Autor Tópico: Money rules (textão, aos preguiçosos, coragem!)  (Lida 8079 vezes)

Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Online: 28 de Março de 2018, 01:19:50
Muitos aqui, acham que minha imaginação é fértil, fico lisonjeado, mesmo, hoje, compartilharei com vocês uma história, que relata o poder das elites, e o que fazem para distorcer a realidade a seu favor.

Levo minha filha a uma escola, no qual, o quarteirão ao lado, abriga uma outra, mais cara, onde é frequentada pela "elite", ali, estudam muitos abastados, e incrivelmente, em sua maioria, cometem no trânsito local, infrações diversas, desde obstruir a visão dos outros motoristas e até parar em lugar de cadeirantes, com a simples desculpa: "É para descarregar (mercadoria?) meus filhos...", " É rapidinho"!, para isso, param em fila dupla, em cima de faixas, no meio fio, só faltam entrar na sala de aula com o veículo, a razão disso? Bem, a maior de todas, o egoismo, seguido daquela preguiça lazarenta, de andar 1 ou 3 quarteirões, que no local, tem muito lugar para estacionar e é super tranquilo.

Esses cidadãos ( para não dizer fsdp), não tem noção, ou walking and shit, para a integridade física dos demais, ali, trânsitam crianças de 3 a 14 anos, e sabemos que crianças, são imprevisíveis...
Cansado de ver essa situação, acionei ( diversas vezes) a polícia, para que mandasse a caneta nesse povo, se eu que tenho hérnia de disco (que carrego meu filho pequeno, a mochila de ambos) e conduzo minha filha, ando três quarteirões, por que as dondocas com roupa fitness não podem?

A polícia sempre vem e aí, todos se comprtam direitinho, quando vão embora, tudo ocorre outra vez, nada demais até ai, mas, sempre existe um "belo dia".

Neste dia, a policia estava lá, quando apareceu um "bonitão", com sua truck, parou em local proibido, diante dos "cops", descarregou sua cria, e ao voltar, ficou furioso, por receber uma multa, o distinto, mandou o dedo na cara do policial e disse o seguinte:
_ Vocês deveriam prender bandido, tem mais o que fazer não? O policial, muito puto, lhe deu a multa, o "cavalheiro", a rasgou e completou: Sou dono de um jornal, farei uma matéria sobre vocês, verão o que é bom.

Ninguém, além de mim, foi lá e discutiu com o cidadão, que me ignorou, e me disse apenas que eu não sabia com quem estava falando, aquela velha máxima de sempre.

Educadamente o mandei a PQP, e disse que preferia não saber quem era, pois pessoas assim, melhor nem saber o nome, no dia seguinte, ele cumpriu o prometido:
Segue a matéria ae https://oregional.com.br/cidades/pm-protege-escola-de-elite-e-deixa-outras-instituicoes-sem-fiscalizacao/#comment-1599

Fiz um comentário, claro, está aguardando moderação até hoje...
Que foi esse:

"Matéria tendenciosa, em momento algum fala que os pais de alunos desrespeitam as normas de trânsito, param em fila dupla, em locais proibídos, causam um caos no local, e impedem o direito de ir e vir de muitos motoristas e pedestres, sem contar que colocam em risco a integridade física de quem transita a pé ou de carro, por pura preguiça e egoismo, há vários locais para estacionar próximo as escolas, entre 1 e 3 quarteirões de distância, estacionam inclusive em vagas de cadeirantes, devemos priorizar as faixas de desembarque para idosos, pessoas com crianças de colo e problemas de locomoção, mas acima da lei, está a cidadania e o bom senso, que infelizmente não acontece e é por este motivo que a polícia foi solicitada.
Irônico é que essas escolas são frequentadas por alunos para receber instrução, cujo alguns pais parecem ignorar bom senso e a educação."



E o pior, é essa maioria, que paga caro por educação, explora a massa, e se acham donos do mundo, está aí, uma pequena prova de como funciona o sistema, e são esses cabaços, que muitas vezes controlam o mercado...

Se tem a ver com fotografia? Sim, a foto foi tirada justo quando a policia passava em cima da faixa, para manipular a situação, como se a polícia estivesse cometendo uma infração".
Se em uma situação cotidiana agem assim, imagine só em algo mais extremo?

Entendem por quê sou encrenqueiro? É essa conivência que faz o mundo perfeito para este povo, que deveria dar o exemplo, por terem acesso a educação, mas, sabemos que isso é uma utopia.



« Última modificação: 28 de Março de 2018, 01:28:38 por Macrolook »
Comida é arte.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2018, 05:12:05
Entendo os motivos pelos quais você é encrenqueiro, conforme você explicou. Mas não consigo concordar com as suas atitudes de bater de frente, dar lição de moral, discutir, entrar em conflito. Tipo, você não está mudando nada no mundo, e talvez até acabe fazendo as pessoas confrontadas inventarem malabarismos mentais para justificarem continuar as ações erradas mais do que se não tivesse se envolvido (procure a respeito do conceito de "dissonância cognitiva").

O máximo que você alcança com essas atitudes é um sentimento auto-congratulatório de superioridade moral com você mesmo; é como se você estivesse dando um tapinha nas suas próprias costa e dizendo "porra, eu sou muito foda mesmo, estou de parabéns por ser tão melhor que todo mundo". Desnecessário dizer que para os olhos de muitos essa sua cruzada moralista pode acabar soando como falsa beatice.

Eu gosto do conceito de "liderar por exemplo", pois acho que as ações de uma pessoa falam mais alto e com mais clareza do que as palavras. Se as pessoas ainda assim olharem o seu exemplo e decidirem ignorar, não vai ser o seu conflito verbal que vai faze-las mudar de idéia. Eu prefiro fazer as coisas mais certas e moralmente corretas possíveis, e não é meu papel dar lição aos outros. As pessoas que mais me influenciaram positivamente na minha vida foram aquelas que eu observei fazerem a coisa certa silenciosamente e sem terem motivações externas de adulação.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2018, 06:09:50
Cade o textao????

Esse seu comentario no no jornal, que esta sendo esperado eternamente para ser aprovado pelo jornal, vc pode fazer nas midias sociais colocando tags e localizacao da regiao, para que os leitores da regiao encontre, com o link para a materia.

Eu concordo com o Bucephalus em parte. Acho que o exemplo acaba sendo o melhor recado. Mas penso que conversar com as pessoas tambem eh impotante, mas ficar batendo boca acho perca de tempo.

Vc como pai de uma crianca que estuda na escola e membro da comunidade local, pode propor a escola uma campanha, algo que trabalhe de dentro da escola para fora. Conversando primeiro com os pais nas reunioes. Depois distribuindo panfleto na porta da escola quando os pais estao descarregando e carregando seus carros, etc..

Se a escola nao mostrar nenhum interesse vc pode tentar na sub prefeitura. E se ninguem tiver interesse, entao vc tera que viver como a sociedade de forma que as pessoas querem viver. Ou procurar se mudar para um local onde as pessoas sejam mais semelhantes a vc.

E para fnalizar, dinheiro nao eh e nunca foi sinonimo de instrucao e concientizacao. Corelacao nao eh causa.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2018, 12:00:34
O máximo que você alcança com essas atitudes é um sentimento auto-congratulatório de superioridade moral com você mesmo; é como se você estivesse dando um tapinha nas suas próprias costa e dizendo "porra, eu sou muito foda mesmo, estou de parabéns por ser tão melhor que todo mundo". Desnecessário dizer que para os olhos de muitos essa sua cruzada moralista pode acabar soando como falsa beatice.

Eu gosto do conceito de "liderar por exemplo", pois acho que as ações de uma pessoa falam mais alto e com mais clareza do que as palavras.

Agradeço suas considerações, tem uma frase de Tácito que diz: a vingança é um prazer e a gratidão é um peso. Com essa frase posso dizer que, não, não tenho esse sentimento de "sou fodão", ao contrário, muitas vezes penso sou um "trouxa, por que fui me meter nisso outra vez?", entretanto é mais forte que eu, confesso que adoraria ser mais refinado, mais sutil e silencioso, admiro muito quem tem essa habilidade de que com simples atos, conseguem mais resultados que o "barraco", tento ser uma pessoa melhor, e sim, quero algo em troca, quero um lugar melhor para se viver, gente mais educada, cordial, honesta e sensível, mas parece que querer isso é uma utopia, talvez devesse comprar uma ilha, a da fantasia, onde ali, as pessoas ao menos fossem mais "humanas" e não tão egocêntricas e alienadas.
Houve épocas que gostaria de ser silencioso, mas no sentido de ter um rifle de longo alcance...

« Última modificação: 28 de Março de 2018, 12:01:40 por Macrolook »
Comida é arte.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2018, 12:10:48
Cade o textao????

Esse seu comentario no no jornal, que esta sendo esperado eternamente para ser aprovado pelo jornal, vc pode fazer nas midias sociais colocando tags e localizacao da regiao, para que os leitores da regiao encontre, com o link para a materia.

Eu concordo com o Bucephalus em parte. Acho que o exemplo acaba sendo o melhor recado. Mas penso que conversar com as pessoas tambem eh impotante, mas ficar batendo boca acho perca de tempo.

Vc como pai de uma crianca que estuda na escola e membro da comunidade local, pode propor a escola uma campanha, algo que trabalhe de dentro da escola para fora. Conversando primeiro com os pais nas reunioes. Depois distribuindo panfleto na porta da escola quando os pais estao descarregando e carregando seus carros, etc..

Se a escola nao mostrar nenhum interesse vc pode tentar na sub prefeitura. E se ninguem tiver interesse, entao vc tera que viver como a sociedade de forma que as pessoas querem viver. Ou procurar se mudar para um local onde as pessoas sejam mais semelhantes a vc.

E para fnalizar, dinheiro nao eh e nunca foi sinonimo de instrucao e concientizacao. Corelacao nao eh causa.

Dear Croix

Tentamos pela diplomacia, fizemos panfletos, campanhas, e inclusive uma reunião com os pais (mais de 600) adivinhe só, apenas 15 compareceram, a escola, bem, vai pela maioria, quem paga leva, e de verdade, as pessoas querem as coisas prontas, não querem participar, apoiam através de redes sociais, mas na hora de ir, se acovardam.

Mas por que não foram, bem, a maioria não quer apontar o rabo do outro para não ter o seu apontado, acho que estão esperando que "outra" criança seja atropelada, ou que alguma seja mutilada ou morta, pode parecer exagero, mas é bem fácil de acontecer, outra vez.

Lembro de uma cena, na Espanha, Barcelona, estavamos aguardando o sinal, um veículo parou em cima da faixa de pedestres, pessoas sairam dos "bueiros" e começaram a xingar e dar tapas no veículo até que esse retrocedesse, muitos saíram dos veículos e foram falar uma pá de merda para o motorista.

Aqui, as pessoas se borram de medo, se fingem de mortas, vivem nas sombras e são coniventes com essas coisas, e se você falar algo, ainda é visto como o "cusão", o "bonitão barraqueiro" que quer chamar atenção.
Se isso causasse vergonha, ninguém o faria, mas como todo muito apoia com sua conivência ou covardia, seguem acontecendo...

« Última modificação: 28 de Março de 2018, 12:14:05 por Macrolook »
Comida é arte.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2018, 13:21:37
No seu caso, não tem como voltar no passado, mas se vc tivesse filmado o pai marrento discutindo com o policial, a coisa talvez tivesse tomado outro rumo.

Fora isso, me parece que o pai marrento tomou uma multa e talvez tenha mudado de comportamento. Ou não.

Eu sempre tento formas de convencimento mais positiva: ao invés de "polícia pra quem amontoa a porta da escola", eu preferiria pensar em "passe mais tempo com seu filho, ande com ele até a escola". Mas sei que estou de longe e sei que este seu sapato não está no meu pé.


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2018, 13:55:49
No seu caso, não tem como voltar no passado, mas se vc tivesse filmado o pai marrento discutindo com o policial, a coisa talvez tivesse tomado outro rumo.

Fora isso, me parece que o pai marrento tomou uma multa e talvez tenha mudado de comportamento. Ou não.

Eu sempre tento formas de convencimento mais positiva: ao invés de "polícia pra quem amontoa a porta da escola", eu preferiria pensar em "passe mais tempo com seu filho, ande com ele até a escola". Mas sei que estou de longe e sei que este seu sapato não está no meu pé.

Gostaria de ter filmado, porém o celular estava sem energia, seria muito melhor.
O pai marrento não aprendeu, e para piorar, conversei com o policial, que foi sofreu retaliação em seu próprio batalhão por cumprir seu dever, pois o "marrento" é um coronelzinho, que tem muito poder onde vivemos.

As pessoas aqui "descarregam" seus filhos, não tem o pensamento como o seu, de caminhar com o filho, passar tempo juntos, ruim para eles.

Concordo que a diplomacia é sempre o melhor caminho, mas hienas não argumentam, ou atacam ou fogem...
Comida é arte.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2018, 14:49:00
Macro.. tenho uma visão parecida com a tua, pelo modo como narrou a situação.
Porém, eu acredito que isso não está diretamente relacionado com o poder aquisitivo. Só é acentuado por ele.
Não é por que tem menos dinheiro que o sujeito deixa de cometer pequenos delitos quando pensa que "não vai dar em nada" ou que ninguém saberá.
A civilidade e a ética são valores que foram perdidos na nossa sociedade. Isso atinge a todos os níveis sociais. Acho até mais plausível que a falta deles se acentue nas classes sociais mais baixas, pela questão econômica e educacional mais deficitária.
A única diferença é que o cara que tem algum poder se sente mais confiante pra "dar peitaço".
Eu acho que teria somente apoiado os policiais na situação. Talvez tirado um sarrinho do cara.  :hysterical:
Mas acho que apoiar quem busca o bem da comunidade, mesmo que acabe comprando briga com algum "grandão", tem efeito mais positivo no final da história.
Quem tá errado, sabe que está errado. Pagando ou não.

PS.: Ainda em tempo: que diabos tu ainda tá dando acesso e visualizações ao site deste cara? Tira o link aê! Ele ainda vai achar que tá agradando.
« Última modificação: 28 de Março de 2018, 14:52:08 por nandoespinosa »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Março de 2018, 15:33:57
E se ninguem tiver interesse, entao vc tera que viver como a sociedade de forma que as pessoas querem viver. Ou procurar se mudar para um local onde as pessoas sejam mais semelhantes a vc.

Acho que essa é a mais pura verdade, por mais triste e fatalista que seja.

Acredito que as pessoas não podem ter complexo de messias, achando que vão conseguir mudar os hábitos culturais de toda uma sociedade, uma pessoa de cada vez. Alguns hábitos podem ser mudados: lembro que na minha infância as pessoas não usavam cinto de segurança, o número de fumantes era maior e jogar lixo no chão era mais comum do que hoje. Mas outros hábitos como não respeitar o espaço e as regras coletivas é algo patológico na cultura brasileira/latina. Nós temos o princípio da malandragem e do jeitinho enraizados na nossa cultura, e isso não vai mudar tão cedo.

Como você disse, ou você se muda para um lugar onde os outros se comportam de forma similar a você, ou você se habitua a viver junto com um monte de gente porca de espírito.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Março de 2018, 15:39:26
e sim, quero algo em troca, quero um lugar melhor para se viver, gente mais educada, cordial, honesta e sensível, mas parece que querer isso é uma utopia, talvez devesse comprar uma ilha, a da fantasia, onde ali, as pessoas ao menos fossem mais "humanas" e não tão egocêntricas e alienadas.

Conforme o Croix e eu falamos, existe uma solução pra esse problema: se mude para um lugar onde as pessoas se comportam igual a você. Foi isso o que eu fiz. Tava foda de viver no Brasil (ou pelo menos no Rio) pra mim exatamente por esses motivos culturais, se eu continuasse aí eu ia enlouquecer.

Mudar de cidade/país não é uma coisa trivial, e nem todo mundo pode se realocar facilmente, mas aí nesse caso paciência: o que não tem remédio remediado está. Você vai ser obrigado a viver num lugar horrível. E você não vai ser o único com esse problema.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 28 de Março de 2018, 17:40:18
...se mude para um lugar onde as pessoas se comportam igual a você...
Entraremos num papo bem mais filosófico/social agora. Mas acho bem interessante.
A questão aqui é por que os outros povos conseguem viver sob essas regras e condutas e nós não?
Não acho que seja algo relacionado ao lugar (vide o estilo de vida dos uruguaios, por exemplo) tampouco à origem, pois aqui temos muitos descendentes de europeus.
Acho que há, em alguns povos, uma consciência de civilização que fora construída, moldada através dos séculos. Ora, na idade média as cidades europeias eram podres, tinha muita violência. Eles não foram sempre civilizados como hoje.
Eu penso que as guerras e catástrofes tendem a trazer mais à tona essa consciência civil... Sei lá.
Então o pensamento do Macro, de tentar moldar o próximo e fazer as pessoas entenderem que há que se obedecer certas regras para o bem da população não é tão utópica assim.
Só acho que isso só vai acontecer se o poder público for mais ativo. Multando, punindo pequenos delitos... Aos poucos o povo se molda. Mas tem que doer no bolso pra aprenderem.
Você mesmo, Bucephalus, citou o exemplo do cinto de segurança.. Já imaginou se não houvesse multa? Duvido que as pessoas obedecessem. Assim como beber e dirigir. Vai acabar essa palhaçada quando qualquer acidente de um sujeito alcoolizado for considerado tentativa de homicídio.. Se o cara for em cana, aprende.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 28 de Março de 2018, 17:47:01
Dear Croix

Tentamos pela diplomacia, fizemos panfletos, campanhas, e inclusive uma reunião com os pais (mais de 600) adivinhe só, apenas 15 compareceram, a escola, bem, vai pela maioria, quem paga leva, e de verdade, as pessoas querem as coisas prontas, não querem participar, apoiam através de redes sociais, mas na hora de ir, se acovardam.

Mas por que não foram, bem, a maioria não quer apontar o rabo do outro para não ter o seu apontado, acho que estão esperando que "outra" criança seja atropelada, ou que alguma seja mutilada ou morta, pode parecer exagero, mas é bem fácil de acontecer, outra vez.

Lembro de uma cena, na Espanha, Barcelona, estavamos aguardando o sinal, um veículo parou em cima da faixa de pedestres, pessoas sairam dos "bueiros" e começaram a xingar e dar tapas no veículo até que esse retrocedesse, muitos saíram dos veículos e foram falar uma pá de merda para o motorista.

Aqui, as pessoas se borram de medo, se fingem de mortas, vivem nas sombras e são coniventes com essas coisas, e se você falar algo, ainda é visto como o "cusão", o "bonitão barraqueiro" que quer chamar atenção.
Se isso causasse vergonha, ninguém o faria, mas como todo muito apoia com sua conivência ou covardia, seguem acontecendo...

Se eh o que a maioria quer entao na ha muito o que vc possa fazer.
O importante eh que vc tentou. O que eh melhor do que nao ter feito nada.

O que vc pode fazer eh, se algum acidente acontecer, vc mais uma vez lembrar as pessoas de que houve a tentativa de prevenir isso mas a maioria das pessoas nao se interesaram em participar da prevencao. E assim tentar de novo, sugeriando as pessoas "vamos prevenir agora, ou vamos esperar outr acidente acontecer". Algue que mostre que todos sao responsabilizados pelo acidente, por nao terem interesse em prevenir.

E se mesmo assim a maioria nao se interessar. Infelizmente nao ha nada que vc possa fazer. A penas fazer a sua parte individualmente e viver com isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 28 de Março de 2018, 18:25:23
Entraremos num papo bem mais filosófico/social agora. Mas acho bem interessante.
A questão aqui é por que os outros povos conseguem viver sob essas regras e condutas e nós não?
Não acho que seja algo relacionado ao lugar (vide o estilo de vida dos uruguaios, por exemplo) tampouco à origem, pois aqui temos muitos descendentes de europeus.
Acho que há, em alguns povos, uma consciência de civilização que fora construída, moldada através dos séculos. Ora, na idade média as cidades europeias eram podres, tinha muita violência. Eles não foram sempre civilizados como hoje.
Eu penso que as guerras e catástrofes tendem a trazer mais à tona essa consciência civil... Sei lá.
Então o pensamento do Macro, de tentar moldar o próximo e fazer as pessoas entenderem que há que se obedecer certas regras para o bem da população não é tão utópica assim.
Só acho que isso só vai acontecer se o poder público for mais ativo. Multando, punindo pequenos delitos... Aos poucos o povo se molda. Mas tem que doer no bolso pra aprenderem.
Você mesmo, Bucephalus, citou o exemplo do cinto de segurança.. Já imaginou se não houvesse multa? Duvido que as pessoas obedecessem. Assim como beber e dirigir. Vai acabar essa palhaçada quando qualquer acidente de um sujeito alcoolizado for considerado tentativa de homicídio.. Se o cara for em cana, aprende.

Essa questao de ser civilizado parece sem subjetivo. Quando converso com brasileiros, costumo ouvir eles dizerem que Alemaes sao educados e civilizados, mas se vc perguntar nos paises europeus vc vai tender a ouvir o contrario sobre os Alemaes. Essa subjetividade depende do ponto de referencia que se toma.

Alemaes sao extremamente obedientes a autoridades, obedessem sem questionar. Se uma rua de duas faixas deserta (sem nenhum carro passando por horas) tiver o farol vermelho para o pedestre, o pedestre Alemao tende a esperar o farol abrir para ele, nao importa o quanto demore. As vezes o farol ta evidentemente quebrado mas a galera ta la esperando abrir para eles poderem atravessar.

Talvez isso possa ser civilidade mas no caso dos Alemaes eh mais medo de quebrar regras (e desafiar autoridades) do que conciencia e respeito com as pessoas em volta.  As vezes nem sabem pq uma regra existe, mas se eh regra estao seguindo.

Se alemaes fossem mesmo conciente com as pessoas em volta eles nao fumariam em ponto de onibus para respeitar nao fumantes, eles formariam fila para respeitar quem chegou primeiro, eles limpariam o naris para nao ficar o dia inteiro fungando e tossindo catarro no ouvido dos outros, (e colocando o dedo no naris), nao andariam de bicicleta na calcada para respeitar pedestres (ou pelo menos andariam de vagar e tomariam distancia ao passar por um pedestre, para prevenir acidentes), mas na alemanha nem existe a nocao de espaco pessoal em publico, as pessoas bloqueiam passagem, tomam espaco, etc, pq alemao nao tem "awareness" de pessoas em volta, nao dao passagem, nao sao solicitas, nao sao polite, pq tudo isso eh considerado falsidade ou inseguranca. Ser sincera e seguro eh ser individualista e focado em si mesmo. E assim alemaes se acham civilizados e acham Britanicos e Americanos falsos.

Ja Americanos e Britanicos, e muitos vizinhos eurpeus, acham Alemaes rudes.

Na Irlanda as pessoas nao sao muito de seguir regras e nem pequenas leis, nao sao de confiar em autoridades e governo. No entanto, na Irlanda as pessoas formam filas para respeitar quem chega primeiro, sao solicitas ajudando estranhos na rua, sao educadas dando passagem para mostrar consideracao uma pelas outras, tem conciencia das pessoas em volta. Mas se o governo propoem cobrar pela agua, ninguem paga e manda a lei se f****.

Por mais que Irlandese nao sao tanto de respeitarem as leis religiosamente, eu considero Irlandeses muito mais civilizados.

Eu nao gosto de ter que sempre fumar passivamente quando estou no ponto de onibus. Eu odeio ter qe ouvir sinfonia de ranheitos fungando o narias a viagem toda nos obibus e trem, tenho um tremendo nojo. Eu odeio quando quero sair de um local e tem um sujeito estacionado na porta, ou com objetos bloqueando o caminho, como se ali nao fosse lugar de passagem. Mas eu sei tambem que eu nao vou mudar a cultura e mentalidade Alema para atender a minha mentalidade e padrao de civilidade. Eu simplesmente convivo com isso, e faco a minha parte.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Março de 2018, 18:32:58
A questão aqui é por que os outros povos conseguem viver sob essas regras e condutas e nós não?

Não acho que seja algo relacionado ao lugar (vide o estilo de vida dos uruguaios, por exemplo) tampouco à origem, pois aqui temos muitos descendentes de europeus.
Acho que há, em alguns povos, uma consciência de civilização que fora construída, moldada através dos séculos. Ora, na idade média as cidades europeias eram podres, tinha muita violência. Eles não foram sempre civilizados como hoje.
Eu penso que as guerras e catástrofes tendem a trazer mais à tona essa consciência civil... Sei lá.
Então o pensamento do Macro, de tentar moldar o próximo e fazer as pessoas entenderem que há que se obedecer certas regras para o bem da população não é tão utópica assim.

Essa pergunta com certeza nao tem uma resposta simples, de um unico fator. Isso eh uma mistura de habitos culturais, valores, estabilidade social e economica, historia de riqueza/pobreza e mais um monte de outra coisa.

Vou dar um exemplo de um fator que acredito ser importante, mas que pode parecer trivial: apesar da America Latina ter sido fortemente influenciada pelos colonizadores europeus, o que diferencia a gente de boa dos paises desenvolvidos eh que nos tivemos forte influencia de paises europeus catolicos. Paises anglofonos (EUA, Canada, Inglaterra, Australia, Nova Zelandia) tiveram forte influencia protestante.

Esse eh um mapa das maiores populacoes de protestantes no mundo em 1938:



Observe a Europa. Nos dias de hoje, a Europa nao eh toda igual; eh indiscutivel que a Inglaterra, Alemanha e Escandinavia sao economicamente, socialmente e politicamente mais fortes e prosperas que o resto da Europa. A crise de 2008 abalou muito mais fortemente Espanha, Portugual, Italia e Grecia do que a Alemanha e o Reino Unido. Coincidencia (ou nao) essas nacoes mais fortes sao tradicionalmente protestantes. As nacoes que sao historicamente catolicas na Europa sao tambem as mais fracas atualmente.

E foram esses Europeus catolicos que colonizaram a America Latina, e plantaram aqui muitos dos habitos e aspectos culturais catolicos. Ja os europeus protestantes colonizaram paises que hoje sao potencias, como os EUA, Canada, Australia e NZ, e paises que um dia ja foram fortes, como a Africa do Sul. Claro que existem excessoes, tipo ex-colonias inglesas na Africa e Asia que hoje sao paises de terceiro mundo, mas como eu disse a resposta para a questao da diferenca entre povos nao eh unifatorial e simples.


Citar
Só acho que isso só vai acontecer se o poder público for mais ativo. Multando, punindo pequenos delitos... Aos poucos o povo se molda. Mas tem que doer no bolso pra aprenderem.
Você mesmo, Bucephalus, citou o exemplo do cinto de segurança.. Já imaginou se não houvesse multa? Duvido que as pessoas obedecessem. Assim como beber e dirigir. Vai acabar essa palhaçada quando qualquer acidente de um sujeito alcoolizado for considerado tentativa de homicídio.. Se o cara for em cana, aprende.

Concordo que a mudanca pode ser motivada pelas entidades publicas. Porem, o governo eh um reflexo da populacao; um governo soh pode ter as atitudes que se alinham com a media da maioria.

Existe um fenomeno em ciencia politica cujo nome me escapa agora, mas ele descreve como partidos politicos com ideiais radicais normalmente "normalizam" essas ideias para a media do que a populacao/cultura acredita uma vez que alcancam popularidade e poder. Em outras palavras, um partido politico pode ter ideias do tipo "vamos punir quem nao se comporta de forma moralmente correta!" no inicio, mas uma vez que eles ganham popularidade essa missao se dilui para algo menos radical e mais alinhado com a mentalidade do resto da cultura.

Acho que isso eh uma evidencia bem forte pra mostrar o quanto politicos (queira o famoso "cidadao de bem" goste ou nao) sao um reflexo dos valores e cultura da populacao. Existe atualmente no Brasil um habito estranho de externalizar os problemas atuais para "os politicos ladroes". Mano, os politicos do Brasil sao brasileiros, sao um produto da nossa cultura. A galera fala da classe politica como se eles fossem alienigenas; elas sao brasileiros, pensam como eu e voce, e sao produto da nossa cultura que todos nos compartilhamos.

E o exemplo do cinto de seguranca eh somente isso, um exemplo; o cinto de seguranca eh algo tangivel, objetivo, fisico e binario (ou voce usa ou voce nao usa). Os problemas do Brasil sao culturais e historicos, que foram perpetuados atraves de geracoes nao somente nas pessoas mas tambem em nossas instituicoes. E esses problemas sao mais difusos e mais subjetivos do que o exemplo do cinto. Conheco um monte de gente que odeia o "jeitinho brasileiro" mas soh reconhece os exemplos mais obvios desse fenomeno, como por exemplo furar fila. Como eles nao conseguem expandir o conceito para outros cenarios, eles nao os reconhecem em outras ocasioes, e muitas vezes usam o jeitinho repetidas vezes eles mesmos sem se darem conta de que estao fazendo algo que declaram odiar. Eh muito dificil ter consciencia dos nossos proprios habitos culturais. Eu tenho certeza que a minha mente opera boa parte do tempo sob o dominio da mentalidade da cultural brasileira, por mais que conscientemente odeie esses habitos.
« Última modificação: 28 de Março de 2018, 18:46:28 por Bucephalus »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #14 Online: 28 de Março de 2018, 19:29:13
Nossa, é muito bom ver outros pontos de vista, queria que fossem meus vizinhos rs!

Realmente, a cultura é algo que está ou não nas classes, não quis ser generalizar, quando pude sair do Brasil e ver que as coisas funcionam em outros países, você começa a ver que o Brasil tem coisas boas que antes não podia ver e vice-versa, mas culturalmente falando, é como foi citado, somos um país birrento, novo, saido das fraldas e colonizado por um dos mais corruptos da época, Portugal, que pasmem, foi o primeiro país, na guerra das especiarias, a cobrar proteção de si mesmo...

Mas aqui onde vivo, no interior de SP, é como se tivesse retrocedido uns 30 anos no tempo...
Queria agregar, influenciar, compartilhar minha visão, mas não dá, tem coisa, que não basta teorizar, tem que viver pra aprender.

Comida é arte.