Autor Tópico: O que é mais importante na fotografia?  (Lida 8424 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 23 de Abril de 2018, 01:16:05
Gostaria de saber qual dos ítens a seguir vocês acham mais importante em uma fotografia. Dê uma breve explicação para a sua escolha, se possível.

  • Composição;
  • Iluminação;
  • Perspectiva;
  • Ruído;
  • Foco
  • Nitidez;
  • Naturalidade;
  • Momento;
  • Outro (qual?)

Como neste local não e possível criar enquete, fiz a pergunta. Creio que é o local certo porque é justamente sobre a arte fotográfica, formada por diversas qualidades presentes acima.
« Última modificação: 23 de Abril de 2018, 06:09:33 por erickdlm »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2018, 01:21:11
Depende do tipo de fotografia. Se for fotografia de eventos (casamentos, festas) ou de jornalismo, na minha opinião o momento é mais importante que tudo.

Por que foco e nitidez num único item? Pra mim são coisas diferentes...


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2018, 02:15:09
Não tenho como editar, mas pode escolher um dosdois separadamente também. ;)
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2018, 06:26:56
O fotógrafo que faz eventos está ali para registrar emoções, então ele deve estar super atento aos momentos, esses são ao meu ver o mais importante (como o Humberto já havia dito), isso claro sem desconsiderar os outros aspectos mencionados e alguns não mencionados. Com relação ao foco e nitidez estarem juntos (eu já separei)...


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2018, 06:38:59
Tudo isso é importante. Deixe faltar qualquer coisa e a foto não terá qualidade ou interesse. De nada adianta o momento sem foco. Perspectiva sem composição. Naturalidade sem iluminação...
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2018, 07:27:52
concordo com o Humberto.
Num mundo perfeito, uma fotografia ideal teria todos esses ingredientes, porém, nem sempre é possível. Se você for registrar uma paisagem, arquitetura, objetos, etc.  é mais fácil, mas em fotos que envolvam pessoas, o momento certo é o que define uma boa foto. Num casamento por exemplo.. a foto pode estar bem focada, bem iluminada, uma boa composição e tudo mais, mas se você perder o timing, aquele olhar, aquele sorriso, aquela emoção... já era.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2018, 10:27:42
A câmera!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2018, 12:42:20
Para mim o principal na fotografia é ela pagar as minhas contas.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Mas falado sério, considero a composição o básico, o que matura uma boa fotografia.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2018, 12:44:20
Depende do tipo de fotografia. Se for fotografia de eventos (casamentos, festas) ou de jornalismo, na minha opinião o momento é mais importante que tudo.

Por que foco e nitidez num único item? Pra mim são coisas diferentes...
Humberto, não necessariamente foco e nitidez estão juntos. Tem lente que você faz o foco e pode selecionar um leve "desfoque" que é interessante em retratos, já que uma nitidez grande revela muita imperfeição de pele. Então o foco pode estar cravado mas a nitidez não ser absurda.  :ok:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2018, 12:44:36
O mais importante é a mensagem.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2018, 12:57:57
Humberto, não necessariamente foco e nitidez estão juntos. Tem lente que você faz o foco e pode selecionar um leve "desfoque" que é interessante em retratos, já que uma nitidez grande revela muita imperfeição de pele. Então o foco pode estar cravado mas a nitidez não ser absurda.  :ok:

Sim, eu acho foco algo extremamente importante, mas não dou muita bola pra nitidez. Na verdade, na maioria das minhas fotos de pessoas eu reduzo o "clarity" pra dar uma mascarada no "excesso" de nitidez. Por outro lado, chego a descartar fotos boas se não estiverem com foco bom...

Mas já editaram o post inicial separando os dois itens.  :ok:


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2018, 12:59:21
Pessoal, poderiam me passar uma explicação ou link com explicação da diferença entre foco e nitidez? kkkk Estou aprendendo
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2018, 13:04:05
Pessoal, poderiam me passar uma explicação ou link com explicação da diferença entre foco e nitidez? kkkk Estou aprendendo
Já te deram uma dica nos comentários acima, duas lentes diferentes podem estar com o foco cravado no assunto, mas uma delas pode entregar nitidez (detalhamento) maior que outra.... resumindo ao máximo é isso...


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2018, 14:56:39
Já te deram uma dica nos comentários acima, duas lentes diferentes podem estar com o foco cravado no assunto, mas uma delas pode entregar nitidez (detalhamento) maior que outra.... resumindo ao máximo é isso...
Entendi. Então se a nitidez é o nível de detalhamento, é o quanto a imagem consegue te mostrar coisas muito pequenas, como um fio de cabelo, um grão de poeira, certo?
Ao passo que o foco é apenas uma seleção da distância em que haverá máxima nitidez. Correto?
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2018, 15:18:05
O mais importante para a fotografia eu considero os elementos basicos ao qual a harmia, narrativa e arranjo dos elementos e do momento sao essenciais mara a melhor transmissao das mesmas, que seriam:
Composicao, enquadramento, angulo, perspectiva, distancia, momento e iluminacao.
Eu gosto de chamar tais items como a base do bolo. Ou seja, o que realmente criar, alimenta e satisfaz.

E diferente do que opinaram aqui, eu considero tais itens impostante em qualquer tipo de fotografia, mesmo em eventos e foto-jornalismo ou fotos de still em estudio. Acho que ter tais bases como foco eh o que realmente faz o fotografo se expressar na fotografia. O contrario a fotografia eh fria, distante, passiva e sem expressao igual uma bula de remedio, o que nao seria o ideal em fotos de casamento ou foto-jornalismo na minha perspectiva, mas eh comum.

O acima eh o que chamo de qualidade da foto. A seguir eu chamo de qualidade de imagem.

Os demais itens como ruido, foco, nitidez, etc... Eu gosto de chamar como o enfeite do bolo, igual o chantilly e morango em cima do bolo de chocolate. Eh o que chama atencao dos olhos e faz o bolo ficar mais atraente na mesa, mas o bolo em si, na hora de comer eh de chocolate e o paladar e qualidade do chocolate eh o que importa. Ja o chantilly e morango acabam sendo apenas detalhes, ou apenas impostante para quem esta mais preocupado em decorar a mesa ou a vitrine.

Obviamente, o ruido, nitidez, etc podem ser usados como forma de expressar algo e agregar a fotografia, mas nitidez perfeita e foto sem ruido algum, sem que haja uma harmonia, momento e narrativa que o visualizador possa entrar, ais uma vez fica igual o caminhao de fotos que vemos no 500px, imagens vazias e frias, cheias de tecnicidades visuais distrativas, igual bula de remedio. Jas fotos boas nos elementos basicos de coposicao, enquadramento, momento, perspectiva, etc, sera boa nao importando a qualidade da imagem.

Ou expressando diferente, uma eh o produto e a outra eh a embalagem. Embalagem ajuda, mas embalagem sem conteudo fica algo vazio. Ja conteudo sem embalage, o conteudo eh o que importa.

Ou expressando de outra maneira:
O mais importante é a mensagem.

Minha opiniao.