Autor Tópico: Compactas usadas com bastante tempo de uso, valem a pena o risco?  (Lida 16514 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2018, 19:17:36
Olá

Não é um modelo avançado, mas bem honesto: canon a1200. Tem duas no ml baratas. Tenho uma, funciona bem até hoje. Com chdk dá pra extrair raw.

Olá Roberto

Tenho uma A720IS, e cheguei a cogitar uma A2200. Gosto bastante dessa série A da Canon, mas acabei indo numa Canon S100, que estava a um preço razoável e em bom estado. Pretendo testar o CHDK para ver se consigo configurar o "step zoom" na alavanca de zoom quando estiver no modo Av, daí consigo controlar abertura pelo anel dianteiro e compensação de exposição no anel traseiro. Espero que dê certo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2018, 21:33:26
Comprar equipamento usado é sempre um risco, principalmente se for por Mercado Livre e similares. Sempre há o risco de se dar mal.

Semana passada mesmo comprei uma Fuji X10 que o vendedor disse que estava perfeita. Quando chegou, tinha fungo na lente, o visor ótico estava quebrado e não veio com o carregador e a bateria. O vendedor não respondeu a nenhuma mensagem minha e eu pedi a devolução e cancelamento.

Outra vez comprei uma Pentax K30 no ML e também veio com defeito. Deu para desfazer a compra sem maiores problemas.

Mas já perdi dinheiro com usados dessa forma.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2018, 21:59:09
Comprar equipamento usado é sempre um risco, principalmente se for por Mercado Livre e similares. Sempre há o risco de se dar mal.

Semana passada mesmo comprei uma Fuji X10 que o vendedor disse que estava perfeita. Quando chegou, tinha fungo na lente, o visor ótico estava quebrado e não veio com o carregador e a bateria. O vendedor não respondeu a nenhuma mensagem minha e eu pedi a devolução e cancelamento.

Outra vez comprei uma Pentax K30 no ML e também veio com defeito. Deu para desfazer a compra sem maiores problemas.

Mas já perdi dinheiro com usados dessa forma.

Sim, certamente. O duro é que muitas vezes o produto que buscamos não está disponível na região onde residimos. Mas devo dizer que eu realmente não contava com o descuido que as pessoas tem com as câmeras. Quando comprei a P310, veio muito mal acolchoada, com a lente suja e o case meio encardido. A S100 veio bem melhor acomodada, mas com a lente e o visor de LCD sujos. Por serem produtos menos populares, pensei que as pessoas teriam um pouco mais de noção com o equipamento, mas errei feio.

Como você comentou que tinha comprado a Fuji X10, queria perguntar: você conhece algum vendedor ou loja que seja confiável para aquisição dessas compactas avançadas, ou foi procurando no ML e sites similares? Cheguei a fuçar aqui no fórum, mas não achei nenhum anúncio recente de compactas avançadas. Procurei em alguns grupos de classificados de fotografia no Facebook também, mas não encontrei nada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2018, 23:01:31
A maior dificuldade é encontrar algo confiável por bom preço. No ML dá para achar, mas tem que ficar muito ligado na reputação do vendedor. Se bem que com o sistema novo fica realmente difícil de avaliar, por exemplo, eu tenho umas 300 negociações no ebay, 100% de feedback positivo. No ML pelo metodo antigo tinha um montão de vendas, desde 2000, sem um unico problema. Mes passado vendi um relogio casio que não usava e o comprador abriu uma reclamacao dizendo que o produto não era o anunciado e lascou a minha reputação. O anuncio tinha numero de modelo, etc, tudo correto. Tem gente que se arrepende da compra e manda esse tipo de coisa.

O vendedor médio do ML é bem ignorante em conhecer e saber explicar a real situação de um equipamento, isso, quando não rola a má intenção premeditada.

Tem gente séria lá vendendo X20, LX7, etc, só que com um preço surreal. Se eu fosse você daria uma olhada na seção de usados da Angel Foto e da Portssar. As vezes aparece uma compacta por lá, já vi RX100, X20...

Compacta avançada é algo complicado de encontrar por aqui. Das que tenho não pretendo vender nenhuma, da última vez que vendi uma foi uma LX7 que me arrependi.

Talvez uma alternativa a uma compacta seja uma Olympus EP-qualquer-coisa com uma lente pancake.
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, 23:03:51 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2018, 08:34:15
O problema também é que as compactas foram engolidas pelos celulares. Hj em dia tem muito menos coisa disponível do que antigamente, e o que é bom (compactas de antigamente), o povo mantém, como Shalders.
Eu vendi minha LX5 porque tava mesmo sem qualquer função aqui. Depois que adotei definitivamente o sistema micro 4/3, vendi até minha superzoom, e eu dava o maior valor pra esse tipo de câmera antes... como disse ali pra cima, só mantive a compacta superzoom e a compacta à prova dágua, pois cada uma delas tem uma função específica que a micro 4/3 não cumpre.
« Última modificação: 09 de Maio de 2018, 08:44:59 por Helena Bsb »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2018, 10:05:56
A maior dificuldade é encontrar algo confiável por bom preço. No ML dá para achar, mas tem que ficar muito ligado na reputação do vendedor. Se bem que com o sistema novo fica realmente difícil de avaliar, por exemplo, eu tenho umas 300 negociações no ebay, 100% de feedback positivo. No ML pelo metodo antigo tinha um montão de vendas, desde 2000, sem um unico problema. Mes passado vendi um relogio casio que não usava e o comprador abriu uma reclamacao dizendo que o produto não era o anunciado e lascou a minha reputação. O anuncio tinha numero de modelo, etc, tudo correto. Tem gente que se arrepende da compra e manda esse tipo de coisa.

O vendedor médio do ML é bem ignorante em conhecer e saber explicar a real situação de um equipamento, isso, quando não rola a má intenção premeditada.


Exatamente isso.
Esse sistema de reputação do ML veio pra bagunçar, acho que eles estavam perdendo muita venda, com o sistema antigo dava pra ver se o comprador era bom ou não, e se não fosse simplesmente eu descartava ele, mas agora, bagunçou tudo, ficou confuso e não dá pra ver as reclamações que o vendedor fez do comprador.
No seu caso, você conseguiu negativar de alguma forma o comprador? aí esse cara vai e acaba fazendo o mesmo com outros vendedores, testa o produto, usa ele, e depois devolve.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2018, 10:08:35
Eu acho um nicho interessantíssimo esse das "compactas premium", ou compactas com um sensor um pouco maior.

Tenho uma Sony RX100 III que foi a melhor compra que eu poderia ter feito. Na minha viagem para o Atacama no mês passado, por exemplo, levei ela e a mochila com a Canon 5D e 4 lentes... acabei usando 98% a compacta, pois não queria carregar peso nos passeios com caminhada e muitas vezes não tinha tempo suficiente para sacar a câmera grande etc, enquanto que a compacta estava sempre à mão ou dentro do bolso, coisa que nem micro 4/3 permitiria.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2018, 10:36:10
Exatamente isso.
Esse sistema de reputação do ML veio pra bagunçar, acho que eles estavam perdendo muita venda, com o sistema antigo dava pra ver se o comprador era bom ou não, e se não fosse simplesmente eu descartava ele, mas agora, bagunçou tudo, ficou confuso e não dá pra ver as reclamações que o vendedor fez do comprador.
No seu caso, você conseguiu negativar de alguma forma o comprador? aí esse cara vai e acaba fazendo o mesmo com outros vendedores, testa o produto, usa ele, e depois devolve.

Não dá para fazer nada. Reclamei com o ML e nada foi feito. Nesse caso nem tem como negativar, porque a venda foi cancelada. Andei pensando até em não usar mais o ML.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 09 de Maio de 2018, 10:48:19
Eu acho um nicho interessantíssimo esse das "compactas premium", ou compactas com um sensor um pouco maior.

Tenho uma Sony RX100 III que foi a melhor compra que eu poderia ter feito. Na minha viagem para o Atacama no mês passado, por exemplo, levei ela e a mochila com a Canon 5D e 4 lentes... acabei usando 98% a compacta, pois não queria carregar peso nos passeios com caminhada e muitas vezes não tinha tempo suficiente para sacar a câmera grande etc, enquanto que a compacta estava sempre à mão ou dentro do bolso, coisa que nem micro 4/3 permitiria.


Isso sem a menor dúvida. Mas essas compactas ou são raras aqui ou enfiam muito a mão no preço. E convenhamos que pagar 3 mil reais em uma compacta não é para qualquer um quando você vê no site da Canon um kit de T5i por volta disso, dividido em 10 vezes e com 2 anos de garantia.

Por outro lado, as boas compactas estão cada vez mais raras e menos disponiveis, o que também faz o preço subir.

A Fuji X30, por exemplo, é quase impossível de ser encontrada por aqui. Acaba sendo mais barato, uma MFT tipo uma E-PL2 com uma zoom pancake, embora um pouco maiorzinha. Na verdade o tamanho bate muito perto de uma Pana LX100, o que mata é essas PEN não terem EVF de fábrica.

As Pana LX são todas muito boas. Mesmo uma LX3 antiga é uma câmera muito competente. Assim como você, fiz talvez metade das minha fotos no Atacama e proximidades com ela, com resultados inacreditáveis. Depois tive LX5 e LX7. Acabei vendendo e comprando X20 e X30. Sem EVF para mim, hoje em dia não rola. O que limita ainda mais a procura.

Os EVFs opcionais da Pana e da Oly são simplesmente caros demais, mesmo usados. Tive EVF externo nas Panasonics. É sempre um risco de perder e no final fica um mini trambolhinho sem muita justificativa, acabou sendo melhor chutar o balde e comprar logo a LX100 que é a minha companheira fiel de viagens, mas nunca foi uma câmera exatamente barata.

Opções, existem. Bom preço no mercado de usados, pouquissimas...



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2018, 11:11:27

Isso sem a menor dúvida. Mas essas compactas ou são raras aqui ou enfiam muito a mão no preço. E convenhamos que pagar 3 mil reais em uma compacta não é para qualquer um quando você vê no site da Canon um kit de T5i por volta disso, dividido em 10 vezes e com 2 anos de garantia.

Opções, existem. Bom preço no mercado de usados, pouquissimas...

Concordo.

Acredito que tudo esteja ligado a lei da oferta e da procura. O seu exemplo mesmo é perfeito neste sentido: vende-se muito mais kits DSLR com o apelo de "câmera profissional" do que compactas premium que ninguém imagina o potencial e qualidade que entregam.

Ainda no exemplo da viagem ao Atacama, fiz aquelas fotos noturnas do céu estrelado, com a via láctea aparente, e todos perguntavam se havia levado minha "câmerazona profissional". Quando mostrava a foto no visor da RX100, todos ficavam incrédulos. Fora que, mesmo para fotos de paisagem, o menor sensor e consequentemente, maior área em foco aparente (DOF), facilitavam a vida quando comparado à full-frame.

Mas, novamente, concordo que os preços das compactas aqui sejam desanimadores. Acabam ficando proporcionalmente muito mais caros do que câmeras que tenham maior fluxo de vendas (maior procura). Isso também ocorre com câmeras de marcas que fujam da "Canikon", afetando as Pentax e Sonys da vida, e micro 4/3 também.

A minha comprei nova nos EUA. Mesmo sendo um valor alto para uma compacta, sua usabilidade e resultados me convenceram do valor pago.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2018, 11:37:44
Fora isso tem outros problemas, como zero assistencia técnica e dificuldade imensa de encontrar baterias de boa qualidade.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 09 de Maio de 2018, 12:24:52

(...)
Na verdade o tamanho bate muito perto de uma Pana LX100, o que mata é essas PEN não terem EVF de fábrica.
(...)



A Pen F tem. Mas já não é tão miúda quanto as E-PL.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Maio de 2018, 12:52:44
Eu acho um nicho interessantíssimo esse das "compactas premium", ou compactas com um sensor um pouco maior.

Tenho uma Sony RX100 III que foi a melhor compra que eu poderia ter feito.

Nem me fala... Sony RX100 III  :wub: :wub: :wub:

Ainda quero em ter uma dessas ou da linha da Panasonic...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Maio de 2018, 12:56:18
Não dá para fazer nada. Reclamei com o ML e nada foi feito. Nesse caso nem tem como negativar, porque a venda foi cancelada. Andei pensando até em não usar mais o ML.

Pior que assim como os correios, é ruim mas é o com mais possibilidades...

Depois que vi um vídeo no Face de um carinha pagando uma com um Iphone dizendo que tinha comprado no ML e que iria devolver depois da festa... Extrema sacanagem... agora vai comprovar no ML que a pessoa usou o produto...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 09 de Maio de 2018, 13:59:45
A Pen F tem. Mas já não é tão miúda quanto as E-PL.

Acho que a Panasonic GM5 era mais ou menos do mesmo tamanho da LX100.

Nem me fala... Sony RX100 III  :wub: :wub: :wub:

Ainda quero em ter uma dessas ou da linha da Panasonic...

Super recomendo a linha da Panasonic. Se eu engrenar de novo da fotografia, vou considerar uma LX15, ou talvez até mesmo uma LX100. Ou o que estiver disponível na época.

Estou por fora dos últimos lançamentos/notícias do universo fotográfico, será que a Fuji lança sucessoras para a X30 e XQ2?