Autor Tópico: PROBLEMAS DE FOCO - CANON 80D + CANON 17-55 F2.8 USM  (Lida 3251 vezes)

gustavonappi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Março de 2018, 13:51:20
Pessoal, tudo bem?

Espero que alguém possa me dar alguma informação.
Recentemente vendi uma Canon 17-55mm f2.8 USM que usava em uma 60D. Lente muito bem conservada, nunca bateu, caiu ou algo do tipo. Tudo funcionando perfeitamente, foco cravado, super nítidas as imagens. Testei antes de enviar lente só por garantia.
A pessoa que comprou, recebeu a lente e 5 dias depois me disse que o foco estava com problemas. O fato que acontece é o seguinte:
Ele usa uma 80D e diz que sempre que faz fotos em sequência de 2, 3 fotos (aquelas pra garantir que a pessoa não piscou, hehe), sem que o(a) modelo tenha se movimentado, uma das fotos (não necessariamente a primeira) fica em foco e as outras ficam "levemente" fora de foco.
Segundo ele, ele está usando velocidade em torno de 1/125 abertura em f3.5 ... f4.0...

Não tenho ideia do que possa ser uma vez que na 60D estava funcionando perfeitamente, inclusive nessas situações mencionadas.  :ponder: :ponder: :ponder: :ponder: :ponder:
CANON 6D + CANON 60D + EF 24-70mm f2.8L II USM + Sigma 150mm f2.8 APO HSM MACRO + Sigma 70-200mm f2.8 APO HSM OS + EF 50mm f1.8 + Rokinon 8mm FishEye + Yongnuo YN568EX + Yongnuo YN565EX.


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2018, 14:08:00
Uso essa cominação 90% do tempo. Recomenda ele fazer microajuste, eu apanhei um pouco até fazer.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 25 de Março de 2018, 23:19:23
Uso essa cominação 90% do tempo. Recomenda ele fazer microajuste, eu apanhei um pouco até fazer.

Também recomendo... me parece que o problema está mais com o fotógrafo do que com o equipamento. Qualquer coisa manda pra ele algum tutorial de como fazer o ajuste fino de foco. Fazer o ajuste com a lente da Canon deve resolver o problema.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2018, 09:31:02
Cara.. Tive que fazer microajuste de foco pra TODAS as minhas lentes na 80D. Algumas chegando ao limite da câmera...
Não sei o que a Canon fez na 80D que dá isso...  :doh:


jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2018, 16:30:55
Tô de olho há algum tempo nessa lente e não me lembro de ter ouvido falar sobre o problema de foco dela...

Isso seria algum problema crônico da objetiva, ou seria da câmera???


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #5 Online: 26 de Março de 2018, 16:54:29
Tô de olho há algum tempo nessa lente e não me lembro de ter ouvido falar sobre o problema de foco dela...

Isso seria algum problema crônico da objetiva, ou seria da câmera???
Cara eu tenho esse set e pesquisei muito antes de comprar ambos, o que eu vejo na maioria dos casos é a necessidade de um micro-ajuste (foi o meu caso), mas nunca ouvi falar de problema cronico. Não tenho do que reclamar dessa combinação.


jaspereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #6 Online: 26 de Março de 2018, 17:05:09
Cara eu tenho esse set e pesquisei muito antes de comprar ambos, o que eu vejo na maioria dos casos é a necessidade de um micro-ajuste (foi o meu caso), mas nunca ouvi falar de problema cronico. Não tenho do que reclamar dessa combinação.

Mas e em caso de câmeras que não têm micro-ajuste, como é que fica???


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Março de 2018, 13:48:43
Mas e em caso de câmeras que não têm micro-ajuste, como é que fica???
Não fica... Ou melhor. Fica fora de foco.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #8 Online: 27 de Março de 2018, 14:13:43
Não fica... Ou melhor. Fica fora de foco.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Mas eu não acho que a 17-55 tenha problema cronico de foco, as vezes acho que a 80d é meio sensível demais pq já vi galera usando com outros modelos sem problemas e na net a maioria dos relatos são em relação a essa combinação, vi gente falando que acha que acontece por ser um projeito já meio antigo e a 80d muito recente, mas  ai já é especulação.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2018, 22:29:07
Mas eu não acho que a 17-55 tenha problema cronico de foco, as vezes acho que a 80d é meio sensível demais pq já vi galera usando com outros modelos sem problemas e na net a maioria dos relatos são em relação a essa combinação, vi gente falando que acha que acontece por ser um projeito já meio antigo e a 80d muito recente, mas  ai já é especulação.

Cara não procede, a 80D é simplesmente uma das melhores DSLR com sensor APS do mercado. A lente 17-55 2.8 é uma lente com qualidade incrível e foco preciso.

Precisa fazer ajuste fino de foco e reinicializar as configurações de fábrica da câmera. Isso já deve resolver o problema. 


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2018, 17:38:23
Cara não procede, a 80D é simplesmente uma das melhores DSLR com sensor APS do mercado. A lente 17-55 2.8 é uma lente com qualidade incrível e foco preciso.

Precisa fazer ajuste fino de foco e reinicializar as configurações de fábrica da câmera. Isso já deve resolver o problema.
Acho que me expressei mal, tenho a 80d e a 17-55 2.8 e concordo plenamente, por sinal uso essa dupla 90% do tempo. E o ajuste que fiz foi mínimo, só por capricho mesmo. Estava dizendo nos casos de câmera sem a função de ajuste, da 17-55 nao ser uma lente com problema crônico de foco.
« Última modificação: 01 de Abril de 2018, 17:39:48 por Vitaao »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2018, 21:10:19
Acho que me expressei mal, tenho a 80d e a 17-55 2.8 e concordo plenamente, por sinal uso essa dupla 90% do tempo. E o ajuste que fiz foi mínimo, só por capricho mesmo. Estava dizendo nos casos de câmera sem a função de ajuste, da 17-55 nao ser uma lente com problema crônico de foco.

Ah sim é isso, então em câmeras de entrada, normalmente não há o micro-ajuste de foco. Mas sendo lentes da própria fabricante, raramente se precisa usar essa opção.