Autor Tópico: Problemas com HD externo - Alguém manja de Apple x Win?  (Lida 1627 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 10 de Abril de 2018, 10:04:30
Pessoal, recebi um HD externo com umas imagens pra eu fazer somente a edição mas não consigo abrir o HD no Windows 10. Ele conecta mas não abre nem o ícone mostrando o HD no Meu Computador.

Como sei que a pessoa que me mandou só usa Apple, imagino que seja alguma trave entre os dois sistemas.

Falei com o dono dos arquivos e ele não manja nada de computador. Alguém tem alguma sugestão de como resolver isso?

Lembro que anos atrás tive um problema parecido por causa do sistema de formatação, mas como não manjo nada de Apple nem sei como ajudar o cara.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2018, 10:45:55
Com quase total certeza mas dizendo "provavelmente" é a formatação.

Clica com o botão direito no ícone do "Este Computador" e vá em gerenciar. procure pela opção Discos e veja se a HD externa está detectada.

Caso esteja, não é problema na HD externa, mas não clique em formatar ou excluir partição pois vai perder tudo.

Se detectar, vai precisar fazer uma formatação da HD, primeiro vá no Mac e salve os dados, depois formate a HD para ExFat e salve os arquivos novamente na HD.

O padrão ExFat é a evolução do FAT32 e é compatível com todos os principais sistemas Operacionais.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2018, 10:48:45
Depende do tipo de formatação que ele fez.

O Windows não lê HFS nem APFS nativamente.

https://www.makeuseof.com/tag/4-ways-read-mac-formatted-drive-windows/
https://www.techadvisor.co.uk/how-to/windows/how-read-mac-os-hfs-drives-in-windows-for-free-image-3369574/


Pode fazer o oposto, formatar o hd externo em NTFS e instalar o FUSE for MacOS, ou entao usar o sistema FAT.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2018, 10:53:46
Com quase total certeza mas dizendo "provavelmente" é a formatação.

Clica com o botão direito no ícone do "Este Computador" e vá em gerenciar. procure pela opção Discos e veja se a HD externa está detectada.

Caso esteja, não é problema na HD externa, mas não clique em formatar ou excluir partição pois vai perder tudo.

Se detectar, vai precisar fazer uma formatação da HD, primeiro vá no Mac e salve os dados, depois formate a HD para ExFat e salve os arquivos novamente na HD.

O padrão ExFat é a evolução do FAT32 e é compatível com todos os principais sistemas Operacionais.

Realmente é o que eu pensava... sei que a Apple tem uma formatação que o Win não lê.. tive problema com isso uns 10 anos atrás.

O disco é detectado sim, inclusive aparece o ícone pra desconectar hardware.. só não abre.

Vou devolver pra ele pedir pra ele formatar de forma compatível.. valeu!!!


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2018, 10:59:06
Só não se esquece da ordem dos fatores... primeiro faz o backup depois formata... não dá pra fazer o contrário...kkkkkk

Piadinha de TI...  :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2018, 11:05:42
Só não se esquece da ordem dos fatores... primeiro faz o backup depois formata... não dá pra fazer o contrário...kkkkkk

Piadinha de TI...  :hysterical:

Da outra vez fiz isso... aí aprendi na marra... rs....

Na realidade não fui eu, estava num evento e não tinha notebook, mas tinha HD Externo.. aí um dos organizadores se prontificou a esvaziar meus cartões pro HD externo com o notebook dele da Apple. Aí deu uma treta desse tipo lá e o cara formatou meu HD sem me falar. Era um HD de backup mas uns arquivos de lá tinha apagado do computador. Lembro que perdi umas coisas na épooca


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2018, 11:13:55
Da outra vez fiz isso... aí aprendi na marra... rs....

Na realidade não fui eu, estava num evento e não tinha notebook, mas tinha HD Externo.. aí um dos organizadores se prontificou a esvaziar meus cartões pro HD externo com o notebook dele da Apple. Aí deu uma treta desse tipo lá e o cara formatou meu HD sem me falar. Era um HD de backup mas uns arquivos de lá tinha apagado do computador. Lembro que perdi umas coisas na épooca

Pode parecer que não mas acontece muito isso...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2018, 16:04:03
Lembro que anos atrás se podia instalar um driver no Windows pra ler partições ext4 (Linux e similares). Será que não tem algo parecido pra esse sistema da Apple?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2018, 16:07:23
Lembro que anos atrás se podia instalar um driver no Windows pra ler partições ext4 (Linux e similares). Será que não tem algo parecido pra esse sistema da Apple?

Sim, exatamente os links que postei antes.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2018, 17:21:33
Sim, exatamente os links que postei antes.

x2
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.