Autor Tópico: Os escândalos de desvio ético e profissional e como trabalhar com modelos  (Lida 1816 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Como contribuidor para o banco de imagens iStock, acabei de receber um e-mail que convém compartilhar para discutirmos aqui.

Link: http://app.engage.gettyimages.com/e/es?s=1591793372&e=1695475&elqTrackId=40c6db2befe44581967f0b4e5bdb2a33&elq=2f7c326a705c4f8f93c7e0632a811ad6&elqaid=20731&elqat=1
Citar
Tendo em vista os eventos recentes envolvendo acusações contra celebridades, criadores de mídia e conteúdo, queremos enfatizar novamente nossas expectativas em relação a todos que trabalham com a Getty Images.

Quando os clientes escolhem a Getty Images, isso ocorre não apenas pela qualidade de nosso conteúdo, mas porque sabem que ele foi produzido segundo os mais altos padrões de comportamento legal, ético e profissional.

Sempre trabalhamos para criar um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e justo, e esperamos que, quando estiver trabalhando conosco, você compartilhe nosso compromisso com tais padrões em suas atividades profissionais e em seus relacionamentos. Isso faz parte da confiança que construímos com os nossos clientes e é a base de nossa reputação conjunta.

Entendemos que você é independente. Entretanto, como as suas práticas profissionais ao trabalhar com conteúdo para a Getty Images podem refletir‑se na integridade de todos nós, queremos lembrar de que a sua conduta ao criar imagens é tão importante quanto a imagem em si.

Isso é verdade ao documentar objetivamente eventos que podem mudar o mundo. Isso é verdade ao trabalhar com os modelos de modo apropriado. Isso é verdade ao explicar como as imagens que você cria podem ser usadas por nossos clientes.

Embora nosso Contrato do colaborador sempre tenha exigido que você obedecesse a todas as leis aplicáveis em seu trabalho conosco, queremos reafirmar nossas expectativas de que nossos colaboradores ajudem a criar um ambiente de trabalho seguro.

A Getty Images espera que seus colaboradores compartilhem seu compromisso de oferecer um ambiente no qual todas as pessoas que trabalham na criação de conteúdo ou de fotos – inclusive seus funcionários, editores e modelos – sejam tratadas com respeito, sintam‑se respeitadas e valorizadas, e tenham um ambiente de trabalho em que não haja descriminação.

Os colaboradores não devem praticar assédio com base em raça, religião, sexo, origem, idade, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra base prevista na lei.

Além disso, para evitar colocar os modelos/talentos em situações em que possam não se sentir à vontade ou que possam causar sensações ou acusações de assédio, exigimos que você:
Sempre peça explicitamente consentimento para as tarefas que espera que os modelos/talentos desempenhem – certifique‑se de que eles entendam qual é o assunto que você está retratando nas imagens e como ele pode ser usado pelos clientes.
Obtenha a aprovação dos modelos/talentos com antecedência para qualquer sessão de fotos que envolva nudez, roupas transparentes, lingerie, roupas de banho, simulação de uso de drogas ou álcool, simulação de violência, poses sugestivas de sexualidade ou outros assuntos sensíveis.
Não presuma que os modelos/talentos estejam de acordo – sempre pergunte para ter certeza!
Modelos/talentos menores de 18 anos sempre devem ser acompanhados por um dos pais, guardião legal ou acompanhante de sua escolha em uma sessão de fotos.
Modelos/talentos maiores de 18 anos devem ter a opção de ter outra pessoa à sua escolha acompanhando‑os em qualquer sessão de fotos.
Em todos os casos, é uma prática recomendada a presença de terceiros durante uma sessão de fotos.
Leve em consideração as leis e os costumes locais para se certificar de que nem você nem seus colegas ou os modelos/talentos sejam colocados em risco.
Certifique‑se de que qualquer trabalho combinado com um modelo/talento esteja coberto por um acordo legal apropriado.
Drogas recreativas de qualquer tipo, inclusive álcool, devem ser evitadas durante uma sessão de fotos, independente das leis locais.
Sempre mantenha clara a distinção entre relacionamentos profissionais e pessoais.
Em geral, é bom lembrar que sempre que alguém pode influenciar a carreira de outra pessoa, como o fotógrafo pode influenciar a de um modelo, existe um desequilíbrio de poder que favorece o influenciador.

Devido a esse desequilíbrio, mesmo que pequeno, como detentor desse poder, sempre tenha cuidado especial para que não haja qualquer mal‑entendido e nem mesmo a percepção de que você esteja se aproveitando.

Eventos recentes afetando os criadores de conteúdo em toda a mídia mostraram que existe a necessidade de proteger as pessoas que podem ser vulneráveis, especialmente quando existe um desequilíbrio de poder.

Como líder mundial em comunicação visual, acreditamos que seja nosso dever reafirmar nossos padrões e compartilhar essas diretrizes muito explícitas para evitar qualquer impropriedade, real ou percebida, ao trabalhar com modelos.

Não toleraremos nenhum comportamento que não atenda a esses padrões e podemos tomar medidas adversas contra qualquer pessoa que deixe de cumpri‑las, incluindo o cancelamento de nosso relacionamento.

Quem trabalha com modelos costuma ter esses cuidados e seguir estas recomendações? Que outros cuidados devemos ter?
« Última modificação: 05 de Abril de 2018, 18:43:39 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2018, 07:19:17
Texto interessante. Os valores éticos sempre são um assunto importante, especialmente se a pessoa detém poder sobre outras.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2018, 09:06:09
Alguns dos cuidados que eu sempre tomo quando trabalho com modelos:

- explicar detalhadamente como as fotos podem ser usadas;
- sempre informar que ela pode levar alguma pessoa para as sessões se isso a deixar mais a vontade;
- jamais tocá-las para ajustar poses. Tento de todas as outras formas indicar o que quero e se ainda achar necessário qualquer toque, nem que seja para tirar uma etiqueta que está na roupa e ela não alcança, peço autorização e esclareço o que tô fazendo;
- zelar pela segurança deles não marcando sessões em locais perigosos.

Mas tem um trecho do texto que me deixou pensativo em implementar. Quando diz que sempre é recomendável outras pessoas nas sessões, independente da modelo desejar. Já fiz fotos sem ao menos um assistente e a modelo não quis levar outra pessoa. Correu tudo bem, mas percebo o quanto se fica vulnerável. Qualquer situação desagradável que surja é a palavra do modelo contra a minha e só.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2018, 10:51:47
Eu assisti um documentário chamado Nude, sobre o David Bellemere, e achei um absurdo o jeito que ele trata, toca, mexe nas modelos o tempo todo. Logo depois da filmagem ele foi acusado justamente de assédio por várias modelos. Uma inclusive saiu já da exposição p. da vida dizendo que havia sido enganada ao posar pras fotos, em relação ao que ela combinou em fazer e o que ele efetivamente fotografou.

Não acho saudável ficar só com o(a) modelo no local das fotos, seja ele público ou privado. Se for local público, você e ele(a) estão distraídos, pode vir alguém e levar sua bolsa ou a bolsa dela(e). Se for a bolsa dela(e), problema dela(e), mas imagine levarem sua segunda câmera, lentes, flashes, cartões de memória e todos os demais etceteras que vc guarda na sua bolsa.

Se, por outro lado, for um estúdio, imagine que ele(a) por qualquer razão ache que vc ultrapassou alguma fronteira e vá dar queixa na delegacia da mulher: vc terá dificuldades em mostrar que não era nada daquilo que ele(a) entendeu. É sempre bom ter testemunhas a seu favor na hora. Por isso se o(a) modelo disser que gostaria de levar alguém, incentive. Se for alguém que vai atrapalhar, como namorado(a), pai, ou mãe, explique e peça alguém que não atrapalhe nem fique se intrometendo. Se ela(e) não for levar ninguém, arrume alguém pra ir com vc, de preferência do mesmo sexo do(a) modelo.

Além disso, como o Kleber falou, não tocar, sem deixar bem clara a intenção e o motivo.
« Última modificação: 06 de Abril de 2018, 10:53:58 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2018, 12:50:52
Ate onde me lembro as minhas regras sao basiconas e somente 3 e nunca falharam:

- Coloque a modelo na mesma pagina que vc. Ou seja, seja muito claro como vc vai pedir para ela posar, para que fins sao as fotos, o que ela precisara fazer nas fotos, etc. Isso nao so evita surpresas mas ajuda a modelo chegar melhor paparada para as fotos, o que eh bom para as suas fotos ficarem melhor.

- Eu e a modelo estamos ali para criar um trabalho e nada deve interromper o trabalho. Flirt, chamar para sair, etc, mesmo se for a modelo dando se insinuando, deixe claro que ambos tem trabalho a terminar. Depois que o trabalho tiver concluido, entao ambos estao livres para fazer o que bem entenderem.

- Jamais tocar em nenhum fio de cabelo da modelo ou pertences dela, sem aviso previo e dependendo da regiao do corpo, sem perguntar se ela permite ou nao. (Mas uma ou outra aparece situacoes que vc, ou qualquer outra pessoa presente, acaba tendo que ajudar a modelo a arrimar o cabelo, ajustar alguma pessa de roupa, etc). Modelo serasempre tocada, normalmente por maquiadores e estilistas, as vezes por assistentes, e quando nao tem nunguem mais disponivel para ajudar, o proprio fotografo. Quem nunca teve que ajudtar cabelo de modelo? Quem nunca correu para esconder etiqueta de sutian e etiqueta de calcinha de volta para dentro?


Com esses costumes, ate mesmo modelos que chegam com suspeitas de sua intencao saem tranquilas sem preocupacao alguma.

E grande maioria das fotos com modelos nuas e boa parte das fotos eroticas que fiz ate hoje, seja em local publico ou privado, foi somente a modelo e eu sozinhos. E para quem ainda nao sabe, Meu estudio costuma ser o mesmo quarto que durmo, com minha cama, etc... No entanto, quase todas as modelos que eu fotografei costumam elogiar e me recomendar.





XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX





Falando agora de assedios:

1. Tem fotografos que nunca tocam em modelos (justamente para evitar ser acusado de qualquer coisa), mas mandam o assistente tocar, quando precisa ajustar algum acessorio ou aplicar algum produto. Eu ja fui vitima disso, e apesar do imenso desconforto, eu nao reclamo, e a modelo tambem nao se importou.

2. Eh um assunto delicado, pq muitas mulheres (obviamente nao todas e provavelmente nao a maioria, mas muitas) usam intencionalmente o apelo sexual para conseguir vantagens de oportunidades. E muitos outros que recebem tais propostas dessas mulheres, acabam se acostumando com isso (e obviamente gostando). Mas de maneira alguma estou insinuando que homens que abusam de suas posicaoes, para vantagens sexuais, sao inocentes. Mas sim, quero dizer que homens (as as vezes mulheres) em posicao de poder, vao sempre encontrar alguem disposto a oferecer algo a mais em troca de vantagens.

3. Mais uma vez, nao sao todas e eu acho que nao chega a ser a maioria, mas muitas mulheres (e homens) se colocam em situacoes que mais tarde vao se arrepender. E tem muita mulher que esta hoje acusando algum homem de ter abusado ela, quando no momento do foi tudo concensual.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2018, 12:58:04
Não acho saudável ficar só com o(a) modelo no local das fotos...

Eu acho saudavel e ate melhordesde que haja confianca e respeito entre as partes.

O que eu nao acho saudavel eh ter uma equipe que as vezes tem pessoal que nao eh mais necessario ali, atras do fotografo, com os olhos todos em cima da modelo, e as vezes ter que mandar o pessoal se retirar para ver se a modelo se solta mais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2018, 08:02:54
Discordo completamente sobre essa parte de nunca tocar a modelo, existe uma clara diferença entre "passar a mão" e ajustar uma pose.

Como o Croix colocou bem, ajustar o cabelo é praticamente certo que vai acontecer, assim como arrumar detalhes do figurino, principalmente nas costas onde a modelo não consegue fazer sozinha.
Mas eu pergunto antes se posso arrumar e vou sempre falando o que estou fazendo.

Estou acostumado a ficar sozinho com a cliente em hoteis e moteis.
O que não tem sentido é obrigar essa situação impedindo que a modelo leve alguém, só aí já separamos o joio do trigo.
A maioria pergunta se pode levar alguém e no dia acaba indo sozinha porque viu que não criei nenhuma resistência sobre um acompanhante.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2018, 08:25:59
O que não tem sentido é obrigar essa situação impedindo que a modelo leve alguém, só aí já separamos o joio do trigo.
A maioria pergunta se pode levar alguém e no dia acaba indo sozinha porque viu que não criei nenhuma resistência sobre um acompanhante.

Exatamente a mesma experiencia que tenho. A grande maioria das modelos que falam em levar alguem, acabam aparecendo sem ninguem.

No entanto, ha um porem quanto a modelo trazer alguem junto, pq dependendo do caso e se for uma modelo sem muito profissionalismo e experiencia, acaba trazendo aquela amiga ou amigo que fica querendo dar pequenas direcoes na foto, ou a modelo pedindo para fazer fotos da amiga tambem, e isso eh um problema que acaba atrapalhando muito o ensaio. Pior do que isso, eh quando traz um namorado ou ex-namorado que estava tranquilo mas fica ciumento e emburrado quando na hora da sessao de fotos.

Por esse motivo eu aviso que a modelo pode trazer quem quiser, mas eu falo para a modelo se certificar que a pessoa que ela trazer nao vai interromper a sessao de fotos, nao vaificar ciumento durante a sessao de fotos, e que nao seja muito intimidador, pq afinal de contas eu tambem tenho que atentar a minha seguranca.

Eu costumo falar que se ela quiser se sertificar que estara segura, a dica que eu dou para as modelos eh avisar algum amigo ou parente onde estara, que horas comeca e que horas termina. Antes de comecar as fotos tem o tempo de preparo, conversa sobre os resultados que buscamos, etc, e se por acaso a modelo nao se sentir avontade ela esta pode dizer abertamente e ir embora se desejar. E se ela se sente segura, ela pode mandar uma mensagem para aquele que avisou onde estaria, dizendo que esta tudo bem e que m caso de qualquer problema ela manda uma mensagem, e que em caso ela nao escrever no horario que foi combinado que iria terminar, para a pessoa ir procurar ela, tendo o meu endereco, minhas fotos meus dados.

No final das contas, modelos se sentem mais avontade estando apenas ela e um fotografo que ela confia e se sente segura do que tendo algum amigo ou amiga atras do fotografo olhando para ela enquanto ela posa, o que inibe as vezes a modelo ou deixa ela menos concentrada do que estando aapenas com o fotografo.


Como em geral eu acabo fotografando com pelicula, tem as pesquenas pausas para eu trocar os filmes das cameras, e nessa pequena pausa a modelo pode escrever para o/a amigo/a em questao avisando que esta tudo bem (ou nao). Mas fotografando com digital pode ser tambem entre as trocas de roupa, cenario ou local. Masem geral as modelos acabam se desencanando.