Autor Tópico: A Crise Chegou na Fotografia?  (Lida 6334 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #15 Online: 29 de Março de 2018, 23:18:28
As pessoas compram celular pensando na câmera. Nos reviews de celulares recém-lançados, em geral, a câmera recebe mais destaque que qualquer outra coisa. E as pessoas estão cada vez mais consumistas, e trocam de celular assim que outro aparece fazendo câmeras com funções inovadoras, como o bokeh, mais ou menos o mesmo que ocorre ou com a fotografia profissional.

Felizmente, eu sou um conservador, que prefere o antigo, a arte, e sei que nenhum celular substituirá uma câmera boa, equipamento feito exclusivamente para captura de imagem.
Sei que foto boa continuará sendo um dom ou fruto de estudo, que celular ou câmera nenhuma será responsável pela ideia, pela composição e estudo de luz.
Por isso que, embora ainda não tenha minha DSLR, gastatei 5 mil com uma boa câmera. Poderia comprar o iphone mais recente com o dinheiro. Mas a câmera é insubstituível.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Março de 2018, 23:32:05
... Há fones que custam vários milhares de dólares ....
....

Que fones seriam esses ... ?   
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 29 de Março de 2018, 23:40:25

O que eu acho que TAMBEM está acontecendo , é que os consumidores  ( nós no caso , dentre outros ) estão se tornando mais conscientes de que os fabricantes lançam produtos por hora , com a esmagadora maioria deles prometendo  0,000000001%  de melhorias  nesse ou naquele quesito , quando na realidade , os profissionais mais afoitos sequer conhecem 10% de suas proprias cameras . NÃO foi uma critica a quem quer que seja , mas tem colegas que trocam de cameras como mulheres trocam de ideia dentro de shopping center  :hysterical:  ( tendo ou nao dinheiro na bolsa )
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #19 Online: 30 de Março de 2018, 00:26:51
O que eu acho que TAMBEM está acontecendo , é que os consumidores  ( nós no caso , dentre outros ) estão se tornando mais conscientes de que os fabricantes lançam produtos por hora , com a esmagadora maioria deles prometendo  0,000000001%  de melhorias  nesse ou naquele quesito , quando na realidade , os profissionais mais afoitos sequer conhecem 10% de suas proprias cameras . NÃO foi uma critica a quem quer que seja , mas tem colegas que trocam de cameras como mulheres trocam de ideia dentro de shopping center  :hysterical:  ( tendo ou nao dinheiro na bolsa )
Interessante que vejo muito esses dois lados aqui, fotógrafos antigos e novos que são consumidores ávidos de novos equipamentos (lançamentos) e outros mais moderados, que não trocam de equipamento tão facilmente... Desse povo que gosta de gastar com lançamentos, tenho visto muitas compras, não chegou a crise para eles :D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 30 de Março de 2018, 10:14:25
...Já de celulares, meu normal é de 1 a 2 por ano...

Oloko!!!!    :eek:

O meu normal é 1 a cada 3 anos kkkk. Uso até "sair agua" e compro outro na promoção ... :D


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #21 Online: 30 de Março de 2018, 22:41:55
Se comprar iPhone dura uns 5 anos no mínimo.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Março de 2018, 01:41:06
http://gizmodo.uol.com.br/teste-fones-sennheiser-orpheus/
....

Cada um sabe onde gastar o seu dinheiro , e ninguem tem nada a ver com isso .
Partindo dessa premissa , o sujeito tem de ter muita bala na agulha ( $$$ no bolso ) e pouca coisa na cabeça para dar 55 mil dolares em um phone de ouvido . Mas o dinheiro é dele , e a loucura obsessiva tambem . Por esse valor , dá para se fazer uma sala acustica ( à prova de som ) com poltronas de couro , chão acarpetado e o melhor som que o dinheiro pode comprar e ainda vai sobrar muito dinheiro .

Mas , como escrito na linha um , ..... cada um sabe onde .....  :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 31 de Março de 2018, 08:24:20
Oloko!!!!    :eek:

O meu normal é 1 a cada 3 anos kkkk. Uso até "sair agua" e compro outro na promoção ... :D

Eu também. Geralmente tem passado dos 3 anos...

Só troco antes se der um defeito que não vale a pena consertar.



Sobre o valor dessa 60D e tudo mais, esta estranho!  :ponder:
« Última modificação: 31 de Março de 2018, 08:26:24 por YP »


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Abril de 2018, 10:49:45
....

Cada um sabe onde gastar o seu dinheiro , e ninguem tem nada a ver com isso .
Partindo dessa premissa , o sujeito tem de ter muita bala na agulha ( $$$ no bolso ) e pouca coisa na cabeça para dar 55 mil dolares em um phone de ouvido . Mas o dinheiro é dele , e a loucura obsessiva tambem . Por esse valor , dá para se fazer uma sala acustica ( à prova de som ) com poltronas de couro , chão acarpetado e o melhor som que o dinheiro pode comprar e ainda vai sobrar muito dinheiro .

Mas , como escrito na linha um , ..... cada um sabe onde .....  :snack:

Amigo, já projetei ambientes em que os US$ 55 mil não pagavam nem o cabeamento. Se for incluir no projeto a construção de uma sala devidamente isolada e condicionada (são coisas diferentes), pode se preparar para vender os dois rins.
No seguimento de áudio de alto desempenho (o chamado high end), esse valor dá apenas para começar a brincar. ;)

Grande e forte abraço.
« Última modificação: 02 de Abril de 2018, 10:59:03 por Vinicius Lima »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.534
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 02 de Abril de 2018, 17:03:40
Oloko!!!!    :eek:

O meu normal é 1 a cada 3 anos kkkk. Uso até "sair agua" e compro outro na promoção ... :D

Pois é... Pra ter uma ideia, só esse ano, já foram 3: o Oneplus 5 (que virei o ano), o Xiaomi Mi A1 (excelente telefone, e barato também. Recomendo fortemente), e, desde ontem, o Google Pixel 2 XL, que comprei numa ocasião imperdível.

Ajuda bastante o fato que sempre consigo comprador pros meus telefones, que quase nunca chegam a ficar antigos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2018, 19:01:07
... Xiaomi Mi A1

Parece nome de míssil americano.

Ajuda bastante o fato que sempre consigo comprador pros meus telefones, que quase nunca chegam a ficar antigos.

Faz sentido.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2018, 08:35:54
Não acho que seja desinteresse, pois quem utilizava câmeras compactas, hoje utilizam celular. A chegada de smartphones modernos com câmeras "potentes" não me fizeram abandonar as DSLR.

Creio que no Brasil é a crise mesmo. Nos grupos de fotografia do Face, nota-se que muita gente quer um equipamento melhor, mas esbarram na falta de grana. Eu tbm queria fazer um upgrade no meu kit, e o único motivo que me impede de fazer isso é o financeiro.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2018, 11:12:07
Não acho que seja desinteresse, pois quem utilizava câmeras compactas, hoje utilizam celular. A chegada de smartphones modernos com câmeras "potentes" não me fizeram abandonar as DSLR.

Creio que no Brasil é a crise mesmo. Nos grupos de fotografia do Face, nota-se que muita gente quer um equipamento melhor, mas esbarram na falta de grana. Eu tbm queria fazer um upgrade no meu kit, e o único motivo que me impede de fazer isso é o financeiro.

Eu vou dizer a grande verdade. Concordo contigo amigo, não é desinteresse mesmo. Vou dizer o que é:

As pessoas estão dispostas a pagar por algo novo, algo diferente, exclusivo, que poucos tenham acesso, que a única forma de acesso é pagando.
Exemplos:
  • Roupa de festa é mais caro que uma roupa social comum, por ser feito a mão, ou por ter um brilho diferente ou um tecido diferente. Mas é uma roupa que te cobrirá igualmente as roupas comuns, mas para que você possa ir diferente dos dias comuns na festa, você paga um aluguel ou um custo maior pelas roupas especiais;
    • Uma aliança de casamento poderia muito bem ser de aço pintado de dourado, continuar tendo brilho e sendo bonito. Mas a maioria das pessoas gostam de pagar por ouro. As vezes a aliança tem um custo que pagaria 100 alianças douradas de um metal comum. Você trocaria de aliança todos os anos se quisesse. Mas as pessoas pagam por algo diferente
    • Um jogo nitendo antigo te diverte igualmente ao PS4 hoje. Mas você quer o novo, o diferente, então você paga mais por algo novo.

    O segredo é O DIFERENTE. A partir do momento que uma pessoa tem acesso ao diferente no próprio celular e todos passam a tirar foto, se considerando fotógrafo, então o diferente não existe mais. É comum. Infelizmente, isso é terrível.
    As pessoas não veem a fotografia como algo para se ficar na memória, lembrança especial. Tiram muitas fotos o tempo todo, e o especial da fotografia não existe mais.
    Uma coisa é a família se reunir e tirar uma foto que durará eternidade, e outra é a família tirar foto o tempo inteiro e cansar de tantas fotos e ignorar as fotos antigas que emocionam.

    Então temos dois problemas gigantes comparados a simples crise. Uma é que uma fotografia não é algo mais especial. E outra é que as pessoas se contentam com qualidade de foto de celular, tirando de qualquer jeito. Elas não sabem a diferença que uma camera avançada faz (caso se saiba tirar fotos, claro).
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


ttardelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2018, 11:20:17
Eu vou dizer a grande verdade. Concordo contigo amigo, não é desinteresse mesmo. Vou dizer o que é:

As pessoas estão dispostas a pagar por algo novo, algo diferente, exclusivo, que poucos tenham acesso, que a única forma de acesso é pagando.
Exemplos:
  • Roupa de festa é mais caro que uma roupa social comum, por ser feito a mão, ou por ter um brilho diferente ou um tecido diferente. Mas é uma roupa que te cobrirá igualmente as roupas comuns, mas para que você possa ir diferente dos dias comuns na festa, você paga um aluguel ou um custo maior pelas roupas especiais;
    • Uma aliança de casamento poderia muito bem ser de aço pintado de dourado, continuar tendo brilho e sendo bonito. Mas a maioria das pessoas gostam de pagar por ouro. As vezes a aliança tem um custo que pagaria 100 alianças douradas de um metal comum. Você trocaria de aliança todos os anos se quisesse. Mas as pessoas pagam por algo diferente
    • Um jogo nitendo antigo te diverte igualmente ao PS4 hoje. Mas você quer o novo, o diferente, então você paga mais por algo novo.

    O segredo é O DIFERENTE. A partir do momento que uma pessoa tem acesso ao diferente no próprio celular e todos passam a tirar foto, se considerando fotógrafo, então o diferente não existe mais. É comum. Infelizmente, isso é terrível.
    As pessoas não veem a fotografia como algo para se ficar na memória, lembrança especial. Tiram muitas fotos o tempo todo, e o especial da fotografia não existe mais.
    Uma coisa é a família se reunir e tirar uma foto que durará eternidade, e outra é a família tirar foto o tempo inteiro e cansar de tantas fotos e ignorar as fotos antigas que emocionam.

    Então temos dois problemas gigantes comparados a simples crise. Uma é que uma fotografia não é algo mais especial. E outra é que as pessoas se contentam com qualidade de foto de celular, tirando de qualquer jeito. Elas não sabem a diferença que uma camera avançada faz (caso se saiba tirar fotos, claro).
Nesse caso, tivemos uma mudança de cultura.
Outro dia uma tia minha me falou que meu telefone ja tinha o  mesmo efeito da minha câmera.
Fui explicar que o fundo desfocado na câmera é a dinâmica da abertura da lente, e que no telefone era digital.
Mostrei para ela como muitas vezes o telefone erra.
Ela entendeu, mas eu concordo com ela que para as fotos comuns do dia a dia e para alimentar redes sociais, um bom telefone supre totalmente.
Além disso, o mercado está inundado de fotógrafos de automático, que acabam por não fornecer fotos com a qualidade e técnica melhor que um celular qualquer.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Ex-Fotógrafo Profissional | Hoje me dedico ao Direito.
Canon 6D || 1Dx II
40mm 2.8 | 50mm 1.4 | 85mm 1.8 | 24-105 4 L
2 x YN 600 ex RT II  (Quase um mini estúdio portatil) junto com o Beauty Dish (eu sei que é modinha).
Uma modelo Eterna: minha esposa querida.