Autor Tópico: DUVIDA DE COMPRA: SIGMA 35MM F1.4 VS SIGMA 24-35 F2  (Lida 3813 vezes)

Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 13 de Abril de 2018, 09:59:06
Bom dia meus amigos fotógrafos!
Acabei de ingressar no mundo FF com uma Canon 6D, e no momento tenho apenas uma 50mm 1.8 e precisava de alguma lente com uma distancia focal mais agradável de se fazer eventos como festas de aniversário e casamentos.
Estou em dúvida entre essas duas lentes. De um lado a 35mm que tem diversos reviews falando bem dela, sobre a nitidez, entre outras qualidades. Do outro, temos a 24-35 que encontrei pouquíssima coisa sobre ela em português, apenas uns reviews lá fora.
A diferença de preço não é tao gritante. E estou bem em duvida em qual das duas comprar.

Atualmente faço muita festa de aniversário infantil, alguns eventos sociais (Inauguração de loja, etc), tenho também casamentos marcados e ensaios externos.
Meu medo de comprar uma 35mm é de sentir dificuldade na hora de fotografar um evento em um espaço um pouco apertado. Em contra partida, não sei o quanto a 35mm é superior em nitidez a 24-35.

Alguém poderia me ajudar nessa decisão?
Desde já, agradeço!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2018, 10:09:16
Eu iria de 24-35, quase comprei ela ano passado mas estava em falta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2018, 10:12:51
Opa colega, não levando em conta apenas nitidez (eu acho que isso não é tudo numa fotografia, mas não vem ao caso), eu pensaria assim:
Com uma 35mm, você faz praticamente tudo num casamento, aniversário, batizado e por assim vai. Tanto que tem muita gente que usa apenas uma 35mm e uma 85mm no kit e deu.
Agora, a 24-35 seria interessante pelo fato de vc ter os 35mm, e tbm poder criar algumas fotografias mais artisticas e elaboradas com a grande angular em 24mm. Eu já acho 28mm (uso a Art 30mm 1.4) bastante angular, geralmente dou uma cropada pra aproximar, já 24mm é muuuito angular mesmo, esses 4mm fazem bastante diferença.

Mas enfim, se vc quer se viciar em fixas a 35mm é uma boa pedida. Tem tbm a opção da Canon 35mm f/2 IS USM que é ótima e custa menos, pesa menos e aparece menos...

OU se vc ainda não sabe se vai precisar de mais angular que 35mm, começa com uma 24-105 f/4 pra eventos. Assim com o tempo vc ve qual a distância focal que vc mais usa e saberá escolher melhor. Uma 24-105 mesmo sendo f/4 a 6D tira de letra com o ISO já em 3200 e um flash.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2018, 10:49:50
Só para contextualizar, eu tenho a 35mm IS e comprei uma 24mm 2.8 IS.
Minha ideia era vender a 35mm e comprar a sigma 24-35mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2018, 12:57:14
Eu tenho a 18/35mm F1.8 Art, que é a versão cropada dessa que mencionaste. A lente é magnífica. A nitidez é absurda.

Recentemente, em fevereiro, fiz uma viagem com meu irmão para a Patagônia e emprestei para ele fazer umas imagens de paisagens e ainda não foi devolvida.  :D Ele se apaixonou pela lente e diz que é mais nítida que as primes que ele tem.

Te digo que mesmo usando a minha 70D, a nitidez e contraste das fotos são muito bons, mesmo completamente aberta. Compete com primes com facilidade e supera algumas que já usei, como as 50mm f1.4 e f1.8 e a 85mm f1.8 da Canon.

O senão dessa lente, e da 24-35mm, é o peso e o tamanho. Elas são enormes. Também não tem IS, mas isso não é tão importante para essa distância focal. 

Canon 5D MK III - Sony A7III


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2018, 14:47:46
Eu tenho a 18/35mm F1.8 Art, que é a versão cropada dessa que mencionaste. A lente é magnífica. A nitidez é absurda.

Recentemente, em fevereiro, fiz uma viagem com meu irmão para a Patagônia e emprestei para ele fazer umas imagens de paisagens e ainda não foi devolvida.  :D Ele se apaixonou pela lente e diz que é mais nítida que as primes que ele tem.

Te digo que mesmo usando a minha 70D, a nitidez e contraste das fotos são muito bons, mesmo completamente aberta. Compete com primes com facilidade e supera algumas que já usei, como as 50mm f1.4 e f1.8 e a 85mm f1.8 da Canon.

O senão dessa lente, e da 24-35mm, é o peso e o tamanho. Elas são enormes. Também não tem IS, mas isso não é tão importante para essa distância focal. 


Uma pena que essa lente 18-35 é projetada apenas para sensores Fullframe. É uma lente com qualidade ótica excelente, mesmo com alguns problemas de autofoco na Sigma bizarros.

Para Fullframe, Eu pegaria fácil a 35 MM 1.4 Art, lente pesada, bonita e de excelente qualidade.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2018, 16:08:51
Uma pena que essa lente 18-35 é projetada apenas para sensores Fullframe. É uma lente com qualidade ótica excelente, mesmo com alguns problemas de autofoco na Sigma bizarros.

Para Fullframe, Eu pegaria fácil a 35 MM 1.4 Art, lente pesada, bonita e de excelente qualidade.

Quando comprei a lente adquiri o Sigma Dock, também, onde dá para fazer a regulagem do auto-foco e atualização da lente. Vou te dizer que depois de umas atualizações o foco ficou bem melhor, mas eu nunca sofri com os problemas nessa lente. 

Mas dá para perceber que o motor de foco é mais lento que o das lentes da Canon. Nada que prejudique muito, porque não uso para fotos de nada em movimento.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2018, 16:41:01
Bom, o propósito de comprar a 24-35 seria para ter uma lente versátil. Aonde justamente eu consiga fazer um casamento inteiro, sem ter a necessidade em nenhuma troca de lente na hora da ação!
Particularmente não me importo na lente ser pesada ou não. Claro que me poupa de dores nas costas, mais são ossos do ofício!

Minha grande duvida é na qualidade de imagem, nitidez, etc.
Nas horas vagas faço muitos retratos, e gosto muito dos meus arquivos o mais nítido o possível, meu medo de pegar a 24-35 é de perder consideravelmente a nitidez em comparação a 35mm.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2018, 18:58:02
Bom, o propósito de comprar a 24-35 seria para ter uma lente versátil. Aonde justamente eu consiga fazer um casamento inteiro, sem ter a necessidade em nenhuma troca de lente na hora da ação!
Particularmente não me importo na lente ser pesada ou não. Claro que me poupa de dores nas costas, mais são ossos do ofício!

Minha grande duvida é na qualidade de imagem, nitidez, etc.
Nas horas vagas faço muitos retratos, e gosto muito dos meus arquivos o mais nítido o possível, meu medo de pegar a 24-35 é de perder consideravelmente a nitidez em comparação a 35mm.

Você tem uma 50mm 1.8, se ela te atende em nitidez, a sigma também atende.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2018, 11:36:10
Não existe diferença significante de nitidez entre elas. Eu faço tudo com 50 STM 30 1.4 Art e 100 f/2 e já acho elas "suficiente" pro meu trabalho, imagina se eu pegasse uma 50 Art. Se eu vender todas as minhas lentes não pago nem metade de uma Sigma Art usada eu acho. :(
E se quer versatilidade mesmo pra não perder nada apostaria essa grana numa Canon 24-70 2.8 então. Uma usada custa o mesmo que a 24-35 nova.

Sobre o peso não é só uma dor nas costas, tem uma amiga que que teve uma lesão grave no braço devido ao baixa e levanta do equipamento pesado. Não em um evento ou noutro, mas ao longo de uns 15 anos de fotografia...ou vc trabalha junto uma preparação pra isso, exercícios físicos, fisioterapia esse tipo de coisa, ou esse pesinho extra pode te causar complicações futuras. A gente não percebe mas faz muito movimento repetitivo nessa profissão, principalmente o braço direito.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2018, 13:54:40
Uso a 35mm 1.4 com a 5D Mark 3 e acho excelente pela distancia focal e nitidez. Pena que o foco é um pouco mais lento que as objetivas L da Canon.


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2018, 00:10:03
Não existe diferença significante de nitidez entre elas. Eu faço tudo com 50 STM 30 1.4 Art e 100 f/2 e já acho elas "suficiente" pro meu trabalho, imagina se eu pegasse uma 50 Art. Se eu vender todas as minhas lentes não pago nem metade de uma Sigma Art usada eu acho. :(
E se quer versatilidade mesmo pra não perder nada apostaria essa grana numa Canon 24-70 2.8 então. Uma usada custa o mesmo que a 24-35 nova.

Sobre o peso não é só uma dor nas costas, tem uma amiga que que teve uma lesão grave no braço devido ao baixa e levanta do equipamento pesado. Não em um evento ou noutro, mas ao longo de uns 15 anos de fotografia...ou vc trabalha junto uma preparação pra isso, exercícios físicos, fisioterapia esse tipo de coisa, ou esse pesinho extra pode te causar complicações futuras. A gente não percebe mas faz muito movimento repetitivo nessa profissão, principalmente o braço direito.
Sobre a possibilidade de pegar uma 24-70. Eu já pensei nela. Porém a grana que estou disponibilizando pra uma dessas duas opções, já é o máximo do máximo que posso investir. Particularmente, não curto pegar nenhum tipo de equipamento usado. Infelizmente na fotografia a gente não sabe quais foram as condições de uso daquela lente. Encontrei nessa 24-35 algo que fosse tao versátil quanto a 24 70. Porém não tao caro para se comprar.
Sobre o peso. Acredito que sim, ao longo dos anos possa trazer algum tipo de lesão. Mais acredito que com a minha rotina de exercícios físicos ( academia e tudo mais. ) consiga diminuir esses problemas que posso ter a longo prazo.
Este final de semana eu usei uma lente youngnuo 35mm f2 de um conhecido em um casamento para sentir se iria ou não me sentir com dificuldades na hora de fazer as fotos. Só um momento eu senti, e foi na hora de fazer a gravata do noivo. Tirando isso eu senti que foi tranquilo.
Ao mesmo tempo, gostaria de ter a opção 24mm na lente para fazer imagens mais abertas dentro de uma cerimonia e tal.
Até amanha ou terça quero ver se resolvo essa situação e ja compro a lente!


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2018, 08:49:03
... não curto pegar nenhum tipo de equipamento usado. Infelizmente na fotografia a gente não sabe quais foram as condições de uso daquela lente.
Se tratando de lente é uma  das únicas coisas usadas que se pode comprar "quase" de olho fechado. Lente sofre muito menos desgaste que um corpo de câmera, não tendo fungos é tranquilo. Eu sempre comprei todos os meus equipamento usados e nunca tive imprevistos, mas isso é de cada um.
Só penso o seguinte, entre 24-70 (usada) e uma 24-35 nova por quase o mesmo preço eu iria na 24-70. Mas eu gosto das fixas...hehe
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2018, 18:08:02
Não existe diferença significante de nitidez entre elas. Eu faço tudo com 50 STM 30 1.4 Art e 100 f/2 e já acho elas "suficiente" pro meu trabalho, imagina se eu pegasse uma 50 Art. Se eu vender todas as minhas lentes não pago nem metade de uma Sigma Art usada eu acho. :(
E se quer versatilidade mesmo pra não perder nada apostaria essa grana numa Canon 24-70 2.8 então. Uma usada custa o mesmo que a 24-35 nova.

Sobre o peso não é só uma dor nas costas, tem uma amiga que que teve uma lesão grave no braço devido ao baixa e levanta do equipamento pesado. Não em um evento ou noutro, mas ao longo de uns 15 anos de fotografia...ou vc trabalha junto uma preparação pra isso, exercícios físicos, fisioterapia esse tipo de coisa, ou esse pesinho extra pode te causar complicações futuras. A gente não percebe mas faz muito movimento repetitivo nessa profissão, principalmente o braço direito.

Pra Fullframe acho a 24-70 2.8 da Canon muito mais jogo - lente versátil e excelente. O preço é salgado, mas quem tem fullframe é pra isso né? rs


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2018, 09:36:06
O problema das 24-70 que eu não achei no ML em bom estado ( aparentemente) por menos de 4.500 usada.
Ou seja, vou gastar 1000,00 a mais que o máximo que eu poderia gastar ( que seria aproximadamente 3500,00) e isso hoje pra mim não rola, pois tenho outros equipamentos que me ajudariam mais agora que um lente dessa.
Preciso ver se resolvo essa semana pra comprar e esperar chegar até o fim do mês.
Minha grande duvida é: Optar pela comodidade do range de 24-35 com um desempenho ótico um pouco pior. Ou pegar uma fixa 35 mm com um desempenho ótico maior e uma provável revenda melhor?