Autor Tópico: O que é mais importante na fotografia?  (Lida 8467 vezes)

bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2018, 16:55:09
O mais importante é a mensagem.
...

PERFEITO ...  :)
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2018, 17:11:01
Pessoal, poderiam me passar uma explicação ou link com explicação da diferença entre foco e nitidez? kkkk Estou aprendendo

Foco é feito em um único plano, geralmente paralelo ao sensor da câmera. Todos os outros planos estão fora de foco, ainda que se apresentem nitidez.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2018, 19:54:26
O mais importante para a fotografia eu considero os elementos basicos ao qual a harmia, narrativa e arranjo dos elementos e do momento sao essenciais mara a melhor transmissao das mesmas, que seriam:
Composicao, enquadramento, angulo, perspectiva, distancia, momento e iluminacao.
Eu gosto de chamar tais items como a base do bolo. Ou seja, o que realmente criar, alimenta e satisfaz.

E diferente do que opinaram aqui, eu considero tais itens impostante em qualquer tipo de fotografia, mesmo em eventos e foto-jornalismo ou fotos de still em estudio. Acho que ter tais bases como foco eh o que realmente faz o fotografo se expressar na fotografia. O contrario a fotografia eh fria, distante, passiva e sem expressao igual uma bula de remedio, o que nao seria o ideal em fotos de casamento ou foto-jornalismo na minha perspectiva, mas eh comum.

O acima eh o que chamo de qualidade da foto. A seguir eu chamo de qualidade de imagem.

Os demais itens como ruido, foco, nitidez, etc... Eu gosto de chamar como o enfeite do bolo, igual o chantilly e morango em cima do bolo de chocolate. Eh o que chama atencao dos olhos e faz o bolo ficar mais atraente na mesa, mas o bolo em si, na hora de comer eh de chocolate e o paladar e qualidade do chocolate eh o que importa. Ja o chantilly e morango acabam sendo apenas detalhes, ou apenas impostante para quem esta mais preocupado em decorar a mesa ou a vitrine.

Obviamente, o ruido, nitidez, etc podem ser usados como forma de expressar algo e agregar a fotografia, mas nitidez perfeita e foto sem ruido algum, sem que haja uma harmonia, momento e narrativa que o visualizador possa entrar, ais uma vez fica igual o caminhao de fotos que vemos no 500px, imagens vazias e frias, cheias de tecnicidades visuais distrativas, igual bula de remedio. Jas fotos boas nos elementos basicos de coposicao, enquadramento, momento, perspectiva, etc, sera boa nao importando a qualidade da imagem.

Ou expressando diferente, uma eh o produto e a outra eh a embalagem. Embalagem ajuda, mas embalagem sem conteudo fica algo vazio. Ja conteudo sem embalage, o conteudo eh o que importa.

Ou expressando de outra maneira:
Minha opiniao.
Anda lendo pensamentos ?


Samir

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2018, 11:18:09
Na minha opiniao não existe um elemento que seja o mais importante na fotografia, e nem a necessidade de hierarquizar os elementos da fotografia por ordem de importância. Isso porque em cada tipo de fotografia existem elementos mais ou menos importantes do que em outros tipos de fotografia. No fotojornalismo as prioridades são muitíssimo diferentes da fotografia still, por exemplo.
« Última modificação: 25 de Abril de 2018, 11:21:33 por Samir »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2018, 11:48:39
Na minha opiniao não existe um elemento que seja o mais importante na fotografia, e nem a necessidade de hierarquizar os elementos da fotografia por ordem de importância. Isso porque em cada tipo de fotografia existem elementos mais ou menos importantes do que em outros tipos de fotografia. No fotojornalismo as prioridades são muitíssimo diferentes da fotografia still, por exemplo.
Então, foi mais ou menos isso que eu entendi... em cada tipo de fotografia, o que você acha mais importante, foi por isso que no começo alguns mencionaram "o momento" para quem faz eventos... em cada ramo da fotografia terá um ou mais aspectos que combinados serão mais importantes... mencionaram "a mensagem"... isso depende também do tipo de fotografia... eu quando estou fotografando aves não estou querendo passar nenhuma "mensagem", do tipo, veja como a natureza é bela.., só quis registrar aquele momento... ao contrário do fotojornalismo ou da foto na publicidade que aí sim você quer que sua foto transmita outra coisa além do que o que está registrado.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2018, 12:52:51
O mais importante é a mensagem.

Perfeito!!!!

Mas acho que cabe ai um pensamento....  :ponder:

Para quem você esta fornecendo sua foto?
Publicidade, marketing, evento, jornalismo, e etc....

Acho que tudo se resume por ai. Cada um tem seu tipo específico de exigência.
Foco, nitidez, momento e assim por diante.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2018, 09:44:54
Na minha opiniao não existe um elemento que seja o mais importante na fotografia, e nem a necessidade de hierarquizar os elementos da fotografia por ordem de importância. Isso porque em cada tipo de fotografia existem elementos mais ou menos importantes do que em outros tipos de fotografia. No fotojornalismo as prioridades são muitíssimo diferentes da fotografia still, por exemplo.

Eu penso que composicao, angulo, narrativa, perspectiva, etc, sao igualmente importantes nao imposta o tipo de fotografia, seja natureza morta ou seja fotojornalismo e evento.

Ate mesmo o momento eu acho que eh tao importante na fotogafia still e retratos em estudio quanto em fotos de evento e jornalismo.

O momento do evento e do fotojornaliso eh algo que vc ve uma oportunidade de boa narrativa a ser fotografado. O momento da foto still e retrato eh quando vc esta fazendo o arranjo dos objetos ou a composicao corporal da modelo, e vc igualmente ve uma oportunidade de boa narrativa a ser fotografado.

No meu ver.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2018, 09:51:35
Então, foi mais ou menos isso que eu entendi... em cada tipo de fotografia, o que você acha mais importante, foi por isso que no começo alguns mencionaram "o momento" para quem faz eventos... em cada ramo da fotografia terá um ou mais aspectos que combinados serão mais importantes... mencionaram "a mensagem"... isso depende também do tipo de fotografia... eu quando estou fotografando aves não estou querendo passar nenhuma "mensagem", do tipo, veja como a natureza é bela.., só quis registrar aquele momento... ao contrário do fotojornalismo ou da foto na publicidade que aí sim você quer que sua foto transmita outra coisa além do que o que está registrado.

O fotografo querendo ou nao transmitir uma mensagem, toda foto tem uma mensagem. Ou melhor, todo tipo de comunicacao tem uma menagem, mesmo que nao intencional.

A mensagem pode ser o momento, pode ser aquilo que te chama a atencao, pode ser as suas influencias que estao sendo evidenciadas nosresultados, pode ser o seu olhar, pode ser uma infinidade de coisas.

Quando eu estudava jornalismo, uma questao que veio era de quando um jornalista faz uma pergunta a alguem e a pessoa nao responde e foge de pergunta. Entao muitos tendem a pensar que por nao ter obtido uma resposta verbal, o jornalista nao tem uma resposta (mensagem) a ser publicado da pessoa em questao. Mas o fato da pessoa ter evitado a pergunta e fugido sem responder ja eh uma resposta (mensagem), e pode ser usado como material, publicando tal mensagem, de que ao fazer tal pergunta a pessoa se recusou a responder e fugiu.

Ate um coco de cachorro no cao eh uma mensage. Mesmo que o cachorro e o dono do cachoro nao tivessem intencao de transmitir algo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2018, 09:52:46
Perfeito!!!!

Mas acho que cabe ai um pensamento....  :ponder:

Para quem você esta fornecendo sua foto?
Publicidade, marketing, evento, jornalismo, e etc....

Acho que tudo se resume por ai. Cada um tem seu tipo específico de exigência.
Foco, nitidez, momento e assim por diante.

Foto, nitidez, momento, etc, sao mensagens.  :ok:

Quando vc escolhe entre uma imagem com nitidez mais macia e nitidez mais dura, essas duas caracteristicas de foto transmitem mensagens diferentes. Mesmo que inconcientemente, vc esta escolhendo entre duas mensagens.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2018, 10:00:45
Foto, nitidez, momento, etc, sao mensagens.  :ok:

Quando vc escolhe entre uma imagem com nitidez mais macia e nitidez mais dura, essas duas caracteristicas de foto transmitem mensagens diferentes. Mesmo que inconcientemente, vc esta escolhendo entre duas mensagens.

Isso aí CROIX.

Eu admiro seus textos, você escreve muitíssimo bem.
 :clap:

Eu, no meu pequeno universo profissional, sempre tenho o desafio de passar uma mensagem, geralmente destinada ao cliente do meu cliente. Uma pequena alteração em um modificador de luz muda a percepção sobre a textura de uma cobertura de chocolate, por exemplo, e pode fazer o produto vender muito mais. É sempre mais interessante usar a técnica a favor da mensagem.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2018, 10:08:34
Marketing.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 26 de Abril de 2018, 17:25:22
Isso aí CROIX.

Eu admiro seus textos, você escreve muitíssimo bem.
 :clap:

Eu, no meu pequeno universo profissional, sempre tenho o desafio de passar uma mensagem, geralmente destinada ao cliente do meu cliente. Uma pequena alteração em um modificador de luz muda a percepção sobre a textura de uma cobertura de chocolate, por exemplo, e pode fazer o produto vender muito mais. É sempre mais interessante usar a técnica a favor da mensagem.

Tamos junto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 26 de Abril de 2018, 17:28:48
Marketing.

Marketing eh o mais interessante para a fotografia como atividade e fotografia como forma de produto, para fins comerciais.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Abril de 2018, 08:46:26
Marketing eh o mais interessante para a fotografia como atividade e fotografia como forma de produto, para fins comerciais.

Me desculpe Croix, mas eu discordo. Existe marketing no campo das artes, meus amigos todos fazem.
Os pontos que voces tocaram so amadurecem em situacoes reais, e nao existe maior estimulo e aprendizado que o mercado. Por isto falo em marketing. Por isto sou extremamente grato quando suregem oportunidades.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 27 de Abril de 2018, 13:23:10
Me desculpe Croix, mas eu discordo. Existe marketing no campo das artes, meus amigos todos fazem.
Os pontos que voces tocaram so amadurecem em situacoes reais, e nao existe maior estimulo e aprendizado que o mercado. Por isto falo em marketing. Por isto sou extremamente grato quando suregem oportunidades.

Mas o marketing no campo das artes, assim como a fotografia (seja a fotografia artistica ou nao), eh interessante para a arte como forma de produto, para fins comerciais (vender arte ou fazer o nome dentro do meio artistico).

A obra de arte em si, assim como a foto em si, quando tem o objetivo de ser feito como algo auto marketeiro, entra na questao do que eu falei da embalagem ou do morango e chantilly do bolo, que atende mais o interesse em decorar a mesa ou a vitrine do que ser de fato um bolo, arte ou foto. Na hora de comer um bolo de chocolate, o que importa eh o chocolate, textura e gosto do bolo e nao tanto o morango e chantilly enfentando o bolo.

Eh aquela velha questao, se quiser mesmo se focar na foto, seja um hobbista. Pq profissional, para ser bem sucedido, tem que mais se preocupar com questoes administrativas, burocraticas, clientes, e marketing, e menos tempo na fotografia em si.