Autor Tópico: Foco diferente na D7200  (Lida 10111 vezes)

julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 21 de Abril de 2018, 17:24:32
Olá pessoal,

Depois de dois anos fotografando com uma D3100, eis que finalmente compro a tão sonhada D7200.

PORÉM estou estranhando MUITO o foco dela, não consigo mais foco cravado como conseguia antes, principalmente em cenários de festas com muita informação. Também tenho a impressão que as fotos saem com um efeito diferente como a função embelezamento do celular, sabe? Com o aspecto mais perolado...

Enfim, desta forma estou insegura em continuar usando a câmera em eventos maiores e acabo por usar a câmera antiga.

Cheguei a imaginar que seria problema de front\back focus, porém fiz vários testes e não identificou nada. Aqui embaixo coloco algumas fotos de exemplo, com a mesma lente Nikkor 35mm 1.8.

D3100
ISO: 200
f: 2.8
1/200
https://drive.google.com/file/d/1fqK3EGgTj5L0H43XITolqq11MmGdyqRw/view?usp=sharing

D7200
ISO: 640
f: 2.8
1/200
https://drive.google.com/file/d/1c9inyD7jLYHf8HeNHr-jZL5BNfu0vQQ7/view?usp=sharing

Eu coloquei o exemplo anterior porque são fotos atrás da mesa, a seguir outras fotos com a D3100 para ter noção da nitidez que eu não consigo alcançar mais.
ISO: 100
f: 2.8
1/200
https://drive.google.com/file/d/1Z_Yu6aPhYHsixXamjJWSGR4iq_hbjPbA/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1_Eyp_yJwKAIlT6BByrb4c1vkPhx-x7gd/view?usp=sharing


-
Eu sei que provavelmente o problema sou eu, porém não consigo identificar o que estou fazendo de errado. Podem me ajudar?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2018, 17:35:56
Eu não faço ideia , se você já falou do front / back focus e não é Isso, experimenta focar antes com af-on...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2018, 01:59:52
A foto da D7200 o foco está na parede atrás, com certeza está com back. Como você fez o teste?


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2018, 06:34:39
Qual modo de foco você está usando? Quais pontos de foco vc selecionou na câmera? Como vc está fazendo o foco? Dependendo do modo que vc está usando pode ser que a câmera esteja focando no objeto errado. A 3100 tem poucos pontos de foco em relação à 7200, bem como poucos modos de foco. A diferença pode estar aí.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2018, 19:11:41
Abri os arquivos que você disponibilizou nos editores de imagem que tenho aqui e percebi que a foto do casal tirada com a 7200 está focada na parede.

Para saber qual é o problema vc teria que informar outros detalhes, mas vi que vc fez a mesma pergunta quando comprou a 3100 e também teve problemas de foco. O pessoal te ajudou e vc nunca mais deu retorno, até que precisou novamente.

Então sugiro estudar todos aqueles tópicos de novo, dar uma lida no manual da máquina e entender como funcionam os diferentes tipos de foco disponíveis. Vc está focando no lugar errado, então não terá bons resultados.

O problema, minha filha, é você...
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2018, 08:59:21
Sugestão, Configurar como AF-C ponto único central e veja se melhora.

D7200 é uma câmera dois níveis acima das D3XXX precisa domar a máquina, nem tudo ela fará por você.

Não sei ao certo mas acredito que a D7200 tenha mais pontos de foco do que a D3XXX deixar ponto de foco no automático é dar um tiro no pé, se não configurar detecção de rostos ou algo do tipo.

Tente também usar o AF-C 3D da câmera que é uma mão na roda para muitas ocasiões.

Como o Antônio disse, estude e aprenda com o equipamento novo.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2018, 21:30:33

D7200
ISO: 640
f: 2.8
1/200
https://drive.google.com/file/d/1c9inyD7jLYHf8HeNHr-jZL5BNfu0vQQ7/view?usp=sharing

É praticamente impossível a câmera ter focado no fundo de propósito, pois é pouco contrastado, a maior parte visível do fundo está fora da área dos pontos de foco e a câmera sempre da preferência para o objetivo em primeiro plano.

Então ou é back/front focus ou o defeito está no operador da câmera  :ponder:.

Menu de Configuração -> Ajuste fino de AF.
Desligue se estiver ligado e teste.

Sobre "efeito embelezamento", a câmera não tem isso. Mas da pra alterar um pouco a imagem em Menu de Disparo -> Definir Picture Control.
Veja como está o white balance também.

Enfim, a câmera é ótima, dificil ter problemas de foco ainda mais usando uma 35 f/1.8G.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 21:31:12 por Checheel »


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2018, 22:57:19
Sugestão, Configurar como AF-C ponto único central e veja se melhora.

D7200 é uma câmera dois níveis acima das D3XXX precisa domar a máquina, nem tudo ela fará por você.

Não sei ao certo mas acredito que a D7200 tenha mais pontos de foco do que a D3XXX deixar ponto de foco no automático é dar um tiro no pé, se não configurar detecção de rostos ou algo do tipo.

Tente também usar o AF-C 3D da câmera que é uma mão na roda para muitas ocasiões.

Como o Antônio disse, estude e aprenda com o equipamento novo.

A D3100 tem 11 pontos de foco. A D7200 tem 51 pontos de foco. Usa o mesmo sistema da D750 e D810, com algumas diferenças em relação à sensibilidade e área ocupada da imagem, que fica maior em relação às FF.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2018, 23:40:20
A D3100 tem 11 pontos de foco. A D7200 tem 51 pontos de foco. Usa o mesmo sistema da D750 e D810, com algumas diferenças em relação à sensibilidade e área ocupada da imagem, que fica maior em relação às FF.

Mas o foco da D750 é mais rápido que da D7200, já usei ambas e achei pelo menos isso.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2018, 08:02:15
Mas o foco da D750 é mais rápido que da D7200, já usei ambas e achei pelo menos isso.

Mesma lente nas duas? Lentes diferentes têm diferentes desempenhos no mesmo sistema de foco, especialmente se for uma prime f1.4 contra uma zoom do kit, bem mais escura.

O sistema de foco é o mesmo em ambas, mas com diferenças que afetam o desempenho, em especial quanto à sensibilidade. Mais sensível, mais preciso. Mais preciso, mais rápido.

Nunca usei a D7200, então não posso opinar na prática. Na teoria, ela está muito mais próxima da D750/D810 do que da D3100 ou mesmo da D3400, que é a que eu tenho.

A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2018, 08:06:33
Mesma lente nas duas? Lentes diferentes têm diferentes desempenhos no mesmo sistema de foco, especialmente se for uma prime f1.4 contra uma zoom do kit, bem mais escura.

O sistema de foco é o mesmo em ambas, mas com diferenças que afetam o desempenho, em especial quanto à sensibilidade. Mais sensível, mais preciso. Mais preciso, mais rápido.

Nunca usei a D7200, então não posso opinar na prática. Na teoria, ela está muito mais próxima da D750/D810 do que da D3100 ou mesmo da D3400, que é a que eu tenho.
Sim, usei as duas com a mesma lente e achei mais rápida a d750. Usei a d500 também nesse dia e achei o foco da d750 bem próximo ao da d500 inclusive.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2018, 10:20:23
Curiosamente parecem ter o mesmo hardware de sistema de foco e processamento.
Será que a D7200 tem alguma trava no software para não igualar-se com a D500?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2018, 12:59:58
Curiosamente parecem ter o mesmo hardware de sistema de foco e processamento.
Será que a D7200 tem alguma trava no software para não igualar-se com a D500?  :ponder:

Talvez seja uma versão simplificada do mesmo sistema. A D500 é muito mais rápida e precisa do que a D810, mas são sistemas bem diferentes. A Nikon pode ter aplicado uma atualização na D750 que não foi feita na D7200. A D750 foca melhor que a D810, embora seja o mesmo sistema, em princípio.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2018, 14:58:24
Talvez seja uma versão simplificada do mesmo sistema. A D500 é muito mais rápida e precisa do que a D810, mas são sistemas bem diferentes. A Nikon pode ter aplicado uma atualização na D750 que não foi feita na D7200. A D750 foca melhor que a D810, embora seja o mesmo sistema, em princípio.

A D500 é mais rápida pq tem o Expeed 5 e sensor menor que a da D810. Nesta lógica faz sentido ser mais rápida, agora a D750 ser mais rápida que a D7200 tendo o mesmo hardware tirando o tamanho do sensor não faz sentido.

Provavelmente é o que você disse, o software da D7200 é capado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2018, 19:56:02
A foto da D7200 o foco está na parede atrás, com certeza está com back. Como você fez o teste?

Fiz o teste com uma página de livro e depois com uma página de teste própria que imprimi e estava exatamente onde foquei. O foco é para ser no rosto das pessoas, mas sempre sai na parede, mas isso só acontece quando há muita informação ao fundo. Ao fazer uma sessão newborn com um fundo simples ocorreu tudo bem.