Autor Tópico: Botão da XT2 travado.  (Lida 3343 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Abril de 2018, 22:40:38
Em um período de um mês, dois amigos e mais outros dois conhecidos deles notaram este problema com o shutter da XT2. No DP review eles tentam explicar. Alguém está com este problema?

https://www.dpreview.com/forums/post/59342600

« Última modificação: 23 de Abril de 2018, 22:42:47 por Claudio Rombauer »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2018, 22:57:09
O seu está assim? O meu está perfeito.  Pelo que entendi pode ser poeira ou areia fina e um jato de ar resolveria.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2018, 10:25:18
Ainda assim, a câmera não tem vedação contra água e poeira?

Note que o jato de ar podem melhorar removendo a poeira, ou pode piorar, empurrando a poeira mais pra dentro...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2018, 10:47:08
O seu está assim? O meu está perfeito.  Pelo que entendi pode ser poeira ou areia fina e um jato de ar resolveria.

Parece que o pessoal está usando WD40 uma vez por mês e está resolvendo.
O meu fez uma vez só.

Vou dar um jato de ar comprimido.

No meu grupo de fotógrafos do facebook tem 3 com este problema. Me parece que é mais do pessoal que sai muito com a câmera. Não é meu caso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2018, 10:47:52
Ainda assim, a câmera não tem vedação contra água e poeira?

Note que o jato de ar podem melhorar removendo a poeira, ou pode piorar, empurrando a poeira mais pra dentro...

Eu também achei meio estranho, se o equipamento é "vedado" um jato de ar influir em alguma coisa. Significa que não é vedado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2018, 10:51:21
Eu também achei meio estranho, se o equipamento é "vedado" um jato de ar influir em alguma coisa. Significa que não é vedado.
Na verdade é vedado, mas observe como é o botão, ele propicia o acúmulo de resíduos ali dentro. Eu nunca usaria wd40, poeira e wd40 isso vai virar um cimento no médio/longo prazo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2018, 10:54:05
Independente disso eu não sei como as pessoas usam seus equipamentos, mas eu faço muita atividade outdoor e até menos de um mês atrás era a xt2 a minha única companheira nessas. Mas sempre, sempre eu faço uma bela limpeza quando volto das aventuras.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 10:56:01 por cfcsosa »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2018, 10:56:50
Independente disso eu não sei como as pessoas usam seus equipamentos, mas eu faço muita atividade outdoor e até menos de um mês atrás era a xt2 a minha única companheira nessas. Mas sempre, sempre eu faço uma bela limpeza quando volto das aventuras.

Talvez seja isso. O pessoal usa a camera e guarda sem fazer esta limpeza. Aí a poeira entra dentro do mecanismo.

Pensando bem, o meu falhou justamente depois das férias na praia.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2018, 12:52:27
Independente disso eu não sei como as pessoas usam seus equipamentos, mas eu faço muita atividade outdoor e até menos de um mês atrás era a xt2 a minha única companheira nessas. Mas sempre, sempre eu faço uma bela limpeza quando volto das aventuras.

Mas limpeza como? Nos nichos onde a poeira realmente pode fazer um estrago, não tem como alcançar (a não ser pelo jato de ar, que pode empurrar a sujeira mais pra dentro, se mal aplicado).

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2018, 13:01:21
Mas limpeza como? Nos nichos onde a poeira realmente pode fazer um estrago, não tem como alcançar (a não ser pelo jato de ar, que pode empurrar a sujeira mais pra dentro, se mal aplicado).

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk
Na minha eu coloco a câmera de cabeça pra baixo e aplico o jato de ar, mas eu nunca tive esse problema, então não sei se empurra a sujeira.

A meu ver não empurraria, contra água parece que resiste bem.


https://youtu.be/9KVZYMxhrBM
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 13:05:50 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2018, 13:03:32
Não tenho a foto aqui pra mostrar, mas tanto na xt1 quanto na xt2 é possível entrar algo ali entre o botão e aquele orifício que acomoda o botão.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2018, 17:31:11
Esse problema nas Fujis e em outras câmeras com selagem é tipico. Geralmente é uma bucha de borracha deformada ou deteriorada.
Peças e vedações de borracha tem vida limitada, principalmente em clima tropical.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 17:32:02 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2018, 17:32:02
Esse problema nas Fujis e em outras câmeras com selagem é tipico. Geralmente é uma bucha de borracha deformada ou deteriorada.
Interessante, não sabia disso.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2018, 21:32:31
Esse problema nas Fujis e em outras câmeras com selagem é tipico. Geralmente é uma bucha de borracha deformada ou deteriorada.
Peças e vedações de borracha tem vida limitada, principalmente em clima tropical.
Eu suspeitava daquele buraco pra aparafusar o cabo de disparo, mas lendo no post vi que acontece na XT1 tambem. Só um cara mandou 3 fujis pra assistência com o defeito. Mas a questão mais importante não é o defeito, mas saber que tem solução. Parece que o reparo é simples e rápido.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2018, 09:33:09
Eu suspeitava daquele buraco pra aparafusar o cabo de disparo, mas lendo no post vi que acontece na XT1 tambem. Só um cara mandou 3 fujis pra assistência com o defeito. Mas a questão mais importante não é o defeito, mas saber que tem solução. Parece que o reparo é simples e rápido.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

O WD40 resolve temporariamente, mas ele resseca as borrachas de vedação. Se isso não for importante, não tem problema.