Autor Tópico: Foco diferente na D7200  (Lida 10060 vezes)

julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #15 Online: 02 de Maio de 2018, 20:08:58
Abri os arquivos que você disponibilizou nos editores de imagem que tenho aqui e percebi que a foto do casal tirada com a 7200 está focada na parede.

Para saber qual é o problema vc teria que informar outros detalhes, mas vi que vc fez a mesma pergunta quando comprou a 3100 e também teve problemas de foco. O pessoal te ajudou e vc nunca mais deu retorno, até que precisou novamente.

Então sugiro estudar todos aqueles tópicos de novo, dar uma lida no manual da máquina e entender como funcionam os diferentes tipos de foco disponíveis. Vc está focando no lugar errado, então não terá bons resultados.

O problema, minha filha, é você...

Meu filho (vou igualar o tratamento), é exatamente esse o problema, quando há muita informação, o foco vai para a parede enquanto eu foco no rosto do assunto, eu não estou focando no lugar errado, o problema é que estou focando no lugar certo e o foco indo para o fundo. Inclusive antes de vir aqui procurei ter certeza que o problema não era de backing focus, tentando resolver e estudar antes de perguntar.

Eu evito ao máximo perguntar aqui exatamente por esse tipo de resposta, só perguntei porque fiz o teste de backing focus e aparentemente está tudo bem e infelizmente não conheço ninguém que tenha experiência o suficiente para me ajudar presencialmente. O manual da máquina já sei de cor.

Não voltei ao tópico anterior, porque perdi o tópico e aprendi de outras formas a resolver o problema é te garanto que não foi com uma resposta dessa que consegui resolver.


julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #16 Online: 02 de Maio de 2018, 20:11:43
Sugestão, Configurar como AF-C ponto único central e veja se melhora.

D7200 é uma câmera dois níveis acima das D3XXX precisa domar a máquina, nem tudo ela fará por você.

Não sei ao certo mas acredito que a D7200 tenha mais pontos de foco do que a D3XXX deixar ponto de foco no automático é dar um tiro no pé, se não configurar detecção de rostos ou algo do tipo.

Tente também usar o AF-C 3D da câmera que é uma mão na roda para muitas ocasiões.

Como o Antônio disse, estude e aprenda com o equipamento novo.

Tem mais pontos de foco sim e até reduzi os pontos numa dessas tentativas de focar corretamente. Utilizo o foco em AF-S normalmente, tentarei testar com o AF-C 3D, obrigada.


julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #17 Online: 02 de Maio de 2018, 20:14:45
É praticamente impossível a câmera ter focado no fundo de propósito, pois é pouco contrastado, a maior parte visível do fundo está fora da área dos pontos de foco e a câmera sempre da preferência para o objetivo em primeiro plano.

Então ou é back/front focus ou o defeito está no operador da câmera  :ponder:.

Menu de Configuração -> Ajuste fino de AF.
Desligue se estiver ligado e teste.

Sobre "efeito embelezamento", a câmera não tem isso. Mas da pra alterar um pouco a imagem em Menu de Disparo -> Definir Picture Control.
Veja como está o white balance também.

Enfim, a câmera é ótima, dificil ter problemas de foco ainda mais usando uma 35 f/1.8G.

O ajuste fino está desligado. Tentarei fazer em foco contínuo e vou repetir o teste de back focus. Muito obrigada pelas sugestões.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 02 de Maio de 2018, 21:51:14
Ajusta o autofoco para af-on com ponto único e faz o teste novamente. Se vc deixar a camera responsável por escolher qual ponto fará o foco pode acontecer esse tipo de erro.
Agora se estiver em ponto único e ainda estiver focando em lugar errado aí pode ser problema da câmera.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2018, 11:56:58
Vou tentar de novo:

QUAL O MODO DE FOCO QUE VC ESTÁ USANDO?

Para esclarecer, encaminho um texto que fiz com base no manual da Nikon para ensinar meus amigos que têm dificuldade de entender o que é modo de foco:

"Modos de foco:

AF-A: a câmera seleciona automaticamente o modo foco simples (AF-S) ou foco contínuo (AF-C), conforme o sujeito da foto esteja se movendo ou parado.
AF-S: Para sujeitos parados. O foco é bloqueado com o botão de disparo pressionado até a metade. Na configuração padrão, o disparo somente é liberado se o indicador de foco estiver aceso (prioridade de foco).
AF-C: Auto foco contínuo: Para sujeitos que se movem. A câmera foca continuamente enquanto o botão de disparo está acionado até a metade; se o sujeito se mover, a câmera vai entrar em modo de acompanhamento preditivo de foco, para prever a distância final e ajustar o foco de acordo com ela. Na configuração padrão, o disparo é permitido mesmo que o sujeito esteja fora de foco (prioridade de disparo).

Modos de área em autofoco:

AF em Ponto Simples: Você seleciona o ponto de foco; a câmera irá focar no sujeito que esteja colocado naquele ponto apenas. Utilize com sujeitos estacionários.
AF em Área Dinâmica: Selecione o ponto de foco. A câmera irá focar conforme a informação dos pontos em volta se o sujeito deixar brevemente o ponto de foco selecionado. O número de pontos de foco varia com o modo selecionado (9, 21 ou 51 pontos).
Acompanhamento em 3D: Você seleciona o ponto de foco. Em AF-A e AF-C a câmera irá acompanhar o sujeito conforme ele sai do ponto de foco e entra em outros pontos. Utilizado para sujeitos que se movem erraticamente, como jogadores de tênis, de um lado para o outro. Se o sujeito sair do visor, retire o dedo do botão de disparo e componha novamente a foto com o sujeito no ponto de foco. OBS: QUANDO O BOTÃO DE DISPARO É PRESSIONADO ATÉ A METADE, A CÂMERA MEMORIZA AS CORES que estão em volta do ponto de foco. ASSIM, O FOCO EM 3D PODE NÃO TER OS RESULTADOS DESEJADOS COM SUJEITOS QUE TÊM CORES SEMELHANTES AO FUNDO OU QUE OCUPEM UMA ÁREA MUITO PEQUENA DO VISOR.
AF em Area Automática: a câmera detecta automaticamente o sujeito e seleciona o ponto de foco (em caso de retratos, a câmera distingue o sujeito do fundo para melhorar o foco). Os pontos ativos de foco acendem brevemente após a câmera fazer o foco. Nos modos AF-C e AF-A o ponto de foco principal permanece aceso após os demais se apagarem.

O modo mais indicado para trabalho profissional é AF-C, em Ponto Simples, com o comando de foco deslocado do botão de disparo para o botão AE-L/AF-L (Backbutton focus).
Especialmente os modos automatizados (AF-A, 3D e Área Automática) são problemáticos, PORQUE A CÂMERA FICA RESPONSÁVEL POR ESCOLHER O PONTO DE FOCO. A câmera tende a escolher locais que tenham mais contraste, o objeto mais próximo e padrões que ela entenda que são iguais ao rosto humano.
O foco automático tem problemas nas seguintes condições:
1. Falta de contraste entre o sujeito e o fundo;
2. O ponto de foco tem objetos a diferentes distâncias da câmera;
3. O sujeito tem padrões geométricos regulares.
4. O ponto de foco tem áreas de brilho altamente contrastado;
5. Objetos no fundo aparentam ser maiores que o sujeito;
6. O sujeito contém muitos detalhes delicados."

Pelo que vi NAS FOTOS QUE FORAM JUNTADAS AO POST, você está usando algum modo automático. Assim, a câmera assume a responsabilidade de escolher o modo de foco e a área a ser focada, e está escolhendo a parede, provavelmente porque o sistema de foco dela vê o padrão do papel de parede como mais significativo que o resto da foto.

Se quiser bons resultados, você tem que assumir a responsabilidade pelo foco, utilizando as dicas dadas acima. A câmera não consegue adivinhar o que vc está querendo fotografar, especialmente quando seu sujeito não está no centro da composição.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2018, 00:46:26
Difícil avaliar se é um problema associado ao conjunto lente/câmera (back ou front focus) ou técnica. Pode ser os dois também. Precisamos de mais detalhes para ajudar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


julianalsf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2019, 13:10:33
Para finalizar o tópico vou informar o desfecho.

Depois de uma série de testes sem sucesso, levei a câmera em uma autorizada, onde o sensor foi trocado.


João Augusto Rocha Neto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2019, 15:40:34
Para finalizar o tópico vou informar o desfecho.

Depois de uma série de testes sem sucesso, levei a câmera em uma autorizada, onde o sensor foi trocado.



Tenho uma D610, e minhas lentes todas tem ajustes de foco diferentes. Inclusive quase vendo uma 70-200 sigma achando q a lente não prestava, quando na verdade era o foco que não estava certo.
Após fazer o ajuste de foco as lentes ficaram ótimas.


JORGE MENEZES JUNIOR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2019, 22:46:55
Boa noite !
Tenho uma nikon d7200 e não estou conseguindo configurar o foco 3D + AF-C com AF-ON.
Principalmente a função 3D.
Obrigado.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2019, 10:41:02
Boa noite !
Tenho uma nikon d7200 e não estou conseguindo configurar o foco 3D + AF-C com AF-ON.
Principalmente a função 3D.
Obrigado.

De nada!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 15 de Julho de 2019, 10:24:00
Boa noite !
Tenho uma nikon d7200 e não estou conseguindo configurar o foco 3D + AF-C com AF-ON.
Principalmente a função 3D.
Obrigado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2019, 19:37:02
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.