Autor Tópico: Facebook (Pagina) | Pedidos de orçamento.  (Lida 5227 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2018, 18:11:30
Mas enfim, prosseguindo: de uns tempos pra cá notei que muitas clientes não têm interesse em receber algo por volta de 200, 250 fotos de um ensaio.

Amigo, em um ensaio normal você entrega 200 - 250 fotos? Quanto tempo dura seu ensaio?

 :eek:

Tenho 3 pacotes de ensaios, 15 - 30 - 45 fotos, o que mais vende é o de 30, em segundo lugar é o de 15 (muita gente fecha esse e quando recebe as provas paga mais 15 e sobe para o de 30), e as vezes vendo o de 45.

Independente do pacote, entrego uma média de 60 - 70 fotos "provas" que seleciono de uma média de 150 fotos que faço no total, e vou excluindo, ainda sim acho que vai muita "repetida" nas provas.

Outro dia peguei um trabalho de uma produtora, onde eu teria que entregar 250 fotos de uma dupla sertaneja para fins de publicidade, foram 4 dias de ensaio, quatro locações, e "penei" muito (junto com uma produtora), para entregar essa quantidade.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2018, 18:47:56
Se alguém quiser 01 foto vai me pagar o preço de 10 fotos, pois é o valor minimo que eu decidi que vale a pena sair de casa.

Essa é a questão, as pessoas se fixam no valor-por-foto, como se produzi-las não tivesse custo algum. Costumo dizer que o raciocínio de pensar em valor-por-foto só faz sentido se a pessoa quisesse comprar algo do meu acervo (rsrs). Enfim, eu notei que tava gastando tanto tempo pra convencer as pessoas que o fato de elas quererem apenas uma foto (juro, já aconteceu de perguntarem) não reduziria o custo na proporção que elas imaginavam, aí resolvi partir pra essa prática de 'monte seu pacote'.

Não conhecia essa frase dos Vanassi, mas ela faz sentido.


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #17 Online: 09 de Abril de 2018, 18:52:41
Amigo, em um ensaio normal você entrega 200 - 250 fotos? Quanto tempo dura seu ensaio?

 :eek:

Eu não trabalho com número fechado de fotos por ensaio. Tive acho que dois que chegaram a 200, 250 fotos, nesse caso sempre com atriz ou modelo, que já têm uma noção melhor de como se posicionar e que vc não precisa dirigir tanto quanto uma moça que não é "do ramo". Esses ensaios duraram umas 2 horas, mais ou menos.

No geral, nos meus ensaios de pacotes em que não limito o número de fotos a entrega gira em torno de 70 a 110, um pouco pelo tempo que as pessoas reservam para fazer (ou pelo atraso com que chegam - rsrs) e outro tanto porque se não é alguém acostumado a posar a produtividade é menor, ou ao menos mais lenta.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2018, 19:11:20
Os meus pacotes são de 20, 30 e 50 fotos, com opção de revelação ou só digital em DVD, seja para ensaio, aniversário, chás, etc... Com direito a compra de fotos extra... Entrego um DVD personalizado em qualidade fotográfica e um slideshow com as fotos...
Mas enfrento grandes dificuldades de conseguir trabalhos, pq aqui tem o pessoal que busca apenas preço e o que busca nome. Como não tenho nome é os meus preços não são os mais baratos raramente pego alguma coisa. Geralmente qdo pego ou é indicação ou a pessoa só pode estar desesperada/sem paciência de pesquisar, pq vem decidida e fecha em alguns minutos...
Apesar de não fazer diferença, financeiramente, pra mim, me deixa extremamente frustrado/chateado e duvidando da qualidade do meu trabalho (que está longe de ser fora do normal)...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #19 Online: 09 de Abril de 2018, 20:10:01
Amigo, em um ensaio normal você entrega 200 - 250 fotos? Quanto tempo dura seu ensaio?

 :eek:

Tenho 3 pacotes de ensaios, 15 - 30 - 45 fotos, o que mais vende é o de 30, em segundo lugar é o de 15 (muita gente fecha esse e quando recebe as provas paga mais 15 e sobe para o de 30), e as vezes vendo o de 45.

Independente do pacote, entrego uma média de 60 - 70 fotos "provas" que seleciono de uma média de 150 fotos que faço no total, e vou excluindo, ainda sim acho que vai muita "repetida" nas provas.

Outro dia peguei um trabalho de uma produtora, onde eu teria que entregar 250 fotos de uma dupla sertaneja para fins de publicidade, foram 4 dias de ensaio, quatro locações, e "penei" muito (junto com uma produtora), para entregar essa quantidade.
Uma dúvida, como exatamente você entrega suas "provas"?
Isso é um detalhe que ainda não consegui uma solução 100%.

Quando mostro as provas ao vivo tudo corre bem, o problema é quando o cliente não pode ou prefere não vir pessoalmente, daí preciso enviar as provas online.
Já tentei colocar numa página que não permite download, mas já tiraram print e divulgaram a foto numa resolução terrível, já tentei enviar em baixa resolução diretamente pro cliente e eles publicaram também, já tentei colocar marca d'água gigante no meio da foto e eles publicaram também.

O problema disso nem é eles pegarem algo sem pagar, nem ligo tanto pra isso pois a maior parte do serviço já foi pago, o problema mesmo pra mim é que as provas ainda não estão 100% e eu ainda vou terminar o trabalho de retouching delas. Ter pessoas divulgando meu trabalho incompleto e/ou com baixa qualidade me incomoda um pouco.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 20:12:44 por Di Torres »


Fabio Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e cineasta. Duas exposições individuais.
    • Fabio Gomes Foto e Cinema
Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2018, 20:23:53
Uma dúvida, como exatamente você entrega suas "provas"?

Nos meus pacotes "fechados" eu entrego todas as fotos aproveitáveis em digital (CD, DVD, pendrive etc), o que elimina a necessidade de entregar "provas".

Nos pacotes "negociados", onde por vezes a cliente pede, digamos, a impressão de 10 fotos, eu escolho umas 10 ou 15 que me parece terem ficado melhores e mando elas em baixa por Whatsapp ou pelo bate-papo do Facebook, para que ela opine e aprove. Em geral eu costumo entregar esse material logo (dependendo, claro, da velocidade da gráfica), justamente pra evitar a tentação de postarem essas provas por aí - o que às vezes acaba acontecendo, a gente jamais vai ter o controle de tudo.
Uma forma de 'neutralizar" essas postagens meia-boca é nós mesmos postar a foto original com qualidade no nosso próprio Instagram, desde, claro, que a cliente não se oponha.

« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 20:26:25 por Fabio Gomes »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2018, 20:27:00
Uma dúvida, como exatamente você entrega suas "provas"?
Isso é um detalhe que ainda não consegui uma solução 100%.

Fast Stone Image Viewer - Coloca marca d'agua e ainda de quebra estampa o nome do arquivo sem extensão na frente da foto. Aviso o cliente no final do ensaio como é o procedimento de escolha e que não pode postar as provas, subo tudo no Google Drive e pronto. Até hoje só um noivo sem noção, mesmo tendo as fotos prontas na mão (pois casamento eu entrego todas, só monto provas para facilitar a escolha do álbum), postou uma foto da pasta provas.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2018, 20:35:26
Fast Stone Image Viewer - Coloca marca d'agua e ainda de quebra estampa o nome do arquivo sem extensão na frente da foto. Aviso o cliente no final do ensaio como é o procedimento de escolha e que não pode postar as provas, subo tudo no Google Drive e pronto. Até hoje só um noivo sem noção, mesmo tendo as fotos prontas na mão (pois casamento eu entrego todas, só monto provas para facilitar a escolha do álbum), postou uma foto da pasta provas.
Gostei!  :ok:
Obrigado pela dica. Vou por em prática.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2018, 22:20:52
Faço parecido, coloco: prova sem tratamento, caso alguém poste, fica óbvio que se trata de um trabalho inacabado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #24 Online: 10 de Abril de 2018, 00:38:40
***MODERADO****
Existe uma área especifica para testes.
« Última modificação: 10 de Abril de 2018, 07:22:27 por erickdlm »
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Abril de 2018, 11:29:50
Eu faço o tratamento só de cores e aplico em lote no LR depois uao o Selpics pro cliente escolher.

Até já vi postagem dessa tela, mas tem que fazer um print de péssima qualidade ou tirar foto com o celular da tela (já fizeram), mas ainda assim tem uma marca dágua no meio da foto...hehe
« Última modificação: 10 de Abril de 2018, 11:31:35 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2018, 20:14:19
Realmente galera, acho que adotar o "Favor solicitar orçamento por inbox" é o melhor caminho, vou faze risso e depois relato aqui pra galera o resultado.

Galera, adotei essa tática, e olha que interessante, foi só escrever isso nos últimos comentários que os pedidos nos comentários pararam. A galera fica mal acostumada.