Autor Tópico: Facebook (Pagina) | Pedidos de orçamento.  (Lida 5225 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 05 de Abril de 2018, 22:32:06
Pessoal, a minha melhor fonte de divulgação de ensaios é a Pagina do Facebook, e por ela recebo muito pedidos de informações e orçamentos.

As pessoas pedem orçamento de 3 formas, através do chat da pagina, através do Whatsapp que deixo na publicação, e através dos comentários na própria publicação.

Dos pedidos que me chegam, fecho uma porcentagem pequena (devido a preço, mais isso não vem ao caso), essa porcentagem que fecho se divide entre os contatos feitos ou pelo Whatsapp, ou pelo chat da página (caixa de entrada). Até aqui tudo bem.


O problema são as pessoas que pedem orçamento nos comentários da publicação, estas pessoas nunca fecham, são aquelas que nem respondem o contato.

Eu por educação, continuo respondendo a esses pedidos, mas confesso que to de saco cheio, pois temos que primeiro chamar a pessoa no chat para abrir a caixa de entrada com uma mensagem, e depois anexar o orçamento. E ainda por cima os pedidos não tem o minimo de cortesia, eles comentam "Valor?" sem nem ao menos um bom dia.

Eu tentei moderar algumas palavras nos cometários, tipo "valor, preço, custa", mas a pessoa consegue postar normalmente, e para ela aparece como se não estivesse moderado, só não aparece para as outras pessoas.
Pensei em alguma forma de desativar os comentários, mas alem de não ter como fazer isso na página, ainda prejudicaria as pessoas que marcam outras pessoas nas publicação.

Uma solução que pensei é postar a seguinte resposta: "Favor solicitar orçamento por Inbox", talvez isso já de uma "filtrada" nos caroços. Mas ainda não coloquei isso em prática.

Alguém mais passa por isso? Alguma sugestão?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2018, 07:35:49
oi Dellano,
como meu nickname já diz, sou amador na fotografia mas costumo utilizar com frequência o facebook para comprar/vender produtos. Sinceramente não gosto quando alguém divulga alguma coisa e não coloca preço. Eu pessoalmente procuro ser o mais claro e objetivo possível sempre me colocando na posição dos interessados para evitar perguntas desnecessárias. O que mais gera conflitos nos grupos que faço parte é justamente quando o autor da postagem coloca "preço inbox". O que eu acho mais coerente no seu caso que se trata de prestação de serviços: Dedique algum espaço na postagem para que os possíveis clientes tenham uma noção do preço cobrado para cada tipo de trabalho e que você poderá dar mais detalhes através do whatsApp/fone. Não sei como está sua agenda atualmente, mas a maioria das pessoas que eu conheço ficam saltitantes quando alguém os procura interessadas no seu produto. Digamos que essa encheção de saco seja um pequeno custo para o sucesso.  :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2018, 07:40:19
O problema são as pessoas que pedem orçamento nos comentários da publicação, estas pessoas nunca fecham, são aquelas que nem respondem o contato.

Eu por educação, continuo respondendo a esses pedidos, mas confesso que to de saco cheio, pois temos que primeiro chamar a pessoa no chat para abrir a caixa de entrada com uma mensagem, e depois anexar o orçamento. E ainda por cima os pedidos não tem o minimo de cortesia, eles comentam "Valor?" sem nem ao menos um bom dia.

Eu tentei moderar algumas palavras nos cometários, tipo "valor, preço, custa", mas a pessoa consegue postar normalmente, e para ela aparece como se não estivesse moderado, só não aparece para as outras pessoas.
Pensei em alguma forma de desativar os comentários, mas alem de não ter como fazer isso na página, ainda prejudicaria as pessoas que marcam outras pessoas nas publicação.
Eu muitas vezes faço anúncios no facebook e me deparo com essa situação e sempre aparece esse povo que posta: "interessada", "valor?", "Eu quero", ou coisa do tipo...  infelizmente quase 100% dessa interação não fecha mesmo, eu não lembro de muitos terem fechado dessa forma :no:, fecha mais pelo messenger mesmo. Eu respondo todos, ainda não vi nenhuma opção prática para inibir essa interação, nem sei se isso é bom, talvez um(a) conhecido(a) de alguém que postou lá no anúncio veja o interesse do colega e se interesse também.  Acho que a solução definitiva é colocar a esposa para fazer esse serviço de responder esses comentários.  :hysterical:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2018, 08:37:47
Dellano, a maioria dos que pedem informação sem argumentar são curiosos mesmo, algumas vezes vc responde e a pessoa nunca mais confere as notificações sobre aquela postagem. Diferente de quem vem a você com com o intuito de argumentar sobre valores e o trabalho em si.
infelizmente esse esquema de colocar na postagem "solicitar valores inbox" não funciona, 80% das pessoas não le direito as postagens, vc descreve tudo bem detalhado e mesmo assim tem gente perguntando a mesma coisa que vc escreve no enunciado.

Eu tenho conseguido alguns contatos por face, mas a maioria dos trabalhos que pego ainda são indicação boca a boca e contatos pelo whats.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2018, 11:50:36
Uma solução que pensei é postar a seguinte resposta: "Favor solicitar orçamento por Inbox", talvez isso já de uma "filtrada" nos caroços. Mas ainda não coloquei isso em prática.

Então coloque. Isso será a peneira, quem realmente não tiver zoando contigo, fazendo tu perder tempo só de curioso, ira se dispor em escrever algumas linhas perguntando oficialmente.

Vc economiza trabalho e ainda se livra dos malas, pois como vc mesmo já constatou ( e foi corroborado pelos demais aqui ) essa galera só quer fazer onda, não rende nada.

Até valoriza o teu trabalho uma atitude assim. Os preguiçosos que se catem.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2018, 12:00:44
Então coloque. Isso será a peneira, quem realmente não tiver zoando contigo, fazendo tu perder tempo só de curioso, ira se dispor em escrever algumas linhas perguntando oficialmente.

Vc economiza trabalho e ainda se livra dos malas, pois como vc mesmo já constatou ( e foi corroborado pelos demais aqui ) essa galera só quer fazer onda, não rende nada.

Até valoriza o teu trabalho uma atitude assim. Os preguiçosos que se catem.

Exatamente. E de quebra poderia até liberar a "ocultação" das perguntas neste sentido que não ficaria feio deixar de responder (famoso vácuo), já que deixa claro que propostas devem ser solicitadas via mensagem privada ou outro meio.

Apenas para engrossar o coro, eu também acho bem desagradável quando vejo um anúncio sem preço, pedindo para "chamar inbox". Mas no meu entendimento, isso se aplica para vendas "físicas", digo, de algum objeto ou bem de valor (desde um celular velho até um carro). Nestes casos, não consigo pensar numa única vantagem que possa existir para ocultar o preço. Por outro lado, entendo perfeitamente que no caso de um serviço personalizado como um ensaio fotográfico, os custos são variáveis e é preciso compor um orçamento para se determinar o valor final.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2018, 12:14:33
80% das pessoas não le direito as postagens, vc descreve tudo bem detalhado e mesmo assim tem gente perguntando a mesma coisa que vc escreve no enunciado.


Cara, isso é o mais irritante. As pessoas simplesmente não sabem mais ler.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2018, 13:25:14
Cara, isso é o mais irritante. As pessoas simplesmente não sabem mais ler.

Já postei isso antes, mas não consigo pensar em nada que defina melhor do que esse exemplo:

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2018, 13:35:32
É preguiça na verdade...pra que ler, estudar, procurar se podem perguntar e ter a resposta pronta.

Já houve casos de bate boca em um grupo do face por parecer "estupido" e não dar uma resposta "obvia" a um usuário...sendo que o conteúdo está pronto e beeeeem completinho no youtube, é so ele pesquisar, mas ai vem os novinho dizer, "custava o que copiar e colar o link aqui pro cara?". TEMPO Se eu procurei e achei o link pra colar ele tbm pode procurar pra uso próprio...e assim encontrar muuuito mais conteúdo.

Geração fácil essa...hehehe
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2018, 13:36:11
Já postei isso antes, mas não consigo pensar em nada que defina melhor do que esse exemplo:



Pois é. Pode ter todos os detalhes escritos de forma objetiva, mas sempre aparece alguém perguntando. E se vc for grosso ou simplesmente não responder, pode queimar sua imagem.
Anuncio coisas desde 2005, e isso é normal. Repondo só o necessário pra não dar margem a interpretações erradas.
Só deixo de responder apenas a um tipo de pergunta: Quando anuncio algo exclusivamente para VENDA (deixo isso claro no anúncio), se me oferecem algo em troca eu nem respondo. É a única coisa que já perdi a paciência em responder.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2018, 21:40:40
Realmente galera, acho que adotar o "Favor solicitar orçamento por inbox" é o melhor caminho, vou faze risso e depois relato aqui pra galera o resultado.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2018, 15:46:09
Acho que não existe apenas um caminho, não é?, o que funciona para A pode não funcionar para B, e mesmo o que funcionou no passado para A hoje pode não ser o melhor.

Eu durante muito tempo não colocava o valor dos meus pacotes nem no Facebook nem em lugar algum. Aí praticamente 90% dos contatos era justamente para perguntar o preço (vc pode falar horas das maravilhas do seu pacote, mas a imensa maioria das pessoas acaba decidindo pelo preço - ao menos esta é a minha experiência). Só seguiam adiante, portanto, os contatos de quem estava vendo qualidade no meu trabalho, e não apenas buscava o menor valor a pagar.

Do ano passado para cá, passei a divulgar o valor que cobro, e isso teve duas consequências: a primeira é que recebo menos contatos - o que faz sentido, afinal quem vinha perguntar o preço agora já sabe de antemão -, a segunda é que proporcionalmente fecho mais trabalhos, pois como já disse os "caçadores do menor valor" nem aparecem mais.

Por outro lado, notei que há pessoas que se interessam pelo meu trabalho em si, porém estavam achando os valores de pacotes um pouco altos. Por isso, acabei criando outra modalidade - permito que a pessoa faça uma oferta, ou seja, diga quanto pode/quer pagar, e monto um pacote que corresponda a este valor. Ou então ela me diz o que quer em termos de produto/serviço, eu orço isto, e negociamos até chegar a um acordo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2018, 16:40:24
Acho que não existe apenas um caminho, não é?, o que funciona para A pode não funcionar para B, e mesmo o que funcionou no passado para A hoje pode não ser o melhor.

Eu durante muito tempo não colocava o valor dos meus pacotes nem no Facebook nem em lugar algum. Aí praticamente 90% dos contatos era justamente para perguntar o preço (vc pode falar horas das maravilhas do seu pacote, mas a imensa maioria das pessoas acaba decidindo pelo preço - ao menos esta é a minha experiência). Só seguiam adiante, portanto, os contatos de quem estava vendo qualidade no meu trabalho, e não apenas buscava o menor valor a pagar.

Do ano passado para cá, passei a divulgar o valor que cobro, e isso teve duas consequências: a primeira é que recebo menos contatos - o que faz sentido, afinal quem vinha perguntar o preço agora já sabe de antemão -, a segunda é que proporcionalmente fecho mais trabalhos, pois como já disse os "caçadores do menor valor" nem aparecem mais.

Por outro lado, notei que há pessoas que se interessam pelo meu trabalho em si, porém estavam achando os valores de pacotes um pouco altos. Por isso, acabei criando outra modalidade - permito que a pessoa faça uma oferta, ou seja, diga quanto pode/quer pagar, e monto um pacote que corresponda a este valor. Ou então ela me diz o que quer em termos de produto/serviço, eu orço isto, e negociamos até chegar a um acordo.

Tambem passei a colocar no minimo um a partir de nos anúncios.

Fiquei curioso em saber como funciona essas propostas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2018, 16:58:13
Fiquei curioso em saber como funciona essas propostas.

vangelismm, nos meus pacotes eu sempre ofereci número ilimitado de fotos, até para fugir do "senso comum" de 'tantos reais por foto' - não critico quem trabalha desta forma, mas sabemos que os custos podem variar muito, não é? Por exemplo, moro em Maceió a duas quadras da praia, então naturalmente meu custo para chegar à praia é zero, vou andando. Mas se a pessoa quiser fotos do outro lado da cidade, ou à noite, já tem o custo de táxi ou uber né, então a rigor essa foto feita noutro local (ou horário) custa mais se considerada unitariamente.

Mas enfim, prosseguindo: de uns tempos pra cá notei que muitas clientes não têm interesse em receber algo por volta de 200, 250 fotos de um ensaio, algumas pedem 10 fotos, tem quem chegue a pedir pra fazer apenas uma foto (!), então eu resolvi adotar essa flexibilidade. Então funciona de duas formas: ou a pessoa me diz quanto quer (ou pode) investir no momento, e aí eu proponho fazer um número X de fotos, ou então é ela me diz o que gostaria - por exemplo, quer um álbum, ou X fotos impressas mais as digitais etc (justamente por ser uma modalidade flexível, cada caso é um caso).

É um modo de acabar atendendo clientes que, ao depararem com os valores que consideram altos nos meus pacotes, acabariam procurando outro fotógrafo, ou mesmo desistindo de fazer as fotos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2018, 17:21:58
Então, eu comecei oferendo pacote único com toda as fotos.
E parei justamente por causa das pessoas que queriam só 10, 20 fotos.
Se alguém quiser 01 foto vai me pagar o preço de 10 fotos, pois é o valor minimo que eu decidi que vale a pena sair de casa.

Agora juntando o que você falou com o que ouvi recentemente dos irmão Vanassi.
Não vale a pena limitar o cliente pelo teto.
Se cobramos 500,00 por todas as fotos mas somos flexíveis para ganhar menos com clientes que só podem pagar menos, dando menos fotos. Deveríamos ganhar mais com os clientes que querem gastar mais, dando mais fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs