Autor Tópico: Compactas usadas com bastante tempo de uso, valem a pena o risco?  (Lida 16518 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Boas pessoal

Há bastante tempo não frequento o fórum. Acabei tendo que vender a minha Lumix LX7 e a partir daí praticamente não fotografei mais, já que minha antiga Canon A720IS foi aposentada por invalidez e meu smartphone está longe de ser um bom substituto para uma verdadeira câmera.

Estou querendo voltar a fotografar e estava de olho em compactas avançadas de bolso. No momento não desejo fazer um investimento muito grande pois para mim o mais importante é incorporar a fotografia de volta em minha rotina, então tenho procurado por câmeras usadas. Os modelos que tenho em vista são:

Canon S95 ou S100
Nikon P310 ou P330

A dúvida é a seguinte: vale a pena arriscar a compra dessas câmeras digitais "antigas"? Meu medo é comprar a câmera e ela pifar por conta do desgaste natural do uso, do tempo, etc.

Se puderem colaborar com opiniões, agradeço muito! Ou se quiserem sugerir outras câmeras também, fiquem à vontade.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2018, 06:41:39
Eu  tenho 2 câmera com mais de 4 anos de uso compradas de terceiros. Funcionam perfeitamente. Câmeras compactas não costumam ser muito usadas como as dslr, só em passeios ou eventos. Agora é tudo no celular.
Eu acho que o pior nesse caso é a falta de uso, ficar guardada no armário criando mofo, oxidado contatos é estragando a bateria. No meu caso a falta de uso tinha emperrado a subida do flash na Canon t2i (hoje com uns 3 mil clicks)
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2018, 09:51:07
Uma canon G12 seria uma boa opção também, embora seja um pouco maior.
Dentre as duas que citou, eu ficaria com a Canon. Nunca simpatizei com compactas nikon, fora as últimas SZ que lançaram (porque já teve SZ deles ruim demais).


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2018, 10:00:30
A princípio não iria de compacta com muito tempo de uso. O corpo muitas vezes sofreu muito na mão do(s) último(s) dono(s).
Só compraria se fosse realmente uma ótima oportunidade e o vendedor fosse conhecido.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2018, 11:01:10
Se você quer uma câmera de bolso e sem gastar muito, então creio que as opções listadas são mesmo as melhores. Acho que vale dar uma procurada também pela Sony RX100, que também é bem compacta. Mas acho que custará pelo menos o dobro.

Eu tenho uma Nikon P310 que me acompanha faz tempo. Comprei usada, no Mercado Livre, e me chegou praticamente nova, sem um risco sequer.
Excelente câmera para o dia a dia e cabe realmente no bolso até da camisa, tem todos os controle manuais e ainda um botão FN para colocar o que você quiser (no meu caso, coloquei o controle de ISO).

Dá uma olhada nessa anunciada no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000866966-cmera-digital-nikon-coolpix-p310-161-mp-full-hd-42x-zoom-_JM

Grande e forte abraço e boa sorte.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2018, 14:38:58
O problema não é tempo de uso, mas quantos cliques tem. Estas câmeras não foram projetadas para um grande número de cliques e, se tal ocorreu, o risco de um problema eminente é grande. EU não compraria...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2018, 15:11:14
Boas pessoal

Há bastante tempo não frequento o fórum. Acabei tendo que vender a minha Lumix LX7 e a partir daí praticamente não fotografei mais, já que minha antiga Canon A720IS foi aposentada por invalidez e meu smartphone está longe de ser um bom substituto para uma verdadeira câmera.

Estou querendo voltar a fotografar e estava de olho em compactas avançadas de bolso. No momento não desejo fazer um investimento muito grande pois para mim o mais importante é incorporar a fotografia de volta em minha rotina, então tenho procurado por câmeras usadas. Os modelos que tenho em vista são:

Canon S95 ou S100
Nikon P310 ou P330

A dúvida é a seguinte: vale a pena arriscar a compra dessas câmeras digitais "antigas"? Meu medo é comprar a câmera e ela pifar por conta do desgaste natural do uso, do tempo, etc.

Se puderem colaborar com opiniões, agradeço muito! Ou se quiserem sugerir outras câmeras também, fiquem à vontade.

Se a ideia é incorporar a fotografia à rotina, talvez seja mais negócio gastar o dinheiro da câmera num celular com uma câmera melhor.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2018, 20:10:48
Eu  tenho 2 câmera com mais de 4 anos de uso compradas de terceiros. Funcionam perfeitamente. Câmeras compactas não costumam ser muito usadas como as dslr, só em passeios ou eventos. Agora é tudo no celular.
Eu acho que o pior nesse caso é a falta de uso, ficar guardada no armário criando mofo, oxidado contatos é estragando a bateria. No meu caso a falta de uso tinha emperrado a subida do flash na Canon t2i (hoje com uns 3 mil clicks)

Gilberto, concordo contigo que deixar as câmeras paradas também é danoso, mas as câmeras que tenho em vista foram lançadas há 8 e 6 anos (S95 e P310, respectivamente), por isso o receio de comprá-las.

Se você quer uma câmera de bolso e sem gastar muito, então creio que as opções listadas são mesmo as melhores. Acho que vale dar uma procurada também pela Sony RX100, que também é bem compacta. Mas acho que custará pelo menos o dobro.

Eu tenho uma Nikon P310 que me acompanha faz tempo. Comprei usada, no Mercado Livre, e me chegou praticamente nova, sem um risco sequer.
Excelente câmera para o dia a dia e cabe realmente no bolso até da camisa, tem todos os controle manuais e ainda um botão FN para colocar o que você quiser (no meu caso, coloquei o controle de ISO).

Dá uma olhada nessa anunciada no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000866966-cmera-digital-nikon-coolpix-p310-161-mp-full-hd-42x-zoom-_JM

Grande e forte abraço e boa sorte.


Obrigado pelo retorno Vinicius, darei uma olhada no link que você deixou. Queria mesmo a RX100, mas o preço é excessivamente elevado.

Uma canon G12 seria uma boa opção também, embora seja um pouco maior.
Dentre as duas que citou, eu ficaria com a Canon. Nunca simpatizei com compactas nikon, fora as últimas SZ que lançaram (porque já teve SZ deles ruim demais).

Cheguei a cogitar a G12 e modelos anteriores, mas acabei optando pela família "S" pelo tamanho mesmo.

Se a ideia é incorporar a fotografia à rotina, talvez seja mais negócio gastar o dinheiro da câmera num celular com uma câmera melhor.

Bom, isso eu não cogitei. Como uso o celular apenas para o básico do básico, valeria mais a pena ter uma câmera de nível inferior às que aqui listei e que fosse significativamente mais barata, que ainda assim acho que seria mais versátil e entregaria melhor qualidade (ou equivalente, no mínimo) do que um celular de entrada ou mediano de hoje.

O problema não é tempo de uso, mas quantos cliques tem. Estas câmeras não foram projetadas para um grande número de cliques e, se tal ocorreu, o risco de um problema eminente é grande. EU não compraria...

Agradeço a contribuição. Eu só cogito comprar uma câmera usada por conta do preços das novas, e também por meu uso ser muito casual. Aproveitando a deixa, sabe informar se os softwares para verificação do nº de cliques são confiáveis? Assim tenho melhor base para questionar os vendedores a respeito do real estado do produto.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2018, 21:17:40
Update:

Nikon P310 comprada, agora só esperar chegar! Imagino que no fim de semana eu já seja capaz de testar a câmera. Estou num mix de ansiedade e controle de expectativa, afinal apesar dos reviews que li a respeito falarem bastante bem da câmera, seu sensor é de tamanho "comum" para compactas, então não poderei comparar diretamente com a LX7 - ainda assim, tenho esperança que ela me atenderá bastante bem.

Obrigado a todos que contribuíram!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2018, 17:02:33
Depois conta o que achou!!


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2018, 23:02:30
Depois conta o que achou!!

Por incrível que pareça a câmera já chegou, mas terei que esperar até o fim de semana para testá-la de verdade. Mexi um pouco nela para tentar me familiarizar, aqui vão minhas impressões iniciais:

Dimensões, peso e ergonomia: a câmera é bem pequena MESMO. Mesmo a LX7 não sendo muito grande, a P310 consegue ser significativamente menor e mais leve. A parte boa disso é que ela é realmente muito portátil, sendo possível levá-la no bolso de uma calça sem chamar muita atenção. A parte ruim é que isso tem um preço: não há botões dedicados para ISO e modo de foco. A pegada dela também é um pouco estranha.

Desempenho e qualidade de imagem: O desempenho é bastante satisfatório. É rápida para gravar as fotos e o intervalo entre fotos é razoável. Não cheguei a testar o modo de disparo contínuo ainda. A qualidade de imagem é o que se espera de uma compacta com sensor bem pequeno e com grande número de megapixels: não é nenhuma maravilha, espero que seja o suficiente para uso "comum". As cores parecem meio pálidas no modo de cor "Padrão", mas isso é facilmente contornável. O foco é rápido em ambientes bem iluminados.

O que não gostei: o modo de disparo em "contagem regressiva" é válido para apenas 1 foto, o que é bastante inconveniente em algumas situações. O zoom não é muito rápido, e não é existe "step zoom" nessa câmera (em minha opinião, este é um dos recursos mais legais da Panasonic LX7). Agora, o pior de tudo: a bateria é carregada na própria câmera.

Veredito inicial: para extrair o máximo dela eu precisarei buscar mais conhecimento e desenvolver meu olhar fotográfico e criativo, então creio que no momento acho que seja a câmera ideal para mim, exatamente por conta de suas limitações. Só espero não me decepcionar com relação à qualidade de imagem, quesito em que a LX7 era muito boa, mas sei que as duas câmeras não podem ser diretamente comparadas.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2018, 08:25:21
É, essas Pana LX eram uma delícia mesmo. Eu tive a LX5, até desistir de compactas. Aliás, até tenho uma canon SX sei lá o quê, com 20x de zoom que uso pra levar pra shows. É a única função dela. Ah sim, e uma Olympus TG5 à prova dágua, pra mim é essencial pras cachus da vida.
Mas desisti da superzoom "bombada" (canon sx 40) depois que me acertei lindamente com o sistema micro 4/3.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2018, 09:49:01
É, essas Pana LX eram uma delícia mesmo. Eu tive a LX5, até desistir de compactas. Aliás, até tenho uma canon SX sei lá o quê, com 20x de zoom que uso pra levar pra shows. É a única função dela. Ah sim, e uma Olympus TG5 à prova dágua, pra mim é essencial pras cachus da vida.
Mas desisti da superzoom "bombada" (canon sx 40) depois que me acertei lindamente com o sistema micro 4/3.

Eu também mantive uma sx270, que depois de atualizar o firmware parou de esgotar a bateria rapidamente em filmagem. É a que carrego no dia a dia.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2018, 15:24:20
É, essas Pana LX eram uma delícia mesmo. Eu tive a LX5, até desistir de compactas. Aliás, até tenho uma canon SX sei lá o quê, com 20x de zoom que uso pra levar pra shows. É a única função dela. Ah sim, e uma Olympus TG5 à prova dágua, pra mim é essencial pras cachus da vida.
Mas desisti da superzoom "bombada" (canon sx 40) depois que me acertei lindamente com o sistema micro 4/3.

Bom, eu já estou sentindo falta da minha LX7. Não tive sorte com essa P310, a alavanca ou sistema de zoom está com algum problema. Vou devolver o produto e voltar à minha busca, quem sabe encontro uma Canon S110 em melhor estado, mas se não encontrar, o jeito vai ser procurar por câmeras um pouco maiores (LX7, Canon G11, Oly XZ-1/2, etc).


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2018, 17:20:32
Olá

Não é um modelo avançado, mas bem honesto: canon a1200. Tem duas no ml baratas. Tenho uma, funciona bem até hoje. Com chdk dá pra extrair raw.

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."