Autor Tópico: Curso de Fotografia Escola Arquitec Campinas - CUI  (Lida 9822 vezes)

RodrigoRuiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Velocidade Online
Online: 11 de Janeiro de 2007, 16:26:24
Pessoal, desculpem postar isso aqui, mas é um assunto importante que preciso divulgar para o maior número de pessoas, para que ninguém mais seja enganado...

Como um curso se ensina  sobre fotografia(ou pelo menos deveria), achei que este seria o melhor lugar.

Desculpem tb o tamanho do post, mas o assunto é sério.

Mas vamos lá.

No meio do ano passado eu resolvi me matricular em um curso de fotografia. Em Campinas só existiam 2, a Escola Pró Arte e a Arquitec.
A Pró Arte eu não conhecia. A Arquitec é uma escola que tem bastante nome aqui e sempre passou a impressão de ser uma coisa somente para os endinheirados (carrão na porta, bairro chique, toda modernosa, etc)...

Mas juntei meus trocados e fui para a Arquitec. O curso consiste em 3 módulos, sendo 1 semestre de duração para cada módulo, portanto o curso dura 1 ano e meio.

Consegui adaptar meu dia e optei por fazer o curso na turma de quarta-feira à tarde com 16 alunos (sala cheia)
Tudo ia bem, mas o professor sempre atrasava e no final do módulo os alunos estavam irritados e insatisfeiros. Tentamos uma conversa com o professor na última aula e ele se mostrou irritado com a nossa queixa mas disse que iria mudar.

Começa o segundo módulo com menos de 10 pessoas (pelo menos 6 desistências), e no início tive que mudar meu horário e passei pra turma de quinta-feira à noite, onde tb não tinham nem 10 alunos.
Ai começou o problema. Uma enrolação danada. Falava uma coisa e fazia outra, atrasos excessivos e no final do módulo vimos que nosso dinheiro e tempo foi pro lixo.

NO terceiro módulo eu cheguei no professor e pedi uma bolsa para continuar. Consegui 40%. Pensei. Menos pior... se enrolar tanto como o segundo, pelo menos não fico tanto no prejú... já estava pensando logo em acabar essa porcaria e pegar meu diploma.
Começam as aulas com diversos estúdios e tudo ia bem apesar dos atrasos continuarem, até que um dia, quando estava marcado um estúdio, o professor chegou no curso 40 min atrasado para ainda montar iluminação e preparar a modelo. O pessoal acabou saindo da sala e começamos a conversar sobre os problemas e que deveríamos mais uma vez falar com o professor para tentar melhorar, e decidimos falar com ele na próxima aula, até que ele aparece perguntando quem era o líder da rebelião...

Eu e uma das alunas (fabiana) começamos a falar sobre os problemas e nossas reclamações, que foram aceitas e ele disse que ia se policiar quanto ao horário e fez inclusive algumas cobranças tb, e nós dissemos que tb iríamos participar mais. Isso foi numa quinta-feira.

Na noite de segunda para terça, por volta das 23h30, o grupo de e-mails da turma recebeu um e-mail vindo do professor e direcionado a um outro aluno, mas que imaginei ter sido enviado ao grupo por engano. Vou colar o e-mail abaixo:

Citar
Querido aluno, são pessoas como vc que me fazem acreditar em um mundo melhor e o que é melhor de tudo é saber que vc é uma pessoa esclarecida , inteligente e com conteúdo e qualildades ímpares.
 
Sempre procurei atender aos descontentamentos de uns acreditando que uma pessoa representasse a opinião de todos, ledo engano tive eu ao descobrir que a opinião de um ou outro não refletia nos demais.
Nesta última aula de quinta feira pude desvendar com grande satisfação que a turma que eu tanto gosto é de verdade uma turma legal e que apenas um ou outro elemento não conseguem através do curso ou de minha pessoa atingir objetivos os quais eu não me proponho.
Alguns alunos levam para escola as suas frustrações de vida e atrapalham o andamento ao que o grupo se propõe, mas estou feliz hj por saber quem é quem e descobrir em vc um grande amigo.
Fabio vc terá de mim todo ensinamento que possuo e tê-lo como aluno é uma grande honra para mim, são homens como vc que fazem com que eu acredite nas pessoas e possa com gosto aprimorar meu trabalho.
 
Embora os alunos não tenham nada com isso , na última quinta feira cheguei muito atrasado a escola depois de 3 horas de viagem, onde eu retornava de Matão ,
para contentar gregos e troianos, sabia eu que não podia contar 100% com o modelo prometido pela Tatiana, desta forma estendi minha viagem a Itatiba onde apanhei a modelo feminina que garantiria a aula prática de estúdio com isso me atrasei bastante, avisei o Amauri por telefone para ele adiantar a montagem da sala, mas quando cheguei a escola não encontrei nada pronto, ao chegar senti o clima manifestado por uma aluna e que  não refletia a amizade que sinto por todos, mas corri a montar a ilumiação, e por azar não encontrei iluminação ideal num primeiro momento , vc não faz ideia do desgate que tive!
Neste momento notei a sala vazia, comigo encontravam-se apenas os modelos que estavam la por pura dedicação e a inteira disposição e alem de mim a Tatiana fotografando, enquanto la fora um grupo de alunos reunidos para ouvir críticas ao meu respeito e trabalho.  Pelo que me consta hoje, sempre o fizeram,sei que a opinião dessa pessoa não se reflete em todos e que nem todos como essa pessoa trazem seus problemas na vida para a escola.
 
Sempre acreditei que não é possivel agradar a tudo nem a todos, mas para mim é muito especial este dia em que recebo suas palavras pois sim sua opinião para mim sempre foi importante, vc sim é um exemplo a ser seguido como homem inteligente , digno e de carater.
Toda critica é valida , toda critica é fundamental, é através da critica que crescemos, desenvolvemos e aprimoramos tudo, é através da critica que corrigimos nossos erros e esclarecemos o que não pode ser mudado. Na última quinta feira não obtive das pessoas criticas que pudessem me fazer crescer ou melhorar, pois CRÍTICAS, ocorrem na frente, deve ser dirigida à pessoa,  FOFOCAS  não  ajudam a ninguém e me deixaram muito descepcionado por virem de quem veio, mas devemos ser adultos e mesmo diante disso acreditar no nosso trabalho e sempre investir cada vez mais em pessoas de valor como vc meu amigo.
 
Fabio desculpe-me o desabafo que faço aqui neste email, mas mais uma vez obrigado por fazer parte desta turma que adoro tanto e vamos em frente.
 
Um grande abraço

Na hora fiquei indignado e me senti atingido, afinal fui o que mais falei no dia do descontentamento geral e respondi o e-mail, me policiando bem para não dizer um monte de besteiras..

Citar
Otávio, não sei se este e-mail deveria ser dirigido ao grupo ou somente ao Fábio, mas o fato é que chegou a todos.

Li e reli esse e-mail umas 4 vezes.
Poderia escrever muita coisa aqui mesmo, mas esse não é o lugar.

Acho que podemos tirar o início da aula ou combinar de chegar um pouco antes para colocar os pingos nos "is".

Fiquei extremamente incomodado com esse e-mail. Não gostaria de interromper o curso em sua fase final e nem terminar com uma situação ruim.

[]s

Rodrigo Ruiz

E a resposta dele foi rápida e um tanto agressiva novamente

Citar
Rodrigo quero que fique claro uma coisa, todas as minhas manifestações são publicas e não ocorrem em separado, com certeza amanhã se houver necessidade estarei la para qualquer esclarecimento pessoal. Mas com relação a vc não entendo sua postura? uma vez que naquela noite vc pode se explicar o suficiente quanto as suas insatisfações , agora o que respondo publicamente ao Fabio ao meu ver em nada lhe diz respeito, e tambem não lhe cabe vestir essa carapuça, o que mais me pareceu aquela noite é que vc foi mais uma MARIA VAI COM AS OUTRAS e não outra coisa, agora vc me faz pensar se não estou equivocado com sua pessoa tambem? espero que não. Quanto qualquer atitude principitada de sua parte lhe digo: esteja a vontade, mas  creio que vc poderá amanhã por os pingos nos "is". Afinal como naquela noite e sempre adoro reuniões democraticas com participação de todos, sem exeção portanto adorei sua idéia de começar a aula pondo os pingos nos "is", fico até imaginando a atidude do membro representante do Ministério Publico, o Promotor de justiça, .... Esta noite vou preparar minha peça para a DEFESA.
 
Grande abraço e até amanhã, não me abandone antes do espetaculo.
 
Octavio

Ai como vi que ele não estava muita a fim de amenizar o problema, respondi que a tenda para o circo estaria armada quando ele chegasse...


Todo mundo entra na sala e ele começa a falar um monte de merda pra Fabiana, coisa que nem uma mãe falaria para seu filho. E o cara despejando merda em cima dela. Ela tentava argumentar e ele não parava de falar coisas absurdas. Eu entrei na história e tentei defender até que ela saiu da sala.
Eu falei um monte de merda pra ele e ele saiu da sala atrás dela e voltou dizendo que tentou se desculpar mas que ela não aceitou e que foi até a secretaria e mandou que o dinheiro do curso fosse devolvido pra ela.

Tudo bem. Nesse dia o curso terminou pra quase todo mundo. Foi embora o tesão e o prazer de frequentar essa escola. Depois disso tiveram outras brigas, comigo inclusive, só que eu não deixei ele falando merda e fiz ele ouvir um monte.

Mas o cara deve se acha última bala do pacote, pq não muda seus hábitos e mal dá bola pra turma.

Ai muitos podem perguntar, pq não falar com a direção da escola? Pq descobri há pouco tempo que os cursos são dos professores e a escola cede o espaço para eles, e o dono da escola é outro bundão que está do lado do professor. A Fabiana foi falar com ele é igualmente mal tratada.

Neste final de semana teve um passeio na Serra de Santos (não fui), e 2 alunas da minha turma chegaram atrasadas e o ônibus já tinha saído. Tentaram contato com o professor e a mulher dele e os telefones estavam desligados. Ai conseguiram o telefone de uma aluna que estava no ônibus e falaram com o professor. Combinaram que o ônibus esperaria em um posto Frango Assado da Rodovia dos Bandeirantes (estavam uns 20min na frente). Elas saíram correndo pra chegar logo e quando estavam chegando, o professor liga para o celular de uma delas e diz que não vai esperar mais e que se elas quiserem que tentam achar o ônibus na estrada ou em SP....

Depois dessa, nenhuma das 2 quer mais aparecer na escola....

Eu já estou sem tesão faz tempo, mas não sei o que fazer. Sozinho sei que não consigo nada, mas agora com 4 pessoas talvez a coisa mude de figura...

Alguém tem alguma sugestão do que fazer contra essa escola e essa cara?


Caso alguém queira conhecer:

www.arquitec.com.br

Professor: Octávio Augusto Mourão



::::Atualizando::::::

Bom.. a coisa vai ficar ainda mais feia....

Fui lá hoje (11/01). Depois que cheguei esperei uns 5 minutos até ser atendido por um dos sócios da Arquitec.

Nesta hora imaginei que ele estivesse ligando para o professor e contando que eu estava lá...
Batata... ele me atendeu e menos de 5min depois chega o professor... não me cumprimenta, começa a ser grosso e falar um monte de baboseiras....

Gravei tudo e agora vou ver o que consigo... Foi mais de 1 hora de conversa com o dono. Vou ver o que faço pra compectar e depois disponibilizo alguns trechos pra vcs verem a loucura desse cara...

 
[]s
Rodrigo Ruiz


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2007, 01:22:54
Pô! Rodrigo, mais que m...
Infelizmente a gente só sabe se as escolas prestam ou não, participando delas. Acredito que este possa ser um caso de PROCON.
Vocês, alunos são os clientes e a escola - não importando se cede o espaço para o professor, tornando o curso independente - é o fornecedro do serviço. O testemunho de vocês acrescentado desta gravação pode dar pra abrir uma causa e vocês reaverem o dinheiro pago pelo serviço que não foi prestado.

É isso. Se houver algum forista advogado seria uma boa ele se expressar quanto ao caso pra te dar algum esclarecimento legal.

Espero que vocês resolvam da melhor maneira.


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2007, 15:32:03
Muita falta de profissionalismo.
Esse "professor" me parece ser ignorante. Grave toda merda q ele disser e use contra ele.

abs


RodrigoRuiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
    • Velocidade Online
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2007, 12:15:53
Só atualizando...

Estou indo lá entregar um requerimento solicitando a devolução do valor pago e uma reparação por parte do professor...

vamos ver o que vira...
[]s
Rodrigo Ruiz


plb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 00:52:10
Aqui está um curso que não engana ninguém!

http://iniciarfotografia.blogspot.com/


abraços e boa sorte.