Autor Tópico: Fotos no píer da Barra da Tijuca  (Lida 1827 vezes)

dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Online: 06 de Abril de 2018, 23:41:58
Pessoal,

Recentemente fui no píer da Barra da Tijuca pra bater umas fotos e seguem algumas que fiquei satisfeito com resultado. Ambas fotos eu tirei com a minha Sony NEX 5N e a lente do kit 18-55 em 18mm.

Essa primeira foto eu cortei as beiradas pra mudar o enquadramento de horizontal pra vertical


Por do Sol por Daniel Goes, no Flickr

E essa segunda é uma longa exposição de 25seg em f11


Long Exp por Daniel Goes, no Flickr

Eu tirei várias outras fotos, inclusive também apontada pro lado da pedra da Gavea, mas ainda to tratando (e aproveitando pra fazer um tira teima lightroom vs dxo photolab...)

Mas admito que a minha "velha de guerra" nex5n já ta dando seus sinais de cansaço , hehe. Ultimamente ela trava do nada (a lá windows 95), o sensor está com umas sujeiras tipo encrostadas" que eu já limpei das mais diversas formas, inclusive com aqueles "cotonetão" de limpeza de sensor, que melhorou , mais ainda aparece umas pequenas manchas nas fotos, principalmente de f16 adiante. Mas enquanto eu tiver com ela, vou tentando aproveitar o que puder..

Vlw


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2018, 00:35:54
Gostei da primeira, a segunda me lembrou de uma coisa que não gosto muito na Sony que são as cores, tudo meio fluorescente. De qualquer forma é muito legal você usar sua câmera até o fim!

Poste mais!


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2018, 01:40:52
Gostei da primeira, a segunda me lembrou de uma coisa que não gosto muito na Sony que são as cores, tudo meio fluorescente. De qualquer forma é muito legal você usar sua câmera até o fim!

Poste mais!

Obrigado !! Admito que eu nunca tinha observado essa característica da Sony que vc comentou...rs. Mas será que isso não tem algo a ver também com o processamento do arquivo RAW?

Mas enfim, atendendo ao seu pedido , hehe, segue mais uma foto, aliás , a primeira foto que estou postando "pro mundo afora", rs, qual fiz tratamento no DxO Photolab (aproveitar enquanto não expira a licença trial...).



Por do Sol 2 por Daniel Goes, no Flickr
« Última modificação: 07 de Abril de 2018, 01:42:26 por dlgoes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.880
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2018, 01:43:17
Obrigado !! Admito que eu nunca tinha observado essa característica da Sony que vc comentou...rs. Mas será que isso não tem algo a ver também com o processamento do arquivo RAW?

Mas enfim, atendendo ao seu pedido , hehe, segue mais uma foto, aliás , a primeira foto que estou postando "pro mundo afora", rs, qual fiz tratamento no DxO Photolab (aproveitar enquanto não expira a licença trial...).



Por do Sol 2 por Daniel Goes, no Flickr
Daniel, tá bacana, mas tenta não estourar muito as luzes, ficou um halo estranho ali na transição entre o laranja e o azul.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2018, 13:09:22
Daniel, tá bacana, mas tenta não estourar muito as luzes, ficou um halo estranho ali na transição entre o laranja e o azul.
Huummm, agora que eu vi no celular a foto entendi a sua observação.  O meu monitor do notebook até consegui da uma calibrada que as cores agora coincidem com que eu vejo no smartphone e até na Tv  (meu parâmetro de calibração em mãos , hehe) , mas a tela dele ainda exibe  algumas variações de brilho, contraste (não sei se é exatamente esse isso) bem mais "suaves" que na tela de celular  e até de TV. Mas curiosamente notei que foi justamente quando diminui os tons claros e médios, pra tentar diminuir os estouros,  que criou esse "halo" na foto.  Mas também faz nem uma semana que instalei o Photolab e ainda to apanhando um pouco pra usar ele. Ah, e como falei em outro tópico,  admito que de fato as fotos ficam diferentes com ele , mas nao cheguei a uma conclusão ainda se é melhor ou pior , ou empate técnico , em relação  ao lightroom. Se bem que a ferramenta de limpar sujeira da foto dele achei excelente!!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2018, 09:41:47
Dlgoes, eu tbm gostei das imagens, mas realmente acho que as altas luzes estão um pouco exageradas, tanto que na foto 02, que é bonita, até o reflexo da luz na água criou um trilho de branco. Não sei se vc recuperou pouco isso ou se realmente a exposição foi tanta que furou a foto. Em contra-partida, os pretos estão bem próximos do preto puro, o contraste está bem forte, tlvz aliviar um pouco isso tbm. Sugestões  :ok:

Mas, bonitas fotos!


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2018, 21:08:53
Dlgoes, eu tbm gostei das imagens, mas realmente acho que as altas luzes estão um pouco exageradas, tanto que na foto 02, que é bonita, até o reflexo da luz na água criou um trilho de branco. Não sei se vc recuperou pouco isso ou se realmente a exposição foi tanta que furou a foto. Em contra-partida, os pretos estão bem próximos do preto puro, o contraste está bem forte, tlvz aliviar um pouco isso tbm. Sugestões  :ok:

Mas, bonitas fotos!

Então , na verdade eu nem tinha reparado com a devida atenção nisso ... :shock:

Mas, eu observei agora no raw que o reflexo da luz na água de fato em um pedaço já estava estourado (mas admito que a tratamento que eu fiz ainda estourou sem querer ainda mais um pouquinho). O certo mesmo era eu ter feito mais  uma foto com exposição mais curta, mas na ocasião eu tava receoso de ficar escura demais e as pedras não aparecerem e não conseguir recuperar...... também eu já tava ficando de saco cheio das  rajadas de vento que balançava o tripé e vááárias tentativas ficaram tremidas, hehe,  e vendo o preview da foto na tela da câmera no momento nem tinha observado do reflexo da luz ter estourado . Mas o negócio é continuar treinando né...

Mas agradeço as sugestões e comentários!!

Abraços