Autor Tópico: O que é mais importante na fotografia?  (Lida 8428 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 27 de Abril de 2018, 13:49:12
Bem....  Reais situacoes me ensinaram mais.  E essas vieram de contratos.No entanto 80 por cento dos registros que tenho é autoral. Sinto que se tivesse realmente vivendo de foto teria muito mais conhecimento, Inclusive coletivamente. Mas  isto tem muito a ver com minha personalidade, e faz sentido que para outros seja diferente.
« Última modificação: 27 de Abril de 2018, 14:02:34 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Abril de 2018, 13:54:00
Verdade seja dita, hoje em dia hobbistas evoluiram.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 27 de Abril de 2018, 14:42:43
Bem....  Reais situacoes me ensinaram mais.  E essas vieram de contratos.No entanto 80 por cento dos registros que tenho é autoral. Sinto que se tivesse realmente vivendo de foto teria muito mais conhecimento, Inclusive coletivamente. Mas  isto tem muito a ver com minha personalidade, e faz sentido que para outros seja diferente.
Verdade seja dita, hoje em dia hobbistas evoluiram.

Eu sinceramente nao estou captando o que vc esta querendo dizer.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Abril de 2018, 15:02:35
Vcs estão apontando questoes tecnicas, estou dizendo que as oportunidades são mais importantes. Elas sempre nos ensinam algo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 27 de Abril de 2018, 15:54:39
Vcs estão apontando questoes tecnicas, estou dizendo que as oportunidades são mais importantes. Elas sempre nos ensinam algo.
Eu nao acho que mensagem seja algo tao tecnico assim.

Caso eu entendi bem, eu diria que momento seria isso que vc chama de oportunidades, em se tratando da fotografia em si. Mas parece que vc se refere algo alem da imagem fotografica, mas sim a atividade quando fala de Marketing.

Apesar de eu achar que nao faz parte do que vc quer dizer, mas aproveitando... Eu penso que contexto eh mais importante. Contexto, mensagem e momento eu acredito serem essenciais dependentes uma da outra.

O sentido de qualquer coisa se da pelo contexto. Ate mesmo uma mesma mensagem em diferente contexto tera outro significado (transmitir uma mensagem diferente). O momento eh quando em um determinado contexto (ou por causa de tal contexto), o fotografo encontra algo a transmitir (mensagem).


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 10 de Maio de 2018, 17:03:06
Acredito que o mais importante seja a iluminação, sem ela a brincadeira não acontece. A partir daí, você prioriza os demais pontos citados, de acordo com a mensagem a ser passada através da fotografia.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 12 de Maio de 2018, 07:17:21
Acredito que o mais importante seja a iluminação, sem ela a brincadeira não acontece. A partir daí, você prioriza os demais pontos citados, de acordo com a mensagem a ser passada através da fotografia.
No sentido de haver luz, vc esta correto. E nesse mesmo sentido podemos tambem dizer que o mais importante eh haver uma camera, sendo ela a mais importante entao, e a partir dai fazer as fotos priorizando outros aspectos.

Mas no sentido da qualidade e trabalho da luz, ai eu discordo. Penso que mesmo composicao, perspectiva e enquadramento sejam mais imporante do que na escolha do tipo de luz.

De forma geral, na maioria dos casos vc fotografa coma luz que tem disponivel, ou equipamentod disponiveis para obter certas qualidades de luzes, se quiser ficar escolhendo. Ja enquadramento, composicao, angulo, perspectiva, etc, cada foto demanda uma decisao nesses aspectos que sera sempre crucial a foto, ate mesmo pq tais aspectos influenciam tambem certos aspectos da luz e demais elementos existentes na imagem, como o segundo plano, DOF, etc.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 12 de Maio de 2018, 13:57:10
Concordo com o Márcio. O momento/mensagem eh o mais importante.  Na literatura, vc pode ser um exímio conhecedor da gramática de português, escrever com vocabulário riquíssimo e não falar absolutamente nada.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 12 de Maio de 2018, 15:05:04
Talvez, também, o mais importante seja a relevância da fotografia pra alguém.

Por exemplo, a fotografia pode ser tecnicamente perfeita, luz perfeita, mensagem perfeita, tudo absolutamente perfeito, mas já ter sido feita 1000 vezes da mesma forma e perder o valor.

Por outro lado, podemos ter uma foto do nosso pai, antes de morrer, tecnicamente imperfeita, mas com um significado (mensagem) única, só pra um simples observador.
« Última modificação: 12 de Maio de 2018, 15:05:43 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2018, 13:52:04
Talvez, também, o mais importante seja a relevância da fotografia pra alguém.

Por exemplo, a fotografia pode ser tecnicamente perfeita, luz perfeita, mensagem perfeita, tudo absolutamente perfeito, mas já ter sido feita 1000 vezes da mesma forma e perder o valor.

Por outro lado, podemos ter uma foto do nosso pai, antes de morrer, tecnicamente imperfeita, mas com um significado (mensagem) única, só pra um simples observador.
O publico alvo eh importante para transmitir a mensagem com sucesso na minha opiniao. Mas ao meu ver, se vc nao eh o publico alvo, eh irrelevante se vc entende ou gosta da foto, ou nao.

Por outro lado, mesmo vc nao sendo o publico alvo de uma mensagem, vc entendendo quem eh o publico alvo da mensagem e conhecendo tal publico, vc entende a mensagem.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #40 Online: 17 de Maio de 2018, 13:19:42
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #41 Online: 17 de Maio de 2018, 13:22:33

O acima eh o que chamo de qualidade da foto. A seguir eu chamo de qualidade de imagem.


Muito legal a definição de "qualidade de foto" e "qualidade de imagem".  :ok:
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2018, 22:42:29
em tempos q a gente mais vive clicando q vivendo o momento, acho q saber quando não tirar é muito importante. Mesmo q renda uma boa foto. Curtir a foto depois não é a mesma coisa q curtir o momento em si. Isso foi um choque de realidade pra mim e é ainda difícil seguir essa filosofia. A primeira coisa q penso é pegar num celular ou uma câmera quando deveria aproveitar um pouco às vezes. Ou tentar pelo menos dosar bem. Clica uma ou outra pra depois sentar por meia hora pra "curtir a paisagem"
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #43 Online: 21 de Maio de 2018, 23:18:20
Curtir a foto depois não é a mesma coisa q curtir o momento em si.

Aprendi essa meio que na marra... Uma vez viajei com minha namorada pra ver o pôr do sol no alto da serra. Tudo perfeito, céu limpo, friozinho bom, saquei a câmera e comecei a tirar tudo quanto é foto, aberta, fechada, com minha namorada no quadro, subindo e descendo pedra pra achar ângulos diferentes, etc... Daí ela virou pra mim e falou "sossega um pouco e vem curtir o pôr do sol comigo". Afinal, fui lá pra curtir a vista com minha namorada, e não pra tirar fotos. Guardei a câmera, sentei, curti o momento e nenhuma foto que vai substituir essa lembrança.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Maio de 2018, 23:51:16
Por isso eu não entrei com minha câmera na sala de parto com minha mulher. Jamais  perderia aquele momento único só pra sair com umas fotos.
em tempos q a gente mais vive clicando q vivendo o momento, acho q saber quando não tirar é muito importante. Mesmo q renda uma boa foto. Curtir a foto depois não é a mesma coisa q curtir o momento em si. Isso foi um choque de realidade pra mim e é ainda difícil seguir essa filosofia. A primeira coisa q penso é pegar num celular ou uma câmera quando deveria aproveitar um pouco às vezes. Ou tentar pelo menos dosar bem. Clica uma ou outra pra depois sentar por meia hora pra "curtir a paisagem"

Sent from my SM-N910C using Tapatalk