Autor Tópico: Câmera caiu na água  (Lida 6929 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2018, 18:25:57
Pessoal,

logo quando comprei minha Canon T5 eu caí na água e a câmera veio junto. Ela estava desligada na hora, abri, tirei a bateria, desconectei a lente e caiu muita água da lente.
A queda: eu escorreguei e caí de bunda, a câmera molhou, mas eu levantei ela logo. A queda foi em água doce.

Sequei o máximo que pude, botei num vidro com arroz até o talo e deixei por dias. Abri de novo a câmera, vi que a água estava aglutinada, então sequei com cotonetes*. Encaminhei para um técnico para fazer um orçamento. Dias depois ele relatou que tinha que trocar a placa principal e a placa da lente e foi cobrado quase mil reais. Eu peguei a câmera e ela ligou.

Vocês acham justo esse valor ? Eu tenho dúvidas se as peças foram trocadas sem autorização, pois não tinha autorizado àquela altura.

A câmera funciona, não queimou, eu uso sempre. A lente tem detritos de poeiras.

* na verdade removi o grosso de umidade
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2018, 18:35:12
Justo não sei dizer, porém o cara fez o serviço sem sua autorização?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2018, 18:51:28
Você não ligou a camera antes de enviar?

Grandes chances dele está te enrolando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2018, 19:06:23
Se o corpo da câmera é submerso em água doce (cachoeira, riacho, etc), só há risco real de danos se ele estiver ligado (haverá curto na placa) ou se a secagem e limpeza interna não for bem feita.

Vencidos esses pontos, as chances da câmera voltar a funcionar normalmente são enormes, sem a necessidade de substituição de nenhuma peça.

Se tivesse caído em água salgada o problema seria muito mais grave, já que o sal corrói as trilhas de cobre da placa e terminais de contato. Água de piscina também é perigosa, devido ao cloro adicionado.

De resto, é relativamente tranquilo e não deveria custar tudo isso não.

Pelo seu relato, também fiquei com a impressão que o técnico está te enrolando.

Grande e forte abraço.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 19:07:29 por Vinicius Lima »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2018, 20:41:51
Não liguei a câmera antes com medo de curto circuito. O arroz somente aglutinou em gotas maiores e removi com cotonete.

De outra vez perdi uma Sony HX-1 por ter caído na água do mar. Foi PT ligeiro, estava ligada na hora. A Canon estava desligada por sorte.

Eu pedi um orçamento e o técnico deu a entender que trocou peças. Eu sendo ele tinha dito, abri, fiz limpeza e lubrificação, cobro tanto. A câmera estava fechada quando cheguei na assistência. Acho mesmo que ele queria me enrolar.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 20:46:57 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2018, 21:16:06
Uma 50mm minha caiu no mar, chegou em casa dei um banho de agua doce, depois um banho de alcool para secar mais rapido.
Coloquei mais de uma semana num pote de arroz, usei ela tranquilamente durante anos depois.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2018, 22:36:28
Uma 50mm minha caiu no mar, chegou em casa dei um banho de agua doce, depois um banho de alcool para secar mais rapido.
Coloquei mais de uma semana num pote de arroz, usei ela tranquilamente durante anos depois.
:eek: só faltou um banho de pipoca  :hysterical:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2018, 02:31:58
Melhor que arroz é deixar o equipamento no sol até estar bem seco. Só não vale pegar chuva  :no:
JVc.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2018, 08:55:44
Melhor que arroz é deixar o equipamento no sol até estar bem seco. Só não vale pegar chuva  :no:

Fiz os 02, o pote de arroz ficava na janela do apt.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2018, 10:26:48
Só não misture mais arroz com equipamento fotográfico, as chances de "fungar" é muito grande no futuro.

O arroz solta pó que é um ótimo alimento para os fungos. Como disse o colega anteriormente apenas deixar tomando sol por algumas horas já resolveria o problema, eu particularmente compraria 1kg de sílica gel (uns 50 reais no mercado livre) e deixaria dentro de uma caixa hermética, o sol quando muito forte esquenta a água muito rápida e ela vai condensar nos vidros da lente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2018, 10:49:37
Até a sílica chegar pelos correios já perdi a lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2018, 12:42:09
Arroz não serve. Compre um desumidificador quimico daqueles de pote, tipo Seccar. Cuidado para não virar.

Mas mesmo que seque as lentes ficarão imundas por dentro.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2018, 14:59:21
Até a sílica chegar pelos correios já perdi a lente.

Isso é verdade  :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2018, 14:59:38
Arroz não serve. Compre um desumidificador quimico daqueles de pote, tipo Seccar. Cuidado para não virar.

Mas mesmo que seque as lentes ficarão imundas por dentro.

Bem lembrado.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2018, 17:03:28
Uma 50mm minha caiu no mar...


Sobre quedas em água salgada eu lavaria três vezes, uma tríplice, pelo fato de na primeira lavagem não sair todo o sal. Assim as três lavagens tem de ser uma após a outra e somente colocar para secar após as três lavagens.
A minha câmera caiu ligada no mar, deu curto na hora, eu  estava longe da cidade, e também não tinha idéia de como proceder o resgate do aparelho. Se eu tivesse lavado na hora talvez ela fosse salva.

Gente, grato pelas explicações.

Pelo que é falado do arroz secar, não vi isso na minha câmera, apenas aglutinou as gotas. E jogou pó alimento de fungos !

Sílica não precisa vir por Correios, pode ser comprada em farmácias ou comércio de produtos químicos.

O técnico não desmontou a câmera, porque hoje um ano após o incidente a lente está bem suja de detritos oriundos da secagem da água.
« Última modificação: 26 de Abril de 2018, 17:09:21 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro