Autor Tópico: Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K  (Lida 2391 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Abril de 2018, 13:20:50
Sei que vídeo é interesse de uma minoria aqui, mas a Blackmagic lançou uma verdadeira bomba no mercado segunda-feira na NAB em Las Vegas.

Ela não tem nada de "pocket", como era a primeira Pocket Cinema Camera - mas os recursos anunciados nela não são encontrados nem em câmeras na faixa de 8000 dólares.

https://www.blackmagicdesign.com/products/blackmagicpocketcinemacamera

- Mount m4/3
- Segundo rumores, o mesmo sensor da GH5s, até porquê ela também tem Dual ISO - ou seja, low light não deve ser problema
- 13 stops de DR
- CinemaRAW DNG em 4k e 1080p, sendo 4k até 60fps e 1080p até 120fps. Sim, vídeo em RAW, algo só reservado a câmeras caríssimas. E faz a gravação em RAW com 12-bits (algo inédito nessa faixa).
- Também grava em ProRES, um codec da Apple extremamente apreciado no mundo profissional
- Corpo em policabarbonato reforçado com fibra de carbono
- 4 (!) microfones frontais stereo
- Monitor LCD de 5 (!) polegadas touchscreen
- Porta USB-C 3.1 que permite usar um HD externo como mídia de gravação
- Aceita cartões CFast e SD
- Entrada pra microfone comum E mais uma entrada XLR para microfone (com alimentação de energia pro microfone)
- Entrada para fonte de alimentação (inclusa) com conector travável
- Vem com uma cópia full do DaVinci Resolve, que custa 299 dólares
- E a color science da Blackmagic, que é considerada uma das melhores do mercado, nível de cinema.

Preço: 1299 dólares. Se descontar a licença do Resolve, 1000 dólares. É a pechincha do século.

« Última modificação: 11 de Abril de 2018, 13:21:10 por marciok »
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2018, 17:27:43
Eu vi essa ontem. Rapaz, é tentadora mesmo. A versão mais barata (grava "só" 1080p60) tá custando 995 dólares.  :eek:

Fora que nem sei se Windows já tem os codecs pra editar este tipo de arquivo. Os arquivos 4k-60 da minha GoPro 6 (HEVC) ainda não são editáveis no Windows 10. Ainda não testei com o Davinci Resolve 15 (que também acabou de lançar), mas o 14 só reconhece o áudio.

Fora isso, senti falta da estabilização de imagem (EIS ou OIS).
« Última modificação: 11 de Abril de 2018, 17:30:04 por felipemendes »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2018, 19:52:23
Esse lançamento de Blackmagic é hiper bem vindo, pelos motivos apontados pelo Márcio, custo baixo e inumeros recursos, e também com um plus para o sistema MFT, pois amplia consideravelmente o mercado de lentes para essa plataforma. Mesmo aqui no Brasil, a BMPCC HD já contribuiu muito, eu mesmo já vendi várias lentes para usuários BlacKMagig e agora, certamente,  vai ajudar ainda mais, bom motivo para nao mudar de sistema ou, ao contrário, investir nele.. Esse lançamento da BM sem dúvida foi uma bomba jogada no mercado, grande acerto do fabricante em manter o padrão MFT, dificil um video maker que nao vai querer ter um exemplar dessa camera. Faltou IBIS, é verdade, mas a grande maioria usa gimbals e isso nao parece ser problema, lembrando que a GH5s, que custa o dobro do preço, tambem nao tem.
Pena que só estará no mercado a partir de setembro, mas as pre-orders já começaram.. Nao pretendo comprar, mas saudo esse lançamento..
« Última modificação: 11 de Abril de 2018, 19:54:52 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2018, 23:14:32
Realmente me pareceu um excelente equipamento. 

O problema de usar Blackmagic é que você morre ele. É muito difícil revender, já que o apelo comercial da marca é muito, muito específico. E isso mesmo em um mercado já direcionado.
Quem já tentou revender superfícies de controle, switchers de vídeo ou gravadores BM, sabe do que estou falando.

Nesse particular, e considerando que atualmente nada fica obsoleto mais rápido do que equipamentos de vídeo, é muito mais fácil revender Panasonic e Sony que Blackmagic.

Mas não deixa de ser um grande lançamento. :ok:

Grande e forte abraço a todos.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2018, 09:38:11
Eu vi essa ontem. Rapaz, é tentadora mesmo. A versão mais barata (grava "só" 1080p60) tá custando 995 dólares.  :eek:

Fora que nem sei se Windows já tem os codecs pra editar este tipo de arquivo. Os arquivos 4k-60 da minha GoPro 6 (HEVC) ainda não são editáveis no Windows 10. Ainda não testei com o Davinci Resolve 15 (que também acabou de lançar), mas o 14 só reconhece o áudio.

Fora isso, senti falta da estabilização de imagem (EIS ou OIS).

Essa nova só tem essa versão 4k. Você não está confundindo com a Micro Cinema Camera - ela é mais antiga, é uma versão compacta da primeira Pocket.

Até onde sei, ProRes é bem mais suportado que HEVC - mas parece que o Resolve edita HEVC sim.

E essa câmera suporta OIS, se a lente tiver. Estabilização no sensor, a Blackmagic não tem grana pra desenvolver, é uma fortuna. Fora que em ambiente de cinema o pessoal prefere usar steadicam do que estabilização pela câmera (foi um dos motivos - ou desculpas - para a Panasonic não colocar IBIS na GH5).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2018, 11:24:29
Essa nova só tem essa versão 4k. Você não está confundindo com a Micro Cinema Camera - ela é mais antiga, é uma versão compacta da primeira Pocket.

Erro meu!  :doh:

Citar
Até onde sei, ProRes é bem mais suportado que HEVC - mas parece que o Resolve edita HEVC sim.

A versão 15, sim. A 14, que eu usava até semana passada, não. Importava o áudio, mas não o vídeo.

Citar
E essa câmera suporta OIS, se a lente tiver. Estabilização no sensor, a Blackmagic não tem grana pra desenvolver, é uma fortuna. Fora que em ambiente de cinema o pessoal prefere usar steadicam do que estabilização pela câmera (foi um dos motivos - ou desculpas - para a Panasonic não colocar IBIS na GH5).

Bons pontos. Ainda assim, uma estabilização eletrônica seria um quebra-galho bem mais barato que qualquer estabilização "mecânica", onde há movimento de componentes pra se compensar o movimento da câmera. Na estabilização eletrônica, há acelerômetros (até os celulares mais baratos têm), e o processador desloca a imagem capturada de acordo com o movimento da câmera. O problema neste caso é que normalmente há um corte de cerca de 10% tanto na altura quanto na largura do vídeo, pra acomodar estes desclocamentos. Tem este recurso na minha gopro, e é um diferencial e tanto.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2018, 13:19:39
Apesar de eu não ser ligada em vídeo, esse lançamento realmente parece ser sensacional.
Vou acompanhar o tópico.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2018, 16:01:27
sensacional. fiquei tentado, ate pq o preço nao está proibitivo.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot