Autor Tópico: Nota fiscal vale a pena comprar uma câmera sem a nota fiscal ?  (Lida 4388 vezes)

Julian C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Salve pessoal;

Bom dia, vou comprar um Rebel Canon T6i e gostaria de saber se comprar uma câmera desta nas galerias chinesas da paulista é bom negócio, ela não tem NF (nota fiscal) somente uma notinha descrevendo o que vou comprar e a garantia? Ela vem sem a nota fiscal e se futuramente eu posso ter algum tipo de problema com isto, ou numa futura revenda ou na garantia que ela tem?
m :worship:
Ela tem 3 meses de garantia no Box do China e 1 ano na Canon segundo o vendedor, está com um preço em conta e também segundo o vendedor tudo original com número de série pra consulta na Canon.....

Gostaria da opinião de quem compra frequentemente , pois eu presenciei muitos fotógrafos comprando... desde já agradeço, Obrigado   :worship:  :ponder:  :assobi:
« Última modificação: 18 de Abril de 2018, 00:10:36 por Julian C »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2018, 00:32:14
Olá Julian C.
Não entendi como você acionaria a garantia da Canon sem nota fiscal. Sugeriria esclarecer isso com o vendedor.
As vezes que eu comprei equipamentos usados, eles já estavam fora da garantia.
Algumas vezes o vendedor ainda tinha a nota fiscal, então eu recebi a nota fiscal no nome do vendedor mais um recibo assinado por ele. Isto para que eu pudesse comprovar a origem do equipamento, caso fosse necessário.
Outras vezes nem o próprio vendedor tinha nota fiscal, então eu solicitei um recibo assinado por ele, para comprovação da origem do equipamento.
Ter a nota fiscal é importante se você pretende viajar para fora com o equipamento. Evita inconvenientes na hora da entrada ao pais.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Julian C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2018, 01:40:44
Olá Julian C.
Não entendi como você acionaria a garantia da Canon sem nota fiscal. Sugeriria esclarecer isso com o vendedor.
As vezes que eu comprei equipamentos usados, eles já estavam fora da garantia.
Algumas vezes o vendedor ainda tinha a nota fiscal, então eu recebi a nota fiscal no nome do vendedor mais um recibo assinado por ele. Isto para que eu pudesse comprovar a origem do equipamento, caso fosse necessário.
Outras vezes nem o próprio vendedor tinha nota fiscal, então eu solicitei um recibo assinado por ele, para comprovação da origem do equipamento.
Ter a nota fiscal é importante se você pretende viajar para fora com o equipamento. Evita inconvenientes na hora da entrada ao pais.
Luis

Então Luis, são aqueles quiosques na maioria de chinês nas galerias da Av.Paulista, que não pagam imposto sobre o produto e também não tem a nota fiscal. Mas pelo número de série eles orientaram que a Canon comprova a origem do produto e me dá a garantia de 1 ano, foi isso que eu entendi.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2018, 07:31:55
Olá,
também tive essa dúvida quando comprei minha câmera de um "importador".
Você precisa fazer uma escolha:
Pagar mais caro por um produto comprado em loja legalizada (nota fiscal, garantia, etc) ou
Pagar mais barato e assumir o risco (la garantia soy yo).

Eu não me arrependi porque a câmera em si é igual a da loja, o que muda é que você não tem a nota e ser der uma treta, assume o risco.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2018, 08:01:43
Julian C:
Sugiro que confirmes com a Canon se eles realmente vão comprovar a origem do produto pelo número de série e bancar a garantia de 1 ano. Não adianta o vendedor dizer isso. O que importa mesmo é o que a Canon diz.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2018, 09:49:37
Se comprar algum equipamento nessas galerias da Avenida Paulista, a "garantia" é de 3 meses direto com eles. A garantia da Canon só vale se o produto foi adquirido numa revenda autorizada (Casas Bahia, Americanas, etc), ou através do site oficial (Canon Brasil). No primeiro caso a garantia é de 1 ano, e direto no site deles é de 2 anos. E isso independe do número de série.
Só não sei se a Canon daria 1 ano de garantia caso o equipamento fosse adquirido no exterior, e mediante invoice. Mas aí seria outro caso...



eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2018, 10:13:01
Eu comprei minha primeira dslr esses dias. E como foi a primeira preferi pegar o produto bem legalizado. Paguei uns 300 reais a mais para ter nota fiscal. Acho que esse valor vale a pena para não se correr risco. Mas quem já tem mais experiência sabe decidir se compra com ou sem NF. No seu caso, como abriu o tópico, há dúvida. E se há dúvida eu recomendo comprar o produto assegurado. A não ser que esteja pela metade do preço. kkk
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2018, 10:58:31
Acho que depende da diferença de preço entre o equipamento com nota ou sem. Quase todo o meu equipamento foi comprado sem nota e nunca tive qualquer problema. Seria muito azar haver algum defeito logo de cara com produtos novos. Entretanto, se a diferença for pequena (e quando comprei o meu não era...), vale a pena ter a nota.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2018, 11:38:30
Pra mim, usado sem NF tudo bem, mesmo porque pode ser um equipamento bem antigo.

Mas equipamento novo sem NF nem pensar. A NF te facilita uma série de coisas, desde a garantia até a saida e entrada no país sem aporrinhação. É uma prova de que o equipamento é seu.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2018, 11:42:03
Mas pelo número de série eles orientaram que a Canon comprova a origem do produto e me dá a garantia de 1 ano, foi isso que eu entendi.

Maaaaaiiiisssss ou menos.

O numero de série diz que foi fabricado, por exemplo, em março de 2017. Puramente pelo número eles no máximo dariam uma garantia até março de 2018 , se for considerado um ano de garantia e se isso for mesmo verdade.

Só que a pessoa pode ter comprado o equipamento em, digamos, abril de 2018, aí dançou !


Na melhor das hipoteses poderiam até considerar o final do ano, dezembro de 2018. Mesmo assim você teria no máximo alguns meses.
« Última modificação: 18 de Abril de 2018, 11:44:14 por AFShalders »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2018, 14:21:36
Comprar equipamento novo e com nota fiscal oficial só vale a pena se:

1) O preço do equipamento oficial não for muito maior do que se fosse adquirido no ML ou galerias. Os equipamentos de entrada da Canon quase sempre entram em promoção no site oficial, e inclusive com preços parecidos com os do ML. De quebra, ainda vem com 2 anos de garantia;
2) Se vc viaja muito pro exterior a nota fiscal é importante, principalmente no caso das lentes e flashes;
3) Se vc trabalha com fotografia e usa os equipamentos exaustivamente (aí o seguro de 1 ou 2 anos é muito bem vindo).

Caso contrário é adquirir na galeria/ML e contar com a sorte.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2018, 16:38:32
Maaaaaiiiisssss ou menos.

O numero de série diz que foi fabricado, por exemplo, em março de 2017. Puramente pelo número eles no máximo dariam uma garantia até março de 2018 , se for considerado um ano de garantia e se isso for mesmo verdade.

Só que a pessoa pode ter comprado o equipamento em, digamos, abril de 2018, aí dançou !


Na melhor das hipoteses poderiam até considerar o final do ano, dezembro de 2018. Mesmo assim você teria no máximo alguns meses.

É isso mesmo, a minha câmera foi comprada com apenas 6 meses de garantia restante com a Canon. Ter 2 anos de garantia poupa bastante dor de cabeça se tiveres algum problema com o equipamento. Muitas vezes vale pagar um pouco mais.

Se for viajar a nota fiscal é mesmo importante. Eu já fui parado duas vezes para mostrar documentação da câmera e das lentes. Felizmente aceitaram o recibo do vendedor do ML como equipamento usado, mas poderiam ter ignorado isso e aí já viu. Já para as lentes tenho nota fiscal em todas em nunca deu problema.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2018, 16:52:47
Lentes eu só compro no Brasil por causa da NF, mas corpo até hj só comprei fora e nunca tive problemas. Você pode viajar com 1 corpo se enquadrando em item de uso pessoal, agora na questão da garantia é ponderar o CxB.


Julian C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2018, 18:45:26
Julian C:
Sugiro que confirmes com a Canon se eles realmente vão comprovar a origem do produto pelo número de série e bancar a garantia de 1 ano. Não adianta o vendedor dizer isso. O que importa mesmo é o que a Canon diz.
Luis
Valeu pelas dicas man, obrigadão. :ok:


Julian C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #14 Online: 18 de Abril de 2018, 18:54:33
Eu comprei minha primeira dslr esses dias. E como foi a primeira preferi pegar o produto bem legalizado. Paguei uns 300 reais a mais para ter nota fiscal. Acho que esse valor vale a pena para não se correr risco. Mas quem já tem mais experiência sabe decidir se compra com ou sem NF. No seu caso, como abriu o tópico, há dúvida. E se há dúvida eu recomendo comprar o produto assegurado. A não ser que esteja pela metade do preço. kkk
É o que vou fazer, pois a câmera que pretendo não tem tanta diferença assim de valor....Você por acaso pegou a SL2 ? e se adquiriu esta câmera você sabe dizer sobre as vantagens dela sobre a canon T6i em relação aos vídeos? no caso vídeos de esportes de ação.  :ok: