Autor Tópico: O que é mais importante na fotografia?  (Lida 8432 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #45 Online: 22 de Maio de 2018, 10:16:13
Por isso eu não entrei com minha câmera na sala de parto com minha mulher. Jamais  perderia aquele momento único só pra sair com umas fotos.
Sent from my SM-N910C using Tapatalk
nunca entendi filmar ou clicar um parto

Algo tao íntimo e... apesar do momento bonito a situação em si não é "fotogênica" digamos assim.

Então não é algo q vc vai querer ver em fotos e sim lembrar do momento importante da memória/sentimento. Lembrança mental. Fora o que discutimos aqui que a pessoa não aproveita o momento direito.
« Última modificação: 22 de Maio de 2018, 10:16:41 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 22 de Maio de 2018, 12:30:18
nunca entendi filmar ou clicar um parto

Algo tao íntimo e... apesar do momento bonito a situação em si não é "fotogênica" digamos assim.

Então não é algo q vc vai querer ver em fotos e sim lembrar do momento importante da memória/sentimento. Lembrança mental. Fora o que discutimos aqui que a pessoa não aproveita o momento direito.
Exatamente. Não é a hora de testar DR e altos ISOS

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 22 de Maio de 2018, 14:49:58
...a situação em si não é "fotogênica" digamos assim.

Tudo depende dos olhos de quem vê, para um estranho, ver um bebê todo "esbranquiçado" e sujo de sangue pode ser uma visão assustadora, mas quando os pais veem as fotos, as emoções afloram, parecem que estão vivendo aquilo ainda, é muito legal ver as reações. Eu que pouco vinculo tenho consigo ver muito mais emoção na foto do que outra coisa.

A única coisa para mim, desagradável na fotografia de parto, é na cesariana, quando o bisturi elétrico corta a carne humana, o cheiro é "phoda".


Por isso eu não entrei com minha câmera na sala de parto com minha mulher. Jamais  perderia aquele momento único só pra sair com umas fotos.

Mas para o pai fazer isso não vale pena mesmo, tem que contratar alguém.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #48 Online: 22 de Maio de 2018, 17:49:28
Tudo depende dos olhos de quem vê, para um estranho, ver um bebê todo "esbranquiçado" e sujo de sangue pode ser uma visão assustadora, mas quando os pais veem as fotos, as emoções afloram, parecem que estão vivendo aquilo ainda, é muito legal ver as reações. Eu que pouco vinculo tenho consigo ver muito mais emoção na foto do que outra coisa.

A única coisa para mim, desagradável na fotografia de parto, é na cesariana, quando o bisturi elétrico corta a carne humana, o cheiro é "phoda".


Mas para o pai fazer isso não vale pena mesmo, tem que contratar alguém.

claro.. é estranho pra mim. Cada um leva como quer. Há quem pague pra isso, assim como pagam pra apanhar de uma dominatrix
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #49 Online: 22 de Maio de 2018, 17:50:40
sei q não tem nada a ver mas o autor do tópico podia usar um avatar mais amigável. Fico perturbado com esse olhar de serial killer
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 22 de Maio de 2018, 17:56:41
sei q não tem nada a ver mas o autor do tópico podia usar um avatar mais amigável. Fico perturbado com esse olhar de serial killer

  :eek:

« Última modificação: 22 de Maio de 2018, 17:57:44 por Claudio Rombauer »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 23 de Maio de 2018, 11:21:58
nunca entendi filmar ou clicar um parto

Algo tao íntimo e... apesar do momento bonito a situação em si não é "fotogênica" digamos assim.

Então não é algo q vc vai querer ver em fotos e sim lembrar do momento importante da memória/sentimento. Lembrança mental. Fora o que discutimos aqui que a pessoa não aproveita o momento direito.

concordo totalmente...

mas penso que de um lado tem os pais que querem registrar (síndrome do eu tiro Selfie de tudo) e de outro tem os fotógrafos estrelinhas que querem aparecer...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 23 de Maio de 2018, 11:22:39
sei q não tem nada a ver mas o autor do tópico podia usar um avatar mais amigável. Fico perturbado com esse olhar de serial killer

 :shock:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 23 de Maio de 2018, 14:59:37
Gostaria de saber qual dos ítens a seguir vocês acham mais importante em uma fotografia. Dê uma breve explicação para a sua escolha, se possível.

  • Composição;
  • Iluminação;
  • Perspectiva;
  • Ruído;
  • Foco
  • Nitidez;
  • Naturalidade;
  • Momento;
  • Outro (qual?)

Como neste local não e possível criar enquete, fiz a pergunta. Creio que é o local certo porque é justamente sobre a arte fotográfica, formada por diversas qualidades presentes acima.


(X) Receber o pagamento do serviço.  :assobi:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 24 de Maio de 2018, 09:06:59
em tempos q a gente mais vive clicando q vivendo o momento, acho q saber quando não tirar é muito importante. Mesmo q renda uma boa foto. Curtir a foto depois não é a mesma coisa q curtir o momento em si. Isso foi um choque de realidade pra mim e é ainda difícil seguir essa filosofia. A primeira coisa q penso é pegar num celular ou uma câmera quando deveria aproveitar um pouco às vezes. Ou tentar pelo menos dosar bem. Clica uma ou outra pra depois sentar por meia hora pra "curtir a paisagem"

Viver o momento ou ciencia do momento. Nisso eu concordo.
Na verdade, essa eh a unica coisa que realmente importa, ou a que mais importa na vida.



Eu quando saio para fotografar na verdade saio mais para andar/pedalar. Muitas vezes volto para casa sem tirar nenhuma foto, ou saio por horas e nesse tempo tirei apenas uma unica foto ou duas. Por isso que na rua eu me considero mais um flaneur do que um fotografo. A fotografia acaba sendo mais a consequencia do que a causa.

E acho que uma das vantagens da fotografia pinhole ou longa exposicao, tripe eh essa. Durante aqueles minutos que vc espera a foto ser feita, o momento eh seu para ficar apreciando e analisando a paisagem, momento ou aquilo que esta sendo fotografado. Antes de montar o tripe vc fica analisando o visual, apreciando antes para ver se o trabalho vale a pena. Sem ter ou usar viewfinder e telas, a unica coisa que tem para vc olhar eh a paisagem em si. Entao a atencao nunca eh dividida entre a paisagem e o viewfinder, ou a tela. A atencao esta toda na paisagem em si. Principalmente se vc quiser fazer uma boa composicao e enquadramento sem viewfinder e sem tela, a sua atencao tem que estar totalmente focada no momento, na paisagem para sair um resultado legal (apesar demuitos fotografos pinhole nao se esforcarem nesse sentido).

E mesmo foto de rua com uma SLR ou DSLR. Andas nas ruas reparando nos ambientes, achando um ambiente interessante e apreciante, prestar atencao nas formas, movimentos, composicao, cores, textura, arquitetura, etc antes de pegar na camera. E aguardar que alguem passe na cena para fazer a foto, e nesse periodo vc tem o tempo de apreciacao.

Fotografia, para mim, eh comunicacao com aquilo que esta fotografando. Como se o objeto ou cena te apresentasse algo e vc com a foto respondesse. Essa fotografia de caca, em que os fotografos saem para cacar algo a ser capturado e levado para casa como trofeu, eu nao gosto. Eu gosto eh de trazer para casa mensagens de um dialogo visual.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Junho de 2018, 05:19:36
Ter prazer separado do consumismo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #57 Online: 25 de Junho de 2018, 13:20:18
Não li tudo, mas...
pra mim, a fotografia tem que "falar" comigo. É o nível no qual que intenciono chegar em algum momento. Fazer imagens que falem pras pessoas. Que as remetam para algum momento, algum lugar, alguma história, mesmo que essa história seja criada ali na hora em que se olha pra imagem. Eu gosto de olhar pra uma foto que me cause isso. Não acontece muito.