Autor Tópico: Canon 5DS-R versus celular Huawei P20  (Lida 4805 vezes)

fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Samsung Galaxy S8+ rss


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2018, 12:32:45
Esses smartphones chineses estão cada vez melhores: One Plus, Xiaomi, Oppo, etc...Fica até difícil de escolher um para comprar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2018, 16:53:13
Já há algum tempo estar "só" com um smartphone top de linha não é mais desculpa pra se tirar fotos ruins.

O que eu acho legal nesta nova leva de telefones é que, além da qualidade do sensor estar melhorando, há o processamento, que faz uso de coisas como sensor duplo e inteligência artificial, coisas que fabricantes de câmeras ainda nem sonham em usar.

Nem comandos por voz as câmeras atuais aceitam ainda...  :aua:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2018, 18:49:45
Já há algum tempo estar "só" com um smartphone top de linha não é mais desculpa pra se tirar fotos ruins.

O que eu acho legal nesta nova leva de telefones é que, além da qualidade do sensor estar melhorando, há o processamento, que faz uso de coisas como sensor duplo e inteligência artificial, coisas que fabricantes de câmeras ainda nem sonham em usar.

Nem comandos por voz as câmeras atuais aceitam ainda...  :aua:

Telefones vendem muitas vezes mais do que câmeras, então provavelmente têm muito mais dinheiro para pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, mais inovações. Fora que os celulares são uma tecnologia mais nova, portanto têm um ritmo de desenvolvimento mais rápido que o de máquinas fotográficas. Nos smartphones vemos constantemente avanços drásticos, coisa que dificilmente vemos nas câmeras dedicadas.

E tem isso que você comentou, do processamento. As limitações de hardware dos telefones estão sendo contornadas por meio de software, de maneiras bem inteligentes.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2018, 19:02:36
Telefones vendem muitas vezes mais do que câmeras, então provavelmente têm muito mais dinheiro para pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, mais inovações. Fora que os celulares são uma tecnologia mais nova, portanto têm um ritmo de desenvolvimento mais rápido que o de máquinas fotográficas. Nos smartphones vemos constantemente avanços drásticos, coisa que dificilmente vemos nas câmeras dedicadas.

E tem isso que você comentou, do processamento. As limitações de hardware dos telefones estão sendo contornadas por meio de software, de maneiras bem inteligentes.
E o que não poderia ser implementado em câmeras?

Eu discordo, as cameras possuem até mais recursos que os celulares, mas muita coisa nos celulares é feita por software pra resolver deficiências ainda não alcançadas pela miniaturização.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2018, 19:56:40
E o que não poderia ser implementado em câmeras?

Tudo poderia, né? Mas não é o que temos visto. Por que será? Um dos argumentos que já vi foi esse, de que como está virando um mercado de nicho, há menos recursos para pesquisa e desenvolvimento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2018, 20:01:16
Tudo poderia, né? Mas não é o que temos visto. Por que será? Um dos argumentos que já vi foi esse, de que como está virando um mercado de nicho, há menos recursos para pesquisa e desenvolvimento.
Equipamentos profissionais demandam maior confiabilidade, muitos dos recursos empregados só são possíveis porque se usa um RAW leve (sem a mesma qualidade das câmeras mais modernas) e especialmente pela ausência de obturador.

Mas fabricantes como a Fuji por exemplo, permitem recursos como edição completa na câmera ou ainda emprestam o processamento da câmera pra executar ações em lote de arquivos brutos que estão no computador, um tipo de inovação.

A Sony tem o foco no olho, um super sistema de foco que é espetacular.

Portanto, há inovação, só que de outra maneira.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2018, 20:05:44
E o que não poderia ser implementado em câmeras?

Eu discordo, as cameras possuem até mais recursos que os celulares, mas muita coisa nos celulares é feita por software pra resolver deficiências ainda não alcançadas pela miniaturização.
Exatamente. Inclusive, nada impede a fabricação de uma câmera com Android, e assim ter acesso a comandos de voz, apps e ferramentas de comunicação. Inclusive a Samsung fez câmeras muito boas com esta filosofia.

Mas não é só. A Gopro oferece recursos assim sem recorrer a um sistema proprietário do Google. Existem várias empresas que fornecem reconhecimento de voz e implementam em várias aplicações.

Software assim pode até ser caro, mas é desenvolvido uma vez, pra ser aplicado em X famílias de hardware, como milhares (milhões) de unidades.

Imagina, por exemplo, uma câmera que reconhece o bokeh, e amacia/endurece de acordo com o preset. Seria o fim das lentes com abertura enorme.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2018, 21:26:21
Telefones vendem muitas vezes mais do que câmeras, então provavelmente têm muito mais dinheiro para pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, mais inovações. Fora que os celulares são uma tecnologia mais nova, portanto têm um ritmo de desenvolvimento mais rápido que o de máquinas fotográficas. Nos smartphones vemos constantemente avanços drásticos, coisa que dificilmente vemos nas câmeras dedicadas.

E tem isso que você comentou, do processamento. As limitações de hardware dos telefones estão sendo contornadas por meio de software, de maneiras bem inteligentes.

Me desculpe, mas falar que uma Canon não tem dinheiro para R&D comparada com qualquer empresa de celular é desconhecer completamente o assunto.

Olhando por outro lado, o que impediu a Samsung de lançar as cameras delas com os recursos dos celulares?
O que impede a Sony?

Ambas são empresas com pesquisa e desenvolvimento já pagos pelo celulares lançados e que poderiam ser reaproveitados em qualquer dispositivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2018, 06:19:44
Olhando por outro lado, o que impediu a Samsung de lançar as cameras delas com os recursos dos celulares?
O que impede a Sony?

Ambas são empresas com pesquisa e desenvolvimento já pagos pelo celulares lançados e que poderiam ser reaproveitados em qualquer dispositivo.

E por que não está acontecendo isso, então?


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2018, 06:37:15
Me desculpe, mas falar que uma Canon não tem dinheiro para R&D comparada com qualquer empresa de celular é desconhecer completamente o assunto.

Não entendo quase nada disso mesmo. Só esclarecendo: não disse que a Canon não tem dinheiro, e sim menos dinheiro.

Mas fui dar uma pesquisada e comparei os resultados financeiros da Canon com a Huawei. Convertendo para dólares, a Huawei faturou 3x mais do que a Canon em 2017.

A Huawei declarou ter gasto US$ 14 bi em pesquisa e desenvolvimento. Já a Canon, US$ 791 mi. Mas não sei se estou interpretando corretamente esses números.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2018, 08:30:26
Não entendo quase nada disso mesmo. Só esclarecendo: não disse que a Canon não tem dinheiro, e sim menos dinheiro.

Mas fui dar uma pesquisada e comparei os resultados financeiros da Canon com a Huawei. Convertendo para dólares, a Huawei faturou 3x mais do que a Canon em 2017.

A Huawei declarou ter gasto US$ 14 bi em pesquisa e desenvolvimento. Já a Canon, US$ 791 mi. Mas não sei se estou interpretando corretamente esses números.
Você separou o que foi pesquisa aplicada a fotografia (sensores, softwares de câmera, etc.) e o que é o resto?

Minha filha tinha uma saboneteira digital que dei a ela a uns 4 ou 5 anos atrás, ela vinha com Android embarcado e publicava no facebook, Instagram, num site, transferia pro celular, etc... Era da Samsung, mas em algum momento a Samsung decidiu que jogar essa tecnologia pra dentro dos celulares fazia mais sentido.

No entanto o sistema de foco em celular, alcance dinâmico e detecção de rostos não chegam nem perto do que temos hoje nos equipamentos dedicados.

A foto abaixo eu fiz usando este celular que escrevo. Claramente há um monte de ajustes no jpeg da câmera e o próprio software de câmera do celular não me deixa tirar a foto em RAW se eu quiser usar alguns recursos.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2018, 12:02:31
Acho que não se trata de celular x câmera .... mas é muito interessante ver o caminho e as inovações implementadas nos celulares para resolver limitações da miniaturizacao... várias fotos ocultas no mesmo disparo para mesclar e chegar a foto final, mais de uma lente, 2 ou até 3 e mais sensores, cada um captando detalhes diferentes ou com ângulo de visão diferente... para depois montar a imagem final.... processos de estabilização de imagem que unem estabilização ótica e por software, novamente com vários registros e  um resultado final somente com as partes não tremidas.... e por aí vai...
Não se trata mais de celular x câmera... mas a indústria de câmeras deve ou deveria ficar de olho em outras formas de solucionar os mesmos problemas... como o ruído, estabilização da imagem entre outros.... sem que isso signifique custo muito elevado ou peso exagerado.
Em um Blog nacional e em sites internacionais já se utiliza um termo que definiria a era pós fotografia digital, A fotografia computacional.... utilizando recursos avançados de processamento para atingir os resultados....
Tudo bem que ainda estamos limitados as configurações de Sharpen, redução de ruído, do fabricante e nem sempre muito agradáveis... mas imagino que em breve em celulares direcionados para a fotografia, além da opção de fotografar em raw  já existente, teremos opções de modificar os e ajustados alguns parâmetros do processamento das imagens como nível de redução de ruído, aplicação de nitidez, saturação, etc... assim como podemos fazer nos JPEG da Fuji ao fotografar. Que venham novos tempos.!!!!
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 12:05:50 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2018, 14:54:11
Não se trata mais de celular x câmera... mas a indústria de câmeras deve ou deveria ficar de olho em outras formas de solucionar os mesmos problemas...

 :clap: :clap: :clap:

Quando eu aderi a uma câmera mirrorless, foi porque ela resolvia uns poucos problemas que eu tinha com minha DSLR, no caso uma Nikon D90. Hoje vejo que, pro meu uso, na minha opinião, mesmo estando alguns passos na frente das DSLR, mesmo as ML têm um caminho longo a percorrer se quiserem interromper a tendência a serem um produto de nicho. É bem por aí.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2018, 13:02:41
:clap: :clap: :clap:

Quando eu aderi a uma câmera mirrorless, foi porque ela resolvia uns poucos problemas que eu tinha com minha DSLR, no caso uma Nikon D90. Hoje vejo que, pro meu uso, na minha opinião, mesmo estando alguns passos na frente das DSLR, mesmo as ML têm um caminho longo a percorrer se quiserem interromper a tendência a serem um produto de nicho. É bem por aí.

Estão a frente das DSLR em que sentido? Acho que isso rende bastante kkk
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC