Autor Tópico: Tenha cuidado com o "guru" de vendas e marketing para fotógrafos  (Lida 10062 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 19 de Abril de 2018, 10:22:10
Tá.. Sobre o vídeo do Vernaglia, eu concordo em gênero, número e grau..
Massss..
Sobre o fato dos caras ganharem dinheiro com soluções pra venda e marketing... Vou dizer que não acho errado..
Os caras podem exagerar no "márquetim".. Dizendo "passo-a-passo para o sucesso" ou "10 passos para vender mais", ou seja qual for o jargão escolhido. Mas eles estão vendendo a ideia deles.. Justo e simples. Isso acontece o dia todo.. É só ligar a TV que vai ter um comercial de um carrão com um casal bem sucedido, feliz, andando pelo transito de uma grande cidade sem NENHUM TRÂNSITO, ou então curtindo a vida como se não houvesse amanhã... É o mesmo "márquetim" enganador...
Qualquer um sabe que não existe fórmula infalível.. Sempre tem muitos poréns no mercado, que muitas vezes independem do profissional, outras vezes requerem um conhecimento ou habilidade além do alcance da pessoa, etc.
São muitas variáveis que envolvem um profissional bem sucedido.
Quem paga pela "assessoria" desses caras tá sabendo disso..
Se não sabe, cai que nem um pato, tem mais é que perder dinheiro mesmo...
É o mesmo que o cara que acredita que vai ganhar o carro numa mensagem SMS.. Puxa.. É só pensar, que vai ver que não dá! Não é assim..  :no:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #16 Online: 19 de Abril de 2018, 16:16:40
Alem das ja citadas, EDUK e PhotosTV existe esse aqui https://www.udemy.com/courses/photography/ com muitos cursos estrangeiros.

« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 16:17:27 por Marcelo Rezende »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 19 de Abril de 2018, 18:53:18

Bom pra eles que vc é mais um que caiu e bom pra você que obteve resultados... Ou seja, bom pras duas partes!

O conteúdo pode até ser razoável mas não vale o que é cobrado, ainda mais para conteúdo online.
Se fosse essa maravilha de fórmula mágica, os caras não estariam vendendo e estariam milionários ao invés de estarem correndo atrás, mesmo depois de 20 anos!

Aliás, ou você ganha comissão ou é/ficou muito amigo deles, pq na última frase até usou a lábia de vendedor que eles estão usando na mail list...

Mas enfim, opinião é individual e essa é a minha!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Não entendi a parte do "caiu". É algum golpe que não tô sabendo?

Mas enfim, quem acha que vai ficar milionário com fotografia tem que rever a profissão... e sim eu conheço eles pessoalmente, são da minha cidade, mas não ganho comissão... inclusive vou sugerir kkkk. E aqui na região são os caras. Cobram o dobro do resto. E tem muita gente fazendo o curso deles e tá tendo resultados reais... o conteúdo talvez seja razoável como tu coloca, mas o grande problema dos fotógrafos e eu me incluo nisso, é saber o que tem que fazer e não fazer. E lá eles podem te falar o óbvio, mas a galera não faz nem isso!

E claro, essa é a tua opinião, eu respeito assim como tenho a minha também.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 19 de Abril de 2018, 22:30:05
Acabei de me deparar com outra situação semelhante!

Durante o último mês foi marketing que tava até chato já, do Robson Kunz, prometendo um WS online totalmente gratuito e sem pegadinhas, A Semana da Autoria onde você iria descobrir os segredos dele e revolucionar sua fotografia... Não assisti mas pelo que vi depois, foram 4 vídeos de 30min..
Agora me aparece no feed do insta o anúncio do WS O Poder da Autoria, e por curiosidade cliquei, e custa uma bagatela de 1000,00

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
« Última modificação: 19 de Abril de 2018, 22:30:49 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 19 de Abril de 2018, 22:36:04
Eu vi no Youtube uma entrevista em um canal com dois palestrantes do WB, sem brincadeira, os caras não sabiam o que estavam falando. O nível do WB despencou ladeira a baixo. Da dó de quem pagou uma fortuna para participar daquilo.

Galera, eu não estou falando dos irmãos Vanassi aqui heim, eu já vi uma palestra deles e parecem dominar o que falam.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2018, 09:20:45
Bom, eu cheguei a ver alguns vídeos dos Vanassi e algumas dicas empreguei, mas no mais achei chato (eu seria bem melhor "comercialmente" se seguisse 5% das dicas deles hehe).
Já o Kunz eu acompanho ele a uns 4 anos, cheguei a fazer um curso dele na PhotosTV sobre direção lá nos meus primórdios. Assisti a semana da autoria e achei bem interessante, da pra absorver um pouco de coisa e aplicar no meu jeito de fotografar (mesmo que seja infantil). Eu curto o estilo fotográfico dele. Muito do "arsenal" dele é jogada de marketing, mas realmente se vc pegar algo que ele mostra e aplicar no seu estilo de fotografar, muda...eu acho que ele não vende uma formula pro sucesso, mas uma maneira de você se identificar e mostrar como vc vê a fotografia, de vc se encontrar no seu estilo (isso demora, não é mágico). Não acho que seja uma fórmula milagrosa pra vc ganhar a lente de ouro, é apenas fazer o diferente de tudo que se ve na fotografia hoje.

Quero muito fazer o workshop do Kunz ou o do Ney Bernardes, mas o curso presencial. (um dia eu consigo).

Eu aprendi fotografia praticamente olhando Letra na Foto, Zona...hoje é muito pouco conteúdo relevante de fotografia. E depois que vc já sabe muito do básico, não se encontra mais material gratuito por ai.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2018, 10:04:59
Eu ainda quero fazer do Nei e do Mansano!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2018, 12:29:41
Galera, o meu de edição de imagem está no forno heim ... Bora fazer??

 :D
« Última modificação: 20 de Abril de 2018, 12:30:52 por Roberto Dellano »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #23 Online: 20 de Abril de 2018, 12:34:05
[...]
Eu aprendi fotografia praticamente olhando Letra na Foto, Zona...hoje é muito pouco conteúdo relevante de fotografia. E depois que vc já sabe muito do básico, não se encontra mais material gratuito por ai.

Eu fiz um workshop com o Américo do Letra na Foto (acho que foi em 2016). Foi um dinheiro muito bem gasto, pois custou barato por um dia inteiro de aula no Jardim Botânico de SP.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2018, 12:53:53
Eu fiz um workshop com o Américo do Letra na Foto (acho que foi em 2016). Foi um dinheiro muito bem gasto, pois custou barato por um dia inteiro de aula no Jardim Botânico de SP.
Compare o preço com atualmente!


------
Analisando, ouvindo entrevistas, podcasts e demais dos próprios fotógrafos, sabe o que eu acho interessante? A maioria desses "super fotógrafos" começaram "ontem" ou, mesmo tendo longa carreira, se descobriram "ontem" tbm... Daí de repente se tornam estrelas e cobram o olho da cara pra contar os seus "segredos"!

Exemplos:
Bel Ferreira - conforme ele mesma disse em um podcast, um dia desses estava m3rd@, desempregada, sem sequer ter onde morar e com dívidas, começou fotografar, fez WS nos EUA, hoje cobra um rim pelas fotos, dá WS (inclusive está numa temporada nos EUA), etc...

O indivíduo do Zona, mas esse é só lábia...

O próprio Nei em uma live esses dias falando sobre sua trajetória disse que mesmo fotografando há muito tempo, só se encontrou e tornou quem é há, relativamente, pouco tempo.

E inúmeros outros!

Questão de cultura do brasileiro em ser explorado seja em qualquer área (seja na compra de um carro popular por 50mil que exportado é vendido por 20mil ou 500 reais numa garrafa de vinho chileno/peruano que lá custa 30,00).... Vamos cobrar caro pq eles pagam, mesmo sem ter dão um jeito e pagam!


* Não consegui expor bem as idéias pq tô no celular e em meio a outra situação aqui mas é mais ou menos isso!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2018, 13:04:15
Compare o preço com atualmente!


------
Analisando, ouvindo entrevistas, podcasts e demais dos próprios fotógrafos, sabe o que eu acho interessante? A maioria desses "super fotógrafos" começaram "ontem" ou, mesmo tendo longa carreira, se descobriram "ontem" tbm... Daí de repente se tornam estrelas e cobram o olho da cara pra contar os seus "segredos"!

Exemplos:
Bel Ferreira - conforme ele mesma disse em um podcast, um dia desses estava m3rd@, desempregada, sem sequer ter onde morar e com dívidas, começou fotografar, fez WS nos EUA, hoje cobra um rim pelas fotos, dá WS (inclusive está numa temporada nos EUA), etc...

O indivíduo do Zona, mas esse é só lábia...

O próprio Nei em uma live esses dias falando sobre sua trajetória disse que mesmo fotografando há muito tempo, só se encontrou e tornou quem é há, relativamente, pouco tempo.

E inúmeros outros!

Questão de cultura do brasileiro em ser explorado seja em qualquer área (seja na compra de um carro popular por 50mil que exportado é vendido por 20mil ou 500 reais numa garrafa de vinho chileno/peruano que lá custa 30,00).... Vamos cobrar caro pq eles pagam, mesmo sem ter dão um jeito e pagam!


* Não consegui expor bem as idéias pq tô no celular e em meio a outra situação aqui mas é mais ou menos isso!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Não sei o preço atualmente, mas na época os demais cobravam mais de R$ 500 por um dia de workshop e prometiam de tudo. Pelo menos o Américo cobrou menos da metade, com turma reduzida de alunos e aprendemos muita coisa. No mesmo ano outros fotógrafos como o do Zona e um de casamentos já cobravam um absurdo.
E concordo com tudo o que descreveu: muitos ficaram famosos graças aos vídeos do Youtube e oferecem WS caros.
Fiz um WS com o Vernaglia no ano passado, por um valor praticamente simbólico comparado ao aprendizado adquirido. E ele trabalha com isso há mais de 20 anos...


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #26 Online: 20 de Abril de 2018, 15:16:27
Eu ainda quero fazer do Nei e do Mansano!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Eu fiz em 2015 o do Nei, Robson e Mansano presenciais. Valem a pena. São 3 propósitos e fotografias completamente diferentes.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2018, 09:22:48
Bel Ferreira - conforme ele mesma disse em um podcast, um dia desses estava m3rd@, desempregada, sem sequer ter onde morar e com dívidas, começou fotografar, fez WS nos EUA, hoje cobra um rim pelas fotos, dá WS (inclusive está numa temporada nos EUA), etc...

Não conhecia essa Bel Ferreira e fui dar uma "Googlada", se ela ensinar metade do que eu vi no portfólio dela, o WS dela vale cada centavo de quanto ela cobra, assim como seu ensaio.



Analisando, ouvindo entrevistas, podcasts e demais dos próprios fotógrafos, sabe o que eu acho interessante? A maioria desses "super fotógrafos" começaram "ontem" ou, mesmo tendo longa carreira, se descobriram "ontem" tbm... Daí de repente se tornam estrelas e cobram o olho da cara pra contar os seus "segredos"!

Se o fotógrafo que se descobriu ou começou ontem, tem um trabalho diferenciado e realmente bom, por que não pode cobrar "os olhos da cara" para ensinar?

Como por exemplo a Bel Ferreira, como você mesmo disse, até nos EUA ela fez WS, mesmo ela tendo surgido de repente, tenho certeza que nada caiu no colo dela, teve muito esforço por traz do que ela sabe e talvez ensine.
Sabe oque acontece se ela ensinar o que ela sabe a preço de banana?
Alem do prejuízo, pois ela investiu muito em seu conhecimento, vai ter um monte de gente fazendo NB do nível dela a R$99,90



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2018, 20:30:20
Existem ws sérios e tem aqueles em que os fotógrafos viram a massa de novatos que entram todo ano no mercado, sem o menor conhecimento, e montam esse clicks baits de auto ajuda para faturar.

Boletei o dos vanassi, até segunda decido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2018, 02:20:37
Boletei o dos vanassi, até segunda decido.
Corajoso... E com grana!  :hysterical: :hysterical:
Brincadeiras a parte, se decidir por fazer, depois conta sua experiência e retorno pra gente!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm