Autor Tópico: A Crise Chegou na Fotografia?  (Lida 6335 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 28 de Março de 2018, 11:41:51
Já faz algum tempo que tenho visto algumas boas ofertas de equipamentos passando batido, não só aqui no fórum, mas no ML, no facebook e em outros locais, será que é a crise? Equipamentos que vendiam rápido, agora demoram para vender, e as vezes nem vendem...
Por exemplo esse anúncio de um grupo do face:
Vendo 60D com 18-200mm + 50mm + Bateria + Carregador + Flash Canon 430II + Led CN-160 + Alça Dupla +
Mochila Lowepro +Tripé novinho + Cartão SD 32GB classe 10
Tudo na caixa e nota
São meus equipamentos e preciso do $$
Preciso urgente por motivos pessoais ....R$1200,00

Tem alguns itens bem bacanas vendendo aqui no fórum e a procura é quase zero... o que será que está acontecendo? Antes ainda tinha o pessoal novato que comprava alguma coisa, hoje está mais difícil... :ponder:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2018, 12:26:37
Acho que a procura no geral está menor, visto que várias pessoas preferem fotografar com o celular. Some-se a isso que realmente há uma crise, e o que é vendido primeiro é material de alto valor, mas que não é mais muito útil praquela pessoa... Então, acho que há uma crise na fotografia, e também uma crise meio geral.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Março de 2018, 15:58:32
Já faz algum tempo que tenho visto algumas boas ofertas de equipamentos passando batido, não só aqui no fórum, mas no ML, no facebook e em outros locais, será que é a crise? Equipamentos que vendiam rápido, agora demoram para vender, e as vezes nem vendem...
Por exemplo esse anúncio de um grupo do face:
Vendo 60D com 18-200mm + 50mm + Bateria + Carregador + Flash Canon 430II + Led CN-160 + Alça Dupla +
Mochila Lowepro +Tripé novinho + Cartão SD 32GB classe 10
Tudo na caixa e nota
São meus equipamentos e preciso do $$
Preciso urgente por motivos pessoais ....R$1200,00

Tem alguns itens bem bacanas vendendo aqui no fórum e a procura é quase zero... o que será que está acontecendo? Antes ainda tinha o pessoal novato que comprava alguma coisa, hoje está mais difícil... :ponder:

Não é crise, é desinteresse. Câmeras novas vendem 80% menos desde 2010, usadas seguem o mesmo caminho. O número de pessoas que compra câmera hoje em dia é ridiculamente menor. Isso não vai passar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 28 de Março de 2018, 16:28:24
Vendo 60D com 18-200mm + 50mm + Bateria + Carregador + Flash Canon 430II + Led CN-160 + Alça Dupla +
Mochila Lowepro +Tripé novinho + Cartão SD 32GB classe 10
Tudo na caixa e nota
São meus equipamentos e preciso do $$
Preciso urgente por motivos pessoais ....R$1200,00


 :ponder:



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2018, 17:20:53
A crise chegou faz tempo amigo...O classificados esta super parado. Tenho amigo que vivem da fotografia, como eu, e não ta fácil não.

Abs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Março de 2018, 17:31:41
Também acho que é mais desinteresse do que efeito da crise.

Câmeras, lentes, flashes, etc. viraram artigos de nicho. Quem compra hoje em dia ou é fotógrafo profissional, ou entusiasta.

Creio que atualmente mais de 90% das fotografias são feitas com celular. E há celulares que custam tanto ou mais que um bom kit de câmera+lente.

O mesmo acontece no seguimento de áudio. Hoje poucos querem investir em amplificadores, caixas acústicas, players, cabos, etc.
Mas nunca se vendeu tantos fones de ouvido como em 2017. E não me refiro somente aos modelos mais básicos, esses xing-ling. Há fones que custam vários milhares de dólares e vendem em menos de 24h nos classificados.

Mais do que a crise, vejo uma grande mudança nos hábitos. As novas gerações gostam de praticidade e portabilidade. E esse é um caminho sem volta.

Grande e forte abraço a todos.


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2018, 17:46:10
Também acho que é mais desinteresse do que efeito da crise.

Câmeras, lentes, flashes, etc. viraram artigos de nicho. Quem compra hoje em dia ou é fotógrafo profissional, ou entusiasta.

Creio que atualmente mais de 90% das fotografias são feitas com celular. E há celulares que custam tanto ou mais que um bom kit de câmera+lente.

O mesmo acontece no seguimento de áudio. Hoje poucos querem investir em amplificadores, caixas acústicas, players, cabos, etc.
Mas nunca se vendeu tantos fones de ouvido como em 2017. E não me refiro somente aos modelos mais básicos, esses xing-ling. Há fones que custam vários milhares de dólares e vendem em menos de 24h nos classificados.

Mais do que a crise, vejo uma grande mudança nos hábitos. As novas gerações gostam de praticidade e portabilidade. E esse é um caminho sem volta.

Grande e forte abraço a todos.
Concordo plenamente, outro mercado que está "apanhando"  feio da nova geração é o de instrumentos musicais, a venda caiu brutalmente e até a Gibson está quebrada.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 29 de Março de 2018, 07:17:09
Acho que a procura no geral está menor, visto que várias pessoas preferem fotografar com o celular. Some-se a isso que realmente há uma crise, e o que é vendido primeiro é material de alto valor, mas que não é mais muito útil praquela pessoa... Então, acho que há uma crise na fotografia, e também uma crise meio geral.
Tenho realmente visto uma tendência ao uso de celular ... mas não tinha percebido isso interferir tanto na compra e venda de câmeras...


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 29 de Março de 2018, 07:24:29
Não é crise, é desinteresse. Câmeras novas vendem 80% menos desde 2010, usadas seguem o mesmo caminho. O número de pessoas que compra câmera hoje em dia é ridiculamente menor. Isso não vai passar.
Mas desinteresse de quem? Estou levando em consideração nosso universo, fotógrafos amadores e profissionais, consumidores de fotografia. Esses 80% que mencionou é o povão empolgado que as vezes compra uma câmera de entrada para fotografar a família ou decide virar fotógrafo ou está englobando geral? Porque pergunto? Porque o cara que é apaixonado por fotografia como nós, não perde o ânimo de comprar equipamento, ou substituir....  por isso mencionei o fator crise. :D


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #9 Online: 29 de Março de 2018, 07:28:38
:ponder:
No princípio o pessoal desconfiou, mas tem formas de fazer uma negociação segura, e sempre tem aqueles casos de emergência que o carinha precisa do dinheiro urgente e tem que se desfazer do equipamento.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 29 de Março de 2018, 07:29:48
A crise chegou faz tempo amigo...O classificados esta super parado. Tenho amigo que vivem da fotografia, como eu, e não ta fácil não.

Abs
Eu não tinha percebido, meus equipamentos estavam vendendo.... só percebi de uns tempos para cá.  :o


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #11 Online: 29 de Março de 2018, 07:34:00
Também acho que é mais desinteresse do que efeito da crise.

Câmeras, lentes, flashes, etc. viraram artigos de nicho. Quem compra hoje em dia ou é fotógrafo profissional, ou entusiasta.

Quando falei em crise, estava pensando nos entusiastas e nos fotógrafos profissionais, por que são os que mais consomem fotografia.... e dificilmente esses desaminam da fotografia.... por isso achei que a grana estava ficando curta...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Março de 2018, 07:39:44
Mas desinteresse de quem? Estou levando em consideração nosso universo, fotógrafos amadores e profissionais, consumidores de fotografia. Esses 80% que mencionou é o povão empolgado que as vezes compra uma câmera de entrada para fotografar a família ou decide virar fotógrafo ou está englobando geral? Porque pergunto? Porque o cara que é apaixonado por fotografia como nós, não perde o ânimo de comprar equipamento, ou substituir....  por isso mencionei o fator crise. :D

Não sei dos outros, só posso falar por mim... Gosto de fotografia, mas a câmera que uso é uma D80. Duas lentes. Está bom. Não penso em comprar outra.


ttardelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #13 Online: 29 de Março de 2018, 08:39:08
Não sei dos outros, só posso falar por mim... Gosto de fotografia, mas a câmera que uso é uma D80. Duas lentes. Está bom. Não penso em comprar outra.
Esse é o fator primordial. Em um mundo como o nosso, tudo é rápido e meio que descartável.
As noivas querem as fotos para postar, ligam cada vez menos para o álbum. O celular de 4000 tira fotos que simulam razoavelmente bem o desfoque que o povo ama. Aliás preferem o desfoco que o próprio assunto focado.
Aliado a isso vemos que as melhorias trazidas nos últimos 2 anos nas câmeras não animam o fotógrafo que tira fotos de família e retratos.
Eu por exemplo uso muito mais a câmera que comprei para ser o backup, deixo a outra, mais cara, para situações que eu realmente precise dela.
Fora que arquivos maiores exigem computadores melhores...

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Ex-Fotógrafo Profissional | Hoje me dedico ao Direito.
Canon 6D || 1Dx II
40mm 2.8 | 50mm 1.4 | 85mm 1.8 | 24-105 4 L
2 x YN 600 ex RT II  (Quase um mini estúdio portatil) junto com o Beauty Dish (eu sei que é modinha).
Uma modelo Eterna: minha esposa querida.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 29 de Março de 2018, 11:18:43
Mas desinteresse de quem? Estou levando em consideração nosso universo, fotógrafos amadores e profissionais, consumidores de fotografia. Esses 80% que mencionou é o povão empolgado que as vezes compra uma câmera de entrada para fotografar a família ou decide virar fotógrafo ou está englobando geral? Porque pergunto? Porque o cara que é apaixonado por fotografia como nós, não perde o ânimo de comprar equipamento, ou substituir....  por isso mencionei o fator crise. :D

Eu não estou particularmente em crise. Mas nos últimos 10 anos, tive 4 câmeras (duas eram idênticas). Já de celulares, meu normal é de 1 a 2 por ano... Curto muito fotografia, acho que nada substitui uma boa câmera, mas os celulares estão quebrando um galho bonito.