Autor Tópico: Fotolivros. Onde fazer?  (Lida 10817 vezes)

Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Online: 09 de Abril de 2018, 12:07:32
Olá amigos.

Geralmente mando meus trabalhos para fazer na Indimagem, mas não tenho ficado satisfeito com os resultados.
Não que o material ou a impressão sejam ruins, mas acho um pouco sem vida, um pouco opacas.

Gostaria de um resultado mais vivo, onde a foto parece sair do papel.

Poderiam me dar indicações de outras empresas que imprimem fotolivros que vocês conheçam?

Obrigado.

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2018, 12:41:59
Segui um tópico aqui do fórum e tenho feito álbuns na Dreambooks. Fotógrafo apenas a família, por hobby, mas eles têm algumas opções para profissionais também, inclusive um site (Dreambooks Pro).
Sobre as fotos sem vida, tenho visto que a nitidez no álbum fica um pouco abaixo do que percebo na tela do notebook.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2018, 23:51:56
Vi num tópico também sobre a Dreambooks. Tenho alguns amigos que fizeram fotolivro na Digipix. Eu fiz há alguns anos no blurb, mas tenho alguns fotolivros acumulados e queria mandar para impressão aqui no Brasil mesmo. Alguém saberia comparar os resultados da Digipix com a Dreambooks? Inclusive, se alguém puder dar dicas sobre papel e tipo de impressão nesses serviços, seria bem vindo também.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2018, 02:08:27
Carlos, atualmente não estou encadernando no momento, mas pretendo em breve retornar

Além dos tipos de papeis e impressões/revelação tem mais alguns predicados

Laminação: é um opcional, mas quase obrigatório. A única dispensa seria num álbum promocional e baratinho ou num fine art. Em ordem crescente: liquida, bopp e PET. Destas 3 somente a PET e uma linha de liquida muito específica são para foto, as outras são mais para gráficas, embora são largamente utilizadas. Todas tem a opção de brilho ou fosco.

Montagem: ainda tem um álbum que o pessoal chama de 180º  e outro de panorâmico que são alguns engôdos de mkt. Na verdade um é montado como uma "revista" que abre a 180º e pode ter uma única foto ocupando duas paginas e o outro é normalmente montado em lamina única e vincada, então um álbum 30x30 tem uma lamina de 30x60. No tipo panorâmico pode ser empastado e este empastamento em psai ou cartão ou montado com sem empastamento. O empastamento deixa a pagina mais rígida, parecendo aqueles álbuns antigos.

Agora o miolo fotográfico, vai depender do destino dos álbuns, de mais ou menos responsabilidade

Um minimo seria revelação quinica, depois dry, impressão giclée em papel fotográfico, este último com a vantagem de um ótimo P&B e dá pra trabalhar com uma gamut maior de cor

O resto é capa, estojo, etc, estas coisas que o cliente dá importância

Se for um álbum com "A" maiúsculo fugiria do couché, o papel é tratado de uma forma muito genérica e pode interferir muito da durabilidade

Tenho papel couché que uso pra empastar uns álbuns de menor qualidade e eles amarelaram dentro de um armário, uma beleza








Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2018, 22:12:31
Carlos, atualmente não estou encadernando no momento, mas pretendo em breve retornar

Além dos tipos de papeis e impressões/revelação tem mais alguns predicados

Laminação: é um opcional, mas quase obrigatório. A única dispensa seria num álbum promocional e baratinho ou num fine art. Em ordem crescente: liquida, bopp e PET. Destas 3 somente a PET e uma linha de liquida muito específica são para foto, as outras são mais para gráficas, embora são largamente utilizadas. Todas tem a opção de brilho ou fosco.

Montagem: ainda tem um álbum que o pessoal chama de 180º  e outro de panorâmico que são alguns engôdos de mkt. Na verdade um é montado como uma "revista" que abre a 180º e pode ter uma única foto ocupando duas paginas e o outro é normalmente montado em lamina única e vincada, então um álbum 30x30 tem uma lamina de 30x60. No tipo panorâmico pode ser empastado e este empastamento em psai ou cartão ou montado com sem empastamento. O empastamento deixa a pagina mais rígida, parecendo aqueles álbuns antigos.

Agora o miolo fotográfico, vai depender do destino dos álbuns, de mais ou menos responsabilidade

Um minimo seria revelação quinica, depois dry, impressão giclée em papel fotográfico, este último com a vantagem de um ótimo P&B e dá pra trabalhar com uma gamut maior de cor

O resto é capa, estojo, etc, estas coisas que o cliente dá importância

Se for um álbum com "A" maiúsculo fugiria do couché, o papel é tratado de uma forma muito genérica e pode interferir muito da durabilidade

Tenho papel couché que uso pra empastar uns álbuns de menor qualidade e eles amarelaram dentro de um armário, uma beleza

spositom, obrigado pela resposta detalhada.

todas essas opções se aplicam também aos fotolivros ou apenas para albums profissionais?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2018, 01:26:57
Opa Carlos, não há de que

Referente ao produto fotolivro, na verdade o nome,  por algum tempo foi registrado pela Digipix que em minha opinião é um álbum mais ou menos, mas tem fotógrafo que acha muito bom

Álbuns profissionais todos são se for levar em conta a aplicação, um álbum de casamento tem que ser o melhor que o $$ pode comprar, além da caixinha, claro. Agora pra sogra pode ser um de menor qualidade

Qual a finalidade destes álbuns?
« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 01:29:46 por spositom »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2018, 20:50:44
Na minha opinião, Dreambooks (tanto comum quanto a pro) tem o melhor CxB e com qualidade!
Indimagem e Digipix são uma só desde o ano passado, daí já se imagina o nível que a Indi ficou...
Ano passado a DB normal lançou uma linha superior nos álbuns comuns que melhorou ainda mais a qualidade do material da "segunda linha"!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2018, 10:43:51
Na minha opinião, Dreambooks (tanto comum quanto a pro) tem o melhor CxB e com qualidade!
Indimagem e Digipix são uma só desde o ano passado, daí já se imagina o nível que a Indi ficou...
Ano passado a DB normal lançou uma linha superior nos álbuns comuns que melhorou ainda mais a qualidade do material da "segunda linha"!


Exatamente.

A Digipix tem a linha couché e a linha em papel fotográfico.
Mas os albuns em papel fotográfico da dreambooks conseguem ser mais barato que o couché da digipix.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2018, 00:21:19
Opa Carlos, não há de que

Referente ao produto fotolivro, na verdade o nome,  por algum tempo foi registrado pela Digipix que em minha opinião é um álbum mais ou menos, mas tem fotógrafo que acha muito bom

Álbuns profissionais todos são se for levar em conta a aplicação, um álbum de casamento tem que ser o melhor que o $$ pode comprar, além da caixinha, claro. Agora pra sogra pode ser um de menor qualidade

Qual a finalidade destes álbuns?

Seria para impressão de fotos da família e viagens, algo não muito caro, mas de qualidade aceitável sob o ponto de vista fotográfico, tanto coloridas como em P&B. 


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2018, 13:09:35
Putz!!!!

Carlos, eu olhando o site da Dreambooks acho um monte de lacunas e alguns milagres (na verdade não conheço e estou sem tempo para pesquisar), mas tem a opinião dos colegas que é muito importante

Hoje as encadernadoras estão entrando em colapso devido as "encadernagráficas" com suas montagens automatizada. Então esta ladainha de tipos de laminação, empastamento especial, etc tá condenado por isso não tenho como recomendar ninguém  :aua: :aua:, ou seja, falei, falei, mas não ajudei  :doh:

O que eu faço para ter uma melhor avaliação do miolo fotográfico,eu sempre envio alguns TAG´s para imprimir/revelar e comparo

Defendo sempre ter os álbuns laminados protegidos contra dedos gordurosos, sujeira, etc e outros acidentes que podem ocorrer com filhos, netos e demais amados

Abs

Marcio
« Última modificação: 27 de Abril de 2018, 13:10:34 por spositom »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2018, 03:32:05
Putz!!!!

Carlos, eu olhando o site da Dreambooks acho um monte de lacunas e alguns milagres (na verdade não conheço e estou sem tempo para pesquisar), mas tem a opinião dos colegas que é muito importante

Hoje as encadernadoras estão entrando em colapso devido as "encadernagráficas" com suas montagens automatizada. Então esta ladainha de tipos de laminação, empastamento especial, etc tá condenado por isso não tenho como recomendar ninguém  :aua: :aua:, ou seja, falei, falei, mas não ajudei  :doh:

O que eu faço para ter uma melhor avaliação do miolo fotográfico,eu sempre envio alguns TAG´s para imprimir/revelar e comparo

Defendo sempre ter os álbuns laminados protegidos contra dedos gordurosos, sujeira, etc e outros acidentes que podem ocorrer com filhos, netos e demais amados

Abs

Marcio

Com base em outros posts seus que vi aqui no fórum, imagino que o tipo de impressão que você faz (fazia) é algo bem diferente dos fotolivros que estamos falando =)

Abraço,

Carlos


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2018, 06:56:57
Carlos, atualmente não estou encadernando no momento, mas pretendo em breve retornar

Além dos tipos de papeis e impressões/revelação tem mais alguns predicados

Laminação: é um opcional, mas quase obrigatório. A única dispensa seria num álbum promocional e baratinho ou num fine art. Em ordem crescente: liquida, bopp e PET. Destas 3 somente a PET e uma linha de liquida muito específica são para foto, as outras são mais para gráficas, embora são largamente utilizadas. Todas tem a opção de brilho ou fosco.

Montagem: ainda tem um álbum que o pessoal chama de 180º  e outro de panorâmico que são alguns engôdos de mkt. Na verdade um é montado como uma "revista" que abre a 180º e pode ter uma única foto ocupando duas paginas e o outro é normalmente montado em lamina única e vincada, então um álbum 30x30 tem uma lamina de 30x60. No tipo panorâmico pode ser empastado e este empastamento em psai ou cartão ou montado com sem empastamento. O empastamento deixa a pagina mais rígida, parecendo aqueles álbuns antigos.

Agora o miolo fotográfico, vai depender do destino dos álbuns, de mais ou menos responsabilidade

Um minimo seria revelação quinica, depois dry, impressão giclée em papel fotográfico, este último com a vantagem de um ótimo P&B e dá pra trabalhar com uma gamut maior de cor

O resto é capa, estojo, etc, estas coisas que o cliente dá importância

Se for um álbum com "A" maiúsculo fugiria do couché, o papel é tratado de uma forma muito genérica e pode interferir muito da durabilidade

Tenho papel couché que uso pra empastar uns álbuns de menor qualidade e eles amarelaram dentro de um armário, uma beleza
Ótimas dicas! Estou com as mesmas dúvidas do autor do tópico, e também será meu primeiro álbum.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2018, 07:00:20
Alguém conhece os serviços da Go Image? Cheguei neles após me seguirem no Insta, e achei que têm soluções bastante interessantes: https://www.goimage.com.br

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2018, 10:44:14
acompanhando.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2018, 13:18:18
Alguém conhece os serviços da Go Image? Cheguei neles após me seguirem no Insta, e achei que têm soluções bastante interessantes: https://www.goimage.com.br

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk

Gostei dos produtos deles, o preço é razoável, qualquer dia desse experimento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs