento na imagem. Resumindo o que funciona pra mim: ISO altos (acima 2500...) velocidades baixas, aberturas um pouco acima do máximo suportado pela lente, claro, que em fotos de grupo e etc que exigem maior dof temos que compensar.. Flash rebatido. Experimentei softbox e flash fora da sapata, mas não achei práticos para alta agilidade exigida em eventos.

Seguem algumas fotos dos resultados que obtenho seguindo isso

Sent from my LG-H870 using Tapatalk



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Abril de 2018, 14:24:01
É a forma que eu mais gosto de fotografar. Desde que a luz não fique muito de lado, não vejo esse problema todo de sombras.
Sobre a luz ser dura, é algo que eu pessoalmente gosto.
Mas necessita de um bom dialogo com o assistente, e principalmente que seja esperto. Um assistente sonso vai matar suas fotos.

Exato.

Luz dura não é um problema, apenas uma característica que pode ser desejada ou não. Eu acho que luz dura até combina mais com um ambiente com luz baixa, típico de eventos noturnos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 02 de Abril de 2018, 15:59:44
É a forma que eu mais gosto de fotografar. Desde que a luz não fique muito de lado, não vejo esse problema todo de sombras.
Sobre a luz ser dura, é algo que eu pessoalmente gosto.
Mas necessita de um bom dialogo com o assistente, e principalmente que seja esperto. Um assistente sonso vai matar suas fotos.

Gosto entre a luz lateral e o contra luz, quando tem luz de video sempre tento aproveitar.
Assistente é complicado, precisa achar um que pense como fotografo rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 03 de Abril de 2018, 07:11:48
É a forma que eu mais gosto de fotografar. Desde que a luz não fique muito de lado, não vejo esse problema todo de sombras.
Sobre a luz ser dura, é algo que eu pessoalmente gosto.
Luz dura fora da câmera não é problema nenhum, recomendo olhar o trabalho de Frankie Costa.

Contra luz dura de fato fica bonito. Mas eu nao acho que eh a luz que a OP se referia.

Em resumo, nao tem luz ruim, nao tem ISO ruim, nao tem DOF ruim. Tudo de pende de como se usa cada luz e demais caracteristicas.


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #44 Online: 06 de Abril de 2018, 13:00:12
Bom dia.

Fiz vários testes e acho que minha fotografia vai melhorar muito depois dessas análises que tive.

Nos testes a noite e com pouca luz que fiz, vale muito a pena usar usar a melhor abertura da lente combinada com iso otimizado da câmera. Exemplo seria f4 na 50mm 1.8 com iso 100 200 400 e até 800 das crops populares. Mas ainda nessa lente e usando uma crop. Seria interessante iso 400 e f2.8 na mesma lente. Em ff a coisa pode variar, pois da pra subir ainda mais o iso com extrema qualidade. 5d mark 2 iso 1600 e a mesma lente em f4 é o bixo.

Tudo isso acompanhado de flash rebatido em algumas ocasiões em 45º, 90º ou luz de led, led rebatido...

Ou seja. Depende da ocasião e do resultado que você quer chegar. Entender da luz e saber os pontos fortes e fracos do seu equipamento é necessário pra atingir a máxima performance.

Tenho certeza que nos meus próximos trabalhos vou conseguir um nível muito bom de qualidade. Pois o que estou em mente é que a minha configuração e forma de usar a luz vai depender da situação.
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 13:06:55 por isadoraferreira »