Autor Tópico: Vc pergunta aos demais fotografos quais cameras eles usam?  (Lida 7485 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2018, 14:45:12
O ponto é que falar de equipamento é simples, é rápido, é um assunto trivial pra um início de conversa, pra puxar papo, tipo falar do tempo. Você não vai abordar um músico e começar a falar sobre técnicas de rearmonização, você vira e pergunta "que ano é esse bass aí, velho?", ou outra bobagem qualquer. É um assunto seguro, principalmente para quem não tem muitas décadas na fotografia.

Mas é chato mesmo ficar conversando sobre ISO, DR, e outras bobagens que nada interferem em um processo fotográfico sério. Não é algo com que caras como Sebastião Salgado se preocupem, em geral é coisa de quem sabe pouco.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2018, 15:51:20
Pra ser bem sincero, quando eu vejo alguma imagem que me chama a atenção, com algum aspecto realmente f*d*, tipo um momento quase inacreditável, uma luz inusitada, um efeito de longa exposição com congelamento junto ( ou não ), enfim, algo que me faz perguntar - como o cara fez essa foto? - eu me preocupo muito mais em entender sobre o tratamento aplicado, se houve fusão de exposições diferêntes, de DOFs diferêntes, se houve preenchimento com flash, ou se foi utilizada alguma luz artificial junto, ou ainda, qual velocidade...isso para mim tem mais relevância para o resultado do que a camera em si, salvo algumas lentes específicas que tbm podem entregar algumas exclusividades.

A fotografia se tornou algo tão além de uma apertada de obturador que vc precisa entender bem se aquilo que está vendo é uma joia ou uma b*sta. E embora para muitos leigos qualquer coisa esdrúxula possa ser considerada incrível, se vc souber separar o joio do trigo vai perceber como tem porcaria sendo produzida, e em todos os casos, bons e ruins, a maioria das pessoas acham que o diferencial é o equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 26 de Março de 2018, 16:26:40
O ponto é que falar de equipamento é simples, é rápido, é um assunto trivial pra um início de conversa, pra puxar papo, tipo falar do tempo. Você não vai abordar um músico e começar a falar sobre técnicas de rearmonização, você vira e pergunta "que ano é esse bass aí, velho?", ou outra bobagem qualquer. É um assunto seguro, principalmente para quem não tem muitas décadas na fotografia.

Mas é chato mesmo ficar conversando sobre ISO, DR, e outras bobagens que nada interferem em um processo fotográfico sério. Não é algo com que caras como Sebastião Salgado se preocupem, em geral é coisa de quem sabe pouco.

Eh uma interessante perspectiva.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 26 de Março de 2018, 16:32:46
Pra ser bem sincero, quando eu vejo alguma imagem que me chama a atenção, com algum aspecto realmente f*d*, tipo um momento quase inacreditável, uma luz inusitada, um efeito de longa exposição com congelamento junto ( ou não ), enfim, algo que me faz perguntar - como o cara fez essa foto? - eu me preocupo muito mais em entender sobre o tratamento aplicado, se houve fusão de exposições diferêntes, de DOFs diferêntes, se houve preenchimento com flash, ou se foi utilizada alguma luz artificial junto, ou ainda, qual velocidade...isso para mim tem mais relevância para o resultado do que a camera em si, salvo algumas lentes específicas que tbm podem entregar algumas exclusividades.

A fotografia se tornou algo tão além de uma apertada de obturador que vc precisa entender bem se aquilo que está vendo é uma joia ou uma b*sta. E embora para muitos leigos qualquer coisa esdrúxula possa ser considerada incrível, se vc souber separar o joio do trigo vai perceber como tem porcaria sendo produzida, e em todos os casos, bons e ruins, a maioria das pessoas acham que o diferencial é o equipa mento.

Masquando a pessoa nem viu minhas fotos e jachega perguntando qual eh a minha camera, eu as veyes sinto que estao usando o equipamento para avaliar o quanto serio, profissional, dedicado, etc eu sou. Pq as veyes no lugar de perguntar "qual camera", perguntam "vc tem aquelas cameras grandes" (se referindo a cameras 35mm como a Nikon D4 por exemplo), como se considerassem essas cameras "grandes" profissionais e indiretamente estarem peguntado se sou profissinal.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #34 Online: 26 de Março de 2018, 19:52:44
Masquando a pessoa nem viu minhas fotos e jachega perguntando qual eh a minha camera, eu as veyes sinto que estao usando o equipamento para avaliar o quanto serio, profissional, dedicado, etc eu sou. Pq as veyes no lugar de perguntar "qual camera", perguntam "vc tem aquelas cameras grandes" (se referindo a cameras 35mm como a Nikon D4 por exemplo), como se considerassem essas cameras "grandes" profissionais e indiretamente estarem peguntado se sou profissinal.

Sim. Certamente se vc faz, gosta ou trabalha com fotografia as pessoas irão perguntar se vc tem um equipamento grande, profissional.

É a forma de constatar a sua profissionalidade.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Março de 2018, 08:53:29
Pra ser bem sincero, quando eu vejo alguma imagem que me chama a atenção, com algum aspecto realmente f*d*, tipo um momento quase inacreditável, uma luz inusitada, um efeito de longa exposição com congelamento junto ( ou não ), enfim, algo que me faz perguntar - como o cara fez essa foto? - eu me preocupo muito mais em entender sobre o tratamento aplicado, se houve fusão de exposições diferêntes, de DOFs diferêntes, se houve preenchimento com flash, ou se foi utilizada alguma luz artificial junto, ou ainda, qual velocidade...isso para mim tem mais relevância para o resultado do que a camera em si, salvo algumas lentes específicas que tbm podem entregar algumas exclusividades.

Falar sobre o processo de execução de uma foto é um aspecto em que equipamento usado é só a ponta do iceberg. Esquemas de luz é o que tem mais me interessado hoje. Mas isso é algo que dá pra se criar até um fluxo de complexidade e amplitude de assunto.

Equipamentos < Técnica e Execução < Linguagem e expressão fotográfica e artística


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 27 de Março de 2018, 09:18:31
Falar sobre o processo de execução de uma foto é um aspecto em que equipamento usado é só a ponta do iceberg. Esquemas de luz é o que tem mais me interessado hoje. Mas isso é algo que dá pra se criar até um fluxo de complexidade e amplitude de assunto.

Equipamentos < Técnica e Execução < Linguagem e expressão fotográfica e artística

Se me permite, vou dar uma complementada:

Equipamentos < Técnica e Execução < Linguagem e expressão fotográfica e artística < Momento

 ;)


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #37 Online: 27 de Março de 2018, 09:31:11
Sou músico profissional há anos e o papo sobre equipamento reina. Muitas vezes, quando não estou tocando e vou assistir a alguma banda, fico de olho em tudo que é é pedal e amplificador que o baixista e guitarrista estão usando, ao mesmo tempo em que estou prestando atenção à qualidade musical da banda.

E no intervalo, quando vou trocar ideia com o guitarrista/baixista da banda, geralmente chego, "e aí, cara, que sonzeira, tu toca muito. E esse Marshall com essa 4x12? Que timbre. O que vc tá usando de drives aí? Ah, vc usa esse delay 'assim' também?" E etc. É natural.

Natural e relativo, aliás. Tem fotos em que eu simplesmente só quero saber qual equipamento foi usado. Somente isso. Acontece mais em fotos comuns.
Em outras fotos, geralmente fotos impressionantes, o que menos me importa é o equipamento. Dan Hecho, por exemplo, eu tenho um pouco de curiosidade em saber o que ele usa, sim, mas tenho muito mais interesse em saber como é o processo dele, como ele faz aquilo, tenho interesse em ler/ouvir o que ele tem a dizer sobre fotografia, qual a concepção artística dele, o que ele estudou, suas influências, sua vida.



RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Março de 2018, 12:27:44
É engraçado porque esse tipo de pergunta, seja em relação à câmera ou em relação ao processo significa que queremos fazer igual. Acho que isso é bem natural no início, enquanto tentamos entender como a fotografia funciona. Mas se nos mantemos nisso de querer entender para copiar podemos ter duas consequências: uma é ficar eternamente arremedando outros fotógrafos; a segunda é ter cada vez mais dificuldade em ver as fotos, já que estamos sempre preocupamos com o método.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Março de 2018, 12:51:46
É engraçado porque esse tipo de pergunta, seja em relação à câmera ou em relação ao processo significa que queremos fazer igual. Acho que isso é bem natural no início, enquanto tentamos entender como a fotografia funciona. Mas se nos mantemos nisso de querer entender para copiar podemos ter duas consequências: uma é ficar eternamente arremedando outros fotógrafos; a segunda é ter cada vez mais dificuldade em ver as fotos, já que estamos sempre preocupamos com o método.

Deaculpa discordar de vc, mas comportamentos imitativos são essenciais em qualquer processo de aprendizagem, isso em qualquer idade.
Já que houve analogia com a música,  qualquer pessoa que aprende a tocar um instrumento, aprende fazendo covers e tentando copiar a técnica dos outros.  Um guitarrista iniciante aprende técnicas como ligados, palhetada alternada, sweep picking, tapping, dentre outras, executando músicas dos ídolos.  Apenas depois eh que pega tudo aquilo que aprendeu e tenta usar pra criar  suas próprias músicas.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Março de 2018, 15:18:51
Deaculpa discordar de vc, mas comportamentos imitativos são essenciais em qualquer processo de aprendizagem, isso em qualquer idade.
Já que houve analogia com a música,  qualquer pessoa que aprende a tocar um instrumento, aprende fazendo covers e tentando copiar a técnica dos outros.  Um guitarrista iniciante aprende técnicas como ligados, palhetada alternada, sweep picking, tapping, dentre outras, executando músicas dos ídolos.  Apenas depois eh que pega tudo aquilo que aprendeu e tenta usar pra criar  suas próprias músicas.

Eu fiz essa ressalva em relação ao início, com certeza a imitação é necessária.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Março de 2018, 15:30:43
Se me permite, vou dar uma complementada:

Equipamentos < Técnica e Execução < Linguagem e expressão fotográfica e artística < Momento

 ;)

Momento, na minha concepção,  está dentro de linguagem e expressão,  uma vez que é exatamente o momento registrado a sua mensagem, o resto eh apenas "como expressar o momento da melhor forma possível". Mas a separação eh extremamente válida tb.

Eu fiz essa ressalva em relação ao início, com certeza a imitação é necessária.

Verdade. Falha minha.
 :assobi:

De qualquer forma, por mais experientes que sejamos, sempre temos o que aprender com os outros
« Última modificação: 27 de Março de 2018, 15:42:21 por Rafa_Meira »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #42 Online: 27 de Março de 2018, 16:07:51
É engraçado porque esse tipo de pergunta, seja em relação à câmera ou em relação ao processo significa que queremos fazer igual. Acho que isso é bem natural no início, enquanto tentamos entender como a fotografia funciona. Mas se nos mantemos nisso de querer entender para copiar podemos ter duas consequências: uma é ficar eternamente arremedando outros fotógrafos; a segunda é ter cada vez mais dificuldade em ver as fotos, já que estamos sempre preocupamos com o método.

Claro, e complementando, sobre querer entender como se alcançou determinado resultado, vejo que é crucial para conhecer, saber das possibilidades, do funcionamento, para mais tarde aplicar esse conhecimento nas suas próprias experiências e ideias, adaptando-os.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Março de 2018, 20:10:49
Em relação à pergunta inicial, eu pergunto sim. Se não pergunto tento descobrir.
É por pura curiosidade.  :D
E quando descubro que aquelas fotos que gostei tanto vem de um equipamento simples ou mediano, e não foram feitas com as lentes mais caras que existem, eu admiro mais ainda as imagens e o autor. Foi o cérebro e a criatividade dele que fizeram a diferença.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AEROMAU

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #44 Online: 31 de Março de 2018, 07:17:53
O que você perguntaria ao conhecer Sebastião Salgado ?

https://youtu.be/alNAl20rNdI :snack: