Autor Tópico: É importante guardar as caixas das objetivas e câmeras?  (Lida 5484 vezes)

YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Online: 18 de Abril de 2018, 20:18:43
Eu tenho o hábito de guardar as embalagens originais das câmeras e objetivas compradas ao longo da minha vida de fotógrafo.
Gostaria da opinião de vocês se essa atitude pode ser importante para valorizar o equipamento, caso eu precise vender a câmera ou alguma objetiva.
Alguém que já comprou algo usado achou que a presença da caixa dá mais confiança e segurança na aquisição de lente ou câmera?
Muito obrigado.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2018, 20:56:42
A embalagem original, principalmente se o equipamento for muito antigo, não torna o item mais valioso, mas certamente passa uma maior percepção de valor ao futuro comprador.

Transmite maior segurança na negociação, pois quem guarda até a embalagem em bom estado geralmente dedica o mesmo cuidado ao equipamento em si.

Ou seja, você provavelmente não conseguirá cobrar mais caro pelo fato de possuir a embalagem original, mas certamente suas chances de efetuar uma boa venda serão maiores.

Grande e forte abraço.
 


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2018, 22:26:43
Uma vez vi um cara vendendo a caixa de uma D90 no ML por R$120,00, não sei se vendeu, vai saber.


 :shock:
« Última modificação: 18 de Abril de 2018, 22:27:07 por Roberto Dellano »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2018, 22:43:44
Olá YVanderlei.
Eu, como você, também guardo tudo o que acompanha o produto: caixa, cabos, manuais, nota fiscal, etc.
E entre duas opções de compra para o mesmo equipamento usado, escolho sempre o que conserva os itens originais (caixa, etc.). Como o Vinícius já mencionou antes, isso me transmite maior segurança na negociação.
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2018, 07:41:47
também faço questão de guardar a caixa, manuais, acessórios. não custa nada e como foi dito, agrega valor na hora da venda. Entre um produto com ou sem, ambos de igual aparência, penso que a maioria vai dar preferência ao que tem a caixa.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2018, 21:33:18
Muito obrigado pelas opiniões e observações.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2018, 21:51:07
Também guardo tudo, não só de câmeras/lentes, diga-se de passagem. Quem não gosta muito disso é minha esposa... Aí para resolver guardo as caixas no meu local de trabalho  :assobi:
JVc.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2018, 09:00:38
SIM!
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2018, 12:55:33
também faço questão de guardar a caixa, manuais, acessórios. não custa nada e como foi dito, agrega valor na hora da venda. Entre um produto com ou sem, ambos de igual aparência, penso que a maioria vai dar preferência ao que tem a caixa.

Custa espaço, estou guardando a caixa desmontada e ainda assim a patroa implica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2018, 19:58:34
Além do que já foi dito, tem a questão de num eventual furto e recuperação, ter a caixa é uma prova a mais que o equipamento é teu.
Aconteceu comigo final do ano passado.
César L. T.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2018, 11:07:27
E agora, uma opinião diferente da de todo mundo...  :D
Eu jamais pagaria mais num produto só pq está na caixa original. Jamais.
Antes que venham com pedras, digo aqui que o que será escrito abaixo, tem a ver apenas com a MINHA visão pessoal a respeito da questão.  ;)
Pago pelo produto em si, e não pela "casca" dele. Caixa original é bonitinho, nada alem disso. Tudo o que eu tenho comprado de segunda mão, não tem vindo em caixa original, e nem por isso deixa de ser coisa boa... Inclusive comprei uma Pen F de segunda mão ano passado e que vinha cheia de acessórios, veio numa caixa plástica dessas de organização, infinitamente melhor e mais útil do que caixa original! E paguei um preço muito bom pela câmera!
Pra mim (pra mim, repetindo), essa coisa de caixa original é ver muita "cara" e pouco "coração".  :D
Eu não valorizo caixas, e jogo muitas originais fora. Se tiver como guardar, beleza (Essas que dobram, são mais fáceis de guardar exatamente pelo pouco espaço que ocupam quando dobradas), é até uma economia pois não precisa comprar caixa dos correios depois, na hora de mandar pra frente. Mas se não der, não deu... Prefiro vender e comprar produto de segunda mão a preço de produto de segunda mão, do que vender ou comprar a preço de novo só porque tem caixa original.   :ok:
Já os ACESSÓRIOS originais, esses sim, considero importantes. Mantenho tudo.
« Última modificação: 26 de Abril de 2018, 11:13:05 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2018, 11:09:47
Além do que já foi dito, tem a questão de num eventual furto e recuperação, ter a caixa é uma prova a mais que o equipamento é teu.
Aconteceu comigo final do ano passado.

No caso, foi uma câmera fotográfica?
Nossa, que bom ter recuperado!


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2018, 11:27:37
A embalagem original, principalmente se o equipamento for muito antigo, não torna o item mais valioso, mas certamente passa uma maior percepção de valor ao futuro comprador.

Transmite maior segurança na negociação, pois quem guarda até a embalagem em bom estado geralmente dedica o mesmo cuidado ao equipamento em si.

Ou seja, você provavelmente não conseguirá cobrar mais caro pelo fato de possuir a embalagem original, mas certamente suas chances de efetuar uma boa venda serão maiores.

Grande e forte abraço.
 

PERFEITAMENTE ... é isso mesmo , disse tudo ... !
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2018, 11:34:46

Eu já NÃO guardo embalagem nenhuma , simplesmente pelo fato de que NÃO compro pensando em me desfazer depois . Tenho cameras e lentes com cerca de 50 anos de uso , e as embalagens não me teriam nenhum valor . Minha ultima e definitiva aquisição foi uma nikon Df há cerca de 4 anos , e a caixa já foi embora . MAS acho bom e interessante quem guarda as embalagens .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2018, 14:32:21
Recentemente fiz seguro de todo equipamento fotográfico, no qual me pediram fotos dos mesmos, e número de série.
E para minha surpresa me disseram que se eu tiver as caixas dos equipamentos ajuda e muito como comprovação de aquisição, no caso de não haver NF dos mesmos.

Eu guardo todas as caixas, porém quando vendo algum equipamento a caixa original vai junto na entrega.

E deixo todas bem guardadas e sem amassar, assim como cuidado extremo aos equipamentos.

Abraço a todos.

Fotógrafo e birdwatching