Autor Tópico: Comprar uma câmera com até R$4.000  (Lida 2675 vezes)

danielcdr42

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 21 de Abril de 2018, 11:38:07
Olá, boa tarde.

Pretendo comprar uma nova câmera nos próximos meses e queria comprar o melhor KIT que R$4.000 podem comprar. De um lado, queria finalmente comprar a minha primeira FF, comprando uma NIKON D600. Porém ela já tem 90k clicks e eu teria que comprar uma lente Fx. O preço desta Nikon D600 está R$2.800 (90k clicks). Sobraria grana para comprar duas lentes Fx, uma 70-300mm e uma 50mm.

Porém, já possuo uma canon de sensor cropado e tenho duas lentes: 50mm e 18-55mm. Se eu desistir de comprar a minha primeira Full Frame, posso comprar uma Canon t7i ou T6i (usada) e ainda poderei comprar outras duas lentes: 70-300mm e 35mm.

Assim, resumindo:

Nikon D600 com 90k clicks + 2 lentes Fx (70-300mm e 50mm) por cerca de 4 mil reais. Teria, assim, uma FF com duas lentes Fx.

Ou

Canon T6i com 30k clicks + 2 lentes (70-300mm e 35mm) por cerca de 4 mil reais. Teria, assim, uma câmera que não é full-frame, mas compatível com todas as minhas lentes.

Portanto: Full frame com 90 mil cliques e 2 lentes a 4 mil reais; Ou cropada com 30 mil cliques e 4 lentes a 4 mil reais (porque já possuo duas lentes).

Qualquer conselho será bem vindo.

PS: farei cerca de 20 mil clicks por ano.
PSS: minha câmera atual é uma t2i.
PSSS: fotografo a mais de 3 anos.
PSSSS: pretendo fazer fotografias de natureza, como landscape, wildlife, etc. Mas também fotos comerciais para bancos de imagem. Não fotografarei eventos como casamentos ou aniversários.
PSSSSS: não me julguem por querer tamanho upgrade (t2i para FF).
PSSSSSS: não me julguem por querer mudar de sistema operacional.

Muito obrigado e um bom dia a todos.








eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2018, 23:11:31
Sou iniciante em fotografia amadora, mas já pesquisei tanto que talvez possa colaborar.

Se você fará uns 20k clicks por ano, como a D600 possui média de 155k de clicks, provavelmente você consiga fotografar com ela por 3 anos e meio. Ela já passou da metade de clicks médios da vida útil. Ela bem conservada deveria valer metade, ou seja, uns 2400 reais já que a D610 é 5100 reais hoje em loja de confiança. Portanto, acho que o preço dela está um pouco salgado. De fato, com 2800 reais você não precisa de muito para pegar uma 5D mark II usada e utilizar sua lente de 50mm. A 18-55 teria que tentar vender.

A canon t6i tem um porém: ela não tem a mesma durabilidade da FF. Então os 30k dela já não é o mesmo que 30k da D600. Estou achando que nenhuma opção é ideal. Eu faria o seguinte: continuaria com sua canon cropada, que deve estar quebrando um galho (se comprar a t6i, talvez não faça muita diferença) e aguardava achar uma boa opção de FF canon usada com menos clicks. Talvez você consiga pegar uma 5D mark II por 3 mil, completaria com os mil restantes para pegara uma lente com maior distância focal para a FF.

Você usará sua atual cropada como backup caso compre outra camera? Se não, poderia tentara vender e pegar logo a FF. Creio que trocar cropada por cropada não faça muita diferença se você continuar numa Rebel.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2018, 01:03:29
Já comprei e vendi muita câmera, vou dar uma dica essencial pra ti que se preocupa com custo X benefício:

Não compre quando der vontade, ESPERE uma boa oportunidade aparecer, exemplo:

Nikon D600 com até 25k clicks por 3mil.
Ou
Nikon D800 com até 50k clicks por 3.500.

Aí então faça a compra. Eu iria de D800.

Lente Nikon 50mm f/1.8G - Usada na faixa de 500 reais.

Eu compraria este kit, depois esperaria aparecer uma boa lente num bom preço. Jamais compraria uma 70-300 vagabunda dessas, a não ser que pagasse bem barato e pudesse vender pelo preço que pagou depois que tiver dinheiro para comprar coisa melhor.

No futuro pega algo desse tipo pra te dar versatilidade:

Nikon 24-120mm F/4G
Sigma 24-104mm f/4 Art


danielcdr42

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2018, 08:19:14
Bom dia.

Obrigado, pessoal. Decidi ouvir o conselho de vocês e aguardar, assim poderei juntar mais uma grana e esperar por uma oportunidade bacana. Talvez em 1 mês ou 2 apareça uma boa oportunidade para uma Mark II, 6D, D600 ou D800, e como poderei ter feito mais um pouco de dinheiro, poderei investir um pouco mais sem doer no bolso.

Estarei pesquisando por uma câmera usada de no máximo R$3.500. Há várias por aí vendendo, mas todas com muitos clicks para compensar a compra.

PS: obrigado pelo puxão de orelha: lente Fx 70-300mm por R$600 provavelmente não prestará, é melhor esperar e investir em uma lente de qualidade.
PSS: Caso eu adquira uma FF da canon, não poderei usar a lente 18-55mm, mas a lente 50mm sim? Nota-se que a lente 50mm é YGnuo.
PSSS: Não aguento mais essa t2i hehe. Comprei ela em meados de 2015, usada (tinha uns 10k clicks), mas, de fato, ir de uma t2i pra uma t6i pode me frustrar por falta de mudança.
PSSSS: Sou jovem, estou aberto a novas experiências. Trocar de sistema é sempre um saco, mas agora estou até cogitando uma mirrorless, em vista da praticidade, é claro, mas principalmente porque sei que uma câmera grande com uma lente bacana é algo chamativo pra caramba, quando discrição é algo que valorizo muito e que pode, no fim, me render mais fotos.

Novamente, conselhos serão sempre bem vindos.

Obrigado e um bom dia a todos.

Daniel.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2018, 09:57:06
Também concordo que a 70-300 não seja boa opção. Câmera boa com lente ruim não é boa opção nunca. Eu não compraria a 70-300 nem para a APS-C, imagina para uma FF. Uma 70-200 seria uma ótima opção.

A 18-55 não usaria na FF, mas a 50mm sim.

Existem várias mudanças da t2i para a t6i que até valeriam a mudança. Mas, se você está disposto a pegar uma usada, pagando esse valor na t6i usada, melhor tentar uma FF usada por algo próximo desse valor, porque a diferença entre a FF e a t6i é maior que a diferença entre a t6i e a t2i. Então é um investimento extra muito interessante.

Concordo contigo quanto a troca de sistema. Quando fui comprar minha câmera eu até cogitei a mirroless. Um dia talvez até me arrependa, porque a discrição é muito importante mesmo. Se você acha que está deixando de tirar várias fotografias por causa do tamanho de sua t2i coloque esse fator como um dos pesos principais, pois a FF bem maior que a t2i. E se colocar uma lente tipo 70-200 vai ficar gigante. Fora que provavelmente a FF não terá flash interno e você querendo fazer fotografia noturna precisará também de um flash, crescendo o tamanho do equipamento. As mirroless tem um problema grotesco que me fez decidir pela SL2 da canon: corpo um pouco mais caro (que vale pelo tamanho) e lentes bem mais caras e com menos opções (e aqui foi onde coloquei minha decisão pela APS).
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2018, 21:37:34
Bom dia.

Obrigado, pessoal. Decidi ouvir o conselho de vocês e aguardar, assim poderei juntar mais uma grana e esperar por uma oportunidade bacana. Talvez em 1 mês ou 2 apareça uma boa oportunidade para uma Mark II, 6D, D600 ou D800, e como poderei ter feito mais um pouco de dinheiro, poderei investir um pouco mais sem doer no bolso.

Estarei pesquisando por uma câmera usada de no máximo R$3.500. Há várias por aí vendendo, mas todas com muitos clicks para compensar a compra.

PS: obrigado pelo puxão de orelha: lente Fx 70-300mm por R$600 provavelmente não prestará, é melhor esperar e investir em uma lente de qualidade.
PSS: Caso eu adquira uma FF da canon, não poderei usar a lente 18-55mm, mas a lente 50mm sim? Nota-se que a lente 50mm é YGnuo.
PSSS: Não aguento mais essa t2i hehe. Comprei ela em meados de 2015, usada (tinha uns 10k clicks), mas, de fato, ir de uma t2i pra uma t6i pode me frustrar por falta de mudança.
PSSSS: Sou jovem, estou aberto a novas experiências. Trocar de sistema é sempre um saco, mas agora estou até cogitando uma mirrorless, em vista da praticidade, é claro, mas principalmente porque sei que uma câmera grande com uma lente bacana é algo chamativo pra caramba, quando discrição é algo que valorizo muito e que pode, no fim, me render mais fotos.

Novamente, conselhos serão sempre bem vindos.

Obrigado e um bom dia a todos.

Daniel.
Como você não vai fazer eventos, acredito que a FX ideal pra você em termos de CxB é a D800. É um tanque de guerra, já vi algumas passando de 400mil clicks no obturador original. É uma câmera com um sensor bem superior as alternativas da Canon que você citou, e os 36mp dela vão te dar uma qualidade de imagem top suficiente para os próximos 10 anos tranquilamente. Os contras dela são o tamanho/peso e o baixo fps (4.5). Fonte: https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Canon-EOS-6D-versus-Canon-EOS-5D-Mark-III-versus-Nikon-D800___836_795_792

Eu já tive uma D800E, que é basicamente a mesma câmera, e sempre que passo por fotos feitas com ela me vem aquele fator "WOW" que eu não sinto quando vejo fotos da minha D600.

Dá uma olhada no ML: https://cameras.mercadolivre.com.br/cameras/digitais/profissionais/nikon/usados/nikon-d800_OrderId_PRICE_PriceRange_3000-3800

Sobre mirrorless, acho bem prático, mas ainda acho muito caro e com uma baita desvalorização.
« Última modificação: 22 de Abril de 2018, 21:43:40 por Checheel »


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2018, 22:02:10
Cara, posso ser sincero?
Uma câmera FF não é tudo isso que falam. Eu também tinha esse "sonho FF" e fiz esse upgrade há um tempo.
Tem algumas melhoras, mas não é nada de outro mundo, juro pra você. Existem alguns mitos que você descobre na prática (imagem limpa em ISO alto, por exemplo). Penso até em abrir um tópico relatando minha experiência sobre isso.

Enfim, eu não orientaria minha escolha em função do tamanho do sensor. Acho que é a única dica que posso dar.
« Última modificação: 22 de Abril de 2018, 22:03:08 por Samir »


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2018, 22:33:14
Cara, posso ser sincero?
Uma câmera FF não é tudo isso que falam. Eu também tinha esse "sonho FF" e fiz esse upgrade há um tempo.
Tem algumas melhoras, mas não é nada de outro mundo, juro pra você. Existem alguns mitos que você descobre na prática (imagem limpa em ISO alto, por exemplo). Penso até em abrir um tópico relatando minha experiência sobre isso.

Enfim, eu não orientaria minha escolha em função do tamanho do sensor. Acho que é a única dica que posso dar.

Estarei no aguardo deste tópico. ;)
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2018, 10:32:02
Cara, posso ser sincero?
Uma câmera FF não é tudo isso que falam. Eu também tinha esse "sonho FF" e fiz esse upgrade há um tempo.
Tem algumas melhoras, mas não é nada de outro mundo, juro pra você. Existem alguns mitos que você descobre na prática (imagem limpa em ISO alto, por exemplo). Penso até em abrir um tópico relatando minha experiência sobre isso.

Enfim, eu não orientaria minha escolha em função do tamanho do sensor. Acho que é a única dica que posso dar.

Você blasfemou contra uma religião... Será excomungado em 3, 2, 1 ...