Autor Tópico: Vc pergunta aos demais fotografos quais cameras eles usam?  (Lida 7498 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Março de 2018, 07:38:34
Eu comprei um fone de ouvido mês passado, e também testei eles na loja. Mas não testei a qualidade do som (a qual eu não faço a menor idéia de como avaliar) mas sim o conforto e a robustez do fone. Aliás, a maioria dos displays para testar os fones não estavam funcionando, você apertava o botão e não saia nenhum som.

Sim, acho que fotógrafos em grande parte não compram por status, marca ou moda -- claro que existem excessões, só ver a quantidade de câmera com visual retrô lançadas recentemente pela Olympus e Fuji. Mas a grande maioria dos fotógrafos amadores que compram equipamento estão comprando desempenho, performance, fuderência, ISO mais limpo, lente com menos aberração, corpo mais selado que a geração anterior, autofoco 0,00005 segundos mais veloz. Só ver a quantidade de nego babando na nitidez da nova lente Sigma lançada mês passado, ou no nível baixo de ruído da nova Sony e toda essa encheção de linguiça técnica que em nada tem a ver com fotografia.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Março de 2018, 08:10:40
Ayrton Senna era obcecado pelo melhor carro. Fez de tudo pra ir pra McLaren no final do anos 80 e quando a Williams apresentou aquele carro de 92/93, Senna tb fez de tudo para poder ir pra equipe em 94. No entanto, fez milagres com a Lotus e a Toleman e foi considerado um gênio.

Gostar de equipamentos não lhe torna medíocre e ignora-los não lhe torna um gênio. Não há problema nenhum em gostar de conversar sobre equipamentos. O problema é quando esse eh o unico ponto que consegue-se conversar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Março de 2018, 09:01:49
Eu acho isso normal. Estamos em um fórum de fotografia. Em um fórum de audio hifi as pessoas perguntam dobre especificações de DAC, impedância de fone, etc., em um fórum de pescaria perguntam sobre detalhes técnicos de molinetes. Em um grupo de autorama as perguntas são sobre rolamentos, aceleradores, motores, etc. O que acontece é que algumas atividades são mais populares.

Minha mãe olha minha câmera e fala, "nossa, que bonita, bem parecida com a outra que você tinha...". Jamais perguntaria quantos pontos de latitude ela tem.

« Última modificação: 26 de Março de 2018, 09:02:36 por Claudio Rombauer »


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2018, 11:01:18
Acho que isso é uma coisa natural do ser humano, nas minhas épocas de guitarrista o que mais se via era que fulano usava guitarra x, captador y, amp z e por ai vai (até lembro das tretas de digital x valvulado ser semelhante a de crop x FF). Acho que parte disso se dá pq na cabeça da galera é mais fácil se aproximar do equipamento de profissional x do que da técnica/conhecimento, achando que isso vai trazer resultados semelhantes (o que em parte é verdade, pra se aproximar do equipamento só precisa de $$). Se soltar uma rebel com lente do kit na mão de um cara foda e equipamento infinito na mão de um qualquer, tem 99% de chance das fotos do primeiro serem melhores e mais interessantes. Por outro lado é extremamente valido debater sobre as ferramentas de trabalho, mas os papos são diferentes do primeiro caso que citei.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2018, 11:25:42
Essas pessoas não compram fones de ouvido caros por conta da qualidade. Mesma coisa de quem compra produto Apple 2x mais caro que os concorrentes; eles não estão procurando qualidade.

Exatamente. Pelo menos aqui no Brasil não, é puro status, vaidade, ostentação, assim como muitos que gastam rios de dinheiro pra brincar de fotografia com os equipamentos mais caros, lentes rápidas que usarão uma vez por ano.
O dinheiro é deles e cada um faz o que quer, essa não é a questão, a questão é vc se iludir achando que está garantido só por conta dessas engenhocas, ou ainda, achar que isso é o mais importante na sua vida de fotógrafo.



Acho que isso é uma coisa natural do ser humano, nas minhas épocas de guitarrista o que mais se via era que fulano usava guitarra x, captador y, amp z e por ai vai (até lembro das tretas de digital x valvulado ser semelhante a de crop x FF). Acho que parte disso se dá pq na cabeça da galera é mais fácil se aproximar do equipamento de profissional x do que da técnica/conhecimento, achando que isso vai trazer resultados semelhantes (o que em parte é verdade, pra se aproximar do equipamento só precisa de $$). Se soltar uma rebel com lente do kit na mão de um cara foda e equipamento infinito na mão de um qualquer, tem 99% de chance das fotos do primeiro serem melhores e mais interessantes. Por outro lado é extremamente valido debater sobre as ferramentas de trabalho, mas os papos são diferentes do primeiro caso que citei.

Claro, conhecer, entender, saber o que se tem disponível no mercado, quais foram as evoluções que ocorreram, principalmente, saber o que o seu equipamento é capaz ou não de fazer, ou aquele equipamento em que vc pretende investir dinheiro, tudo isso é importante, na verdade esse conhecimento deve estar enraizado para que vc possa focar na questão técnica e/ou artística da coisa.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #20 Online: 26 de Março de 2018, 11:41:48
E na volta para casa eu fiquei pensando, todo mundo usa phone de ouvido hoje em dia, todo mundo gosta de ouvir musica, todo mundo supostamente gosta de qualidade, mas eu nunca na vida ouvi duas pessoas perguntando uma a outra qual o phone de ouvido a outra usa/tem. Nem mesmo as pessoas que conheco quegostam de falar de qualidade tecnica de som e bom equipamento de som.

Se você conviver com DJs vai ouvir muito sobre comparativos de fones de ouvido, cada área com suas ferramentas.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2018, 12:21:54
Eu comprei um fone de ouvido mês passado, e também testei eles na loja. Mas não testei a qualidade do som (a qual eu não faço a menor idéia de como avaliar) mas sim o conforto e a robustez do fone. Aliás, a maioria dos displays para testar os fones não estavam funcionando, você apertava o botão e não saia nenhum som.

Sim, acho que fotógrafos em grande parte não compram por status, marca ou moda -- claro que existem excessões, só ver a quantidade de câmera com visual retrô lançadas recentemente pela Olympus e Fuji. Mas a grande maioria dos fotógrafos amadores que compram equipamento estão comprando desempenho, performance, fuderência, ISO mais limpo, lente com menos aberração, corpo mais selado que a geração anterior, autofoco 0,00005 segundos mais veloz. Só ver a quantidade de nego babando na nitidez da nova lente Sigma lançada mês passado, ou no nível baixo de ruído da nova Sony e toda essa encheção de linguiça técnica que em nada tem a ver com fotografia.

As lojas aqui os fones tem musica tocando sem parar, nao precisa apetar botao, e vc pode plugar no seu celular e ouvir musica ou o que quiser no fone para testar.

E as pessoas vai ouvindo o som de cada, para ver qual qualidade preferem, precisao que distingue melhor o som de cada instrumento, graves mais robustos, isolamento de som externo, etc. E nas caixas costumam vir com as informacoes tecnicasque vc pode comparar os fones.

Eu nao sei quem vc esta chamando de fotografo, mas em geral, o que eu vejo, sao pessoas comprando cameras pq confiam mais na marca, ou pq tem mais MP, ou pq tem mais escala de ISO, o que contam mais como statos de que a camera eh "potente" e "moderna" do que qualidade. Ou como falava um vendedor na loja que eu frequentava, as clientes querem comprar o corpo mais caro e "potente" mas a lente mais barata.

E a venda de cameras SLR e ate mesmo menores nao tem diminuido com o aumento da qualidade das cameras dos celulares?

Independente do que as pessoas compram, seja qualidade ou moda, ainda nao vejo o motivo das pessoas ficarem perguntando umas as outras qual camera elas tem/usam quando descobrem que a outra eh fotografa. Acho que eh mais pertinente e faz mais sentido perguntar o que o outro gosta de fotografar e pq, como comecou, quais sao os projetos atuais, etc, e as historias dentro dessas perguntas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2018, 12:24:43
Se você conviver com DJs vai ouvir muito sobre comparativos de fones de ouvido, cada área com suas ferramentas.

Como eu disse antes, eu nao me referia as conversas sobre ferramentas, mas sim as pessoas que falam: "oh.. vc eh fotografo? Que camera vc usa?"

Eu nao convivo com DJs mas com musicos. Embora ha muita conversa sobre equipamentos eles nao peguntam e nem sao perguntados quais fones e demais equipamentos eles possuem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2018, 12:25:42
Ayrton Senna era obcecado pelo melhor carro. Fez de tudo pra ir pra McLaren no final do anos 80 e quando a Williams apresentou aquele carro de 92/93, Senna tb fez de tudo para poder ir pra equipe em 94. No entanto, fez milagres com a Lotus e a Toleman e foi considerado um gênio.

Gostar de equipamentos não lhe torna medíocre e ignora-los não lhe torna um gênio. Não há problema nenhum em gostar de conversar sobre equipamentos. O problema é quando esse eh o unico ponto que consegue-se conversar.

??????????

Eu nao disse nada sobre gostar de falar de equipamento.

Eu to vendo que tem muita gente aqui que nao entendeu do que eu estou falando, por mais que eu acredite ter escrito de forma muito clara.

Nao sei se eu escrevo tao mal assim ou se a galera que le muito mal.  :hysterical:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2018, 12:31:02
Acredito que o objetivo do Márcio era provocar uma reflexão. .. entendi que ele aponta um paradoxo dentro da própria classe... enquanto reclamamos de forma geral quando leigos elogiam o equipamento e desmerecem o fotógrafo com frases: "Ah também com essa câmera,  até eu"; " Nossa olha a pele, essa câmera é excelente"; " você tirou essa foto com uma câmera profissional?".... muitas vezes fazemos o mesmo e nem percebemos. .. na Galeria ou no Corredor isso é recorrente... a primeira pergunta... "Que lente usou" "Qual câmera " "Qual o Exif"... e por aí vai...
Eu fiz muito isso no início... Depois de um bom tempo discutindo detalhes de equipamentos, perdi o interesse por fotografar... Há 3 anos resolvi rever minhas fotos...sou amador... filtre no LR por ISO,  lente, câmera,  abertura...etc... foi um exercício excelente para mim.... me dei conta do que fotografo com  frequência,  da ausência absoluta de diferença no meu fazer fotográfico desde a minha primeira até a minha última câmera. .. vi ainda como a minha fotografia é comum e pouco original e que no final ela importa pouco para os outros ou para o mundo... mas continua sendo muito importante para mim... revela minha vida, família,  viagens, crescimento dos filhos. .. etc...
Depois disso... me libertei estou há 3 anos com o mesmo equipamento - câmera e 3 lentes fixas...
Fotógrafo muito toda semana, redescobri o prazer em me concentrar em ver o mundo através da lente, o equipamento como um meio... um instrumento...

« Última modificação: 26 de Março de 2018, 12:31:45 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2018, 12:47:02
??????????

Eu nao disse nada sobre gostar de falar de equipamento.

É, o tópico foi guinando pra esse lado, mas eu entendi que o ponto não é gostar ou não de falar sobre equipamento. Isso eu gosto muito de fazer, acho que boa parte do pessoal gosta.

O ponto que eu entendi era essa coisa de a primeira pergunta que vêm à cabeça é qual câmera/lente a pessoa usou pra fazer tal foto...


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2018, 13:00:53
O mais engraçado é que com os avanços cada vez mais é menos importante o equipamento com o qual a foto foi feita.... Já há muito tempo ultrapassamos uma barreira de qualidade de imagem, dificil encontrar equipamento ruim, as marcas se aproximam,  os formatos cada vez mais próximos,  celular entrando na história  e por aí vai...
O paradoxo está aí para nos afrontar... Se a qualidade das câmeras é boa o suficiente há algum tem para 99% das aplicações,  se as lentes são igualmente Boas o suficiente, se na maioria das vezes veremos as imagens em telas de até 6 " ou iremos imprimir em até 20x30... o porque da pergunta, mesmo entre nós "Qual a câmera usou para esta foto, qual a lente?" É como se o observador estivesse visualizando algo naquela imagem que não poderia ter sido obtido com o seu equipamento, como se fosse necessário algum equipamento específico,  não acessível a todos,  etc....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2018, 13:46:14
É, o tópico foi guinando pra esse lado, mas eu entendi que o ponto não é gostar ou não de falar sobre equipamento. Isso eu gosto muito de fazer, acho que boa parte do pessoal gosta.

O ponto que eu entendi era essa coisa de a primeira pergunta que vêm à cabeça é qual câmera/lente a pessoa usou pra fazer tal foto...

Exato.
Eu vi que vc tinha entendido desde o inicio, no seu primeiro post.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2018, 13:58:44
O mais engraçado é que com os avanços cada vez mais é menos importante o equipamento com o qual a foto foi feita.... Já há muito tempo ultrapassamos uma barreira de qualidade de imagem, dificil encontrar equipamento ruim, as marcas se aproximam,  os formatos cada vez mais próximos,  celular entrando na história  e por aí vai...
O paradoxo está aí para nos afrontar... Se a qualidade das câmeras é boa o suficiente há algum tem para 99% das aplicações,  se as lentes são igualmente Boas o suficiente, se na maioria das vezes veremos as imagens em telas de até 6 " ou iremos imprimir em até 20x30... o porque da pergunta, mesmo entre nós "Qual a câmera usou para esta foto, qual a lente?" É como se o observador estivesse visualizando algo naquela imagem que não poderia ter sido obtido com o seu equipamento, como se fosse necessário algum equipamento específico,  não acessível a todos,  etc....

Correto.

Mesmo essa questao da tendencia dos tons mais esverdiados da Nikon e margentados da Canon, sao frequentemente anulados ou emulados na pos edicao.

Mas as vezes, vc acaba de conhecer alguem, a pessoa nem mesmo viu qualquer foto sua, mas so por saber que vc gista de fotografar ou eh fotografo, ja pergunta qual a camera vc usa. E quando alguem me pergunta isso eu fico pensando do pq do interesse em saber qual a camera eu tenho.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2018, 14:02:14
Eu nunca pergunto.. Mas espio... Hahahaha
Eu prefiro perguntar com o que o sujeito trabalha se tem outros projetos, etc...
Mas acho normal o questionamento.
Como o Humberto falou anteriormente.. Parece uma dúvida de que está começando... Tipo um anseio de "chegar nesse nível", como se isso dependesse do equipamento.  :ponder: