Autor Tópico: Fechar as lentes para f4 em eventos a noite... e ai?  (Lida 15506 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 06 de Abril de 2018, 13:47:29
O brabo é conseguir usar ISO400/800 em ambientes internos e manter uma velocidade decente (80~160 no mínimo dos casos) usando f/4 em ainda mais em cameras cropadas. Eu na minha 5D uso 1600 f/2.8~4 e a velocidade fica no limite...o flash entra pra dar um complemento de luz. Exceto lugares onde a iluminação é fera...ai da pra relaxar e clicar sem medo. Mas isso é raro...
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #46 Online: 06 de Abril de 2018, 13:52:17
O brabo é conseguir usar ISO400/800 em ambientes internos e manter uma velocidade decente (80~160 no mínimo dos casos) usando f/4 em ainda mais em cameras cropadas. Eu na minha 5D uso 1600 f/2.8~4 e a velocidade fica no limite...o flash entra pra dar um complemento de luz. Exceto lugares onde a iluminação é fera...ai da pra relaxar e clicar sem medo. Mas isso é raro...

Flash fora da câmera. rsrs Eu uso os dois crop e ff


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #47 Online: 06 de Abril de 2018, 15:55:44
Bom dia.

Fiz vários testes e acho que minha fotografia vai melhorar muito depois dessas análises que tive.

Nos testes a noite e com pouca luz que fiz, vale muito a pena usar usar a melhor abertura da lente combinada com iso otimizado da câmera. Exemplo seria f4 na 50mm 1.8 com iso 100 200 400 e até 800 das crops populares. Mas ainda nessa lente e usando uma crop. Seria interessante iso 400 e f2.8 na mesma lente. Em ff a coisa pode variar, pois da pra subir ainda mais o iso com extrema qualidade. 5d mark 2 iso 1600 e a mesma lente em f4 é o bixo.

Tudo isso acompanhado de flash rebatido em algumas ocasiões em 45º, 90º ou luz de led, led rebatido...

Ou seja. Depende da ocasião e do resultado que você quer chegar. Entender da luz e saber os pontos fortes e fracos do seu equipamento é necessário pra atingir a máxima performance.

Tenho certeza que nos meus próximos trabalhos vou conseguir um nível muito bom de qualidade. Pois o que estou em mente é que a minha configuração e forma de usar a luz vai depender da situação.

Vey um OP como esse, iniciando e terminando o topico do desse jeito, deixa ate meus olhos humidos.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 06 de Abril de 2018, 18:32:33
Vey um OP como esse, iniciando e terminando o topico do desse jeito, deixa ate meus olhos humidos.

Rsrs, tem razão!!!  :clap:


Depende da ocasião e do resultado que você quer chegar. Entender da luz e saber os pontos fortes e fracos do seu equipamento é necessário pra atingir a máxima performance.

Pois o que estou em mente é que a minha configuração e forma de usar a luz vai depender da situação.

Nessas duas frases você resumiu basicamente tudo. Sempre vai depender da situação e do resultado que quer chegar. Não existe uma fórmula pronta, não existe só um jeito certo.  :ok:


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #49 Online: 14 de Abril de 2018, 12:33:15
Fiz um casamento 0800 e aproveitei pra por prova de algumas coisas que falamos.

Oportunidade pra usar a lente 18-55 rsrs  :D Sim usei a lente 18-55 porque quis  :)  :snack:

Vale ressaltar que uso ff e outras lentes mais caras.. só pra ninguém falar nada.. mas como era gratuito.. aproveitei.

Só me arrependo de ter jogado muita luz. Preconceito porque eu estava com a lente do kit. Pensei em jogar muita, muita luz e estourei o vestido em alguns momentos.
Fotografei em JPG mesmo e tem um pouco de cada momento pra vocês verem.


[/url]IMG_9970[/img]
[/url]IMG_9965[/img]
[/url]IMG_9901[/img]
[/url]IMG_9887[/img]
[/url]IMG_0031[/img]
[/url]IMG_0028[/img]
« Última modificação: 14 de Abril de 2018, 12:34:23 por isadoraferreira »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Abril de 2018, 14:25:41
Massa, luz rebatida em cima da camera ou fora dela? Ficou bem legal.
Mesmo tendo uma FF volta e meia faço alguns trabalhinhos coma 40D, ela dá ótimas fotos, mesmo com uma 18-55. :clap:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Abril de 2018, 16:03:25
Passando só para elogiar o tópico, ou melhor, o desenvolvimento do tema, com a constante participação da autora e, agora, ao final, mostrando as fotos. Raro isso nos tópicos que vejo por aqui, isso quando o autor "não some"... rs.
Parabéns a todos pois foi uma ótima aula!
Eu fico grato.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #52 Online: 14 de Abril de 2018, 20:48:00
Ficaram ótimas as fotos..
A luz ficou muito boa mesmo!
Parabéns...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #53 Online: 15 de Abril de 2018, 09:01:34
Eu já não gostei da luz, achei "chapada e lavada", mas como ela mesmo percebeu isso, então está valendo. E o efeito panda (resultado de luz rebatida no teto) ficou forte nos olhos da noiva, isso é algo que temos que prestar atenção, a maquiagem escura nos olhos evidenciam muito isso.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #54 Online: 15 de Abril de 2018, 09:10:57
E o efeito panda (resultado de luz rebatida no teto) ficou forte nos olhos da noiva, isso é algo que temos que prestar atenção, a maquiagem escura nos olhos evidenciam muito isso.
Acho que tá mais por culpa da maquiagem que da luz, Dellano.. Até por que os outros fotografados tem isso bem pouco evidente.
Eu achei a luz legal... Acho que passou um pouco da conta no ISO.. O ruído ainda tá bem evidente e tirando nitidez em algumas fotos. Mas nada demais também.
Acho que o resultado tá bem bom.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 15 de Abril de 2018, 11:33:05
Oportunidade pra usar a lente 18-55 rsrs  :D Sim usei a lente 18-55 porque quis  :)  :snack:

Usou pq eh pobre e nao tem dinheiro para comprar lente que faz fotos boas.


As fotos do exemplo que postei tambem foram com lente de kit 18-55mm  :ok:


Talvez seja impertinente mencionar aqui, ja que o assunto eh sobre luz e vc nao requisitou nenhuma critica a mais. Mas mesmo assim acho que vale muito a pena aproveitar e mencionar isso: Preste atencao no angulo que vc esta fazendo os retratos e tente trabalhar isso tambem. Fotografar de baixo para cima transmite enaltecimento da pessoa, ja de cima para baixo transmite vulnerabilidade (dizendo de forma generalizada).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 15 de Abril de 2018, 11:41:28
E o efeito panda (resultado de luz rebatida no teto) ficou forte nos olhos da noiva, ...

Eu nao vejo esse forte efeito panda que vc esta mencionando. So maquiagem msmo.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #57 Online: 15 de Abril de 2018, 13:12:58
Luz chapada e lavada?!  :ponder: :ponder:
Será que só eu tô vendo a luz lateral com sombras no lado oposto em TODAS (exceção à moça com plaquinha que está quase nula) as fotos?
E tbm não vi olhos de panda, apenas a maquiagem da noiva!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #58 Online: 15 de Abril de 2018, 13:43:59
Luz chapada e lavada?!  :ponder: :ponder:
Será que só eu tô vendo a luz lateral com sombras no lado oposto em TODAS (exceção à moça com plaquinha que está quase nula) as fotos?
E tbm não vi olhos de panda, apenas a maquiagem da noiva!


É que não tem textura. Principalmente na pele.

Teve um amigo meu que comprou a Sigma art por causa do contraste, nitidez da lente que era incrível. Outro dia vi ele reclamar que o rosto das pessoas tinham muitas espinhas, que dava muito trabalho pra editar e também que elas queriam ter um pele bonita nas fotos.

Perguntei:
- Então você gosta do que a sua lente antiga fazia. Uma foto com nitidez adequada para eventos sociais?
- É. Parece que sim.

Eu coloco 60 de nitidez e 0 de claridade no lightroom. Suficiente pra me gerar um trabalho adequado para eventos sociais e facilitar meu fluxo de trabalho.

Quando a gente trabalha com modelos, catálogos, moda etc. Acho que sim. Devemos procurar a máxima qualidade e nitidez. Mas pra eventos não vejo como diferencial.
« Última modificação: 15 de Abril de 2018, 13:47:12 por isadoraferreira »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #59 Online: 15 de Abril de 2018, 14:45:26
É que não tem textura. Principalmente na pele.

Teve um amigo meu que comprou a Sigma art por causa do contraste, nitidez da lente que era incrível. Outro dia vi ele reclamar que o rosto das pessoas tinham muitas espinhas, que dava muito trabalho pra editar e também que elas queriam ter um pele bonita nas fotos.

Perguntei:
- Então você gosta do que a sua lente antiga fazia. Uma foto com nitidez adequada para eventos sociais?
- É. Parece que sim.

Eu coloco 60 de nitidez e 0 de claridade no lightroom. Suficiente pra me gerar um trabalho adequado para eventos sociais e facilitar meu fluxo de trabalho.

Quando a gente trabalha com modelos, catálogos, moda etc. Acho que sim. Devemos procurar a máxima qualidade e nitidez. Mas pra eventos não vejo como diferencial.

Tá... Mas aí não é problema da luz, e sim da lente!
No seu caso, se jogou o flash direto de cima da câmera havia outra luz mais forte do que o seu flash pois as sombras existem vindas de luz lateral...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm