Autor Tópico: Gaivota - 2  (Lida 2160 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 16 de Abril de 2018, 18:12:23
Mais uma feita na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis. Assim como na anterior, as cores estavam bem mortas devido ao dia intensamente nublado, mas como a água estava mais homogênea devido a uma menor quantidade de reflexos, eu consegui puxar mais cores sem gerar tantos artefatos.

Críticas e sugestões são bem vindas!


Seagull - 2 by Davi Siqueira Silva, no Flickr


Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2018, 18:21:43
alguma coisa nesse fundo me incomoda (ainda não sei o que é), mas é uma imagem impressionante!!

Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2018, 19:17:46
alguma coisa nesse fundo me incomoda (ainda não sei o que é), mas é uma imagem impressionante!!



Valeu Gregg! E quando descobrir o que te incomoda, poste aqui pra eu saber!
« Última modificação: 16 de Abril de 2018, 19:18:07 por davi_ssilva »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2018, 20:40:17

Davi e Gregg, será que não é o chroma key?  :hysterical:

Eu adorei aquela primeira que postou, apesar dos comentários sobre o mar... Achei bem bacana. Mas também, essa é a opinião de um Mané - literalmente - e essa, brinquei sobre o chroma porque a gaivota está tão nítida, que parece montagem. :ok:


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2018, 21:08:01
Davi e Gregg, será que não é o chroma key?  :hysterical:

Eu adorei aquela primeira que postou, apesar dos comentários sobre o mar... Achei bem bacana. Mas também, essa é a opinião de um Mané - literalmente - e essa, brinquei sobre o chroma porque a gaivota está tão nítida, que parece montagem. :ok:
Hahaha, valeu Maneco! A nitidez foi um misto de velocidade do obturador (1/4000s) com a proximidade da gaivota. Ela voou muito próxima da encosta rochosa sobre o mar em que eu me encontrava, então com um comprimento focal de 210mm em um sensor APS-C, eu simplesmente não precisei cropar absolutamente nada do quadro na pós. Sorte de principiante!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 16 de Abril de 2018, 21:09:00 por davi_ssilva »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2018, 09:33:07
Bem legal a foto, bem executada.

Acho que dois pontos acabam criando um certo desconforto: A água azulada - não só pela ênfase da tonalidade em si, mas da forma como foi feita, Davi, que me parece ter sido pelo processo de monocromatização, onde no fim tudo fica "pintado" pelo tom escolhido, e no caso, até a espuma do mar que aparece no canto inferior direito, que, via de regra, deveria ser branca, está tbm na mesma nuance azul.
Posso estar enganado, mas realmente essa impressão de que uma layer azul foi posta sobre a imagem ( água ) ao mesmo tempo que limpa a cor, tbm cria uma certa artificialidade.

Contrapondo esse aspecto do azul do fundo, as sombras da plumagem branca da ave levam uma tonalidade meio magenta, lilás, ou um azul quente, o que tbm concorre para essa impressão de algo construído, forjado.

De maneira alguma eu quero depreciar a imagem, mas esses detalhes podem estar roubando um pouco a beleza do conjunto, penso.

De qualquer forma a foto é bacana, parabéns!


Gregg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2018, 10:31:20
Bem legal a foto, bem executada.

Acho que dois pontos acabam criando um certo desconforto: A água azulada - não só pela ênfase da tonalidade em si, mas da forma como foi feita, Davi, que me parece ter sido pelo processo de monocromatização, onde no fim tudo fica "pintado" pelo tom escolhido, e no caso, até a espuma do mar que aparece no canto inferior direito, que, via de regra, deveria ser branca, está tbm na mesma nuance azul.
Posso estar enganado, mas realmente essa impressão de que uma layer azul foi posta sobre a imagem ( água ) ao mesmo tempo que limpa a cor, tbm cria uma certa artificialidade.

Contrapondo esse aspecto do azul do fundo, as sombras da plumagem branca da ave levam uma tonalidade meio magenta, lilás, ou um azul quente, o que tbm concorre para essa impressão de algo construído, forjado.

De maneira alguma eu quero depreciar a imagem, mas esses detalhes podem estar roubando um pouco a beleza do conjunto, penso.

De qualquer forma a foto é bacana, parabéns!

Exato! Na mosca! O que me incomoda no fundo da foto foi dito!
Canon T6 + ef-s 18-55mm + Godox TT685


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2018, 12:57:51


Bem legal a foto, bem executada.

Acho que dois pontos acabam criando um certo desconforto: A água azulada - não só pela ênfase da tonalidade em si, mas da forma como foi feita, Davi, que me parece ter sido pelo processo de monocromatização, onde no fim tudo fica "pintado" pelo tom escolhido, e no caso, até a espuma do mar que aparece no canto inferior direito, que, via de regra, deveria ser branca, está tbm na mesma nuance azul.
Posso estar enganado, mas realmente essa impressão de que uma layer azul foi posta sobre a imagem ( água ) ao mesmo tempo que limpa a cor, tbm cria uma certa artificialidade.

Contrapondo esse aspecto do azul do fundo, as sombras da plumagem branca da ave levam uma tonalidade meio magenta, lilás, ou um azul quente, o que tbm concorre para essa impressão de algo construído, forjado.

De maneira alguma eu quero depreciar a imagem, mas esses detalhes podem estar roubando um pouco a beleza do conjunto, penso.

De qualquer forma a foto é bacana, parabéns!

Valeu pelo feedback, Rafael!

Eu realmente acabei homogeneizando demais as cores do fundo, não através de uma camada azul em si, mas de um processo de homogeneização de cor do Capture One. Eu senti a necessidade de utilizá-lo porque eu estava obtendo um resultado meio "qualhado" ao tentar recuperar o azul da água simplesmente através de um aumento da saturação. Algumas partes ficavam azuis, mas outras ficavam num tom de cinza que destoava demais.
Ficou claro então que eu preciso estudar um outro jeito de puxar essas cores, mas sem homogeneizar tanto. Vou ver o que eu consigo fazer!

Quanto às sombras nas penas, eu não mexi em nada na ave, a não ser nos olhos, para ilumina-Los um pouco. Essas cores podem ser devido a reflexões da água ou ao ruído pelo ISO relativamente alto. Talvez se eu reduzir a saturação localmente nessas áreas eu consiga melhorar isso.

Valeu pelos comentários!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2018, 15:42:38

...simplesmente através de um aumento da saturação. Algumas partes ficavam azuis, mas outras ficavam num tom de cinza que destoava demais.

Nesses casos, onde a saturação não deve ocorrer por igual em toda a imagem mas apenas levantar as cores que estão prejudicadas/fracas, utilize a vibração (não sei se tem esse slider no Capture One)... Funciona melhor!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2018, 15:50:58

Nesses casos, onde a saturação não deve ocorrer por igual em toda a imagem mas apenas levantar as cores que estão prejudicadas/fracas, utilize a vibração (não sei se tem esse slider no Capture One)... Funciona melhor!


Essa é uma possibilidade.

Outra possibilidade é vc fazer o ajuste que fez, ou algo tipo tornar o fundo monocromático em tom azul mas usar isso como um filtro de menor opacidade, para que nem fique totalmente azul, parecendo artificial, nem qualhado como vc mencionou. Isso no Photoshop.

A questão do tom magenta nas sombras da ave ( parte branca da ave, que é a que reflete o mar ) assim ficou porque assim é originalmente, e como vc alterou só o fundo ( água ), não alterou o tom da sombra, ficou estranho.

Essa é uma preocupação bem pertinente para quem trabalha com inserção de fundos no Ps, a luz e sua tonalidade diferentes, entre objeto e fundo inserido, podem entregar o "golpe".

Se vc vai alterar o matiz de alguma cor, lembre-se que ela pode estar refletida ou mesmo influenciar outras partes, objetos, elementos da imagem.

É difícil mesmo...


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2018, 15:53:55
Essa é uma possibilidade.

Outra possibilidade é vc fazer o ajuste que fez, ou algo tipo tornar o fundo monocromático em tom azul mas usar isso como um filtro de menor opacidade, para que nem fique totalmente azul, parecendo artificial, nem qualhado como vc mencionou. Isso no Photoshop.

A questão do tom magenta nas sombras da ave ( parte branca da ave, que é a que reflete o mar ) assim ficou porque assim é originalmente, e como vc alterou só o fundo ( água ), não alterou o tom da sombra, ficou estranho.

Essa é uma preocupação bem pertinente para quem trabalha com inserção de fundos no Ps, a luz e sua tonalidade diferentes, entre objeto e fundo inserido, podem entregar o "golpe".

Se vc vai alterar o matiz de alguma cor, lembre-se que ela pode estar refletida ou mesmo influenciar outras partes, objetos, elementos da imagem.

É difícil mesmo...
Aí vc já apelou... :fight:
Falou russo pra mim!  :hysterical:
Não estou nesse nível de PS...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2018, 15:55:35



Nesses casos, onde a saturação não deve ocorrer por igual em toda a imagem mas apenas levantar as cores que estão prejudicadas/fracas, utilize a vibração (não sei se tem esse slider no Capture One)... Funciona melhor!


Tem um slide que funciona como vibração sim, mas o problema é que essas partes mais cinzas que eu falei se devem principalmente a reflexos, então na verdade não tem cor nenhuma nelas pra puxar, mesmo que usando ajustes locais. No raw, o mar inteiro é praticamente cinza/prateado, então só há alguns lugares em que há cor suficiente pra ser recuperada. Por isso ficava com o aspecto qual a forma que eu falei.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2018, 15:56:48
Essa é uma possibilidade.

Outra possibilidade é vc fazer o ajuste que fez, ou algo tipo tornar o fundo monocromático em tom azul mas usar isso como um filtro de menor opacidade, para que nem fique totalmente azul, parecendo artificial, nem qualhado como vc mencionou. Isso no Photoshop.

A questão do tom magenta nas sombras da ave ( parte branca da ave, que é a que reflete o mar ) assim ficou porque assim é originalmente, e como vc alterou só o fundo ( água ), não alterou o tom da sombra, ficou estranho.

Essa é uma preocupação bem pertinente para quem trabalha com inserção de fundos no Ps, a luz e sua tonalidade diferentes, entre objeto e fundo inserido, podem entregar o "golpe".

Se vc vai alterar o matiz de alguma cor, lembre-se que ela pode estar refletida ou mesmo influenciar outras partes, objetos, elementos da imagem.

É difícil mesmo...
Entendi. Realmente acho que é o que me resta a fazer.
Fiquei até chateado que essa foto ficou parecendo uma montagem mal feita ... O que era pra ser um momento marcante ficou estragado por uma edição ruim.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 17 de Abril de 2018, 15:59:34 por davi_ssilva »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2018, 17:30:47
Fiquei até chateado que essa foto ficou parecendo uma montagem mal feita ... O que era pra ser um momento marcante ficou estragado por uma edição ruim.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Não acho que seja pra tanto.

E acho que vc está escondendo o jogo, sua galeria é bem bonita!  :ok:


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2018, 19:09:28
Não acho que seja pra tanto.

E acho que vc está escondendo o jogo, sua galeria é bem bonita!  :ok:
Hahaha, valeu pelo elogio! Vindo de um cara com as suas fotos é motivo de orgulho!

Mas sei que tenho muito a melhorar e muito a praticar ainda... Vou tentar dar um jeito nessa foto e, caso eu consiga, posto a nova versão aqui de novo!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk