Autor Tópico: A gaivota e a onda  (Lida 3134 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 03 de Abril de 2018, 21:42:42
Neste último final de semana tive a oportunidade de ir até uma encosta na praia do Pântano do Sul, em Floripa.
É uma praia sem badalações, com grande atividade pesqueira, e acho que por conta disso, atrai muitas gaivotas, talha-mares e socozinhos.

Não tenho muita experiência em fotografia de aves, tampouco sou familiarizado com as particularidades de composição neste gênero. Entretanto, achei que a imagem ficou interessante.

A minha posição do alto da encosta me possibilitou fotografar por cima o pássaro em vôo rasante, enquanto que abaixo dele havia uma onda que fazia uma linha diagonal dinâmica no quadro, no mesmo sentido em que ele voava. O foco nos olhos também me agradou, principalmente levando-se em conta a qualidade da lente que eu usei no dia, que é bem sem graça.

Uma dúvida que eu tive foi quanto ao crop. Não sabia se cropava mais e aumentava o foco na ave, ou se cropava menos e distribuia a atenção também para a onda ao fundo, com sua linha diagonal.

Críticas e sugestões são sempre muito bem vindas! Cliquem na foto para ver em tamanho original lá no Flickr!


The Seagull and the Wave by Davi Siqueira Silva, no Flickr


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2018, 09:03:25
Olá,
o momento, enquadramento, foco tudo muito agradável.
Só acho que as cores não ficaram legais. Quem sabe uma conversão pra PB ficaria melhor?


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2018, 09:36:35
Olá,
o momento, enquadramento, foco tudo muito agradável.
Só acho que as cores não ficaram legais. Quem sabe uma conversão pra PB ficaria melhor?
Estava em um dia muito nublado e as cores ficaram realmente meio sem graça, por isso eu também considerei a conversão para preto e branco.

Entretanto, eu gostei dos detalhes das cores do bico, olhos e patas, e fiquei com receio de perder impacto ao tornar tudo cinza. Acabei acentuando essas cores um pouco na pós, pra dar um impacto maior, mas realmente isso pode ter deixado a foto estranha.

Você poderia ser mais específico e falar o quê te incomodou nas cores? Assim eu poderia aprender mais.

Valeu pela crítica!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2018, 16:34:20

Você poderia ser mais específico e falar o quê te incomodou nas cores? Assim eu poderia aprender mais.


Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Na verdade o que me incomodou foi a ausência de cores. Num dia de sol o mar poderia ficar mais azul esverdeado o que daria um charme bem especial. No meu monitor o mar ficou um cinza azulado por isso sugeri a conversão para o PB ou no caso de ser um ninja no tratamento poderia dar uma colorida na água mas eu já não conseguiria.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2018, 17:19:36
Davi, eu achei legal a foto, como o Amador disse ficou interessante a posição da gaivota e tal, agora falando do crop, eu não sei o quanto vc cortou, mas acredito que deixando um pouco mais de espaço à esquerda e abaixo da ave poderia ficar legal tbm, talvez melhor do que assim centralizada.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2018, 19:00:12
Davi, eu achei legal a foto, como o Amador disse ficou interessante a posição da gaivota e tal, agora falando do crop, eu não sei o quanto vc cortou, mas acredito que deixando um pouco mais de espaço à esquerda e abaixo da ave poderia ficar legal tbm, talvez melhor do que assim centralizada.
Acho que vai dar pra dar uma reenquadrada sim. Quando eu estiver com meu PC eu tento fazer uma nova versão e posto aqui.

E com relação às cores, elas tbm te incomodaram?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2018, 10:12:53
Acho que vai dar pra dar uma reenquadrada sim. Quando eu estiver com meu PC eu tento fazer uma nova versão e posto aqui.

E com relação às cores, elas tbm te incomodaram?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Talvez saturando um pouco o azul melhore. Pelo visto era um dia nublado, então se saturar muito pode ficar meio forçado, sei lá.
Ou tentar uma versão P&B conforme sugerido, deve ficar interessante.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2018, 10:55:42
Olá,
o momento, enquadramento, foco tudo muito agradável.
Só acho que as cores não ficaram legais. Quem sabe uma conversão pra PB ficaria melhor?

Davi, eu achei legal a foto, como o Amador disse ficou interessante a posição da gaivota e tal, agora falando do crop, eu não sei o quanto vc cortou, mas acredito que deixando um pouco mais de espaço à esquerda e abaixo da ave poderia ficar legal tbm, talvez melhor do que assim centralizada.

E agora, melhorou?


The Seagull and The Wave - 2 by Davi Siqueira Silva, no Flickr


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2018, 11:23:18
A segunda versão tá bem melhor, no que diz respeito ao enquadramento, pro meu gosto.
Mas o P&B não funcionou. Acho que faltou contraste.
Achei a primeira versão meio azulada, também.. Talvez um aumentinho na temperatura já resolvesse.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2018, 11:43:18
E agora, melhorou?

Eu gostei mais!

Como PB poderia ter mais contraste, talvez um tratamento mais pontual, destacando algumas partes.

Na colorida o azul da água está puxando para o magenta, tlvz alterando para um tom mais esverdeado ficasse bom, mas teria de ver.

Eu particularmente investiria na PB, mas cara, a foto é sua, vc quem fez, vc decide...rsrs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2018, 11:49:38
A segunda versão tá bem melhor, no que diz respeito ao enquadramento, pro meu gosto.
Mas o P&B não funcionou. Acho que faltou contraste.
Achei a primeira versão meio azulada, também.. Talvez um aumentinho na temperatura já resolvesse.

Eu gostei mais!

Como PB poderia ter mais contraste, talvez um tratamento mais pontual, destacando algumas partes.

Na colorida o azul da água está puxando para o magenta, tlvz alterando para um tom mais esverdeado ficasse bom, mas teria de ver.

Eu particularmente investiria na PB, mas cara, a foto é sua, vc quem fez, vc decide...rsrs

Hahaha, valeu pelo retorno, pessoal. Realmente no PB faltou contraste, mas é porque aplicando mais contraste para a foto toda eu destruía os detalhes da ave. Vou ter que mascarar ela e aplicar o contraste somente no fundo para o negócio ficar bom.

Quanto a mudar a matiz da água, eu não tinha pensado nisso e vou até dar uma tentada depois. Porém, com o dia tão nublado, uma água muito verde talvez fique artificial demais... Vamos ver o que eu consigo e depois eu posto aqui para vcs darem mais pitacos, hahaha


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2018, 12:29:26
Acho que isso é o máximo que eu consigo, com meus conhecimentos limitados de edição  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Em cores não rolou mesmo!


The Seagull and The Wave - 3 by Davi Siqueira Silva, no Flickr
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 12:34:16 por davi_ssilva »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2018, 23:48:36
Gostei muito da foto! Ah, e gostei mais da versão colorida. Eu particularmente acho que o único "porém" é que o agua do mar estava  turva, e de repente se água fosse mais cristalina tendendo pra um azulado por exemplo, a foto poderia ficar mais bacana ainda. Mas de qualquer forma ta de parabéns no momento que conseguiu capturar.
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 23:51:21 por dlgoes »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2018, 09:46:57
Gostei muito da foto! Ah, e gostei mais da versão colorida. Eu particularmente acho que o único "porém" é que o agua do mar estava  turva, e de repente se água fosse mais cristalina tendendo pra um azulado por exemplo, a foto poderia ficar mais bacana ainda. Mas de qualquer forma ta de parabéns no momento que conseguiu capturar.
Valeu cara!
Eu tô aprendendo ainda a fotografar pássaros e preciso praticar mais, mas vivendo em SP fica difícil treinar com algo que não sejam pombos gordos mutantes

Eu até gostei da colorida também, mas a água, além de turva, estava com muitos reflexos, então a cor fica muito heterogênea e lavada. Aí, quando a gente puxa a saturação, ela fica meio "qualhada", sabe? Então achei que o PB deu uma consistência maior. Pode até ser que dê pra corrigir mais as cores na pós, mas eu manjo muito pouco de photoshop... Tá aí outra coisa que preciso dar uma estudada

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2018, 13:27:25
Tranquilo,  eu também não manjo muito de tratamento de foto , por isso que nem dei alguma sugestão do que fazer,  hehe.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk