Autor Tópico: Lentes analógicas em câmeras digitais  (Lida 10873 vezes)

Menotti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 03 de Abril de 2018, 11:07:51
Eai pessoal de boas ??

Esses tempo eu estava pesquisando sobre lentes analógicas e não encontrei muito sobre mas o pouco q eu encontrei vi que em alguns casos a uma certa vantagem nas lentes analógicas  que relação a transmissão de luz que algumas tendem a deixar passar um pouco mais de luz. O que eu realmente queria saber e o que acham de lentes analógicas  em DSLR, se alguém tem e usa, quais são as "melhores" lentes, etc se quem tem e usa qual a experiencia com elas etc


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2018, 13:25:44
Aqui vc encontra bastante informação a respeito disso.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.4770
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2018, 17:26:52
Uso muito apelo menos uns 7 anos e gosto muito, tanto que acumulei muitas objetivas manuais, praticamente todas as objetivas proprietárias são ótimas, de DSLR para usar essas objetivas prefiro a da Canon, pois a maioria dos adaptadores não precisam de elemento ótico e ela fotometra com todas, as objetivas de 35mm que eu gosto mais são as Pentax K, as Takumar de rosca M42, Pentcon M42, algumas Helios(Zenit), Nikon, Olympus OM, Yashica, Leica R ou M39, tem as objetivas de Médio-Formato que são ótimas para usar também com as DSLR, Mas lembre que são objetivas totalmente manuais, a Canon não pode usar objetivas da própria Canon, as antigas FD/FL sem um elemento ótico na adaptador, assim como objetivas da Minoltas que são ótimas também...se usa DSLR Nikon as objetivas com baioneta Nikon Ai-s, vai caber sem precisar de adaptador, mas nem todo modelos de câmeras Nikon vai fotometrar, e também as outras objetivas de baionetas ou rosca o adaptador para Nikon tem de ter elemento ótico para focar no infinito, pode até usar sem , mas a objetiva vai ganhar uma função mais macro, se usar com uma tele de 200mm de rosca M42 por exemplo com um adaptador sem elemento ótico voce vai conseguir uma boa foto portrait de uma pessoa, mas sem foco no infinito...se usa uma SLR Sony tem as objetivas das Minoltas AF que também vai funcionar muito bem sem precisar de adaptador, se usa DSLR Pentax pode também usar as objetivas manuais PK sem adaptador, se usas as digitais compactas pode usar praticamente todas as objetivas sem elemento ótico nos adaptadores, pois como a câmera é sem espelho, o foco no infinito funcionará tranquilamente....tem objetivas antigas que são de outras marcas que são meio incógnitas, podem ter qualidade ótimas e outras não e tem outras de marcas não muito conhecidas por novos fotógrafos mas são espetaculares como as Russas Mir, as antigas Voigtlander, as Meyer Görlitz, as G. Leitmeyr Munchen, as Astro Berlin, as Dallmeyer , as Angenieux entre outras inúmeras...


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2018, 17:27:28
Algumas coisa que você tem ver quando comprar essas objetivas são:

Anel de foco duro para manusear, normalmente vem devido muito tempo sem uso e a lubrificação cria esse endurecimento, mas pode ser corrigido facilmente.

Anel de abertura para ver se as palhetas do diafragma esta todo ok e abrindo e fechando sem demora, se estiver com as palhetas presas então a objetiva tem de ser desmontada para acertar, mas também nada grave. 

Fungo - não muito raro, sempre preferível mandar limpar, e lembre de  nunca colocar no mesmo lugar que suas outras objetivas que estão boas, pois podem contaminar as outras lentes, se não form um fungo muito brabo sendo é possível de usar, então aconselho deixar algumas vezes a objetiva em lugar claro com a luz do dia.
Fungo

Outra bem comum é poeira e partículas dentro da lente, isso é normal e geralmente não afetará a qualidade da imagem.

Arranhões no elemento ótico dianteiro e traseiro, nem sempre se for mínimo esse seria um problema, nessa caso se for nada grave e o valor esta muito bom, vale o teste e também recomendo sempre usar com parasol, ainda mais mas se estiver com arranhões profundos no elemento dianteiro, é que a luz vai ter um reflexo de maneira diferente quando entrar na lente.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2018, 17:31:36
Se voce for do Rio (RJ) e quiser testar algumas em sua câmera (se usar DSLR Canon) é só marcar, eu tenho varias objetivas e vários adaptadores para usar em DSLR Canon..


jhayashileite

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2018, 15:16:27
Eu comecei nesse mundo usando uma 50mm f1.8E da Nikon na minha T2i e achei muito boa, a ponto de vender minha 50mm f1.8 mk2 da Canon. Hoje eu só uso lentes do sistema M42, como o modelo antigo da Helios 44 e a 50mm f1.8 da Pentacon. Já usei também a Super Takumar 50mm f1.4 e a Helios 44M-7, ambas muito nítidas.

Embora lentes antigas não sejam nítidas ou contenham autofoco como as modernas, todas as lentes parecem ter sua personalidade, seja no desfoque ou na transmissão de cores, então são opções interessantes pra fotos mais artísticas. Lentes como a minha Pentacon, por exemplo, focam a partir de 33cm, permitindo fotos de close-up quase macro com ela. Por outro lado, não são todas as pessoas que vão se acostumar com o foco exclusivamente manual, e a maioria dessas lentes antigas sofre bastante com flare quando usadas contra a luz, devido ao seu revestimento, ou ausência dele.
Josué Hayashi Leite -- São Paulo - SP
500px/Instagram: jhayashileite -- Just for fun

Canon T2i + Canon 18-135mm + Helios 44 58mm f2


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2018, 18:05:37

Eu tenho 12 objetivas , 3 sao auto focus , as outras são manuais . Das 3 auto focus , somente 1 é usada em auto focus , as outras 2 uso no manual . Tenho lentes compradas há cerca de 45 anos e que são perfeitas na DSLR ...

Minhas lentes são , 20 , 24 , 28 , 50 , 58 , 85 , 135 , 600 , 35-105 , 35-200 e 17-70  .... nikkor , rokinon , sigma , voigtländer  ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2018, 19:01:03
e em alguns casos a uma certa vantagem nas lentes analógicas  que relação a transmissão de luz que algumas tendem a deixar passar um pouco mais de luz. O que eu realmente queria saber e o que acham de lentes analógicas  em DSLR, se alguém tem e usa, quais são as "melhores" lentes, etc se quem tem e usa qual a experiencia com elas etc
...

Respondendo às suas perguntas ....

Nao vejo certa vantagem em relação à luz , o que acontece na realidade é que lentes manuais  TENDEM a ser muito menores em tamanho  ( comprimento e diametro ) do que as atuais lentes , por causa do mecanismo de controle automatico do diafragma e a motorização do auto focus . Se voce pegar por exemplo uma sigma 85 f 1.4 e uma nikon 85 f 1.4 MF , a diferenca entre as duas chega a ser monstruosa . Por causa desses quesitos , sao lentes mais escuras .

Em relação as melhores , é muito subjetivo , e dificilmente voce terá lentes  manuais ... ruins  mas tambem , leve em consideração o fabricante , porque existem lentes que considero soberbas  , como por exemplo as voigtlander , zeiss , nikkor , olympus , rokkor  ....

Em relação à experiencia com elas , só uso lentes manuais , e estou com algumas ha 50 anos , sem  nunca terem me dado problemas , e com excelentes resultados .

Espero ter ajudado .
Um abraco

Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2018, 19:11:03

Só não se esqueça de que , por causa do crop da sua camera , ... ( caso ela NÃO seja uma full frame ) que as lentes te trarão resultados diferentes da sua distancia focal . Por exemplo uma lente 20mm na sua canon , se nao for uma FF , será como uma 32mm  ( 20 x 1.6 = 32 ) ja uma 50mm será como uma 80mm e por ai vai .

Há o lado bom da coisa ( uma 50 trazer resultados de uma 80 ) e o lado ruim , ter uma grande angular vai requerer uma lente muito aberta , como por exemplo , ter de encontrar uma 15mm para na camera dar resultados de uma 24mm 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #9 Online: 12 de Abril de 2018, 09:50:38
vi que em alguns casos a uma certa vantagem nas lentes analógicas  que relação a transmissão de luz que algumas tendem a deixar passar um pouco mais de luz. O que eu realmente queria saber e o que acham de lentes analógicas  em DSLR, se alguém tem e usa, quais são as "melhores" lentes, etc se quem tem e usa qual a experiencia com elas etc
Veja minha "assinatura", a maioria das minhas lentes é manual. Antiga.
Sim, pode ser que a transmissão seja levemente diferente de uma lente antiga p uma lente "moderna" AF,
principalmente se comparares uma prime manual MC c uma zoom c muitos elementos (~25-30).

Um desses dias eu estava lendo sobre o efeito 3D e microcontraste que as lentes antigas produzem. Não
que eu ache isso muito importante, nem mesmo li a fundo ou refleti sobre o tema, mas aparentemente
algumas lentes muito boas em algumas métricas como o DXOmark, não são tão boas em outras. Sigma Art,
estou olhando p ti.

Eu não uso DSLR mas sem espelho, na minha opinião, o melhor tipo de cam p se usar as manuais.
Se o criador do tópico aparecer, escrevo mais...
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2018, 18:52:28
Olá gusss.
Pode escrever mais também para os que (como eu) estão acompanhando com atenção o tópico para aprender...
:-)
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2018, 13:03:03
Esses tempo eu estava pesquisando sobre lentes analógicas e não encontrei muito sobre mas o pouco q eu encontrei vi que em alguns casos a uma certa vantagem nas lentes analógicas  que relação a transmissão de luz que algumas tendem a deixar passar um pouco mais de luz. O que eu realmente queria saber e o que acham de lentes analógicas  em DSLR, se alguém tem e usa, quais são as "melhores" lentes, etc se quem tem e usa qual a experiencia com elas etc
Esse lance de lentes manuais, isto é, infos. sobre elas, são meio segregadas. P M42/Takumar/Pentax, há o pentaxforums,
excelente por dar um idéia de perfomance das lentes; muitas pessoas ali as utilizam em cams digitais.
P as Nikkor, há o Ken R. Muito bons reviews tb, o cara aparentemente é fanático. Há um site p olhar os Nos. seriais p saber
se a lente é pré-AI, AI ou AI-s: photosynthesis.co.nz
P Canon FD, Olympus OM/Zuiko há o Mir. Muito bom tb mas review de uma pessoa apenas e meio biased. Parece texto
retirado de publicidade mas ok. Leia c grano salis.
P Hexanon/Konica AR há o buhla.de

E aí estão minhas(meus) lentes/mounts manuais favoritas(os): Canon FD, M42 (basicamente Tak), Konica AR, Olympus OM,
Nikon F. Essa ordem, se bem me lembro, é a ordem em que conheci os mounts. Meu 1º contato foi c Canon FD por haver uma
Canon EF c uma FD 50mm 1:1.4 S.S.C. de famiglia.
Usei por 2 anos apenas essa 50 e comprei na mesma época uma FD 24mm 1:2.8. Usava elas em uma Oly E-M5. Estava
limitado às d focais equivs. ~50mm e 100mm. Falta de opção, não queria gastar c lentes AF proprietárias, ou teria comprado.
Fui adicionando outras lentes, como 200mm 1:4, muitas outras 50 haha.

Fast forward. Hoj posso dizer que meus mounts preferidos continuam os mesmos, se tivesse que escolher apenas 3,
seriam: Nikon F, Olympus OM, M42/Canon FD (empate).

Pela d da flange, as lentes + versáteis são as Nikkor. Claro, se forem ao menos AI, servem mesmo nas Nikon modernas, o que
é uma G vantage. As Hexanon, por terem a d da flange muito, muito P (p a época), só são adaptáveis em sem espelho.
Eu recomendo estudar um tanto os mounts, ou melhor, as lentes desejadas, pois comprar um adapt. p usar em apenas uma
lente não é muito inteligente. Isso porque os adapts. c marca custam $ 100-200, às x o preço da própria lente manual.

Recomendo ainda (preferência pessoal) as lentes MC. Se 50/55mm, as c 7-8 lâminas. Mas o caso é estudar cada lente,
dentro de um mesmo mount há diferenças G tanto de desempenho ótico como de construção. Exemplo: A Canon FD 55mm
1:1.2 S.S.C. é muito melhor construída que a New FD 28mm 1:2.8 ou 50mm 1:1.8. Apenas prefiro a baioneta das New FD
por ser mais inteligente/segura. Já em ótica, as últimas Zuiko são bem melhores que as 1as. Por exemplo, 50mm 1:1.2 vs.
55mm 1:1.2.

Eu não posso discorrer do uso em DSLR pois não uso, em sem espelho há umas amenidades, como focus peaking e magnifier. Há ainda várias cams c IBIS, queria muito que a minha tivesse!

Há outra coisa a se levar em conta, e aqui falo de cams APS-C até M4/3 (ignorarei as c sensor menor pois não acho lógico
utilizar uma lente 35mm/FF em um sensor P). As G-angulares ficam menos G-angular, por exemplo, uma 24mm se
comportaria como uma 36mm em Fujifilm X/Nikon F, 38mm em Canon EOS, 48mm em M4/3. C o tempo (e $), decidi optar
por usar UGA/GA modernas (AF) e limitar o uso/compra/coleção de lentes manuais p d focais acima de 50mm. Por um
lado, hoj disponho de lente UGA que nunca conseguiria c lente manual antiga. Outro ponto que pesou um pouco é que as
~50mm já estavam no estado-da-arte nos 70's, outras d focais (c determinadas aberturas) não. A intro. de lentes aesféricas
ajudou muito as UGA/GA, já as ED ajudou as teles (principalmente as superteles e as bem luminosas). O ponto negativo
é que quanto mais longa a lente, necessita-se de uma velocidade de obturador maior, assim, exemplo: estava eu em uma
formatura c uma Zuiko 200mm 1:4 (300mm equiv.), necessitaria de 1/300 (as opções são 1/250 e 1/320). Não havia uma
iluminação forte, então eu apanhei um pouco e o ISO, se bem me lembro, foi p alturas (3200-6400). Em algumas fotos,
mesmo em 6400, não conseguiu chegar em 1/250, e a chance de borrar a foto é bem maior.
Isso se passa raramente c as 50/55mm, por "pedirem" 1/80 ou menos, se houver IBIS.
A intro. lógica c lentes manuais é justamente as 50/55mm. Posso indicar: Zuiko 50mm 1:1.4, Canon New FD 50mm 1:1.4,
Canon FD 55mm 1:1.2 S.S.C., Canon New FD 50mm 1:1.2 L, Tak S-M-C/SMC 50mm 1:1.4, Hexanon 50mm 1:1.7 ou 1:1.4
da última, Rikenon 55mm 1:1.4, XR Rikenon 50mm 1:1.4, Zuiko 50mm 1:1.8, Fujinon EBC 50mm 1:1.4 ou 55mm 1:1.8.
Nunca brinquei muito c as Nikkor 50/55, só a 50mm 1:1.2, não me impressionou...

É isso, escrevi bastante já, poderia me alongar um pouco mais, há outros sites muito bons tb, alguns foruns internacionais...
Há outras lentes (Voigtlander, Leica, Rokkor etc. mas que não me interesso no momento).

Minha lente dos sonhos? Seria uma normal, ~40mm (equiv.) 1:2 OIS c boa ótica.
Recém adquiri uma Nikkor 85mm 1:1.8 D, vou comparar c a Tak S-M-C 85mm 1:1.9 e colocar essa última à venda.

Sds,
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2018, 21:37:48
Ao gusss, bjorn e a todos os demais que generosamente compartilham aqui sua experiência... muito obrigado!
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2018, 22:51:11
Pela d da flange, as lentes + versáteis são as Nikkor. Claro, se forem ao menos AI, servem mesmo nas Nikon modernas, o que é uma G vantage.

Pessoalmente não gosto do mount da Nikon. É de longe o mais confuso e o que tem maior numero de incompatibilidades dentro do proprio sistema, mas para usar em mirrorless ou mesmo em Canon EOS, serve bem.

O sistema é capenga, não são todas as lentes antigas da Nikon que funcionam em todos os corpos, tem lente com motor / sem motor, com e sem ROM, com e sem anel de abertura, Ai / Não Ai... Muitas não permitem fotometria em diversos corpos da própria Nikon e algumas tem até incompatibilidade mecânica.

O único mount realmente universal dentro de cameras do mesmo fabricante é o Pentax K. Todas as lentes da época de filme com baioneta K fazem tudo direito em todos os corpos, digitais ou não.

Mas se for para usar em mirrorless, qualquer mount serve.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2018, 23:00:40
Ao gusss, bjorn e a todos os demais que generosamente compartilham aqui sua experiência... muito obrigado! Luis
....

Da minha parte disponha sempre
Nosso amigo Gusss já discertou praticamente tudo .
Lentes  ditas analogicas tem algo que as atuais JAMAIS terão  , robustez e durabilidade , alem de serem  muito menos caras .
Se a sua camera for APS C fique atento no fator de crop .
Um BOM COMEÇO seria uma 50mm f 1.2 ou 1.4 , depois voce vai adquirindo conforme a sua disponibilidade  ( $$$ ) ou necessidade .
Com certeza voce irá gostar bastante .
Um abraço 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !