Autor Tópico: Sumidouro  (Lida 2013 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Abril de 2018, 09:00:30
Estive esse fim de semana em Sumidouro - RJ, fui conhecer uma das cascatas mais impressionantes do estado, sugiro que cliquem para ver no Flickr.

sumidouro2-pb by Carlos C. Sosa, on Flickr

A Cascata Conde d'Eu é a maior cascata em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura. Fica no municipio de Sumidouro.

É acidente geográfico do rio Paquequer, que nasce no município de Sumidouro, e deságua na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Localiza-se próximo ao distrito de Dona Mariana, no citado município.

Foi nomeada em 17 de maio de 1877 por Pedro II do Brasil, em homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, em um suntuoso almoço sob o elegante barracão em frente à cascata, extasiados com a exuberante beleza do atrativo. A origem do nome do atrativo, desconhecida desde tempos idos, foi revelada recentemente por Marcelo Vieira de Almeida.

Ao longo dos séculos, a precipitação d'água em grande elevação e volume escavou uma ampla garganta na rocha, formando, em sua base, um poço com cerca de 30 metros de diâmetro. O impacto das águas sobre o referido poço molda uma nuvem de água ascendente, semelhante a um véu, que alcança expressiva altura e umedece a vegetação do vale.

A uma centena de metros abaixo, grandes rochas arredondadas pela erosão formam pequenas cachoeiras, cercadas de vegetação típica e poços rasos em leito de areia onde as águas correm serenas. A freqüente formação de arco-íris completa a impressionante beleza local.

A paisagem circundante é constituída por formações geológicas íngremes, onde se encontra, ainda preservada, uma pequena amostra de vegetação primária da Mata Atlântica.

Fonte: Wikipedia
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 09:01:04 por cfcsosa »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2018, 09:49:06
Bacana Carlos!

Dando uma olhada na tua galeria do Flickr eu particularmente gostei mais da seguinte, que está em vertical e colorida.
Eu achei muito massa o enquadramento dessa que postasse aqui, mas para mim o tratamento em PB deixou a imagem um pouco achatada, não transmite tanto a perspectiva da paisagem.

E pelo visto havia chovido bastante hein, a água está furiosa! Imagino o som dessa gigante  :clap:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2018, 10:01:53
Bacana Carlos!

Dando uma olhada na tua galeria do Flickr eu particularmente gostei mais da seguinte, que está em vertical e colorida.
Eu achei muito massa o enquadramento dessa que postasse aqui, mas para mim o tratamento em PB deixou a imagem um pouco achatada, não transmite tanto a perspectiva da paisagem.

E pelo visto havia chovido bastante hein, a água está furiosa! Imagino o som dessa gigante  :clap:
Fala Rapha, a colorida postei no desafio. Kkkkk

Essa foto eu fiz originalmente colorida, ainda não estou certo do tratamento e justo por isso postei aqui na galeria.

Adicionei grão por exemplo, uma coisa que quis experimentar. Mais tarde posto outra versão.

Sim, estava furiosa! E havia chovido há pouco menos de uma hora, uma chuva torrencial que peguei indo pra lá.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 10:02:38 por cfcsosa »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2018, 10:18:00
Oi Carlos, tenho impressão de ter visto no Facebook uma foto sua colorida mais bonita do que essa. Essa eu não gostei do tratamento.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2018, 11:31:55
Fala Rapha, a colorida postei no desafio. Kkkkk

Essa foto eu fiz originalmente colorida, ainda não estou certo do tratamento e justo por isso postei aqui na galeria.

Adicionei grão por exemplo, uma coisa que quis experimentar. Mais tarde posto outra versão.

Sim, estava furiosa! E havia chovido há pouco menos de uma hora, uma chuva torrencial que peguei indo pra lá.

Eu vi lá agora, está show, uma atmosfera meio pré-histórica.

A questão do grão eu acho massa, eu realmente tenho uma certa resistência com PB, mas de qualquer forma eu acho que essa imagem, mesmo com um ângulo tão bacana, não transmite a mesma imponência que a sua colorida.
Não sei se tem haver com ela ser PB ou não.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2018, 11:42:12
Oi Carlos, tenho impressão de ter visto no Facebook uma foto sua colorida mais bonita do que essa. Essa eu não gostei do tratamento.
Valeu Waldyr! Ainda não estou certo do tratamento também!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2018, 11:43:24
Eu vi lá agora, está show, uma atmosfera meio pré-histórica.

A questão do grão eu acho massa, eu realmente tenho uma certa resistência com PB, mas de qualquer forma eu acho que essa imagem, mesmo com um ângulo tão bacana, não transmite a mesma imponência que a sua colorida.
Não sei se tem haver com ela ser PB ou não.
Pensei muito ao publicar em grande angular essa foto pois ela acaba distanciando o atrativo principal que é a cascata.

Vamos ver se com a edição melhora isso, mais tarde posto.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2018, 13:04:21
Fiquei curioso para ver a outra.
Se der, poste ela aqui também.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2018, 23:10:42
Fiquei curioso para ver a outra.
Se der, poste ela aqui também.

Aí está...


sumidouro2 by Carlos C. Sosa, on Flickr
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 23:12:54 por cfcsosa »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2018, 23:43:41
eu também vou fazer parte do coro aqui que achou a versão colorida melhor! rs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2018, 13:45:42
Carlos, eu gosto bem mais da colorida, não só por ser reticente com preto e branco, mas porque na minha opinião a PB não consegue passar a profundidade de planos como a colorida, ao tornar tudo em tons de cinza a imagem ficou bem mais achatada.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2018, 14:10:20
A preto e pranco esta muito melhor aos meus olhos. Muito mais impactante, mais dramaticidade, da para sentir mais a agressividade da queda d'agua, a textura do terreno, a luminosidade do ambiente presenca da atmosfera.

A colorida esta meh para mim. Eu vejo agua suja, umas nevoas localizadas da agua e contraste de cores sem muita harmonia e balanco na imagem como um todo, assim como a luminosidade. Ta mais para um lugar comum sem impact na experiencia visual.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2018, 19:44:57
eu também vou fazer parte do coro aqui que achou a versão colorida melhor! rs
Carlos, eu gosto bem mais da colorida, não só por ser reticente com preto e branco, mas porque na minha opinião a PB não consegue passar a profundidade de planos como a colorida, ao tornar tudo em tons de cinza a imagem ficou bem mais achatada.
A preto e pranco esta muito melhor aos meus olhos. Muito mais impactante, mais dramaticidade, da para sentir mais a agressividade da queda d'agua, a textura do terreno, a luminosidade do ambiente presenca da atmosfera.

A colorida esta meh para mim. Eu vejo agua suja, umas nevoas localizadas da agua e contraste de cores sem muita harmonia e balanco na imagem como um todo, assim como a luminosidade. Ta mais para um lugar comum sem impact na experiencia visual.
Obrigado a todos pelos comentários!


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2018, 11:10:10
Eu gostei da foto em si.

Eu achei que a PB ficou com pouca profundidade mesmo, então preferi a versão colorida.

A única coisa é que as cores de alguns elementos não combinaram muito entre si, talvez pela saturação ou algum ajuste local realizado.

Achei os tons de terra e da água barrenta um pouco quentes demais em comparação ao céu nublado. E também achei o verde da vegetação demasiadamente saturado e com uma luminância uma pouco mais clara do que eu esperaria para uma cena como essa. Então acho que o conjunto perdeu um pouco a coesão.

Mas é uma cena muito difícil mesmo, com muitos elementos. Não sei se eu faria muito diferente.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk