Autor Tópico: Upgrade de DX para FX  (Lida 4818 vezes)

tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Online: 13 de Abril de 2018, 20:21:09
Eu tenho uma D7200 com uma 35mm G DX, vocês acham que se eu trocar por uma D750 + 35mm 1.8 FX, vou ganhar muito em questão de distância por ser FX e queria saber também se essa troca é significante, se vale mesmo a pena ?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2018, 22:37:26

Sinceridade ... NÃO  ... !
A menos que voce queira simplesmente trocar de equipamento .
Resultados  .... OS MESMOS  ... !

MAS ... opinião é como o forevis , cada um tem o seu , mas o do vizinho é sempre melhor . Como opinião , se não for apenas pela troca do equipamento em si , não vejo um motivo que justifique a troca . Alem do mais , os fabricantes hoje em dia , incluindo a Nikon , descobriram maravilhados que , colocando 0,00001% de melhorias em um equipamento e trocando o nome , aumentam as vendas . Infelizmente , a Nikon tambem descobriu isso . Na epoca em quecomecei a fotografar , ha cerca de 50 anos atras , comprava - se uma camera e ia - se com ela ate o fim da vida  ( da SUA vida , não da camera ) ... eu tenho guardada e funcionando minha primeira camera profissional . Infelizmente , os colegas hoje em dia mudam de camera como mulheres mudam de ideia dentro de shoping center  ( mesmo sem dinheiro nas bolsas ) ... Sua camera está nova , eu não vejo motivo para a troca . Talvez em uns 4 ou 5 anos pode ser , mesmo assim , apenas pela simples troca .

OPINIÃO  é algo muito pessoal , na MINHA , eu não vejo justificativas  ( $$$$ )
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


João Augusto Rocha Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2018, 06:40:02
Sei que vc pretende comprar a D750, mas assista esse comparativo. Se com a D610 o resultado é esse, imagine com a D750. Vc vai ter sim um resultado bem melhor.

https://youtu.be/COtG-lX5HtA


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2018, 07:54:29

Se o negocio é comparar , então vá direto no comparativo D 7200 x D 750  ....  >:(

https://youtu.be/rK1KFdE7bj0  ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


João Augusto Rocha Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2018, 17:31:40
Se o negocio é comparar , então vá direto no comparativo D 7200 x D 750  ....  >:(

https://youtu.be/rK1KFdE7bj0  ....


Detesto esse tipo de comparação, descritiva da embalagem.
Assista a que citei, vai mostrar as duas em ação e a qualidade comparada da imagem em diversas situações. A qualidade da D610 é muito superior a D7200. Vale realmente a pena.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2018, 18:36:56
Se as suas fotos não são boas com a D7200 elas não serão boas com a D750, D850 etc etc.. a D7200 é uma camera que, na prática, oferece muito pouca limitação ao fotógrafo, sendo a maior limitação para boas fotos o próprio fotógrafo.

Talvez faça mais sentido investir em uma lente.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2018, 20:15:00
Sensor maior não necessariamente te retorna mais qualidade. Mas muda o comportamento das suas objetivas. É como trocar uma Fuji XT2 por uma Fuji GFx, de sensor maior. Alguns dizem que a câmera de sensor maior (GFX) tem sim mais qualidade, acredito nisso, mas o mais importante é saber se você precisa desta definição a mais. Se sim, troque.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2018, 11:23:30
Um sensor maior só lhe trará maior qualidade  se sua intenção for ampliar imagens para análise ou impressão em larga escala.

O argumento de crop sem perda de resolução  não faz sentido, uma vez que você já tem 1.5x mais ampliação em aps-c que em full frame.

A diferença de tamanhos de sensores é ridiculamente pequena, poderíamos chamar de desprezível, estamos comparando um sensor pequeno com outro pequeno, se comparar com um sensor de médio formato de verdade fica clara essa diferença de tamanho, aí sim estamos falando de algo realmente tangível.

Portanto, a exceção dos olhos do fotógrafo existe sim uma diferença de qualidade, mas é tão pequena que seria necessário avaliar:

1. Qual o público alvo das suas fotos?
2. Serão impressas ?
3. Qual o formato de exibição?
4. Usará apenas para exibir em redes sociais ?
5. Que tipo de fotografia fará?

Não dá pra esquecer do fator custo nesta equação. Lentes pra 35mm são bem mais caras que lentes pra aps-c é o equipamento também.

Hoje você não tem muitas das limitações que tinha em termos de lentes na época em que a d7200 foi lançada.

Basicamente você pode ter lentes mais claras que te darão a compensação em ISO necessária pra atingir seus objetivos.

Cores são editáveis, bokeh é subjetivo e a fotografia como um todo tem no fim das contas o sentido artístico e de linguagem, ou seja, até um grão em foto pode ser interessante dependendo do seu estilo.

Sugiro que veja:

https://www.instagram.com/bob_sala/

https://www.instagram.com/kevinmullinsphotography/

https://www.instagram.com/gidferrer/

São alguns estilos que reuni aqui pra você analisar, todos eles fotografam em aps-c.



Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2018, 22:46:37
Eu tenho uma D7200 com uma 35mm G DX, vocês acham que se eu trocar por uma D750 + 35mm 1.8 FX, vou ganhar muito em questão de distância por ser FX e queria saber também se essa troca é significante, se vale mesmo a pena ?

A resposta é, no caso da D750, não :no:

Se estivessemos falando de uma D850, ai seria um "talvez" :ponder: (dependendo do que vai fotografar e - principalmente - se vai fazer impressões grandes).

Em 2009, vendi minha D2x para comprar uma D3.  Tive algumas vantagens tais como usar ISOs mais altos (na D2x não podia usar acima de ISO 800 sem degradar a imagem); ter um autofoco mais rápido e poder usar a AF-S Nikkor 17-35mm f/2.8 como uma "17-35mm" :ok:.  Em compensação, perdi o fator de corte (1.5x). Na D2x eu podia usar a AF Nikkor 180mm f/2.8 como se fosse uma 270mm.  Como usava bastante a 180mm à época...  :(

Hoje, uso Fuji (1.53x - APS-C).  Comprei uma X-E2 + XF 18-55mm em meados de 2014. Que foram logo seguidas por uma XF 55-200mm, uma X-T1 em 2015 (a X-E2 ficou como "backup"), uma XF 35mm (1.4) em 2016 e, finalmente, uma XF 14mm f/2.8 + duas X-T20 no ano passado (substituiram a X-E2 e a X-T1). Vendi todo o meu equipamento Nikon em 2015. Não sinto falta do sensor de formato 24x36mm! ("full frame")  E minha última Nikon foi uma D800 (36MP), comprada em 2012... 

Em 2009, de fato, não havia muitas opções de lentes de qualidade (ótica e construtiva) para as Nikon APS-C.  Hoje é diferente!  Se eu ainda usasse Nikon, teria hoje uma D500 ou D7500 ao invés de uma D850 :ok:



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2018, 23:44:40

Hoje, uso Fuji (1.53x - APS-C).  Comprei uma X-E2 + XF 18-55mm em meados de 2014. Que foram logo seguidas por uma XF 55-200mm, uma X-T1 em 2015 (a X-E2 ficou como "backup"), uma XF 35mm (1.4) em 2016 e, finalmente, uma XF 14mm f/2.8 + duas X-T20 no ano passado (substituiram a X-E2 e a X-T1). Vendi todo o meu equipamento Nikon em 2015. Não sinto falta do sensor de formato 24x36mm! ("full frame")  E minha última Nikon foi uma D800 (36MP), comprada em 2012... 

Não sinto falta do sensor de formato 24x36mm! ("full frame")

Sim, depois de gastar 10mil reais em lentes Fuji. Qual o mérito aí?

Eu tenho uma D7200 com uma 35mm G DX, vocês acham que se eu trocar por uma D750 + 35mm 1.8 FX, vou ganhar muito em questão de distância por ser FX e queria saber também se essa troca é significante, se vale mesmo a pena ?

"Ganhar em questão de distância" << Não entendi, não faz sentido mudar de sensor e manter a mesma lente (em termos de DF) só pra dizer que ganhou distância do assunto.

"se essa troca é significante, se vale mesmo a pena" << "Significante" e "Vale a pena" é relativo. Não sei pra que você quer usar ela, nem tem como opinar em algo. Vale a pena pagar 5mil em uma D750 pra quem pagou 4mil em uma D7200? Vale a pena pagar 6mil em uma D750 pra quem pagou 2,5mil na sua D7200 usada? CxB importa muito pra você? Enfim, é tudo muito relativo.

Minha dica geral é: Vai fundo, o que você perde em dinheiro ganha em experiência.

Mas sobre essas duas câmeras em específico, vou deixar duas fotos minhas, feitas com estas duas câmeras citadas, na mesma hora com a mesma lente, mesmo pós-processamento, mesma distância focal, mesmo enquadramento, apenas de distâncias diferentes por ser lente fixa. Em uma delas eu vejo um bom ganho em tons, contraste, profundidade, cores etc.





tempone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2018, 13:49:01
Gente, muitas respostas, vamos lá!

Meu objetivo é fotografar casamentos, eu tenho muita limitação com distancia com a 35mm DX e 50mm, além disso to achando muito caro comprar uma grande angular, invés disso por isso estou preferindo pular para full frame pegar uma 35mm FX e outras lentes, assim ficaria mais distante do assunto.

Eu sei que as fotos não dependem do equipamento e sim do fotógrafo apesar de eu achar isso meio idiota porque existem diversas situações em que a câmera ajudaria muito mais o fotógrafo. Não disso em momento nenhum que eu acho minhas fotos ruins, eu quero mais distancia do assunto, rapidez e agilidade no foco.

Minhas fotos vão ser impressas, para álbuns, quadros, porta retratos etc...



João Augusto Rocha Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2018, 15:05:11
Gente, muitas respostas, vamos lá!

Meu objetivo é fotografar casamentos, eu tenho muita limitação com distancia com a 35mm DX e 50mm, além disso to achando muito caro comprar uma grande angular, invés disso por isso estou preferindo pular para full frame pegar uma 35mm FX e outras lentes, assim ficaria mais distante do assunto.

Eu sei que as fotos não dependem do equipamento e sim do fotógrafo apesar de eu achar isso meio idiota porque existem diversas situações em que a câmera ajudaria muito mais o fotógrafo. Não disso em momento nenhum que eu acho minhas fotos ruins, eu quero mais distancia do assunto, rapidez e agilidade no foco.

Minhas fotos vão ser impressas, para álbuns, quadros, porta retratos etc...

Vc terá sim melhores resultados, com qualquer jogo de lentes, tanto na qualidade da imagem quanto em menor ruído em ISO mais alto.
Terá tbm melhor aproveitamento da luz, quanto ao foco, falam muito bem do foco da D750, já ouvi relatos de pessoas próximas falando ser muito bom. Dizem ser bem melhor que o da D610, câmera a qual possuo, e sendo assim acredito ser muito bom mesmo.
Vc com uma 35mm em conjunto a uma 85mm, ou uma 70-200, ficará muito bem servido pra trabalhar nos mais diversos eventos, com máxima qualidade, inclusive casamentos.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2018, 15:58:01
Eu sei que as fotos não dependem do equipamento e sim do fotógrafo apesar de eu achar isso meio idiota ...
...

 ;) ...  :( ...  >:( ...  :no:  ...  :ponder:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2018, 09:28:23
20 + 35+ 85+ 2 cameras + flash

« Última modificação: 17 de Abril de 2018, 09:28:50 por Leonardo Tonin »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2018, 10:05:32
Eu trocaria.

Canon e Nikon apontam todo o sistema de objetivas para o formato FX (Fullframe). Ao contrário da Fuji, que se dedica quase exclusivamente ao formato APS, Canon e Nikon não desenvolvem objetivas de alta qualidade dedicadas ao formato APS. Sendo assim, se eu decidisse fotografar apenas com APS, migraria para Fuji para me beneficiar do tamanho e peso reduzidos, e se ficasse apenas em Canon ou Nikon, migraria para FX(FF) para me beneficiar do range imbatível de objetivas. É o raciocínio que eu usei durante o planejamento do meu equipamento, desde a primeira câmera que eu comprei, uma Canon 20D.

Agora, qualidade, bem, dá pra fazer fotos espetaculares com um smartphone moderno, basta ver algumas galerias por aí.