Autor Tópico: Primeira foto com DSLR e foi noturna  (Lida 2000 vezes)

Marcell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 27 de Março de 2018, 20:12:27
Boa noite pessoal. Semana passada recebi a minha Canon T6i, é a primeira máquina "de verdade" que tenho. Sempre tive uma sony daquelas comuns, pequenas, toda automática ou celular. Com o S7 e depois S8, comecei a brincar com o modo PRO e ver uma boa melhora nas fotos. Ai resolvi partir para algo mais sério e ter fotos com uma qualidade melhor e mais opções. Logo vem o filho, ei já fica para fazer todos os registros.

Bom, esta é a primeira foto noturna que tiro, recebi a câmera da quinta e já bati esta foto na sexta. Como ainda não tenho tripé, utilizei o muro para apoiar a câmera e tirar esta foto.

As configurações foram: f/5.6, ISO-100, 20seg e formato RAW. Após isto, fiz um trabalho no Lightroom (primeira vez que utilizo o programa e esta foi a primeira foto)

Foto Noturna by Marcell M2L, on Flickr

Opiniões são bem vindas, boas ou ruins, a vontade.

Eu particularmente achei que os prédios ficaram azulados por caixa da máscara degradê no céu mas como o computador em que processei tem configurações limitadas, não fiquei removendo a máscara nos prédios para acertar isto manualmente.
Iniciante na fotografia como hobby
Canon T6i | Lente do Kit 18-55mm | 55-250mm
https://www.flickr.com/photos/163609123@N02/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Março de 2018, 20:28:26
está muito boa para uma primeira foto, mas para melhorar ainda mais sugiro que ao tirar a foto:

1. após apoiar no muro ou no tripé, desligue o estabilizador da lente;
2. foque com modo automático, mas imediatamente após focar, coloque a câmera com foco manual;
3. utilize o timer da sua foto para disparar.

Porque isso tudo ? Porque qualquer tremidinha ou qualquer entendimento da máquina que precisa refazer o foco faz com que sua foto não fique tão nítida quanto poderia e dessa forma você garante isso.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Março de 2018, 20:47:11
Também gostei bastante para uma primeira foto!

Apenas complementando as dicas do Carlos, se a sua máquina também tiver a opção para usar um first curtain electronic shutter, você deve habilita-la. Isso serve para reduzir os efeitos vibratórios que podem ser produzidos pelo próprio obturador ao se fechar, e ajuda a garantir a máxima nitidez possível.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Marcell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2018, 21:07:45
1. após apoiar no muro ou no tripé, desligue o estabilizador da lente;
2. foque com modo automático, mas imediatamente após focar, coloque a câmera com foco manual;
3. utilize o timer da sua foto para disparar.

Porque isso tudo ? Porque qualquer tremidinha ou qualquer entendimento da máquina que precisa refazer o foco faz com que sua foto não fique tão nítida quanto poderia e dessa forma você garante isso.
Obrigado Carlos.
Então, as 3 colocações eu "aprendi na teoria" depois que tirei a foto, após muitos vídeos e leitura do manual da máquina, vi estes detalhes e também entendi como utilizar o controle sem fio que veio com a câmera. Formas de fazer o foco manualmente utilizando o zoom digital para confirmar. Não tive como refazer a foto pois não parou de chover a noite aqui então está tudo na cabeça ainda rsrs.

Também gostei bastante para uma primeira foto!

Apenas complementando as dicas do Carlos, se a sua máquina também tiver a opção para usar um first curtain electronic shutter, você deve habilita-la. Isso serve para reduzir os efeitos vibratórios que podem ser produzidos pelo próprio obturador ao se fechar, e ajuda a garantir a máxima nitidez possível.

Obrigado Davi.

Este first curtain seria o bloqueio do espelho? Para justamente evitar a vibração dele para ter a máxima nitidez? Este eu vi mas não tentei. Tentei fazer uma foto com 3 exposições diferentes para tentar criar um HDR mas ai o bloqueio de espelho fica inativo pelo que vi, mas não tentei fazer com apenas 1 disparo para uma longa exposição.

O tripé ainda me faz falta para tal, pois para nivelar a câmera utilizei o cordão da máquina e isto fica propício a vibrações pelo vento já que não é firme, infelizmente.

Na questão enquadramento, cores, contraste, sombras há algo que possa ser melhorado?
Iniciante na fotografia como hobby
Canon T6i | Lente do Kit 18-55mm | 55-250mm
https://www.flickr.com/photos/163609123@N02/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2018, 21:16:43
Obrigado Carlos.
Então, as 3 colocações eu "aprendi na teoria" depois que tirei a foto, após muitos vídeos e leitura do manual da máquina, vi estes detalhes e também entendi como utilizar o controle sem fio que veio com a câmera. Formas de fazer o foco manualmente utilizando o zoom digital para confirmar. Não tive como refazer a foto pois não parou de chover a noite aqui então está tudo na cabeça ainda rsrs.

Obrigado Davi.

Este first curtain seria o bloqueio do espelho? Para justamente evitar a vibração dele para ter a máxima nitidez? Este eu vi mas não tentei. Tentei fazer uma foto com 3 exposições diferentes para tentar criar um HDR mas ai o bloqueio de espelho fica inativo pelo que vi, mas não tentei fazer com apenas 1 disparo para uma longa exposição.

O tripé ainda me faz falta para tal, pois para nivelar a câmera utilizei o cordão da máquina e isto fica propício a vibrações pelo vento já que não é firme, infelizmente.

Na questão enquadramento, cores, contraste, sombras há algo que possa ser melhorado?
Não, o bloqueio do espelho é outra coisa que também pode ser feito pra melhorar a nitidez (evita o mirror slap).
O electronic first curtain é a utilização do obturador eletrônico (sem impacto) ao invés de mecânico para fechar apenas a primeira cortina da exposição.

Obs.: A exposição é obtida em dois tempos, através da primeira e segunda cortinas. Quando se utiliza o obturador mecânico nas duas, aumenta a chance de introduzir vibrações na foto, pois o impacto é maior.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Marcell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 27 de Março de 2018, 21:48:40
Não, o bloqueio do espelho é outra coisa que também pode ser feito pra melhorar a nitidez (evita o mirror slap).
O electronic first curtain é a utilização do obturador eletrônico (sem impacto) ao invés de mecânico para fechar apenas a primeira cortina da exposição.

A única opção que eu achei similar a isto seria o disparo silencioso.  Seria isto? Pesquisando achei que a T6i tem esta função sim e vi duas fotos batidas uma com e uma sem esta função ativa, a diferença é muito grande mas não achei com este nome em específico.
Iniciante na fotografia como hobby
Canon T6i | Lente do Kit 18-55mm | 55-250mm
https://www.flickr.com/photos/163609123@N02/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 27 de Março de 2018, 22:51:52
A única opção que eu achei similar a isto seria o disparo silencioso.  Seria isto? Pesquisando achei que a T6i tem esta função sim e vi duas fotos batidas uma com e uma sem esta função ativa, a diferença é muito grande mas não achei com este nome em específico.
Não é a mesma coisa não. No disparo silencioso as duas cortinas são eletrônicas. Isso gera zero vibração, mas pode introduzir artefatos como rolling shutter, banding e outros, além de reduzir o dynamic range em algumas câmeras. Então nem sempre é um bom negócio utilizá-lo.

Talvez a sua câmera não tenha esse recurso do first curtain. Aí eu não sei dizer. Acho que é interessante vc dar uma estudada melhor no seu manual e nessas particularidades. Com certeza vc vai progredir rápido.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Marcell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2018, 09:09:03
Não é a mesma coisa não. No disparo silencioso as duas cortinas são eletrônicas. Isso gera zero vibração, mas pode introduzir artefatos como rolling shutter, banding e outros, além de reduzir o dynamic range em algumas câmeras. Então nem sempre é um bom negócio utilizá-lo.

Talvez a sua câmera não tenha esse recurso do first curtain. Aí eu não sei dizer. Acho que é interessante vc dar uma estudada melhor no seu manual e nessas particularidades. Com certeza vc vai progredir rápido.

Então, o manual não fala absolutamente nada disto e na internet muitos comentam a mesma coisa, não há citação no manual da Canon.

Achei este link, (dentre vários), que falam a mesma coisa, http://krebsmicro.com/Canon_EFSC/, inclusive com uma resposta da própria Canon sobre o assunto.

>>1 All Canon "live-view" implementations since the 40D (this includes the following...40D, Redebl XSi/450D, Rebel SX/1000D, 50D, 5DII, Rebel T1i/500D, and the new 7D) have the "eletronic first shutter curtain" feature. <<

Resposta da Canon em 2009 - Yes, that's accurate. The feature is user-selectable with the 40D, 50D, 5D Mark II and 7D. It is on by default with the 450D, 500D and 1000D and cannot be desabled.


Se bem eu entendi, o live-view já ativa o EFSC e não há como desabilitar no caso da T6i.

Está interessante isso, muito obrigado por enquanto.
Iniciante na fotografia como hobby
Canon T6i | Lente do Kit 18-55mm | 55-250mm
https://www.flickr.com/photos/163609123@N02/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 28 de Março de 2018, 13:21:55
Olá Marcell, eu tbm achei bem legal principalmente por ser a primeira noturna.

Lendo o seu pequeno relato até me deu saudades dos tempos em que eu tbm usava muros para estabilizar a camera, era divertido e a cada descoberta uma alegria.

Além das dicas citadas, eu diria que a sua foto, para o meu gosto, ficou um pouco escura, algumas partes com preto puro ( ou quase puro, aparentemente ), de modo que vc poderia, creio, ter aberto ainda mais o diafragma ou mesmo ter deixado 30 segundos de exposição ( e não 20s ), uma vez que nesse tipo de foto podemos esticar um pouco mais, desde que claro, não se estoure demais as altas luzes e se perca muita informação.

( ou ) Ainda, sobre a foto executada como está, vc poderia, via software, ter aberto um pouco mais as sombras e/ou diminuido o preto para revelar mais as informações nas partes escuras, eliminando a impressão de preto puro.

Continue assim!


Marcell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 29 de Março de 2018, 15:04:59
Olá Marcell, eu tbm achei bem legal principalmente por ser a primeira noturna.

Lendo o seu pequeno relato até me deu saudades dos tempos em que eu tbm usava muros para estabilizar a camera, era divertido e a cada descoberta uma alegria.

Além das dicas citadas, eu diria que a sua foto, para o meu gosto, ficou um pouco escura, algumas partes com preto puro ( ou quase puro, aparentemente ), de modo que vc poderia, creio, ter aberto ainda mais o diafragma ou mesmo ter deixado 30 segundos de exposição ( e não 20s ), uma vez que nesse tipo de foto podemos esticar um pouco mais, desde que claro, não se estoure demais as altas luzes e se perca muita informação.

( ou ) Ainda, sobre a foto executada como está, vc poderia, via software, ter aberto um pouco mais as sombras e/ou diminuido o preto para revelar mais as informações nas partes escuras, eliminando a impressão de preto puro.

Continue assim!

Obrigado Raphael,

Realmente, cada descoberta é uma alegria.

Na verdade, a foto original é mais clara mas com menor contraste.

Hoje, uma semana depois, descobri novas formas de fazer foto noturna de longa exposição (mas ainda não testei) que seria o blend / bracketing de fotos, assim usando cada elemento chave de cada foto. Ou até mesmo, horários diferentes, mas ai preciso do tripé.

Como foi a primeira foto que pós-processo também, optei por deixar o preto mais preto, mais próximo do que é a realidade naquele momento, mas vendo outras fotos, deixar ela mais clara nos escuros para ter mais informação como tu comentou fica melhor mesmo, deixar as luzes estreladas também ficaria mais bonito eu acho.

Obrigado pelas dicas.
Iniciante na fotografia como hobby
Canon T6i | Lente do Kit 18-55mm | 55-250mm
https://www.flickr.com/photos/163609123@N02/